O que é link building e qual a sua importância na estratégia de SEO?

Link building é a melhor maneira de você começar hoje mesmo seu trabalho de construção de autoridade por meio de backlinks de qualidade e estratégicos

O link building está integrado às ações de SEO e tem como principal objetivo construir a autoridade de um site, seja ele corporativo, e-commerce ou mesmo um blog, e levá-los às primeiras posições no Google. Entretanto, a estratégia exige bastante cuidado e conhecimento para que o resultado não seja o oposto do esperado. É este passo a passo que queremos mostrar para você.

O que é link building?

Link Building é uma estratégia de SEO Offpage que tem como foco conquistar links de referência vindos de outros sites, os chamados backlinks. É uma forma de construir autoridade e aumentar as chances de se posicionar nas primeiras posições do Google para termos e palavras-chave importantes.

Webinar sobre a A Semana do Link Building

Rede de links: um alerta

O termo link building nos traz, primeiramente, a ideia de que os links devem ser construídos sem critérios. O que pode ser um equívoco. Uma boa estratégia de construção de autoridade por meio de backlinks deve ser natural, com foco em conteúdos de qualidade que sejam capazes de ser referenciados.

É o que chamamos de abordagem contextual.

O seu primeiro desafio será definir qual metodologia você irá seguir para conquistar os melhores backlinks ou, como diz a velha-guarda, obter link juice de outros websites. Mas saiba que estar entre os primeiros resultados para determinada palavra-chave não é tão fácil e demanda um trabalho profissional, feito com qualidade e responsabilidade

Para entender essa história desde o começo é preciso conhecer conceitos básicos.

Veja aqui um compilado com perguntas e respostas sobre link building.

O que é SEO, afinal?

SEO é um conjunto de estratégias aplicadas aos sites e blogs para que as páginas sejam lidas com mais facilidade pelos robôs do Google e para que eles entendam que aquele conteúdo é relevante para quem faz pesquisas por meio do buscador.

O objetivo de quem faz um trabalho de SEO é que seu site esteja bem ranqueado quando a palavra-chave relacionada a ele é pesquisada no Google.

Isso é importante para qualquer empresa que queira ser encontrada de forma orgânica por seus clientes em potencial, visto que aumenta as chances de conversão.

O trabalho de  SEO consiste em diversas técnicas, entre elas:

Por que os links são importantes?

atributo de link

Para compreender de verdade como a obtenção de um link é algo fundamental para o crescimento do seu site, vamos dar um passo atrás para entender como a World Wide Web funciona.

Quando alguém deseja fazer uma busca na Internet, ela utiliza um navegador para acessar um buscador (como o Google) e, por meio dele, encontrar aquilo que procura. Nesse momento, o usuário vai seguir uma lista de interligações. É o que chamamos de navegar na internet. E essa “mágica” ocorre por meio dos hiperlinks!

O que são hiperlinks?

Quando você na página de um site, muitas vezes você se depara com um elemento clicável como este aqui: EXPERTA MEDIA. Chamamos este elemento de hiperlink, ou seja, o link que permite navegar de uma página a outra.

Como o hiperlink está na palavras EXPERTA MEDIA, chamamos as palavras que carregam o link de de texto-âncora

Para quem quer ser encontrado no Google, o primeiro passo é se certificar de que seu site está indexado no buscador. Em outras palavras, você deve apresentar o seu site ao Google, para começar a atrair a “atenção” de seus algoritmos.

Por que o texto-âncora é importante para o link building?

Se seu site possui diversos concorrentes que trabalham para posicionar as mesmas palavras-chave e todos fazem conteúdo de qualidade e seguem as principais regras, como é possível mostrar para o Google que o seu tem mais relevância que os concorrentes?

É nesse momento que a estratégia usada para obtenção de backlinks pode fazer toda a diferença. Explicando de forma simples: quando um site ou blog publica um link para o site de sua empresa em um de seus conteúdos, ele está mostrando ao Google que aquele conteúdo ou página é relevante para quem tem interesse no assunto.

Entretanto, é o texto-âncora que vai permitir aos algoritmos do Google entenderem o contexto daquele link. De forma prática: se um site A linka para um site B com o hiperlink no texto-âncora “sapatos confortáveis”, os algoritmos podem assimilar que o site B tem relevância para o termo “sapatos confortáveis”.

Construir um portfólio de links apontando para o seu domínio é uma forma de mostrar ao Google que sua marca é referência na Internet para palavras-chave relevantes para seu negócio.

Tipos de links

Um hiperlink pode ter diversos atributos, o que significa que, em alguns casos um link pode não passar autoridade, por exemplo.

Quando estamos trabalhando em uma estratégia de link building, o principal objetivo é conquistar links dofollow, isso porque eles passam autoridade de um site. O que não acontece, por exemplo, em um link com atributo sponsor ou nofollow (em alguns casos).

No post abaixo, explicamos detalhadamente os tipos de links e seus atributos:

Entenda também:

Quantos backlinks um site precisa?

Uma pesquisa realizada pela Backlinko, que analisou analisou 912 milhões de posts, constatou que  aproximadamente 95% de todas as páginas não têm backlinks. Entretanto, aquelas que possuem mais backlinks tendem a ter uma classificação mais alta.

O estudo concluiu que o número de domínios vinculados a uma página é um fator que apresenta grande correlação com o ranqueamento de um site no Google:


Páginas que ranqueiam no topo têm mais backlinks do que aquelas com classificações piores. imagem: Backlinko

Portanto, podemos dizer que quanto mais sites de qualidade (com boas métricas) linkarem para sua empresa, mais autoridade seu site terá. Contudo, não existe um número exato de backlinks necessários. Essa métrica deve ser avaliada caso a caso e página a página.

Por exemplo, vamos voltar ao exemplo de “sapatos confortáveis”. Quando inserimos esse termo de busca, temos os dez primeiros resultados na página do Google, cada um posicionando para uma página. Neste caso, podemos analisar:

  • Quantos backlinks cada uma dessas páginas recebem.
  • Quantos domínios de referência enviam esses backlinks.
  • Qual autoridade de página de cada resultado apresentado.
  • Qual a autoridade de domínio dos sites apresentados.
  • Qual a qualidade dos sites que enviam backlinks para esses sites.

Ao fazer esse exercício, você vai perceber que existem casos que as páginas exibidas nos primeiros resultados não recebem links, em outros casos recebem links de pouca qualidade e ainda há aqueles que se beneficiam de uma boa autoridade de domínio do site.

A partir dessas análises é que você poderá montar a sua estratégia de link building e definir quantos links devem ser conquistados.

Assim como na propaganda boca a boca, a construção de links – ou link building –  também é sobre receber boas indicações.

Ou seja: se bons sites (falaremos sobre os critérios de um bom site já já) incluem em seus conteúdos links que direcionam para o seu domínio, o gigante das buscas entende esse movimento como um bom sinal, um voto de confiança.

Métricas de link building

Para conquistar bons links é necessário ter uma boa estratégia. Para saber se você tem a melhor estratégia precisa entender as métricas que está monitorando. Elas serão fundamentais na hora de prospectar sites e avaliar resultados.

Métricas de autoridade de domínio e de página

Por meio de ferramentas, você pode verificar qual a nota de autoridade do seu site e dos que pretende prospectar. Neste post você vai saber o que são métricas de autoridade, como usá-la e analisá-las

Spam Score

Quando um site recebe links duvidosos ou em uma quantidade excessiva, esses links podem ser vistos como spam. Receber links de sites com spam score alto pode não ser bom para sua estratégia. Por isso, sempre analise essa métrica quando for prospectar um site.

Como melhorar a qualidade do link building?

atributos nofollow e dofollow em links
A qualidade dos links ocupam um ponto central na estratégia de link building

Agora que você já sabe a importância dos links, antes de correr atrás de outros sites que possam referenciar o seu conteúdo, é preciso ter a consciência de que um backlink de má qualidade não vai te ajudar.

No passado, quando os primeiros esforços começaram a ser feitos por proprietários de sites e profissionais de marketing digital visando um melhor ranqueamento, o algoritmo do Google “pegava bem mais leve” em relação aos critérios para o posicionamento dos sites.

Por isso, abordagens que consistiam em conquistar uma grande quantidade de links em um curto período de tempo geravam resultado e faziam sucesso.

Mas é claro que, com o passar do tempo, esse processo foi se tornando cada vez mais sofisticado.

Desde a atualização dos algoritmos do Google chamada Penguin, a qualidade e contexto dos links ocuparam um lugar central.

Em resumo, essas são algumas das características dos bons links em uma estratégia de link building:

  • devem partir de sites relevantes do mesmo nicho ou correlato;
  • devem estar inseridos em uma palavra-chave/ texto âncora que faça sentido;
  • devem ser preferencialmente links dofollow, mas não obrigatoriamente;

Hoje em dia já entendemos que há diversos valores envolvidos neste trabalho. Sabemos que atrair qualquer tipo de link não só não é mais suficiente como pode ser prejudicial.

Tipos de estratégias de link building

“Diga-me com quem andas e te direi quem és”. Esse antigo ditado existe para nos lembrar da importância da influência que os outros podem exercer sobre a nossa imagem. Não é por acaso que começamos esse artigo lembrando dele.

No link building também é assim. Não só a quantidade de links importa, mas também a qualidade deles. E para conseguir as melhores oportunidades de linkagem, adotar uma boa estratégia é fundamental, principalmente quando falamos de SEO.

Dominar a base da estratégia do link building é importante para que você evolua nos seus objetivos. Em todo caso, sugerimos que você organize seu trabalho em uma planilha, já que esse tipo de negociação pode demorar. Esse controle também vai servir para acompanhar o desenvolvimento das métricas do seu site conforme os links forem sendo obtidos.

Linkagem interna

A primeira estratégia a ser adotada não vai demandar a ajuda de outros sites, e por isso mesmo é tão importante. Se você não tem uma arquitetura bem feita entre as páginas do seu próprio site, como pode esperar que outros sites te apontem como referência? “Arrumar a casa” é o primeiro passo para, no futuro ou até mesmo paralelamente, conseguir boas parcerias.

Mas atenção! Não caia na tentação de distribuir links aleatoriamente. Lembre-se que, no link building, nem sempre se trata de quantidade. Um link natural, pelo contrário, é sempre um bom link.

Comece analisando as páginas que o seu site possui. Quais delas têm relação uma com a outra? Ou melhor: como cada página poderia ser melhorada por meio da informação que uma outra página contém? Investigue a fundo essas oportunidades, pensando sempre na experiência do usuário.

A navegação deve fluir de uma página para outra, sem ser necessário retornar à página inicial ou usar a lupa de busca para consumir todo o conteúdo disponível sobre determinado tema.

Uma das principais e mais recentes tendências quando o assunto é linkagem interna são os topic clusters, ou grupo de tópicos em bom português.

Nesse modelo, uma página do seu site vai servir como uma espécie de pilar, falando sobre o principal tema que sua empresa aborda (ou seja, a principal palavra-chave do seu negócio) e reunindo diversos links para outras páginas com assuntos diretamente relacionados a ela.

Essa técnica simplifica a vida do usuário que está em busca de informação e garante pontos com o robô do Google, que entende a relevância do seu site para determinado assunto com mais facilidade.

Digital PR ou assessoria de imprensa

Essa é uma das estratégias que pode exigir mais investimento de tempo e recursos. Esta é a metodologia que utilizamos aqui na Experta e acreditamos que pode ser uma solução capaz de trazer links de forma natural e com qualidade.

Para começar a executar uma estratégia de link building com em assessoria de imprensa é necessário estudar o site que vai receber os backlinks, as métricas e as palavras-chave. A partir desse ponto, é necessário entender quais conteúdos informativos e de qualidade podem ser distribuídos para divulgar o site-alvo.

Enquanto você pensa na produção do conteúdo, é necessário estudar quais sites, jornalistas, influenciados e veículos podem se interessar pelas pautas. É muito importante que um contato humano seja estabelecido para que o processo ocorra de forma natural.

Se o seu conteúdo for relevante e de qualidade, com certeza conquistará espaço nos melhores lugares.

Avaliação de backlinks dos concorrentes

Neste tipo de estratégia você vai precisar da ajuda de ferramentas como Ahrefs, SemRush ou similares. Para começar liste alguns dos sites que concorrem para as palavras-chave que você pretende se posicionar.

Insira esses sites nas ferramentas citadas e descubra quais sites enviam backlinks para seus concorrentes e estude estratégias para também obter links dessa mesmas fontes.

É bem fácil entender por que essa estratégia é super importante: é exatamente como acontece nas indicações boca a boca. Se um profissional que você gosta te indica um outro profissional para executar um determinado trabalho, é bem provável que você dê crédito a essa indicação, não é mesmo?

Menções à marca

Atualmente, é possível monitorar quando sua marca é citada na web. Uma ferramenta que pode te ajudar nesta tarefa é o Google Alerts. Por meio dele, você pode receber um aviso em seu e-mail sempre que um determinado termo ou palavra é inserido em alguma página ou conteúdo.

Configure para receber este alerta sempre que sua marca for citada e entre em contato com o site solicitando que um hiperlink também seja enviado. Não irá funcionar em todos os casos, mas é uma excelente maneira de começar.

Links quebrados

Para executar essa estratégia você precisa listar os sites que você gostaria de receber links. Mais uma vez, será necessário usar uma ferramenta para auxiliar na execução da estratégia.

Após listar os sites, insira-os nas ferramentas e veja para quais outros sites eles enviam backlinks. O segredo aqui é checar quais sites não estão mais ativos. Nesse caso, você pode entrar em contato com os sites do seu interesse e sugerir que no lugar das páginas inativas seja inserido o seu link.

Guest post ou conteúdo colaborativo

Já ouviu falar em Guest Post? Essa estratégia consiste em produzir um conteúdo exclusivo para um site ou blog que não o seu. Há algum tempo, na era de ouro dos blogs, era super comum trocar conteúdos dessa forma.

No contexto do link building, funciona assim: você fornece um conteúdo inédito e de qualidade em troca do link que vai estar inserido nele. Dessa forma, é possível transportar a autoridade do site onde essa publicação será feita para o seu site. Além disso, você também atrai a atenção de um novo público para a sua marca e vai se firmando como autoridade no assunto. Afinal, quem melhor do que você e sua marca para falar sobre as dores e necessidades do seu público alvo?

O primeiro passo é listar as oportunidades de canal. Blogs especializados em assuntos relacionados ao produto ou serviço que você deseja vender são sempre uma boa pedida! Pense em todas as pessoas que podem sair beneficiadas com aquilo que você oferece e descubra onde elas consomem conteúdo.

O conteúdo para link building

E por falar em conteúdo, jamais subestime a importância dele quando for negociar um espaço para a publicação. Assim como você vai sair ganhando com a autoridade que seu site receberá, o canal que topar publicar o seu conteúdo terá um post de qualidade, sem nenhum esforço de produção.

Na hora de produzir, atente-se ao tom de voz do local da publicação, mas não deixe de lado a personalidade da sua marca. Fuja do discurso meramente comercial, que deixa clara as intenções de venda desde o primeiro momento. Busque se conectar com as reais necessidades daqueles que vão encontrar no seu produto uma solução. Não se esqueça de escrever uma bio interessante para assinar o post como autor.

Uma estratégia de link building forte precisa , sobretudo, ser consistente. Não existe um número mínimo ou máximo de links que vai fazer o seu site saltar vários lugares no ranking. O trabalho contínuo, por outro lado, vai evitar que você perca boas oportunidades de conseguir links e vai manter o fluxo de citações sempre em dia.

Link building e os backlinks de qualidade

Quando se pensa em estratégia de link building, o mais importante é entender o que ela significa para se tomar decisões baseadas em informações e não em fórmulas milagrosas.

Para se obter os tão sonhados backlinks de qualidade é necessário ir mais fundo: estudar as métricas do site que vai direcionar sua autoridade, incluir links que façam sentido e prestem serviço a quem consome aquele conteúdo e receber links com regularidade, por exemplo.

O desafio atual refere-se muito mais a firmar parcerias e investir em redes de relacionamento do que apostar em soluções que pretendem ser mais espertas que o algoritmo do Google.

Cuidado com estratégia de compra ou fazenda de links, PBNs (Private Blogs Network) ou qualquer outra solução que prometa fazer milagres.

Em primeiro lugar deve estar, sempre,  a experiência do usuário e a preocupação permanente em entregar um conteúdo de qualidade. Atingindo esse objetivo repetidas vezes, a probabilidade de se ter um “match” com o Google é maior.

O contrário também é válido, se o esforço for empregado para tentar manipular esse algoritmo, é possível que o resultado chegue em forma de punição.

SEO Off-page e Link Building: qual a diferença?

ilustração do que são backlinks
SEO offpage usa o link building como estratégia. Ilustração: Experta Media

trabalho de Link Building é um braço de uma estratégia de SEO Offpage, que também pode incluir outras ações fora do seu site para aumentar sua relevância on-line, como as menções ao seu site sem link associado.

Link Building, como o próprio nome sugere, é uma construção. Trata-se de um trabalho contínuo cujo objetivo é a conquista de uma boa reputação para o seu site na Internet. Trazendo para a prática:

O trabalho de link building consiste em conquistar espaço em sites com boas métricas por meio de conteúdo original e relevante. Dentro desse conteúdo, em trechos estratégicos, é incorporado um link para o seu site.

Por intermédio dessa simples menção com link, ocorre uma espécie de “doação” de autoridade. Ao longo do tempo, o resultado obtido é o ganho de posicionamento nos resultados que aparecem quando alguém abre o buscador e procura por uma palavra-chave relacionada ao seu negócio.

Por que investir em Link Building é uma boa ideia?

ilustração de uma mulher pensativa sobre tecnologias

Assim como outras práticas de SEO, o link building é um trabalho cujos frutos são colhidos a médio e longo prazo. Reputação é o que está em jogo, e ela não se constrói de um dia para outro.

Por outro lado, um trabalho estratégico, consistente e regular é capaz de trazer resultados sólidos e diferenciados em relação a sua concorrência.

Muitas empresas e marcas, ao entenderem a importância dessa prática recorrem às agências de link building por não contarem com tempo ou recursos para executar a estratégia.

Porém, o trabalho, para dar resultado, deve ser bem executado, respeitando todas as diretrizes do Google e, principalmente ser baseado em análise de dados.

Conclusão

Link building é uma estratégia fundamental para quem deseja um diferencial competitivo em uma estratégia de SEO. Mas todo cuidado é pouco na hora de executar um trabalho com foco na aquisição de backlinks.

Por isso, mostramos que para você que deseja entender e começar a trabalhar na conquista de links de qualidade, é preciso passar por algumas etapas, como:

  • Entender o que é e como funciona o link building.
  • Compreender o que é SEO e como os links podem ser aliados nos resultados orgânicos.
  • Saber avaliar os backlinks, seus atributos e a influência dos textos-âncora.
  • Analisar o perfil dos concorrentes para saber como se sobressair com links de qualidade e não por quantidade.
  • Escolher a estratégia mais adequada para conquistar links: link reclaim, digital PR, assessoria de imprensa, guest post, entre outras.
  • Avaliar o momento de contratar uma agência ou equipe.

Quer saber mais? Acesse nosso post comprar backlinks. Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Se precisar, entre em contato com a gente. Vamos adorar bater um papo com você!

CONFIRA TAMBÉM