Vou ser penalizado por comprar backlinks?

Compra de backlinks pode trazer consequências graves para o seu site, entenda o motivo.

Última atualização:

20 de maio de 2024

Anny Fernandes
Últimos posts por Anny Fernandes (exibir todos)
Índice

    Comprar backlinks pode até parecer uma boa estratégia para impulsionar o ranqueamento do seu site nos resultados de busca. Podemos falar com segurança que, assim que fechar um pacote de links, você vai se impressionar com os resultados, pois realmente acontece um aumento no tráfego. 

    O problema começa quando você percebe que o aumento não se traduz em engajamento real. Ou ainda pior: quando o site começa a ser penalizado e cai até 30 posições na SERP. 

    O que muitos não percebem é que os backlinks comprados, geralmente, vêm de fontes de baixa qualidade. Esses links carecem de relevância e autoridade e podem ser detectados pelo Google como tentativas de manipulação dos resultados de pesquisa.

    A compra de backlinks, certamente, irá trazer prejuízos e penalizações para o seu site. Por isso, simplesmente, não vale a pena investir nesta opção, que também é muito cara. 

    Por outro lado, a estratégia de link building da Experta é construída com base em qualidade, relevância e autenticidade dos links. Assim, evitamos os problemas gerados pela compra de backlinks que explicaremos a seguir. Vamos lá!

    Como o Google detecta que um link é comprado?

    Antes de qualquer coisa, precisamos explicar porque os links são tão importantes para o ranqueamento. Para isso, vamos deixar o próprio Google detalhar o motivo:

    “O Google usa links como um fator para determinar a relevância das páginas da Web. Qualquer link criado para manipular as classificações nos resultados da Pesquisa Google pode ser considerado spam.”

    Em artigo, o Google também cita exemplos que podem ser considerados como spam. Comprar ou vender links para fins de classificação é o primeiro deles, o que inclui:  

    • Pagar por links ou postagens que contêm links;
    • Trocar bens ou serviços por links;
    • Enviar um produto a um usuário em troca de uma avaliação por escrito com um link.

    Por isso, o ideal é fazer uma estratégia de construção de links de forma orgânica, investir em conteúdo de qualidade e apostar na parceria com bons portais. Este é o jeito Experta de fazer!

    Agora, sim, podemos explicar como o Google é capaz de detectar um backlink comprado. A prática, que faz parte do Black Hat SEO, pode trazer bons resultados inicialmente. Isso acontece, pois o Google leva algum tempo até perceber o que está acontecendo. Mas, a partir do momento que a fraude é detectada, punições severas podem ser aplicadas. 

    Há diversos indícios que ajudam a detecção, sendo os principais:

    • Padrões anormais de linkagem, onde uma grande quantidade de sites compartilha links semelhantes;
    • Picos de backlinks em que um site experimenta um aumento repentino e anormal no número desses links. 

    Além disso, o Google possui uma ferramenta de Inteligência Artificial, chamada SpamBrain, que atua diretamente nesses casos. Com sua ajuda, é possível manter mais de 99% das pesquisas livres de spam e mecanismos de enganação. 

    Quais penalidades posso sofrer por comprar backlinks?

    Agora que você entendeu como o Google é capaz de detectar ações mal intencionadas, vamos compreender melhor sobre as penalidades que podem ocorrer no caso da compra de backlinks. 

    Desindexação do site 

    Uma das penalidades mais severas é a desindexação do site, o que significa o banimento do Google. Neste caso, o site é removido completamente dos resultados de pesquisa e perde toda a visibilidade. 

    Imagine se você investe boa parte do orçamento em links suspeitos e isso acaba acontecendo? É por esse motivo que você precisa conhecer os benefícios de comprar backlinks com a Experta.

    Queda de posições na busca orgânica 

    Você sabia que uma das penalizações mais comuns para a compra de links fraudulentos é a queda nas posições de busca orgânica? Um dia você é o 10° colocado, no outro, cai para o 40º lugar. 

    Isso acontece no momento em que o Google percebe que os backlinks adquiridos não são orgânicos e não contribuem de forma legítima para a autoridade e relevância do seu site.

    Penaliza o "keyword stuffing"

    Keyword stuffing” é um termo usado para descrever quando o conteúdo de um site é inundado com uma grande quantidade de palavras-chave repetidas, de maneira excessiva e desnecessária.

    Se os seus backlinks forem otimizados dessa forma, o Google pode penalizar o site e prejudicar ainda mais a visibilidade para possíveis leads. 

    Penaliza links de entrada não naturais 

    Esta estratégia é usada para tentar manipular a SERP com links não naturais. Na prática,  os links são adquiridos de forma artificial. Assim, não ocorre um crescimento orgânico ou autêntico do perfil de backlinks do site. Se for o caso, não tenha dúvidas: a penalização chegará mais cedo ou mais tarde!

    Penguin: update antigo, função atual 

    O Penguin Update do Google é antigo, mas tem uma função muito atual, quando falamos sobre a compra de backlinks. Sua função é detectar e punir links de baixa qualidade e artificiais. 

    Com ele, é possível reduzir a visibilidade dos sites que usam os links de maneira automática, através de um algoritmo. Então, o Penguin Update pode tanto beneficiar, quanto prejudicar um site, dependendo de suas ações. 

    A Experta pode te ajudar!

    Quer ter uma estratégia completa e segura de link building? Saiba que a Experta pode te ajudar. 

    Somos referência no mercado de SEO e backlinks por nossos serviços de destaque, ranqueamento e conversão. 

    Fale com nossas especialistas e veja como melhorar o SEO do seu site ainda hoje!

    CONFIRA TAMBÉM