A história de link building e sua importância para a construção de backlinks
Entender a origem do link building pode facilitar na hora de criar sua estratégia de conquista de backlinks.
A internet não foi sempre do jeito que a gente conhece hoje. Seja na quantidade de sites presente na rede ou na sofisticação com a qual eles são construídos. A verdade é que o processo de desenvolvimento de inteligências por trás das telas dos computadores é contínuo - e não parece que vai parar tão cedo.
Foi assim com o link building, técnica utilizada no SEO off-page para desenvolver o relacionamento entre sites e, com isso, conquistar a atenção e certa admiração dos algoritmos do Google.
O que há algum tempo atrás era tiro e queda para construir autoridade on-line, hoje pode trazer o efeito contrário.
No artigo de hoje, vamos passear pela história do Link Building (sim, essa técnica já é antiga a ponto de ter uma história!). Você vai ler:
- Links: a essência da internet
- Como surgiu o link building
- A evolução do link building
- Como é o link building agora?
Links: a essência da internet
A maioria dos usuários não percebem, mas todo o conceito da internet está em torno nos hiperlinks. Quando abrimos nosso navegador e digitamos aquilo que queremos assistir, ouvir ou ler, em uma fração de segundos surge na tela uma lista de opções para que a gente clique naquele que melhor nos atende. Mas nem sempre foi assim.
Houve uma época, há uns 20 anos, em que a quantidade de sites não era tão expressiva quanto é hoje. A necessidade de organizar esses resultados e de definir uma hierarquia surgiu quando os buscadores, como o Google, entraram na história.
Para entender o funcionamento dos buscadores e, com isso conseguir posições mais elevadas no rankings de resultados de busca, surgiu o SEO - Search Engine Optimization. E, dentro das técnicas de SEO, foi sendo desenvolvido o Link Building. Não é por acaso que abrimos esse tópico afirmando a importância dos links.
Como surgiu o link building?
Não demorou muito para que os donos de sites entendessem que era preciso criar relacionamentos com outros domínios para que mais pessoas pudessem chegar até eles. Links são portas de entrada de tráfego. Um usuário de internet, para chegar até um site específico, só tem duas opções:
- Digitar a URL na barra de endereço do navegador;
- Clicar em um link que está na lista de um buscador ou em algum outro site onde ela já se encontra navegando.
Com esse raciocínio em mente, os webmasters costumavam construir estratégias visando o maior nível de direcionamento possível, sem se atentar demais à experiência dos usuários. Eram táticas de fácil execução, baixo custo e que rendiam um resultado bastante expressivo. Hoje em dia, grande parte dessas ações é considerada spam ou Black Hat.
A evolução do link building
O Google não é uma estrutura fixa. Há muita gente trabalhando para que o usuário final - aquele que compra produtos e serviços - tenha uma experiência gratificante, encontrando aquilo que procura. E os critérios que eles usam no desenvolvimento dos algoritmos que filtram e organizam os resultados também foi se tornando mais sofisticado com o passar do tempo.
É claro que eles não deixariam de analisar outros aspectos dos backlinks além da quantidade. Qualidade e consistência também são valores importantes para o gigante das buscas. Veja a seguir as estratégias que funcionavam no Link Building de outras épocas:
- Início dos anos 90: Na era Yahoo, lotar um site com palavras-chave era o suficiente para chamar a atenção. Não importavam contexto, necessidade ou senso de oportunidade: quanto mais palavras-chave, melhor.
- 1998: O Google começa a assumir a dianteira como buscador mais utilizado e lança o algoritmo baseado em PageRank. Surge o primeiro esboço de organização e ranqueamento de resultados. Uma revolução.
- A partir de 2000: Os links começaram a ser vistos como algo de valor, mas o Google ainda não era capaz de avaliar os métodos de obtenção de backlinks. Era fácil comprar backlinks ou enganar o algoritmo com links em diretórios ou sites “fantasma”, sem conteúdo algum.
- De 2010 em diante: O Google finalmente entendeu que era preciso antever as manipulações, que se tornavam cada vez mais automatizadas. O controle de qualidade começou a se tornar cada vez mais sofisticado e humanizado.
Como é o link building agora?
Humanização. Essa é a palavra-chave em um momento em que a maioria das pessoas vive uma relação estreita com seus dispositivos eletrônicos. Para conseguir sucesso em uma estratégia de link building em 2020 é preciso entender que há pessoas por trás da tela e se concentrar em oferecer um bom conteúdo a elas.
Link Building é um processo de longo prazo, como qualquer relação de confiança. É preciso substituir a ânsia de obter resultados rapidamente por meio da manipulação de um sistema pela paciência em construir um resultado que vem do merecimento de saber jogar o jogo. É o Google quem dita as regras!
As agências de backlinks e seus profissionais unem a tarefa de entender o que agrada o algoritmo ao mesmo tempo que criam um conteúdo relevante e distribuem nos locais onde ele tem maior chance de ser bem aceito. O resultado é orgânico, como o crescimento de uma planta que é regada no tempo certo.