Reputação da marca com assessoria de imprensa digital (digital PR)

Como você espera que o público reconheça a sua marca na internet? Saiba como uma assessoria de imprensa digital pode te ajudar.

Última atualização:

15 de outubro de 2023

Mariana Monteiro
Últimos posts por Mariana Monteiro (exibir todos)
Índice

Desde que a web transformou na potência que é hoje, a lógica de consumo - inclusive de informação - não é mais a mesma. Construir uma boa reputação ou uma estratégia de branding eficaz passou a ser requisito fundamental para quem deseja competir em meio a esse universo.

A assessoria de imprensa sempre foi uma grande aliada dentro desse objetivo. O que poucas pessoas ainda não sabem é que ela precisa também levar em consideração links e o ranqueamento no Google.

Para começar uma estratégia, precisamos observar o nosso comportamento. Assistimos TV sob demanda, assinamos aplicativos que nos entregam todo tipo de conteúdo e abrimos o Google sempre que desejamos contratar algum serviço ou comprar um produto, mesmo que ainda não estejamos prontos para tomar uma decisão.

Se o modo de consumir mudou e agora passa por um grande processo prévio de pesquisa, a forma de divulgar empresas e serviços também não poderia continuar igual. Qualquer empresa que deseje construir sua reputação deve pensar também em como funcionam os algoritmos do Google.

É por isso que o assessor de imprensa, profissional do ramo do jornalismo que atua no “meio de campo” entre as empresas e os meios de comunicação, precisa se adaptar a essa nova realidade e pensar muito além das inserções na mídia.   Você vai ler nesse artigo:

• Qual a importância de construir uma reputação digital.
    • Quais são os maiores desafios para as marcas no cenário online atualmente.
    • E como o assessor de imprensa digital pode ajudar a vencê-los.

Vamos lá?

Imagem e reputação digital: por que sua empresa precisa construir uma

ilustração de uma mulher pensativa trabalhando em seu laptop sob uma escrivaninha
    fonte: freepik.com

Pense por 1 segundo na quantidade de sites que existem hoje na internet. Uma infinidade.

Se você reduzir a escala e pensar somente nas empresas que fazem algo parecido com o que a sua faz, esse número até vai reduzir, mas vai continuar grande.

Empreender na internet, sob alguns aspectos, é fácil. Ninguém mais precisa de um ponto comercial em um endereço movimentado e uma equipe de colaboradores, por exemplo.

Tudo o que é preciso fazer é construir uma reputação on-line, que ajude o encontro entre sua empresa e seu público-alvo a acontecer.

Existem alguns caminhos que podem ser trilhados com esse objetivo, como por exemplo:

• Utilizar as redes sociais que seu público-alvo mais utiliza, e gerar conteúdos relevantes, que informem e chamem atenção;
    • Investir em anúncios no Google Ads, pagando por um espaço determinado na SERP (Search Engine Results Page) destinado à esse tipo de publicidade.

Essas duas opções que citamos são formas de chegar às pessoas e muitas delas podem mesmo fazer a conversão, comprando seu produto, se inscrevendo para receber e-mails, etc. Mas elas não vão garantir a um consumidor mais criterioso que a sua empresa é confiável.
    Isso porque, assim como na publicidade tradicional, o conteúdo proprietário e o anúncio pago deixam claro a um usuário mais experiente em serviços digitais (e, muito em breve, a maioria dos consumidores terá esse feeling) que trata-se de você falando de você mesmo.
    É aí que a assessoria de imprensa digital pode fazer a diferença.

Conquistando presença on-line: alguns desafios

ilustração de pessoas representando nicho de site
    fonte: freepik.com

Assim como acontece com os veículos da imprensa tradicional, como revistas e jornais, o assessor de imprensa digital vai atuar em duas frentes:

• No relacionamento da sua marca com formadores de opinião.
    • Na conquista de espaços de credibilidade para a apresentação da sua marca.

E por que isso é tão importante para a sua empresa? Vamos entender a seguir.

Link building e SEO: construindo autoridade on-line

Quando falamos em reputação, não podemos deixar o conceito de autoridade de lado. Afinal, que tipo de reputação queremos construir? Esse é o raciocínio por trás de uma das estratégias adotadas quando se pretende conquistar links com a assessoria de imprensa.

O link building consiste em construir uma rede de referências, expressas por meio de links, em torno do site da sua empresa. Técnicas de assessoria de imprensa digital e digital PR são fundamentais nessa processo por uma razão.

Essas referências são conquistadas por meio do relacionamento de um jornalista ou relações públicas que guia os contatos com os sites para fazer backlinks. como veículos digitais e blogs. Esse profissional busca muito além do que uma publicação ou inserção em uma matéria. Ele também pensa nos backlinks.

Ao observar o fluxo de citações para um site por meio de backlinks,  o Google consegue entender que esse domínio que faz a referência está enriquecendo a experiência das pessoas que o utilizam como buscador. A recompensa é um maior índice de autoridade e uma posição de privilégio em sua lista de resultados de pesquisa.

Como a assessoria de imprensa pode ajudar na construção da reputação da marca?

Ao longo do texto você pode perceber que, na prática do dia a dia do profissional de assessoria de imprensa, a migração para o digital não requer grandes transformações, mas sim algumas adaptações como:

• A escolha dos veículos de comunicação digital, levando em consideração também métricas comprováveis como critério. Uma delas pode ser a autoridade de domínio.  Qualquer relação de parceria precisa passar por esse tipo de análise para ser vantajosa
    • O hábito de inserir links nas matérias, cuidando para que eles estejam cumprindo a função de tornar a experiência de leitura mais completa. Cabe salientar que deve-se pensar com cuidado em quais palavras ou expressões o hipertexto deve ser inserido e que os links não devem ser enviados somente para a página do cliente.

Conclusão

A assessoria de imprensa evoluiu e agora precisa incluir as novas plataformas de relacionamento quando o assunto é a construção de uma marca ou pessoa. Nessa nova lógica estão incluídos redes sociais, influenciadores e o Google (e os demais motores de busca).
    Aparecer nas primeiras posições do buscadores é o um grande indicativo de reputação porque significa que o nosso site e conteúdo foram selecionados como resposta a uma necessidade do usuário em um momento importante.
    Entretanto, para conseguir esses resultados e as primeiras posições é preciso que o assessor de imprensa também tenha conhecimento de SEO e link building. Esses são exemplos básicos da rotina de trabalho para os profissionais que conseguem ver novas estratégias para a construção de uma reputação.
    Quer se aprofundar mais no assunto? Se inscreva em nossa newsletter ou confira outros conteúdos em nosso blog.

CONFIRA TAMBÉM