Estratégias de SEO: como aumentar o tráfego do seu site?

Tudo que você precisa saber sobre as estratégias de SEO para conquistar visibilidade e atrair mais visitantes.

Última atualização:

1 de fevereiro de 2024

Flávia Crizanto
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    Quer conhecer as melhores estratégias de SEO para aumentar o tráfego do seu site? Com tantas opções disponíveis, é importante saber quais técnicas são realmente infalíveis no universo digital. 

    Quando o assunto é atrair mais visitantes para um site ou blog, o SEO é uma das ferramentas mais eficazes. Neste post, explicaremos como é possível usá-lo para garantir uma posição de destaque nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

    Aprenda a otimizar suas páginas, criar conteúdos relevantes e construir uma rede sólida de backlinks para obter respostas positivas em termos de tráfego orgânico. 

    Se você quer aumentar a visibilidade do seu site, continue a leitura deste conteúdo e descubra quais estratégias de SEO poderão auxiliar nesta tarefa! 

    Antes de tudo, é importante entender: O que é SEO?

    O que é uma estratégia de SEO?

    As técnicas de SEO são responsáveis por garantir que os conteúdos publicados em páginas de sites ou blogs sejam otimizados para buscas

    No entanto, como assegurar que os conteúdos sejam relevantes para alguém? Como ter a certeza de que serão encontrados? É nesse momento que entram as estratégias de SEO! 

    Por meio de um planejamento, é possível ter uma orientação mais clara sobre quais objetivos se quer atingir. Portanto, uma estratégia de SEO não é apenas um conjunto de regras a serem seguidas. 

    Trata-se de um plano de ação estruturado e direcionado para conquistar as melhores posições nos motores de busca e, assim, ter a possibilidade de aumentar o tráfego orgânico significativamente.

    Compreender quem é o seu público-alvo e mapear o caminho para alcançá-lo são ações importantes para conferir relevância ao seu conteúdo e, consequentemente, atrair pessoas interessadas nessas informações. Tudo isso é feito sem a necessidade de investir em anúncios ou links patrocinados

    É importante notar que, embora os resultados não sejam imediatos como no tráfego pago, o trabalho contínuo de SEO proporciona um retorno consistente e duradouro, estabelecendo um crescimento sustentável para o site. 

    Planejamento é tudo

    O uso de estratégias de SEO deve ser orientado, cuidadosamente planejado e compatível com as metas estabelecidas pela empresa. Por isso, não é exagero afirmar que o planejamento é fundamental neste processo. 

    Para definir quais estratégias serão usadas, é importante responder duas perguntas: “o que fazer?” e “como fazer?”. Para isso, é necessário pensar em um planejamento de ações que seja estratégico, tático e operacional.

    Estratégico 

    Identifique as oportunidades e os desafios do trabalho de SEO, por meio de:

    • Definição clara de metas;
    • Análise de público-alvo;
    • Pesquisa de palavras-chave por nicho; 
    • Pesquisa e análise da concorrência

    Com essas informações, será possível traçar objetivos a serem conquistados através das estratégias de SEO. 

    A definição da etapa estratégica reflete em todo o processo: da produção aos resultados. Por isso, é preciso, de fato, pesquisar muito, ter atenção ao planejamento e atualizá-lo sempre que necessário. Dessa forma, será possível perceber que as outras etapas ficarão mais simples e fáceis. 

    Agora, o próximo passo é entender como aplicar as estratégias de SEO.

    Tático 

    Com a visão estratégica desenvolvida, é possível enxergar os meios viáveis para desenvolver as ações planejadas a fim de atingir as metas pretendidas. Por isso, o planejamento tático é fundamental para a definição de tarefas, como:

    • Otimização on-page do site;
    • Seleção de palavras-chave;
    • Criação de calendário editorial;
    • Otimização de conteúdo;
    • Definição de estratégias de link building.

    É neste momento que se decide quem será o profissional responsável pela execução de cada etapa, qual abordagem é mais adequada à produção e quais ferramentas serão necessárias. 

    Com a definição dos objetivos estratégicos e das tarefas a serem realizadas, o que resta é partir para a etapa de produção. 

    Operacional

    O processo operacional do planejamento editorial da empresa consiste em colocar as estratégias de SEO em prática. Enquanto as fases anteriores foram dedicadas à construção de planos e objetivos, a etapa operacional se encarrega de transformar o planejamento em ação. Isso é feito por meio de:

    • Produção de conteúdo relevante e otimizado; 
    • Seleção equilibrada de texto-âncora;
    • Boa hierarquização das heading tags;
    • Ajustes técnicos nos sites;
    • Distribuição do conteúdo (construção de backlinks);
    • Monitoramento de métricas e resultados.

    É nesta etapa que os ajustes são feitos de forma contínua, com o propósito de manter os conteúdos atualizados e não prejudicar a estratégia ao longo do tempo. 

    Outro fator relevante é a experiência do usuário. Durante todo o período de produção, é aconselhável ter em mente que se trata de um conteúdo que precisa ser fácil, amigável e útil ao público. Isso porque o principal objetivo do usuário ao pesquisar algo no Google, por exemplo, é sanar alguma dúvida.

    Por isso, a otimização operacional é essencial para ter sucesso nos resultados.

    Quais são as melhores estratégias de SEO?

    Primeiramente, é preciso esclarecer que as estratégias variam de acordo com o tipo de site, o público-alvo e o nicho de mercado. Porém, algumas práticas não podem faltar para a realização de um bom trabalho de SEO:

    Uso de palavra-chave relevante 

    As palavras-chave exercem grande influência para que um site seja encontrado nos mecanismos de busca. Assim, ranquear para termos que ninguém está procurando não faz sentido! 

    O ideal é pesquisar o volume de busca para cada termo que esteja ligado ao seu nicho. A partir dos números encontrados, é possível identificar as oportunidades e escolher o caminho mais interessante para o ranqueamento. 

    Para essa escolha, outros fatores precisam ser levados em consideração:

    • Nível de competitividade pelo termo; 
    • Autoridade do domínio do seu site; 
    • Objetivo do conteúdo: priorizar o número de visitas ou aumentar as conversões? 

    Entendendo seus objetivos, é mais fácil conquistar resultados assertivos.

    Otimização on-page

    O SEO on-page é o termo usado para referir-se à aplicação técnica do trabalho de otimização dentro de sites ou blogs, o que inclui:

    • Arquitetura do site;
    • Design responsivo;
    • Uso adequado de palavras-chave;
    • Uso correto das heading tags H1, H2 e H3;
    • URLs otimizadas; 
    • Linkagem interna;
    • Meta descrição atrativa
    • Otimização de imagens;
    • Conteúdo útil e otimizado.

    Todos esses aspectos contribuem para proporcionar uma boa experiência para o usuário ao acessar o seu site. 

    As heading tags, por exemplo, servem para hierarquizar a informação, organizar os conteúdos e melhorar a legibilidade. Bem como a construção de uma boa arquitetura do site, o qual deve ser fácil, prático e intuitivo de navegar. Para isso, o site também deve apresentar um design responsivo, ou seja, ter a capacidade de se adaptar às diferentes telas (computador, tablet e celular).

    Outro fator que incentiva e facilita a navegação pelo site é o uso dos links internos, que direcionam os visitantes para outros conteúdos de seu interesse. Dessa forma, eles se sentem convidados a permanecer por mais tempo na página, o que é outro critério para o ranqueamento. 

    Na prática, esses aspectos fazem com que os mecanismos de busca interpretem aquele conteúdo de forma positiva, considerando um material relevante e útil ao usuário. Assim, aumentam as chances de conseguir melhores posições nos resultados de busca.

    Otimização off-page

    Aqui, falamos sobre as ações que podem ser feitas fora do seu site ou blog, mas que apresentam inúmeros benefícios para o ranqueamento da sua página nos mecanismos de busca. Entre as estratégias de SEO off-page, destacam-se: 

    Link building

    Consiste em conquistar backlinks de qualidade em outros sites que direcionam para o seu domínio. A prática é capaz de aumentar o tráfego e construir autoridade perante os mecanismos de busca. Assim, os conteúdos da sua página são classificados como relevantes, melhorando as chances de ranqueamento. 

    Assessoria de Imprensa Digital (Digital PR)

    Tem como objetivo expandir o relacionamento das empresas com os clientes e a imprensa por meio de canais on-line. A presença nas mídias e sites ajuda a trazer mais visibilidade, melhorar a reputação da marca e, consequentemente, alcançar um público cada vez maior. As estratégias de Digital PR podem ser aplicadas em redes sociais, blogs, sites de notícias e outros meios digitais. 

    Presença nas redes sociais

    Além de serem uma espécie de vitrine do seu negócio, as redes sociais podem ser um canal poderoso de comunicação com o seu público. Por isso, uma gestão eficiente faz parte das estratégias de otimização off-page

    Quando bem utilizadas, permitem o engajamento do público com a marca e trazem credibilidade para a empresa. Como também são mecanismos de pesquisa, os conteúdos criados para as redes sociais precisam ser relevantes.

    Essa presença contribui para aumentar a visibilidade do seu site ou blog e, assim, conquistar autoridade e melhorar a reputação on-line. Dessa forma, a página passa a ser vista pelos mecanismos de busca como referência sobre aquele assunto. 

    Além disso, pode influenciar na percepção dos mecanismos de busca. Afinal, com essa estratégia, a popularidade da sua marca cresce, e a relevância também.

    Qualidade de conteúdo 

    A qualidade tem muita influência no potencial de um conteúdo! Além da parte técnica e estrutural, a escrita precisa atrair a atenção do leitor

    Por isso, a etapa de produção é um momento essencial do trabalho de SEO. Afinal, a estratégia pode estar bem delineada, mas se não tiver qualidade de conteúdo, os visitantes não vão permanecer no seu site. 

    É importante lembrar que um dos fatores de ranqueamento do Google é analisar se um conteúdo é útil ao usuário. Logo, quanto mais tempo a escrita segurar o leitor, melhor será o desempenho da sua página. 

    Além disso, para garantir a qualidade, é preciso que o conteúdo seja otimizado. Portanto, cada artigo deve ser categorizado para uma palavra-chave. Seguindo esse critério, fica mais fácil organizá-los no site. 

    A estratégia de agrupar os conteúdos de acordo com as palavras-chave é conhecida como topic cluster. Os clusters são ramificações de um conteúdo pilar, permitindo que você explore e aprofunde o tema em questão, sem deixar um artigo muito longo ou confuso.

    Se por um lado a palavra-chave garante a organização dos conteúdos, o uso excessivo dela ao longo do texto pode atrapalhar o ranqueamento. Isso acontece porque o Google valoriza a produção de conteúdo voltada para as pessoas, é o que aponta a sua nova atualização: people first. 

    Se as palavras-chave são inseridas aleatoriamente, só para mostrar ao mecanismo que você entende do assunto, o texto não parecerá natural e o site correrá risco de penalidade do Google. Então, para produzir conteúdos de qualidade é preciso, em primeiro lugar, pensar que aquele material será lido por uma pessoa que está em busca de informações.

    Por que você precisa de estratégias infalíveis de SEO? 

    A resposta é simples: para conquistar um fluxo contínuo de tráfego para sua página! Aumentar o número de visitantes em sites e blogs é o que todo mundo quer quando se trata de promover uma marca, um serviço ou um produto. 

    É nesse contexto que as estratégias de SEO são fundamentais, pois não apenas atraem mais visitantes, mas também garantem que esses usuários sejam mais qualificados, o que, por sua vez, pode levar ao aumento das vendas.

    Há inúmeros benefícios em investir em estratégias de SEO, dentre eles estão: 

    Entrega de conteúdo personalizado à jornada do cliente 

    As estratégias de SEO permitem que você forneça conteúdo alinhado com as diferentes etapas do processo de compra do cliente.

    Aumento do tráfego orgânico 

    Com um trabalho de SEO eficaz, é possível manter o crescimento constante do tráfego orgânico, fundamental para o sucesso a longo prazo.

    Construção de autoridade de marca

    Conseguindo maior visibilidade nos mecanismos de busca, a credibilidade da sua marca aumenta. Isso leva ao reconhecimento de autoridade em seu nicho.

    Custo baixo para aquisição de clientes

    Em comparação com as estratégias de tráfego pago, o SEO oferece um custo significativamente menor por conquista de leads e aquisição de clientes, sendo uma escolha econômica para o crescimento do seu negócio.

    Visibilidade para o seu blog

    O uso de estratégias de SEO é fundamental para os blogs. A aplicação dessas técnicas faz toda a diferença para conquistar visibilidade e se tornar referência em seu nicho.

    Ao escolher palavras-chave atrativas e criar conteúdos otimizados e de qualidade sobre os temas, o blog é considerado relevante para o público-alvo. O resultado é uma melhora significativa no desempenho e alcance.

    Além disso, para melhorar ainda mais a performance do seu blog, é importante considerar a otimização de imagens. Priorize aquelas que são leves e permitam o carregamento rápido para garantir uma boa experiência do usuário.

    Maior audiência no canal do Youtube

    O YouTube atrai mais de um bilhão de acessos diários, o que evidencia como é essencial prestar atenção à qualidade dos vídeos e às técnicas de SEO que afetam o alcance de audiência, permitindo que seus conteúdos se destaquem.

    O título dos vídeos é um aspecto importante que deve ser considerado. A informação deve ser direta, concentrando-se em fornecer uma resposta ao público com até 70 caracteres. Isso evita que o título seja cortado nos resultados de pesquisa.

    Outros fatores importantes são a descrição otimizada e o uso de tags relacionadas à palavra-chave principal do conteúdo. Essas ações aumentam, consideravelmente, as chances de ranqueamento nos resultados de busca.

    Melhor ranqueamento no Google

    Diante de tudo que já mencionamos, é válido ressaltar que a aplicação de estratégias de SEO em sites é essencial para o sucesso on-line de uma marca, um produto ou serviço. 

    A otimização do site possibilita o melhor posicionamento nos buscadores, o que aumenta a atração de visitantes interessados no seu produto ou serviço e as oportunidades de conversão. 

    Por exemplo: se alguém está interessado em comprar uma “calça legging fitness”, mas ainda não sabe de qual marca, ela provavelmente fará sua aquisição em algum dos primeiros sites que aparecem quando pesquisar no Google.

    Isso é possível porque a pesquisa de palavras-chave permite escolher termos diretamente relacionados ao seu nicho de mercado. Com isso, há o direcionamento do seu site para o seu público-alvo.

    Ao acessar o site, se o visitante encontrar as informações necessárias com facilidade, a tendência é que ele navegue por mais páginas e permaneça por mais tempo no domínio. Por isso, a importância de garantir um conteúdo de qualidade, velocidade de carregamento e usabilidade do design.

    Como dissemos, a otimização não é apenas sobre atrair visitantes, mas, também, sobre mantê-los envolvidos e motivados a agir.

    Trabalho constante e a longo prazo

    O trabalho em SEO é um processo contínuo. Por isso, exige acompanhar as tendências de mercado e o desempenho do site, além de estar atento às mudanças nos algoritmos dos mecanismos de busca. Portanto, é recomendável realizar atualizações frequentes nos sites para garantir que as estratégias permaneçam eficazes.

    Além disso, lembre-se que os resultados são de longo prazo. Sendo assim, é necessário ter paciência para colher os frutos de todo o esforço investido ao longo do tempo. 

    Apesar de levar tempo, uma vez alcançados, os resultados tendem a ser duradouros, assegurando tráfego orgânico durante um período maior.

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