Pesquisa de palavras-chave: encontre os termos certos para o seu site

Entenda como a pesquisa de palavras-chave pode melhorar suas estratégias de SEO e confira dicas práticas para começar.

Última atualização:

16 de novembro de 2023

Flávia Crizanto
Índice

    Flávia Crizanto

    Com uma enorme fonte de informações disponíveis na internet, a maioria de nós recorre a pesquisas on-line para encontrar respostas e soluções. Você já parou para pensar como isso pode ser uma estratégia valiosa para a sua página? 

    Tudo o que você precisa é compreender como funciona a otimização de sites. E o primeiro passo é saber realizar uma pesquisa de palavras-chave.

    Se você está se perguntando como a escolha do termo certo se relaciona com fatores de ranqueamento nos motores de busca, este post é para você!

    Ao longo do conteúdo, vamos explicar como identificar as palavras-chave ideais, quais ferramentas auxiliam no processo, qual é a importância desse levantamento para as estratégias de SEO e como usá-lo para impulsionar um negócio on-line.

    Se você deseja aprofundar seus conhecimentos neste tema, continue a leitura!

    O que é pesquisa de palavras-chave?

    Imagine alguém se preparando para ir a uma festa de Halloween, mas não tem nada para vestir. Provavelmente, ela irá pesquisar no Google “fantasias de Halloween” ou alguma variação disso: “fantasias de Halloween feminina” ou “fantasias de Halloween casal”, por exemplo.

    São justamente essas as palavras-chave!

    A palavra-chave, também chamada de keyword, consiste no termo procurado pelas pessoas nas buscas feitas pela internet.

    Dessa forma, uma pesquisa de palavras-chave tem a finalidade de identificar quais são os termos mais procurados pelo seu público-alvo

    Ao entender o que os seus clientes em potencial estão buscando, fica mais fácil criar uma estratégia para oferecer conteúdos relevantes, atrativos e que consigam oferecer as soluções desejadas.

    A partir dessa compreensão, é possível afirmar que a pesquisa de palavras-chave é fundamental para criar conteúdo útil e bem posicionado para o seu nicho.

    Diferenças de palavras-chave

    Sim, existem diferenças quando o assunto é palavra-chave. Mas não precisa se preocupar, compreender essas particularidades é uma tarefa simples e fácil. Confira os conceitos a seguir:

    Head tail

    Compreende as palavras-chaves mais gerais e que recebem um maior volume de buscas

    Em nosso exemplo, a head tail é “fantasias de Halloween”, cujo volume de busca, segundo o Ahrefs é 52.000.

    As palavras-chave head tail são usadas por empresas que querem conquistar tráfego orgânico. No entanto, é preciso levar em consideração os seguintes fatores na pesquisa de keywords em head tail

    • Potencial para aumentar o número de visitas: termos amplos atraem um público maior, se comparado aos específicos. Portanto, ao ranquear uma palavra-chave head tail, as visitas na sua página tendem a aumentar significativamente. 
    • Maior concorrência: quanto mais buscas, maior a concorrência. Afinal, uma palavra abrangente pode ser encontrada em vários conteúdos e páginas. Assim, a competição pelo ranqueamento é muito maior. 
    • Conteúdos mais trabalhados: para se destacar em buscas por palavras head tail, o conteúdo deve ser completo e otimizado. É necessário estar à frente dos concorrentes, considerando a alta competitividade.
    • Atualização constante: uma vez alcançada uma boa posição para um conteúdo com palavra-chave head tail, é preciso mantê-lo atualizado para não cair de posição.

    Long tail

    Palavras-chave de cauda longa ou long tail são mais específicas

    Em nosso exemplo, as long tail são “fantasias de Halloween feminina” e “fantasias de Halloween casal”.

    A pesquisa por “fantasias de Halloween” mostrará ideias e lojas de fantasias para todos os públicos, desde crianças até adultos. Porém, ao especificar o que procura, o Google irá segmentar as buscas para o público feminino ou casais de namorados, por exemplo.

    Enquanto “fantasias de Halloween” recebe um alto volume de buscas (52.000), os termos “fantasias de Halloween feminina” e “fantasias de Halloween casal” tendem a receber menos por serem mais específicos, respectivamente 6.300 e 2.600.

    Veja a análise feita no Ahrefs:

    Pesquisa de palavras-chave: encontre os termos certos para o seu site
    A ferramenta “Keywords Explorer” do Ahrefs mostra algumas das long tails mais pesquisadas da palavra-chave em questão.

    E qual é a vantagem? 

    A oportunidade de ranqueamento é maior! Apesar das buscas por palavras específicas serem menores, elas são menos concorridas. 

    Por isso, é importante considerar os seguintes aspectos para a pesquisa de palavra-chave long tail

    • Concorrência menor: a probabilidade de alguém buscar por um termo específico é mais baixa, por isso, não há tantos conteúdos e sites ranqueando para uma palavra-chave com essa característica. 
    • Atrair tráfego orgânico qualificado: quem faz uma busca mais específica costuma ter um objetivo claro. Logo, a long tail não atrai um público genérico, mas sim visitantes interessados. 
    • Conteúdos aprofundados: nos conteúdos de cauda longa, os assuntos podem ser aprofundados, pois têm a intenção de demonstrar domínio sobre um determinado assunto.
    • Maior chance de conversão: os visitantes podem se converter em leads de forma mais rápida, pois a pessoa tem um interesse prévio pelo assunto.

    Tipos de palavras-chave

    O processo de escolha de uma palavra-chave, bem como o acompanhamento dos seus resultados, depende da análise das intenções de busca por trás de cada termo. 

    Por isso, existe a classificação de palavras-chave de acordo com as intenções de buscas. São quatro tipos:

    1. Informativo

    A intenção é a busca por informações e respostas para perguntas específicas. 

    Geralmente, essas palavras-chave são práticas, com a única intenção de responder questões que começam com o que, onde, por que, quem e como.

    As palavras-chave informacionais podem ter um alto volume de buscas, mas representam visitantes sem intenção de compra. 

    Por exemplo: “o que é Halloween”.

    2. Navegação

    É uma palavra que tem o objetivo de encontrar um domínio específico. Um exemplo é quando alguém busca diretamente pelo nome de uma empresa.

    Considerando que, no geral, o nome de uma marca é exclusivo, essa é uma palavra-chave que não entra em concorrência com outras. 

    As pessoas que fazem essa navegação, normalmente, já conhecem a empresa, sendo uma fonte de tráfego orgânico para marcas reconhecidas no mercado. 

    Por exemplo, quando alguém nos conhece em algum evento e nos procura no Google como “Experta” para saber mais sobre a agência de marketing digital.

    3. Transacional

    São as palavras-chave que têm maior intenção de compra

    Ou seja, o consumidor não quer apenas saber mais sobre algum assunto, ele quer de fato efetuar a compra de um produto ou serviço.

    Elas são específicas e já indicam a decisão pela compra do produto ou pela vontade de adquirir um serviço. Apresentam termos como: “onde comprar”, “inscrição em”, “à venda”, entre outras expressões. 

    Por exemplo: “onde comprar fantasias de Halloween”.

    4. Comercial

    Aqui a intenção pode até ser de compra, mas no sentido de buscar mais informações sobre os produtos ou serviços

    Assim, na pesquisa há palavras-chave com intenções comerciais, podendo ser de comparação entre produtos, procura por ofertas ou descontos, por exemplo.

    Por exemplo: “fantasias de Halloween baratas”.

    Variáveis de palavra-chave

    Há muitas alternativas para realizar uma pesquisa de palavras-chave, porém, é importante conhecer quais são as variáveis essenciais a serem consideradas na seleção.

    Aqui estão as principais variáveis ​​para pesquisar palavras-chave:

    Volume

    Indica o número de buscas mensais que um termo recebe. É um aspecto importante para conferir relevância aos conteúdos. 

    Por isso, é fundamental analisar as buscas voltadas para cada nicho de mercado, identificando os interesses do público-alvo. 

    Dificuldade

    É um critério que auxilia na realização de escolhas estratégicas. Se um site com boa autoridade e bem avaliado pelo Google já está ranqueando para uma palavra-chave que você pretende escolher, talvez seja melhor optar por outro termo. 

    A mudança é necessária, pois aquela palavra-chave poderá representar uma enorme dificuldade para ranquear nas buscas. Por isso, é importante fazer escolhas possíveis para o seu nicho

    No entanto, é importante avaliar se a palavra apresenta uma dificuldade orgânica ou se ela está no topo por usar mídia paga. 

    Muitas empresas compram links patrocinados para determinadas palavras, o que não significa que elas sejam, de fato, difíceis para o ranqueamento.

    Oportunidade

    Ao realizar uma pesquisa no Google, você já notou que aparecem outros tipos de resultados, além dos orgânicos? Isso inclui vídeos, imagens, empresas locais, mapas, anúncios, entre outros.

    Trata-se dos resultados patrocinados e dos featured snippets. Estes consistem em trechos em destaque com intuito de responder de forma resumida a uma pesquisa feita no Google.

    Pesquisa de palavras-chave: encontre os termos certos para o seu site
    Neste caso, os featured snippets são as imagens que o Google mostra em primeiro lugar e os patrocinados à direita.

    Esses elementos competem pela atenção dos usuários e diminuem a taxa de cliques nos resultados orgânicos. Quanto mais eles aparecem nos resultados, menor é a oportunidade para um termo específico. 

    Dessa forma, a pesquisa de palavras-chave também deve considerar a oportunidade como uma de suas variáveis. 

    Posição atual

    É preciso analisar a posição atual do seu site para ter dimensão de como será o desempenho para uma determinada palavra-chave.

    Isso ajuda a identificar quais páginas podem ser otimizadas para melhorar a posição ou quais conteúdos devem ser criados para a página ser ranqueada.

    Por que a pesquisa de palavras-chave é importante?

    Uma pesquisa de palavras-chave oferece insights sobre o comportamento e o interesse dos usuários. 

    Esse tipo de levantamento permite compreender quais são os temas e as informações mais relevantes para o seu público-alvo, o que auxilia na criação de conteúdo mais direcionado e eficiente para a conversão de leads.

    Sem a pesquisa de palavras-chave, o marketing de conteúdo não funciona, pois o material produzido não terá visibilidade. 

    Além disso, atualizar suas páginas para palavras-chave específicas ajuda a aumentar a autoridade do site, segundo os mecanismos de busca.

    Assim, a pesquisa de palavra-chave é responsável por: 

    Orientar o trabalho de SEO

    Uma pesquisa de palavras-chave bem feita é a base do SEO técnico. Pois, além de qualidade, ele depende de estratégias. 

    Por isso, a seleção da palavra-chave a ser trabalhada nos conteúdos é uma das etapas mais importantes para o SEO on page

    A intenção da busca, o nível de concorrência, a angulação do conteúdo e outros detalhes vão guiar a fase de produção. 

    Avaliar números e métricas na pesquisa faz toda diferença para a construção de conteúdos atrativos, tanto para os motores de busca, quanto para o público-alvo. 

    Melhora o posicionamento nos mecanismos de busca

    É justamente por meio das palavras-chave que os usuários vão encontrar seu produto ou serviço no Google.

    Assim, um conteúdo bem planejado, otimizado com técnicas de SEO e palavras-chave corretas tem a maior probabilidade de obter uma boa classificação nos resultados de busca. 

    Até porque, quando pesquisamos algo na internet, raramente vamos além da primeira página de resultados, não é mesmo?

    Portanto, esse é um dos objetivos da pesquisa de palavras-chave. Todas as análises têm como finalidade encontrar o caminho mais eficaz para alcançar um bom posicionamento e atrair muitos visitantes para a página.

    Como realizar uma pesquisa de palavras-chave eficiente?

    Agora, é o momento de ver como os conceitos trazidos até aqui funcionam na prática. Para encontrar os termos certos e melhorar o ranqueamento de sua página, considere os seguintes passos:

    Explore ferramentas

    O uso de ferramentas é essencial para realizar uma pesquisa de palavras-chave mais detalhada. Esses recursos permitem conferir as métricas e fazer as análises de cada termo, facilitando a escolha certa para a sua estratégia de conteúdo. 

    As principais ferramentas gratuitas que podem ajudar nesse processo são: 

    • Planejador de palavras-chave do Google
    • Keyword Tool
    • Google Trends
    • Ubersuggest

    Ferramentas pagas:

    • Ahrefs
    • SEMRush
    • Moz

    Faça brainstorming

    É importante colocar suas ideias em ordem e definir: 

    • Qual público eu quero alcançar?
    • Qual é a linha de conteúdo que deve ser seguida?
    • Qual é o posicionamento da minha página em relação aos concorrentes? 

    Essas perguntas vão ajudar a entender o objetivo por trás da escolha de uma palavra-chave. 

    Com essas informações, é possível ter uma estimativa de como será o desempenho do conteúdo, agilizando o processo de produção e, também, o de acompanhamento dos resultados.

    Conheça seu público

    O primeiro passo em uma pesquisa de palavras-chave é conhecer bem o seu público. O que eles procuram? Como procuram? E onde procuram? 

    Saiba qual solução seus potenciais clientes desejam e descubra quais os principais termos e expressões que eles utilizam para procurar essa solução nos mecanismos de busca. Assim, você será capaz de identificar oportunidades e concorrentes no seu nicho.

    Além disso, você deve saber quais plataformas seu público-alvo mais utilizam. Seja Google, Bing ou até mesmo redes sociais, como Instagram, TikTok e YouTube.

    Analise a concorrência

    A análise da concorrência revela o quão disputada uma palavra-chave é nos mecanismos de busca. Ou seja, ela mostra quantos sites ou blogs você precisa competir para conseguir uma boa posição

    Quanto maior a concorrência, mais difícil é! Sobretudo se sua página não possui autoridade de domínio

    Então, esse é um passo fundamental para garantir que todo o seu trabalho não seja jogado fora! Encontre outras alternativas e variações de palavras-chave para ter mais resultados orgânicos.

    Como saber se escolhi os termos certos?

    Com tantas variáveis a serem analisadas, é normal bater uma insegurança sobre se, de fato, a palavra-chave escolhida é a ideal. Principalmente, sabendo que o termo é fundamental para uma estratégia de conteúdo. 

    Mas não se preocupe, no SEO, assim como em qualquer estratégia, a tentativa faz parte. Para avaliar o desempenho das keywords, você pode se apoiar em alguns indicadores. Para isso, confira as seguintes orientações:

    Monitore resultados

    É importante monitorar os resultados dos termos escolhidos ao longo do tempo, conferindo se a estratégia funcionou ou se serão necessários ajustes. 

    Uma boa forma de fazer o monitoramento é verificar em qual posição dos motores de busca a sua página está para a palavra-chave selecionada

    Confie nas métricas

    As métricas funcionam como referência para a sua estratégia

    Se você observar aumento no tráfego orgânico, maior número de cliques e melhoria na posição do seu site nos resultados de busca, significa que você está no caminho certo.

    Mas atenção: não adianta alcançar as primeiras posições e achar que o trabalho terminou. É preciso alimentar aquela palavra-chave por meio do link building e da linkagem interna no site para garantir que ela irá permanecer no topo!

    Por outro lado, se as métricas pouco se alteram, é sinal de que algo está errado! Nesse caso, o problema pode estar além da palavra-chave. Por isso, é aconselhável realizar uma auditoria de SEO.

    Eleve o nível da sua pesquisa de palavras-chave com a Experta!

    A Experta é uma agência especializada em SEO, link building e digital PR. 

    Nossa equipe, altamente treinada, conduz uma pesquisa de palavras-chave minuciosa, desenvolvendo estratégias focadas em resultados concretos. 

    Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços! Garanta conteúdos de destaque e conquiste backlinks de qualidade nos melhores sites.

    CONFIRA TAMBÉM