Como funciona uma agência de backlinks

Antes de contratar qualquer tipo de serviço é sempre bom entender como funciona. Por isso, leia a seguir o que é uma agência de backlinks e como ela funciona.

Última atualização:

6 de fevereiro de 2024

Luísa Silveira
Índice

    Uma das melhores formas de garantir um bom posicionamento na SERP do Google é por meio do ganho de backlinks de qualidade, lançando mão de processos como o link building.

    A estratégia é essencial para que sua marca e seu negócio ganhem espaço e autoridade na internet, no entanto, ela exige cuidados e está longe de ser uma tarefa simples.

    Para garantir que o link building apresente bons resultados, é preciso muito trabalho e uma boa dose de conhecimento.

    Além disso, vale lembrar que se trata de um processo contínuo, uma vez que é importante manter o ganho de backlinks de qualidade de forma constante, com a produção frequente de conteúdos inéditos e com o mapeamento de novos sites com autoridade. 

    Muitas marcas e empresas preferem terceirizar esse trabalho, seja pela falta de conhecimento do processo ou por não ter mão de obra suficiente para uma estratégia tão complexa. Para isso, existem as agências de backlinks, como a Experta

    Agências de backlinks com seu trabalho especializado contribuem para a estratégia de SEO de outras empresas. Entretanto, muitas pessoas ainda não entendem exatamente como funciona o trabalho de uma agência desse tipo. 

    De fato, o link building, por ser uma estratégia de várias frentes, pode ser visto como uma prática confusa. O problema é que, algumas vezes, nessa confusão, a importância do trabalho de agências de backlinks pode passar despercebida. 

    Se você tem interesse no serviço, esse conteúdo foi feito para você: vamos explicar como é o funcionamento de uma agência de backlinks e como elas conseguem bons resultados para seus clientes. 

    Para facilitar, vamos separar este conteúdo em cinco passos. Mas é importante lembrar que o link building é um trabalho complexo e, portanto, cada uma dessas fases envolve muitos detalhes.  

    Ao final do texto, você irá saber mais sobre

    • O processo de conhecer a marca do cliente;
    • O mapeamento de possibilidades;
    • A produção de conteúdo de qualidade;
    • A distribuição para veículos digitais;
    • E, enfim, a análise de resultados!

    Vamos lá?

    1. Conhecendo sua marca

    O primeiro contato entre cliente e agência é super importante para o sucesso da estratégia. 

    O ideal é que, nesse momento, haja um diálogo aberto entre as duas partes sobre o que o cliente espera do serviço e o que a agência pode oferecer. Não existe forma certa de se ter essa conversa, isso varia de empresa para empresa. 

    O essencial é que a agência de backlinks aprenda o máximo possível sobre a empresa. Qual é o seu nicho? Seu público-alvo? Seu tom de voz e personas?

    É essencial também que o cliente preencha um briefing, fornecendo mais detalhes, além de mencionar as estratégias de SEO já utilizadas, os resultados obtidos (ou não) e quais metas deseja alcançar na nova investida.

    Outro detalhe importante é saber quais palavras-chave e quais URLs serão trabalhadas nos conteúdos. Também analisa-se os Key Performance Indicators (KPI) dos clientes, ou seja, os indicadores de desempenho que serão observados para medir o sucesso da estratégia.

    2. Mapeamento de possibilidades

    Após a apresentação inicial, chegou a hora de mapear as possibilidades para dar início ao trabalho. 

    Essa etapa envolve diversas frentes. É preciso separar as URLs que serão trabalhadas, conferir quais palavras-chave têm mais chances de ranquear, escolher as possíveis variações dos textos-âncoras, analisar o que já é feito pelos concorrentes, etc.

    Esse trabalho é essencial porque, muitas vezes, as próprias marcas já vêm com uma ideia de quem são seus concorrentes na busca pelo topo do Google, baseando-se somente no nicho. Quando olha-se para quais as melhores palavras-chave para serem usadas, porém, nem sempre a concepção do cliente corresponde à realidade. 

    Para que fique mais claro: suponhamos que você tenha um e-commerce de roupas fitness e, baseando-se no nicho e porte do negócio, enumere que os sites X e Y são seus concorrentes. Porém, você procura a agência porque precisa melhorar o ranqueamento para a palavra-chave “body estampado”. 

    Após uma análise, descobre-se que nem a empresa X nem a Y ranqueiam bem para o termo, e quem de fato concorre pela liderança nas buscas para “body estampado” é a empresa W. Este, portanto, é o seu concorrente.  

    Percebe-se, então, que para alcançar bons resultados é preciso analisar bem os detalhes e compreender que números podem ser trazidos para a estratégia.

    Para entender melhor esse processo, veja como funciona a pesquisa de palavras-chave.

    3. Produção de conteúdos de qualidade

    Já falamos muitas vezes aqui no blog da Experta, mas nunca é demais frisar. Produzir conteúdos úteis e de qualidade é fundamental para o sucesso de link building. 

    Por isso, investir tempo nesse processo não só vale a pena, como é um requisito essencial e inegociável. Ou seja, pesquise bem sobre o tema e explore diversas abordagens possíveis.

    Não é de hoje que o Google prioriza textos completos e bem escritos na hora de considerar os sites para fazer o ranqueamento das páginas nos resultados de pesquisas.

    Isso ocorre porque o mecanismo de busca valoriza bastante a experiência do usuário, portanto, exibirá primeiro os resultados que conseguem responder à pergunta feita de maneira mais completa e eficiente. 

    Então, abandone de vez conteúdos superficiais e extremamente curtos, ou repletos de palavras-chave desconexas. Eles não vão te ajudar a melhorar sua autoridade.

    Um passo importante na hora de montar a ideia da pauta é pensar nas dúvidas que as pessoas podem ter e se esforçar ao máximo para respondê-las da melhor forma.

    Agora, é preciso otimizar o texto. Usar as palavras-chave certas e variar os textos-âncora corretamente são etapas que fazem parte dessa estratégia. 

    Vale ressaltar que o Google está valorizando cada vez mais a naturalidade do conteúdo, ou seja, a inserção de links deve levar em consideração a relevância da página linkada dentro do contexto e a variação do texto-âncora (para evitar o excesso de palavras-chave).

    4. Distribuição para veículos digitais

    Possibilidades mapeadas, texto pronto e otimizado. Agora chegou a hora de distribuir o conteúdo para os veículos digitais. Nessa fase, entra outro aspecto sobre o qual sempre falamos: o relacionamento com os veículos de imprensa.

    Essa é uma das maiores vantagens de contar com os serviços das agências de backlinks. No dia a dia, gestores de marca e empresas raramente têm o tempo necessário para construir um relacionamento saudável e duradouro com os sites. 

    Muito mais do que simplesmente enviar e-mails, é preciso apresentar o trabalho, falar com os jornalistas e produtores digitais, mostrar o que seu conteúdo pode trazer de benefício para eles. E isso leva tempo e requer paciência. Mas, definitivamente, é um passo indispensável para alcançar os melhores resultados.

    Além desse relacionamento pré-estabelecido, a agência de backlinks deve analisar todos os sites antes de realizar qualquer publicação. Muito além da autoridade de domínio, é preciso avaliar o segmento do site, a qualidade dele, se faz parte de uma rede PBN ou não, e o tráfego orgânico. Afinal, não adianta ter uma autoridade alta, mas não ter visitantes no site.

    Todos esses esforços são feitos para garantir que o conteúdo dos clientes seja publicado em páginas com maior autoridade, que impactarão positivamente no trabalho de link building.

    5. Análise dos resultados

    Conteúdo publicado significa que acabou o trabalho da agência de backlinks, certo? Errado! 

    Após a conquista dos links, é chegado um dos momentos cruciais para toda a estratégia: a análise dos resultados. 

    Para isso, é preciso pensar novamente nos KPIs do cliente para definir, então, o que será analisado. Esse trabalho é complexo, pois é preciso levar em conta diversas alternativas, como os resultados dos concorrentes, sazonalidade, escolha das URLs e textos âncoras utilizados… Muitos fatores compõem essa etapa.  

    E além de toda essa análise minuciosa e complexa, é importante estar constantemente reinventando a estratégia de link building. Por isso, a Experta produz relatórios mensais de acompanhamento de métricas e resultados.

    Consultoria de SEO é na Experta

    Como falamos anteriormente, o ganho de backlinks deve ser recorrente, então, a todo o tempo as agências precisam estar pensando em novos veículos e conteúdos, sem nunca tirar a atenção das métricas, que devem ser analisadas com bastante frequência.

    Justamente por isso, além dos serviços de link building (conquista de backlinks), assessoria de imprensa digital e gestão de blogs, a Experta oferece consultoria em SEO! Tanto para a análise de seu perfil de backlinks quanto para o SEO on page do seu site, que é um fator importantíssimo para o ranqueamento no Google.

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