Como criar autoridade na Internet

Nos dias atuais, estar presente e ter autoridade on-line é indispensável para todo e qualquer negócio, independe da área e do tamanho.

Última atualização:

13 de outubro de 2023

Mariana Monteiro
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    Como criar autoridade na Internet A autoridade on-line de uma empresa é um fator capaz de trazer impactos em vários níveis. Ter sua marca reconhecida na Internet como referência é o sonho de todo empreendedor. Nesse artigo, vamos mostrar algumas formas de atingir essa meta. Hoje você vai descobrir:

    • O que é autoridade no contexto digital
    • Quais são os benefícios de conquistar autoridade na Internet
    • Que ações práticas vão trazer mais autoridade para sua marca

    Vamos lá?

    Entendendo autoridade na Internet: o que esse conceito significa?

    ilustração de mulher em uma régua manuseando uma espécie de régua de pontuação em uma parede
    fonte: freepik.com

    A Internet democratizou o acesso à informação, seja por quem consome ou por quem a produz. Se antigamente o público ocupava uma posição mais passiva diante da grande mídia (jornais, tv, rádio), agora ele tem o poder de escolher o que consumir, como se informar e de quem comprar. Tudo isso estando em qualquer lugar, bastando, para isso, ter um um dispositivo móvel em mãos.

    A lógica de produção de conteúdo digital também favorece a multiplicidade de vozes. Quem movimenta redes sociais como Instagram e Facebook e preenche a página de resultados do Google são pessoas comuns, como eu e você.

    Estes dois aspectos trazem muitos benefícios para todos os envolvidos: as marcas têm mais autonomia para promover sua própria divulgação, ao mesmo tempo em que o público tem à sua disposição mais fontes de informação que os ajudam a tomar suas decisões, inclusive as de compra.

    Naturalmente, marcas e pessoas com interesses em comum tendem a se aproximar, construindo relações mais profundas que as que haviam na época do comércio tradicional. Hoje, os clientes não são apenas clientes, mas fãs da marca, que compram, indicam e reforçam o discurso da empresa.

    Esse é o objetivo! Mas, para chegar até ele, existe um caminho a ser traçado.

    Pense na quantidade de sites presentes na rede mundial de computadores atualmente. Como fazer para conseguir se destacar em meio à tanta concorrência?

    A resposta está na construção da autoridade da sua marca na Internet.

    O que é autoridade on-line?

    ilustração de uma mulher interagindo com um rank em uma tela de celular
    fonte: freepik.com

    A autoridade está diretamente relacionada à reputação que a sua marca tem na web. Ela está ligada não só à quantidade de pessoas que é atingida pelo seu discurso, mas também à confiança que essas pessoas vão depositar em sua empresa.

    Em outras palavras: ter uma boa autoridade on-line significa que a voz da sua marca é capaz de chegar até seu público e, por conta desse alcance e da relevância da informação que você propaga, sua empresa passa a ser considerada referência no assunto. Autoridade é considerada uma métrica importante para quem trabalha com SEO, seja On-page ou Off-page.

    Para saber mais sobre o que é autoridade de um site, acesse nosso post: https://www.expertamedia.com.br/autoridade-de-site-seo/

    A voz do especialista

    ilustração de um homem com um megafone na tela de um computador voz do especialista
    fonte: flaticon.com

    Se hoje em dia qualquer pessoa ou empresa pode publicar informações na Internet, como escolher em quem confiar?

    Essa é uma das maiores dores dos usuários da web, seja na hora de se informar ou de adquirir produtos ou serviços. Mesmo com muitos avanços tecnológicos que garantem a segurança dos dados compartilhados, muitas pessoas ainda ficam com o pé atrás na hora de fazer uma compra via e-commerce, por exemplo.

    Um dos segredos para conquistar autoridade on-line está em enxergar esse tipo de necessidade e aproveitar os canais para compartilhar conteúdos relevantes sobre o nicho em que você atua. Fazendo essa ação com estratégia e constância, em algum tempo sua marca passará a ser vista como especialista no assunto.

    É o que chamamos de Marketing de Conteúdo.

    Autoridade de domínio ou autoridade do site

    ilustração de pessoas representando nicho de site
    fonte: freepik.com

    A autoridade on-line também pode ser medida exclusivamente pelo que diz o Google sobre o seu site. O gigante das buscas nada mais é que um robô que simula a experiência humana para entregar os resultados que melhor respondem às buscas realizadas.

    Essa varredura verifica diversos aspectos dentro e fora do site, e consegue analisar alguns detalhes da navegação, do conteúdo das páginas e também de como esse site se relaciona com outros. Depois de levar tudo isso em consideração, ele atribui um valor à autoridade desse domínio e usa essa métrica para determinar qual posição esse site vai ocupar em sua página de resultados.

    Depois que a empresa MOZ criou uma forma de medir a autoridade dos sites, a busca pelo aumento desse índice virou prioridade para muitas empresas. Não é para menos: pesquisas mostram que, no mínimo, 70% das pessoas que realizam buscas clicam em algum resultado da primeira página.

    Como criar autoridade na internet: 3 dicas

    ilustração de uma tela de computador representando os 7 pontos importantes para o assessor de imprensa criar uma presença mais eficaz no ambiente digital
    fonte: flaticon.com

    Até aqui, explicamos como funciona a noção de autoridade na Internet e por que é importante batalhar por ela. Quando o público vê uma marca como referência, ele responde com mais engajamento, que significam mais visitas e mais conversões.

    Agora, vamos compartilhar três dicas para fazer a autoridade da sua marca deslanchar.

    #1: conheça seu público como ninguém

    Para acertar em cheio no canal escolhido, no tipo de conteúdo que você vai compartilhar e até no tom de voz que você vai usar para produzi-lo, você precisa saber quem é o público da sua marca. Isso inclui detalhes como faixa etária e gênero e também questões mais humanizadas, como as dores que eles têm e que seu produto ou serviço podem ajudar a resolver.

    #2: cuide dos canais da sua marca

    Depois de escolher os meios mais adequados para se comunicar on-line com o seu público, você vai precisar focar em constância e qualidade. Seja no envio de e-mail marketing ou na publicação de um post em uma rede social, tente respeitar uma frequência de tempo que não canse o receptor, nem o abandone. E entregue informação que agregue valor, sempre!

    #3: invista em link building

    O relacionamento da sua marca com outros sites é uma estratégia que traz benefícios tanto em relação à autoridade de domínio (sobre a qual falamos anteriormente) como à propagação do nome da sua empresa para outros públicos além do seu. Ao mesmo tempo que o Google entende que seu site é uma referência – uma vez que ele foi citado por outro, com direito a um link -, as pessoas que forem impactadas por esse conteúdo vão ter a mesma sensação. O link building também conta com a vantagem de ser mensurável em todas as suas etapas.

    Deseja obter boas colocações na página de resultados do Google? Então comece agora mesmo a trabalhar na criação de autoridade para o seu site. Precisa de ajuda? Conte com a gente neste processo, vamos adorar te ajudar!

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