Análise de concorrência em SEO: 5 ferramentas essenciais

Entenda como funciona a análise de concorrência e saiba quais ferramentas usar para identificar oportunidades e conquistar o topo nas buscas.

Última atualização:

7 de novembro de 2023

Flávia Crizanto
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    Já parou para pensar na importância de analisar como seus concorrentes estão se posicionando na internet? 

    A otimização para mecanismos de busca, conhecida como SEO (Search Engine Optimization), é a estratégia para garantir que sua presença on-line não passe despercebida nos resultados dos buscadores, como Google e Bing

    Entender o que os outros negócios que atuam na sua área fazem é vital para aprimorar as próprias estratégias e ultrapassá-los na disputa por visibilidade digital.

    Se você ficou interessado em saber como isso pode ser feito, não deixe de ler até o final. Neste conteúdo, apresentaremos as ferramentas essenciais para realizar uma análise de concorrência em SEO de forma consistente e explicaremos como aplicá-las.

    Boa leitura!

    O que é análise de concorrência?

    A análise de concorrência é um processo de pesquisa abrangente para avaliar todas as variáveis ​​que impactam os resultados de empresas que competem no mesmo nicho de mercado.

    Essas variáveis ​​incluem elementos como:

    • Serviços oferecidos
    • Preços aplicados
    • Posicionamento de marca 
    • Estratégias de marketing 

    A análise de concorrência desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias, pois aprofunda a compreensão do mercado e gera insights inovadores. 

    Assim, é possível destacar a marca em relação aos concorrentes, garantindo que ela permaneça sempre relevante e atrativa para o público-alvo.

    O que é análise de concorrência em SEO?

    Analisar a concorrência é uma prática comum em todas as estratégias de marketing, mas no contexto do SEO, adquire um caráter decisivo. 

    Através dela, é possível estabelecer uma estratégia eficaz para ranquear o seu site no topo dos resultados dos mecanismos de busca.

    A análise de concorrência em SEO envolve a coleta e a avaliação de dados relacionados às estratégias de otimização utilizadas por concorrentes diretos ou indiretos de um nicho de mercado específico. Na prática, significa observar:

    • Uso de palavras-chave
    • Autoridade de domínio
    • Estratégias de conteúdo
    • Estrutura do site
    • Velocidade de carregamento da página
    • Backlinks
    • Outros fatores que podem interferir no desempenho nos mecanismos de busca.

    E qual é a importância de tudo isso? A resposta é simples e extremamente relevante: identificar oportunidades! 

    Ao descobrir palavras-chave não exploradas, nichos de conteúdo em crescimento ou lacunas na estratégia de SEO de seus concorrentes, você pode aproveitar essas áreas para ganhar mais visibilidade.

    Análise de concorrência em SEO: 5 ferramentas essenciais
    Fonte: Freepik

    Ferramentas essenciais para a análise de concorrência em SEO

    Em um ambiente digital cada vez mais competitivo, as estratégias de SEO funcionam como um diferencial para garantir a visibilidade e o sucesso de uma marca. 

    Há ferramentas essenciais para quem quer realizar análises estratégicas e monitoramento contínuo do desempenho dos concorrentes. A seguir, apresentamos as principais delas:

    Ubersuggest

    Gratuita, versátil e acessível, essa extensão do Google fornece insights valiosos sobre palavras-chave, concorrência e tendências de pesquisa. Com o uso da ferramenta, é possível:

    • Identificar as melhores oportunidades para o uso das palavras-chave
    • Analisar o fluxo orgânico de um site
    • Monitorar o progresso das estratégias de SEO dos concorrentes 

    Seu painel intuitivo torna o trabalho acessível também para iniciantes.

    Majestic

    Concentra-se principalmente na análise de backlinks, oferecendo contribuições sobre a qualidade e a quantidade de links que apontam para um site. A análise dessas informações, permite:

    • Entender a autoridade de um site
    • Identificar oportunidades para aprimorar a estratégia de construção de links

    A ferramenta também ajuda a rastrear os concorrentes e a comparar seu desempenho em relação a eles.

    Ahrefs 

    É uma ferramenta completa que abrange desde a pesquisa de palavras-chave até a análise de backlinks e o monitoramento de classificações. 

    Oferece uma visão aprofundada, identificando problemas técnicos e oportunidades de otimização de sites

    A análise competitiva é uma de suas forças, permitindo que você acompanhe o desempenho dos concorrentes e ajuste sua estratégia em conformidade.

    Dessa forma, o uso da ferramenta possibilita:

    • Conhecer a autoridade da página e de domínio
    • Informar o tráfego orgânico 
    • Identificar a quantidade de backlinks
    • Aprimorar a pesquisa de palavras-chave
    • Analisar métricas de link building

    A partir desses dados, o Ahrefs possibilita criar diversas estratégias de SEO. Por exemplo, na pesquisa de palavra-chave, a ferramenta mostra as páginas que estão nas primeiras posições do Google para aquele termo específico. Assim, é possível observar um padrão, seja pelo conteúdo do artigo ou pelo layout do site, e aprimorar a página que desejamos ranquear para o mesmo termo.

    Semrush

    Ferramenta conhecida por suas capacidades abrangentes de pesquisa de palavras-chave e análise de concorrentes. Fornece dados detalhados sobre:

    Com o uso do Semrush também é possível obter insights sobre as estratégias de SEO dos concorrentes, permitindo que você ajuste sua abordagem para superá-los.

    SimilarWeb

    Concentra-se na análise de tráfego e comportamento do usuário, fornecendo informações sobre:

    • Fontes de tráfego
    • Dados demográficos do público 
    • Páginas mais populares de um site

    Assim, é possível entender de onde vem o tráfego, quais os canais mais eficazes para serem usados e como melhorar a experiência do usuário.

    Onde aplicar as ferramentas de análise de concorrência?

    As ferramentas de análise de concorrência podem ser aplicadas em várias áreas relacionadas ao SEO, como:

    A seguir, veja como as ferramentas podem ser úteis em cada uma dessas áreas:

    SEO on-page

    Primeiramente, é preciso entender o que é SEO on-page. O termo refere-se à otimização de conteúdo dentro do próprio site, em páginas da web e postagens em blogs. 

    Para esse trabalho, é feita a análise de:

    • Palavras-chave
    • Meta descrições
    • Tags de cabeçalho
    • Estrutura de URL
    • Velocidade de carregamento
    • Conteúdo útil 
    • Imagens 
    • Links internos

    As ferramentas de análise de concorrência podem ser usadas para identificar as palavras-chave que seus concorrentes estão direcionando em suas páginas, entender como eles otimizaram seus conteúdos e, assim, inspirar melhorias para as estratégias que serão usadas na sua página. 

    A otimização é essencial para subir no ranking aos resultados de motores de busca e valorizar a experiência do usuário.

    Blog post

    Qualquer estratégia de SEO necessita de conteúdo. Os blog posts são responsáveis por fornecer informações de qualidade para o nicho do seu site. Essa estratégia possibilita aumentar a visibilidade da página, pois conteúdos relevantes incentivam os visitantes a permanecerem no seu site por mais tempo. 

    As ferramentas de SEO ajudam na construção dos textos, apontando caminhos para que o conteúdo seja, de fato, relevante para o público. Através delas, é possível analisar temáticas, palavras-chave, direcionamentos específicos para nichos e promoção de conteúdo.

    Link building

    O objetivo dessa estratégia é elevar a autoridade de um site a partir da geração de links externos em outras páginas da web. Quanto mais links de alta qualidade apontarem para o seu site, maior será a credibilidade e a probabilidade de ser classificado bem nos buscadores, como Google e Bing.

    O uso de ferramentas de SEO possibilita identificar oportunidades de construção de links ao apresentarem os sites que estão vinculando os seus concorrentes. Assim, com o apoio das ferramentas, é possível descobrir fontes de links e os textos âncoras usados pelos concorrentes. Com esse suporte, o processo de link building passa a ser orientado estrategicamente. 

    Análise de concorrência em SEO: 5 ferramentas essenciais
    Fonte: Freepik

    Vantagens da análise de concorrência em SEO

    A realização de uma análise de concorrência em SEO de forma eficiente assegura várias vantagens para a empresa ou profissional que deseja se destacar nos mecanismos de busca.

    A principal delas é o ganho de um diferencial competitivo no seu nicho de mercado, uma vez que através dela é possível:

    Aumentar a qualidade do conteúdo 

    A análise de concorrência em SEO possibilita a criação de conteúdos elaborados de forma estratégica, o que significa ganho em qualidade. Para ter visibilidade na internet, é importante oferecer conteúdos melhores do que os concorrentes

    Considerando as estratégias de SEO e as normas dos mecanismos de busca, um conteúdo de qualidade é aquele que:

    • oferece informação correta
    • está bem organizado 
    • é otimizado
    • tem alta legibilidade 
    • assegura uma boa experiência ao usuário

    Dessa forma, é desenvolvido um olhar estratégico para os conteúdos. Por isso, o melhor posicionamento do site nos buscadores acontece de forma orientada.

    Ganhar autoridade no assunto

    Com o uso das ferramentas para a análise de concorrência em SEO, é possível conquistar novas fontes para a divulgação do seu link, o que permite avançar na construção de backlinks de qualidade

    Isso influencia diretamente na consolidação de uma estratégia de link building bem sucedida, como resultado o seu site passa a ser considerado uma referência no assunto. 

    Realizar monitoramentos constantes

    A avaliação regular das estratégias é essencial para a identificação dos resultados e da necessidade de aprimoramento do trabalho realizado. Assim, é possível assegurar que o desempenho de um site seja eficaz para os motores de busca.

    Aumentar o tráfego orgânico

    Ao compreender o que funciona para os concorrentes, é possível direcionar esforços de forma mais eficientes, resultando em um aumento significativo no tráfego orgânico e na competitividade online.

    Facilitar as tomadas de decisão

    As análises permitem embasar decisões com dados concretos. Sendo assim, é possível estabelecer prioridades, antecipar tendências do mercado e realizar ajustes contínuos na estratégia. Ao compreender o cenário competitivo, as decisões tomadas são mais direcionadas e ágeis. 

    Portanto, a análise de concorrência em SEO é uma etapa poderosa que fornece inúmeras vantagens. Por isso, é fundamental conhecer as ferramentas que podem auxiliar no processo de trabalho. 

    Através das análises, os dados são descritos de forma detalhada e a construção de estratégias se torna mais fácil. No entanto, é importante ressaltar a necessidade de um profissional capacitado para interpretar os números e identificar insights, conduzindo uma estratégia de SEO eficaz. 

    Venha para Experta!

    Agora, você está pronto para ir além no seu conhecimento sobre análise de concorrência. Quer dominar as estratégias de SEO? A gente te ajuda nesse processo!

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