Pesquisa de palavras-chave: encontre os termos certos para o seu site

Entenda como a pesquisa de palavras-chave pode melhorar suas estratégias de SEO e confira dicas práticas para começar.

Publicado em: 27 de outubro de 2023
Atualizado em: 23 de julho de 2024

Com uma enorme fonte de informações disponíveis na internet, a maioria de nós recorre a pesquisas on-line para encontrar respostas e soluções. Você já parou para pensar como isso pode ser uma estratégia valiosa para a sua página? 

Tudo o que você precisa é compreender como funciona a otimização de sites. E o primeiro passo é saber realizar uma pesquisa de palavras-chave.

Se você está se perguntando como a escolha do termo certo se relaciona com fatores de ranqueamento nos motores de busca, este post é para você!

Ao longo do conteúdo, vamos explicar como identificar as palavras-chave ideais, quais ferramentas auxiliam no processo, qual é a importância desse levantamento para as estratégias de SEO e como usá-lo para impulsionar um negócio on-line.

Se você deseja aprofundar seus conhecimentos neste tema, continue a leitura!

O que é pesquisa de palavras-chave?

Imagine alguém se preparando para ir a uma festa de Halloween, mas não tem nada para vestir. Provavelmente, ela irá pesquisar no Google “fantasias de Halloween” ou alguma variação disso: “fantasias de Halloween feminina” ou “fantasias de Halloween casal”, por exemplo.

São justamente essas as palavras-chave!

A palavra-chave, também chamada de keyword, consiste no termo procurado pelas pessoas nas buscas feitas pela internet.

Dessa forma, uma pesquisa de palavras-chave tem a finalidade de identificar quais são os termos mais procurados pelo seu público-alvo

Ao entender o que os seus clientes em potencial estão buscando, fica mais fácil criar uma estratégia para oferecer conteúdos relevantes, atrativos e que consigam oferecer as soluções desejadas.

A partir dessa compreensão, é possível afirmar que a pesquisa de palavras-chave é fundamental para criar conteúdo útil e bem posicionado para o seu nicho.

Diferenças de palavras-chave

Sim, existem diferenças quando o assunto é palavra-chave. Mas não precisa se preocupar, compreender essas particularidades é uma tarefa simples e fácil. Confira os conceitos a seguir:

Head tail

Compreende as palavras-chaves mais gerais e que recebem um maior volume de buscas

Em nosso exemplo, a head tail é “fantasias de Halloween”, cujo volume de busca, segundo o Ahrefs é 52.000.

As palavras-chave head tail são usadas por empresas que querem conquistar tráfego orgânico. No entanto, é preciso levar em consideração os seguintes fatores na pesquisa de keywords em head tail

  • Potencial para aumentar o número de visitas: termos amplos atraem um público maior, se comparado aos específicos. Portanto, ao ranquear uma palavra-chave head tail, as visitas na sua página tendem a aumentar significativamente. 
  • Maior concorrência: quanto mais buscas, maior a concorrência. Afinal, uma palavra abrangente pode ser encontrada em vários conteúdos e páginas. Assim, a competição pelo ranqueamento é muito maior. 
  • Conteúdos mais trabalhados: para se destacar em buscas por palavras head tail, o conteúdo deve ser completo e otimizado. É necessário estar à frente dos concorrentes, considerando a alta competitividade.
  • Atualização constante: uma vez alcançada uma boa posição para um conteúdo com palavra-chave head tail, é preciso mantê-lo atualizado para não cair de posição.

Long tail

Palavras-chave de cauda longa ou long tail são mais específicas

Em nosso exemplo, as long tail são “fantasias de Halloween feminina” e “fantasias de Halloween casal”.

A pesquisa por “fantasias de Halloween” mostrará ideias e lojas de fantasias para todos os públicos, desde crianças até adultos. Porém, ao especificar o que procura, o Google irá segmentar as buscas para o público feminino ou casais de namorados, por exemplo.

Enquanto “fantasias de Halloween” recebe um alto volume de buscas (52.000), os termos “fantasias de Halloween feminina” e “fantasias de Halloween casal” tendem a receber menos por serem mais específicos, respectivamente 6.300 e 2.600.

Veja a análise feita no Ahrefs:

Pesquisa de palavras-chave: encontre os termos certos para o seu site
A ferramenta “Keywords Explorer” do Ahrefs mostra algumas das long tails mais pesquisadas da palavra-chave em questão.

E qual é a vantagem? 

A oportunidade de ranqueamento é maior! Apesar das buscas por palavras específicas serem menores, elas são menos concorridas. 

Por isso, é importante considerar os seguintes aspectos para a pesquisa de palavra-chave long tail

  • Concorrência menor: a probabilidade de alguém buscar por um termo específico é mais baixa, por isso, não há tantos conteúdos e sites ranqueando para uma palavra-chave com essa característica. 
  • Atrair tráfego orgânico qualificado: quem faz uma busca mais específica costuma ter um objetivo claro. Logo, a long tail não atrai um público genérico, mas sim visitantes interessados. 
  • Conteúdos aprofundados: nos conteúdos de cauda longa, os assuntos podem ser aprofundados, pois têm a intenção de demonstrar domínio sobre um determinado assunto.
  • Maior chance de conversão: os visitantes podem se converter em leads de forma mais rápida, pois a pessoa tem um interesse prévio pelo assunto.

Tipos de palavras-chave

O processo de escolha de uma palavra-chave, bem como o acompanhamento dos seus resultados, depende da análise das intenções de busca por trás de cada termo. 

Por isso, existe a classificação de palavras-chave de acordo com as intenções de buscas. São quatro tipos:

1. Informativo

A intenção é a busca por informações e respostas para perguntas específicas. 

Geralmente, essas palavras-chave são práticas, com a única intenção de responder questões que começam com o que, onde, por que, quem e como.

As palavras-chave informacionais podem ter um alto volume de buscas, mas representam visitantes sem intenção de compra. 

Por exemplo: “o que é Halloween”.

2. Navegação

É uma palavra que tem o objetivo de encontrar um domínio específico. Um exemplo é quando alguém busca diretamente pelo nome de uma empresa.

Considerando que, no geral, o nome de uma marca é exclusivo, essa é uma palavra-chave que não entra em concorrência com outras. 

As pessoas que fazem essa navegação, normalmente, já conhecem a empresa, sendo uma fonte de tráfego orgânico para marcas reconhecidas no mercado. 

Por exemplo, quando alguém nos conhece em algum evento e nos procura no Google como “Experta” para saber mais sobre a agência de marketing digital.

3. Transacional

São as palavras-chave que têm maior intenção de compra

Ou seja, o consumidor não quer apenas saber mais sobre algum assunto, ele quer de fato efetuar a compra de um produto ou serviço.

Elas são específicas e já indicam a decisão pela compra do produto ou pela vontade de adquirir um serviço. Apresentam termos como: “onde comprar”, “inscrição em”, “à venda”, entre outras expressões. 

Por exemplo: “onde comprar fantasias de Halloween”.

4. Comercial

Aqui a intenção pode até ser de compra, mas no sentido de buscar mais informações sobre os produtos ou serviços

Assim, na pesquisa há palavras-chave com intenções comerciais, podendo ser de comparação entre produtos, procura por ofertas ou descontos, por exemplo.

Por exemplo: “fantasias de Halloween baratas”.

Variáveis de palavra-chave

Há muitas alternativas para realizar uma pesquisa de palavras-chave, porém, é importante conhecer quais são as variáveis essenciais a serem consideradas na seleção.

Aqui estão as principais variáveis ​​para pesquisar palavras-chave:

Volume

Indica o número de buscas mensais que um termo recebe. É um aspecto importante para conferir relevância aos conteúdos. 

Por isso, é fundamental analisar as buscas voltadas para cada nicho de mercado, identificando os interesses do público-alvo. 

Dificuldade

É um critério que auxilia na realização de escolhas estratégicas. Se um site com boa autoridade e bem avaliado pelo Google já está ranqueando para uma palavra-chave que você pretende escolher, talvez seja melhor optar por outro termo. 

A mudança é necessária, pois aquela palavra-chave poderá representar uma enorme dificuldade para ranquear nas buscas. Por isso, é importante fazer escolhas possíveis para o seu nicho

No entanto, é importante avaliar se a palavra apresenta uma dificuldade orgânica ou se ela está no topo por usar mídia paga. 

Muitas empresas compram links patrocinados para determinadas palavras, o que não significa que elas sejam, de fato, difíceis para o ranqueamento.

Oportunidade

Ao realizar uma pesquisa no Google, você já notou que aparecem outros tipos de resultados, além dos orgânicos? Isso inclui vídeos, imagens, empresas locais, mapas, anúncios, entre outros.

Trata-se dos resultados patrocinados e dos featured snippets. Estes consistem em trechos em destaque com intuito de responder de forma resumida a uma pesquisa feita no Google.

Pesquisa de palavras-chave: encontre os termos certos para o seu site
Neste caso, os featured snippets são as imagens que o Google mostra em primeiro lugar e os patrocinados à direita.

Esses elementos competem pela atenção dos usuários e diminuem a taxa de cliques nos resultados orgânicos. Quanto mais eles aparecem nos resultados, menor é a oportunidade para um termo específico. 

Dessa forma, a pesquisa de palavras-chave também deve considerar a oportunidade como uma de suas variáveis. 

Posição atual

É preciso analisar a posição atual do seu site para ter dimensão de como será o desempenho para uma determinada palavra-chave.

Isso ajuda a identificar quais páginas podem ser otimizadas para melhorar a posição ou quais conteúdos devem ser criados para a página ser ranqueada.

Por que a pesquisa de palavras-chave é importante?

Uma pesquisa de palavras-chave oferece insights sobre o comportamento e o interesse dos usuários. 

Esse tipo de levantamento permite compreender quais são os temas e as informações mais relevantes para o seu público-alvo, o que auxilia na criação de conteúdo mais direcionado e eficiente para a conversão de leads.

Sem a pesquisa de palavras-chave, o marketing de conteúdo não funciona, pois o material produzido não terá visibilidade. 

Além disso, atualizar suas páginas para palavras-chave específicas ajuda a aumentar a autoridade do site, segundo os mecanismos de busca.

Assim, a pesquisa de palavra-chave é responsável por: 

Orientar o trabalho de SEO

Uma pesquisa de palavras-chave bem feita é a base do SEO técnico. Pois, além de qualidade, ele depende de estratégias. 

Por isso, a seleção da palavra-chave a ser trabalhada nos conteúdos é uma das etapas mais importantes para o SEO on page

A intenção da busca, o nível de concorrência, a angulação do conteúdo e outros detalhes vão guiar a fase de produção. 

Avaliar números e métricas na pesquisa faz toda diferença para a construção de conteúdos atrativos, tanto para os motores de busca, quanto para o público-alvo. 

Melhora o posicionamento nos mecanismos de busca

É justamente por meio das palavras-chave que os usuários vão encontrar seu produto ou serviço no Google.

Assim, um conteúdo bem planejado, otimizado com técnicas de SEO e palavras-chave corretas tem a maior probabilidade de obter uma boa classificação nos resultados de busca. 

Até porque, quando pesquisamos algo na internet, raramente vamos além da primeira página de resultados, não é mesmo?

Portanto, esse é um dos objetivos da pesquisa de palavras-chave. Todas as análises têm como finalidade encontrar o caminho mais eficaz para alcançar um bom posicionamento e atrair muitos visitantes para a página.

Como realizar uma pesquisa de palavras-chave eficiente?

Agora, é o momento de ver como os conceitos trazidos até aqui funcionam na prática. Para encontrar os termos certos e melhorar o ranqueamento de sua página, considere os seguintes passos:

Explore ferramentas

O uso de ferramentas é essencial para realizar uma pesquisa de palavras-chave mais detalhada. Esses recursos permitem conferir as métricas e fazer as análises de cada termo, facilitando a escolha certa para a sua estratégia de conteúdo. 

As principais ferramentas gratuitas que podem ajudar nesse processo são: 

  • Planejador de palavras-chave do Google
  • Keyword Tool
  • Google Trends
  • Ubersuggest

Ferramentas pagas:

  • Ahrefs
  • SEMRush
  • Moz

Faça brainstorming

É importante colocar suas ideias em ordem e definir: 

  • Qual público eu quero alcançar?
  • Qual é a linha de conteúdo que deve ser seguida?
  • Qual é o posicionamento da minha página em relação aos concorrentes? 

Essas perguntas vão ajudar a entender o objetivo por trás da escolha de uma palavra-chave. 

Com essas informações, é possível ter uma estimativa de como será o desempenho do conteúdo, agilizando o processo de produção e, também, o de acompanhamento dos resultados.

Conheça seu público

O primeiro passo em uma pesquisa de palavras-chave é conhecer bem o seu público. O que eles procuram? Como procuram? E onde procuram? 

Saiba qual solução seus potenciais clientes desejam e descubra quais os principais termos e expressões que eles utilizam para procurar essa solução nos mecanismos de busca. Assim, você será capaz de identificar oportunidades e concorrentes no seu nicho.

Além disso, você deve saber quais plataformas seu público-alvo mais utilizam. Seja Google, Bing ou até mesmo redes sociais, como Instagram, TikTok e YouTube.

Analise a concorrência

A análise da concorrência revela o quão disputada uma palavra-chave é nos mecanismos de busca. Ou seja, ela mostra quantos sites ou blogs você precisa competir para conseguir uma boa posição

Quanto maior a concorrência, mais difícil é! Sobretudo se sua página não possui autoridade de domínio

Então, esse é um passo fundamental para garantir que todo o seu trabalho não seja jogado fora! Encontre outras alternativas e variações de palavras-chave para ter mais resultados orgânicos.

Como saber se escolhi os termos certos?

Com tantas variáveis a serem analisadas, é normal bater uma insegurança sobre se, de fato, a palavra-chave escolhida é a ideal. Principalmente, sabendo que o termo é fundamental para uma estratégia de conteúdo. 

Mas não se preocupe, no SEO, assim como em qualquer estratégia, a tentativa faz parte. Para avaliar o desempenho das keywords, você pode se apoiar em alguns indicadores. Para isso, confira as seguintes orientações:

Monitore resultados

É importante monitorar os resultados dos termos escolhidos ao longo do tempo, conferindo se a estratégia funcionou ou se serão necessários ajustes. 

Uma boa forma de fazer o monitoramento é verificar em qual posição dos motores de busca a sua página está para a palavra-chave selecionada

Confie nas métricas

As métricas funcionam como referência para a sua estratégia

Se você observar aumento no tráfego orgânico, maior número de cliques e melhoria na posição do seu site nos resultados de busca, significa que você está no caminho certo.

Mas atenção: não adianta alcançar as primeiras posições e achar que o trabalho terminou. É preciso alimentar aquela palavra-chave por meio do link building e da linkagem interna no site para garantir que ela irá permanecer no topo!

Por outro lado, se as métricas pouco se alteram, é sinal de que algo está errado! Nesse caso, o problema pode estar além da palavra-chave. Por isso, é aconselhável realizar uma auditoria de SEO.

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