O que é link building e qual a sua importância na estratégia de SEO?

Link building é a melhor maneira de você começar hoje mesmo seu trabalho de construção de autoridade por meio de backlinks de qualidade e estratégicos

Todo mundo que tem um site — seja ele corporativo, e-commerce ou mesmo um blog — provavelmente tem um mesmo desejo: aparecer na primeira página do Google. Isso porque quem está entre as primeiras posições tem mais visibilidade, mais acessos e, consequentemente, mais conversões. 

Mas aparecer entre os primeiros resultados para determinada palavra-chave não é tão fácil e demanda um trabalho de SEO muito bem feito, além de estratégias como a de link building.

O que é link building? 

vetor de um notebook ligado a outras páginas de sites

O Link Building é uma das estratégias disponíveis dentro do trabalho de Marketing Digital, mais especificamente no SEO (Search Engine Optimization). Construir um portfólio de links apontando para o seu domínio é uma forma de mostrar ao Google que sua marca é referência na Internet para palavras-chave relevantes para seu negócio.

Ou seja: se bons sites (falaremos sobre os critérios de um bom site já já) incluem em seus conteúdos links que direcionam para o seu domínio, o gigante das buscas entende esse movimento como um bom sinal, um voto de confiança.

O prêmio? Posições mais privilegiadas na SERP (página de resultados) do Google. Se levarmos em conta o fato de que os resultados listados em primeiro lugar  na página de resultados recebem aproximadamente 32% de todos os cliques, concluímos que não é pouca coisa. 

As primeiras posições garantem mais visibilidade, mais acessos e, consequentemente, mais conversões. E como vamos explicar, os links tem papel fundamental nessa conquista. 

infografico site bem posicionado no google

Trata-se de um dos fatores do Search Engine Optimization (SEO). A seguir vamos te explicar como funciona, 

O que é SEO, afinal?

vetor de uma barra de busca com uma lupa

SEO é um conjunto de estratégias aplicadas aos sites e blogs para que as páginas sejam lidas com mais facilidade pelos robôs do Google e para que eles entendam que aquele conteúdo é relevante para quem faz pesquisas por meio do buscador.

baixar guia SEO

O objetivo de quem faz um trabalho de SEO é que seu site esteja bem ranqueado quando a palavra-chave relacionada a ele é pesquisada no Google. 

Isso é importante para qualquer empresa que queira ser encontrada de forma orgânica por seus clientes em potencial, visto que aumenta as chances de conversão. 

O trabalho de  SEO consiste em diversas técnicas, entre elas:

  • pesquisa de palavras-chave relevantes;
  • link building;
  • título e subtítulos relevantes (Hedings);
  • conteúdo original de qualidade;
  • site otimizado (também chamado de SEO On-page)

Confira abaixo o vídeo sobre práticas que são consideradas erros de SEO:

Entendendo a importância dos links

atributo de link

Para compreender de verdade como a obtenção de um link é algo fundamental para o crescimento do seu site, vamos dar um passo atrás para entender como a World Wide Web funciona.

Quando alguém deseja fazer uma busca na Internet, ela utiliza um navegador para acessar um buscador (como o Google) e, por meio dele, encontrar aquilo que procura. Nesse momento, o usuário vai seguir uma lista de interligações. É o que chamamos de navegar na internet. E essa “mágica” ocorre por meio dos links!

Para quem quer ser encontrado no Google, o primeiro passo é se certificar de que seu site está indexado no buscador. Em outras palavras, você deve apresentar o seu site ao Google, para começar a atrair a “atenção” de seus algoritmos. Mas isso é assunto para outro post.

Se seu site possui diversos concorrentes que trabalham para rankear as mesmas palavras-chave e todos fazem conteúdo de qualidade e seguem as principais regras, como é possível mostrar para o Google que o seu tem mais relevância que os concorrentes?

É nesse momento que a  obtenção de backlinks pode fazer toda a diferença. Explicando de forma simples: quando um site ou blog publica um link para o site de sua empresa em um de seus conteúdos, ele está mostrando ao Google que aquele conteúdo ou página é relevante para quem tem interesse no assunto.

Isso faz com que o site ganhe relevância junto ao Google e aumente sua autoridade entre os resultados do buscador. 

Uma pesquisa realizada pela Backlinko que analisou analisou 912 milhões de posts, além de constatar que  aproximadamente 95% de todas as páginas não têm backlinks, demonstrou que aquelas que possuem mais backlinks tendem a ter uma classificação mais alta. 

O estudo concluiu que o número de domínios vinculados a uma página é um fator que apresenta a grande correlação com o ranqueamento que um site possui no Google:


Páginas que ranqueiam no topo têm mais backlinks que aquelas com classificações piores. imagem: Backlinko

Portanto, podemos dizer que quanto mais sites de qualidade (com boas métricas) linkarem a sua empresa, mais autoridade seu site terá. 

Link relevante: qualidade X quantidade

atributos nofollow e dofollow em links
É importante saber avaliar a qualidade dos link em sua estratégia

Agora que você já sabe a importância dos links, antes de correr atrás de outros sites que possam referenciar o seu conteúdo, é preciso ter a consciência de que um backlink de má qualidade não vai te ajudar. 

No passado, quando os primeiros esforços começaram a ser feitos por proprietários de sites e profissionais de marketing digital visando melhor ranqueamento, o algoritmo do Google “pegava bem mais leve” em relação aos critérios para o ranqueamento dos sites. Por isso, abordagens que consistiam em conquistar uma grande quantidade de links em um curto período de tempo geravam resultado e faziam sucesso.

Mas é claro que, com o passar do tempo, esse processo foi se tornando cada vez mais sofisticado.

Em resumo, essas são algumas das características dos bons links:

  • devem partir de sites relevantes do mesmo nicho ou correlato;
  • devem estar inseridos em uma palavra-chave/ texto âncora que faça sentido;
  • devem ser preferencialmente links dofollow;

Hoje em dia já entendemos que há diversos valores envolvidos neste trabalho. Sabemos que atrair qualquer tipo de link não só não é mais suficiente como pode ser prejudicial. É preciso obter backlinks de qualidade, portanto, ir mais fundo: estudar as métricas do site que vai direcionar sua autoridade, incluir links que façam sentido e prestem serviço a quem consome aquele conteúdo e receber links com regularidade, por exemplo.

O desafio atual refere-se muito mais a firmar parcerias e investir em redes de relacionamento do que apostar em soluções que pretendem ser mais espertas que o algoritmo do Google.

Em primeiro lugar, sempre, deve estar a experiência do usuário. Deve haver preocupação permanente em entregar um conteúdo de qualidade. Atingindo esse objetivo repetidas vezes, o Google certamente vai notar. Ao contrário, se o esforço for empregado para tentar manipular esse algoritmo, é bem provável que o resultado chegue em forma de punição.

Neste post falamos sobre as punições que podem ser aplicadas pelo motor de busca e como evitá-las. 

SEO Off-page e Link Building: qual a diferença?

ilustração do que são backlinks
Link são como votos/ilustração – Experta Media

O trabalho de Link Building é um braço de uma estratégia de SEO Off page, que também pode incluir outras ações fora do seu site para aumentar sua relevância on-line. Faz parte da estratégia a menção ao seu site sem link associado, por exemplo.

O Link Building, como o próprio nome sugere, é uma construção. Trata-se de um trabalho contínuo cujo objetivo é a conquista de uma boa reputação para o seu site na Internet. Trazendo para a prática:

O trabalho de link building consiste em conquistar espaço em sites com boas métricas por meio de conteúdo original e relevante. Dentro desse conteúdo, em trechos estratégicos, é incorporado um link para o seu site.

Por intermédio dessa simples menção com link, ocorre uma espécie de “doação” de autoridade. Ao longo do tempo, o resultado obtido é o ganho de posicionamento nos resultados que aparecem quando alguém abre o buscador e procura por uma palavra-chave relacionada ao seu negócio.

Por que investir em Link Building é uma boa ideia

ilustração de uma mulher pensativa sobre tecnologias

Assim como outras práticas de SEO, o link building é um trabalho cujos frutos são colhidos a médio e longo prazo. Reputação é o que está em jogo, e ela não se constrói de um dia para outro. Por outro lado, um trabalho estratégico, consistente e regular é capaz de trazer resultados sólidos.

Muitas empresas e marcas, ao entenderem a importância dessa prática recorrem às agências de link building por não contarem com tempo ou recursos para executar a estratégia. Porém, o trabalho, para dar resultado, deve ser bem executado, respeitando todas as diretrizes do Google e, principalmente ser baseado em análise de dados. 

Quer saber mais? Acesse nosso post 4 coisas para saber antes de comprar backlinks

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Aprendedora, compartilhando o que descobre no mundo da comunicação, colaboração, facilitação. Navegadora no universo digital.
Publicado em 7 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 8 de outubro de 2021
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