Assessoria de imprensa: pequena empresa também pode ter resultados positivos

Saiba porque microempresários devem investir no serviço de assessoria de imprensa para seus negócios.

Última atualização:

24 de outubro de 2023

Flávia Crizanto
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    Construir uma reputação, gerar credibilidade, ter um relacionamento sólido com veículos de comunicação, tornar-se uma autoridade em determinada área. Esses não são serviços exclusivos que beneficiam apenas pessoas famosas, jogadores de futebol, grandes corporações e políticos. 

    A assessoria de imprensa, área responsável por trazer todos esses resultados, também é  uma excelente estratégia para a pequena empresa. Mas, antes de abordarmos todas as possibilidades e vantagens desse serviço para esse público, você realmente sabe o que faz uma assessoria de imprensa?

    Neste artigo, você saberá detalhes sobre esse serviço e descobrirá porque microempresários devem investir no serviço de assessoria de imprensa para seus negócios.  

    Leia este conteúdo até o final e não perca nenhuma informação relevante!

    O que é assessoria de imprensa?

    Engana-se quem pensa que o trabalho de assessoria de imprensa resume-se em atuar apenas no gerenciamento de crises do cliente. Esse serviço vai muito além disso!

    Uma das principais funções da assessoria de imprensa é trabalhar para que uma instituição, pessoa física ou jurídica, um influenciador, entre outros, apareça em veículos de comunicação, proporcionando visibilidade e credibilidade à marca do cliente

    Para o desenvolvimento dessa atividade, é preciso que o assessor mantenha um relacionamento constante e saudável com a mídia, que está evoluindo e em constante mudança. 

    O vínculo do assessorado com os jornalistas pode ser feito por meio de conteúdos nos formatos de press releases, artigos, notas, entre outros. Também é função do assessor de imprensa acompanhar o cliente em eventos e entrevistas.

    Está englobado no papel da assessoria de imprensa:

    • Trabalhar a imagem da empresa;
    • Criar uma relação entre a empresa e a mídia;
    • Dar visibilidade e credibilidade ao cliente;
    • Fazer planos personalizados de acordo com a necessidade do cliente;
    • Identificar um porta-voz da empresa;
    • Tornar o cliente uma autoridade, ou seja, uma “fonte” confiável à imprensa;
    • Destacar a marca perante à concorrência;
    • Sugerir pautas;
    • Estar atento aos principais assuntos e oportunizá-los.

    Fonte: Freepik

    Por que pequenas empresas devem ter assessoria de imprensa?

    Você deve estar se perguntando: por que uma pequena empresa deverá contratar o trabalho de assessoria de imprensa? Em primeiro lugar, esse serviço trará um grande benefício a esse tipo de negócio, pois dará visibilidade à marca e contribuirá para que a mesma seja expandida em sua área de atuação. 

    Por exemplo, através da assessoria de imprensa, uma pequena agência do segmento de turismo conseguirá se solidificar através de mídia espontânea, ou seja, por meio da menção da sua marca nos veículos de imprensa, proporcionando visibilidade, divulgação e também reputação a ela.

    Ainda utilizando a pequena agência de turismo como exemplo, o assessor de imprensa poderá identificar um porta-voz da empresa e torná-lo uma autoridade para falar sobre assuntos relacionados a esse segmento. Virando uma referência, a empresa também tende a atrair mais clientes e aumentar o faturamento.

    Para que o trabalho da assessoria de imprensa seja confiável, textos, vídeos, imagens e infográficos ofertados aos veículos de imprensa deverão ser produzidos com excelente qualidade

    Além disso, para que as pautas chamem a atenção dos jornalistas, é necessário que os conteúdos sejam úteis e gerem impacto na sociedade. Dessa forma, a assessoria de imprensa deve identificar pontos positivos no trabalho do seu cliente que sejam relevantes para a imprensa e também ao público final. 

    Estratégias da assessoria de imprensa para pequenas empresas

    Como mencionado anteriormente, pequenos negócios devem investir em visibilidade e a assessoria de imprensa desempenha muito bem essa tarefa. 

    Então, podemos afirmar que todo tipo de estratégia de assessoria de imprensa dará resultados para uma pequena empresa? A resposta para essa pergunta é não. 

    Para que o serviço funcione para esse tipo de negócio, o assessor de imprensa deverá desenvolver um plano de comunicação que contemple a valorização do produto ou serviço da pequena empresa. 

    Nessa estratégia, também é importante que sejam mapeados seus principais concorrentes e as características do mercado. Também será documentado no plano de comunicação quais veículos e editorias “casam” com a proposta e serão priorizados na divulgação dos conteúdos informativos.

    Conheça outras estratégias de assessoria de imprensa para pequenas empresas:

    • Conhecer perfeitamente a área de atuação do seu cliente: o assessor de imprensa deverá buscar conhecimento sobre o segmento do seu assessorado, além dos seus principais objetivos. Essa ação garantirá a identificação de pautas relevantes e atrativas para os veículos;
    • Cliente e assessoria devem ter uma relação de confiança: o trabalho da assessoria de imprensa é, geralmente, realizado a longo prazo. Dessa forma, assessor e assessorado conviverão por bastante tempo. Por isso, para transmitir imagem positiva para jornalistas, é necessária uma relação de respeito e confiança. Reuniões são ótimos momentos para fortalecer essa troca. Durante os encontros, também é recomendado que o cliente dê um feedback sobre o andamento do trabalho. Essas ações ajudarão a esclarecer dúvidas e colocar pingos nos “is”.
    • Relacionamento sólido com a imprensa: o que seria da assessoria de imprensa sem os jornalistas? Nesta função, é primordial que os assessores conheçam os veículos de imprensa e saibam como publicam conteúdos. Além disso, a assessoria deve ter um olhar estratégico e dinâmico para a mídia, pois, neste trabalho, é preciso estar atento para não perder nenhuma oportunidade.
    • Follow up com jornalistas: alcançar um excelente resultado para o cliente é o objetivo de todo assessor de imprensa. Para que isso aconteça, o trabalho de follow up é mais do que necessário. Para fazer esse acompanhamento, o assessor deve conhecer como os jornalistas preferem ser abordados e ter a percepção de qual é o melhor momento para isso. Uma abordagem mal feita pela assessoria pode levar uma excelente pauta por água abaixo!

    Com essas estratégias, o trabalho da assessoria de imprensa trará excelentes resultados ao pequeno negócio!

    Fonte: Freepik

    Assessoria de imprensa digital - Digital PR

    O serviço de assessoria de imprensa tem mudado. Com o avanço da tecnologia, percebemos que é possível ir além dos jornais e revistas impressas, dos programas de rádio e de televisão.

    As estratégias no digital têm ganhado cada vez mais força e o trabalho de assessoria de imprensa deve caminhar junto com a tecnologia. 

    A partir disso, surge o trabalho da assessoria de imprensa digital. Esse serviço está sendo construído e não está totalmente “fechado” nas agências de comunicação.

    Na Experta, a solução tem o objetivo de aumentar as menções online da marca através dos diversos canais digitais. Um dos grandes diferenciais da assessoria de imprensa digital é que as estratégias de SEO e link building são determinantes para o sucesso do cliente.

    Dessa forma, o trabalho de assessoria de imprensa digital torna-se ideal para uma pequena empresa, pois, com ele, além de aumentar a menção da marca na web e crescer em autoridade, também há a possibilidade de melhorar o ranqueamento do site no Google

    Como contratar uma assessoria de imprensa?

    Antes de contratar o serviço de assessoria de imprensa, faça uma lista sobre quais são os seus objetivos com esse serviço. 

    Também é necessário fazer uma pesquisa séria sobre a empresa com que está negociando. Agências de comunicação que garantem veículos de imprensa e número de publicações no momento da venda não são confiáveis, pois não há como prever o número de matérias que serão publicadas, bem como os veículos. 

    Dessa forma, ao buscar o trabalho de assessoria de imprensa, pesquise, informe-se, veja a reputação digital dessa empresa que está oferecendo o serviço.

    Na Experta, nossa assessoria de imprensa online sabe o momento certo de atuar! 

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