Otimização de sites: práticas atuais para sua página

Técnicas de otimização de sites ajudam a aumentar o tráfego e as conversões do seu negócio. Saiba como isso funciona!

Publicado em: 17 de agosto de 2023
Atualizado em: 14 de junho de 2024

Não importa o tamanho ou o segmento do seu negócio, ter um site bem construído pode abrir portas para sua empresa. Mas com tanta gente acessando e se posicionando na internet, será que só isso é o suficiente para se destacar entre os demais? 

Ter uma página caprichada e bons conteúdos é fundamental, mas para ganhar espaço nos mecanismos de busca e sair na frente dos concorrentes, é preciso adotar algumas técnicas de otimização de sites.

O SEO (sigla inglês para Search Engine Optimization) é uma técnica que garante que o seu site ofereça uma boa experiência para o usuário e seja melhor ranqueado em mecanismos de busca, como o Google e o Bing. Afinal, de nada adianta o visitante entrar nas suas páginas e desistir no meio do caminho porque elas não funcionam direito, não é mesmo?

Por esse motivo, existem práticas de otimização de sites que podem ser aplicadas para permitir que o seu site tenha um bom desempenho para o usuário e também no Google, garantindo as melhores posições nas páginas de resultados e um aumento significativo de tráfego do site. 

Ficou curioso para saber como isso funciona? Então, fique conosco!

Neste artigo, explicaremos como fazer a otimização de sites, sua importância e as práticas atuais para ter sucesso nessa estratégia. Boa leitura! 

Por que é importante otimizar seu site?

Talvez você se lembre de uma época em que os sites eram vistos apenas como um “meio de contato”. Se sim, você provavelmente sabe que essa era ficou para trás. Nos dias atuais, quando falamos de uma página na web, estamos falando de uma extensão da marca e uma forma de interação entre ela e o seu usuário. 

A presença on-line tornou-se vital para muitas pessoas e empresas e, por esse motivo, é preciso ter atenção redobrada ao que o usuário espera e deseja. Quando entramos em um site, esperamos encontrar conteúdos de qualidade, uma navegação fácil, páginas que funcionem e boa estrutura digital. 

Sem esses aspectos, é difícil obter as informações que desejamos. É nesse contexto que a otimização de sites entra, com atenção a detalhes que proporcionam uma experiência positiva ao usuário

Oferecer um site otimizado ao seu público é uma garantia de conseguir uma boa presença na internet. Apostar em técnicas de SEO é investir em uma apresentação de qualidade da sua marca, no relacionamento com a sua audiência e na experiência que ela terá com sua empresa. 

Além disso, é importante destacar que, além de causar impactos no usuário, a otimização também é relevante para os mecanismos de busca. A preocupação com os aspectos citados anteriormente mostra para o Google que seu site oferece tudo o que o público procura e necessita e, por esse motivo, deve ser exibido em destaque nas pesquisas da plataforma. 

E por que isso é importante? De acordo com um estudo realizado pela HubSpot, mais da metade (51%) dos usuários confiam mais em uma pesquisa feita no Google do que uma indicação feita por um amigo ou familiar. Ou seja, investindo em técnicas de otimização de sites, sua página pode ser mais relevante aos olhos destes consumidores. 

Sem falar no ganho de visibilidade, autoridade e credibilidade que a sua marca pode conquistar estando nas melhores posições do Google, não é mesmo? 

Técnicas para otimizar seu site

Se a sigla SEO significa otimização para mecanismos de busca, suas técnicas são voltadas para os parâmetros que os buscadores consideram relevantes para classificar uma página nas melhores posições. 

O objetivo de um site como o Google é entregar os melhores resultados para as pesquisas que recebe e, para isso, ele precisa analisar uma série de aspectos que garantem que aquele conteúdo possui qualidade e relevância para o que o usuário está procurando.

A fim de cumprir esse objetivo, ele faz um rastreamento na estrutura dos sites e seus conteúdos para classificar aqueles que oferecem as melhores respostas para as dúvidas da audiência juntamente com uma boa experiência na página. 

Confira a seguir alguns desses aspectos e a importância deles no processo de otimização.

Imagem: Freepik

Experiência do usuário em primeiro lugar

Como já mencionado anteriormente, a experiência do usuário é um ponto que vem em primeiro lugar quando falamos de otimização de sites. Sendo assim, é preciso se certificar que toda a página está oferecendo um bom desempenho durante a navegação. 

A velocidade do site, por exemplo, é um aspecto que melhora a experiência do usuário e atende aos algoritmos dos buscadores. Durante a otimização, certifique-se que as páginas estejam funcionando no tempo ideal e monitore a velocidade sempre que possível para garantir um bom desempenho. 

O funcionamento dos links do seu site também é importante. Quando um usuário clica em um link e se depara com um erro 404, é frustrante para ele e consequentemente irá impactar na análise dos mecanismos de pesquisa. Portanto, sempre que possível, faça uma análise dos links e rastreie os quebrados para que eles não atrapalhem sua otimização. 

Arquitetura do site

Os detalhes técnicos também são importantes na otimização de um site. Isso porque os mecanismos de busca enviam bots para rastrear seu site e verificar sua funcionalidade. Além dos pontos destacados acima, também é fundamental melhorar a estrutura do site. 

Procure usar URLs consistentes que ajudam o usuário a entender melhor as informações que estão no seu site. Você pode criar um sitemap, inclusive, para os buscadores tenham mais facilidade para indexar seu site. 

Técnicas de experiência do usuário (UX) aplicadas ao design do site podem ajudar nesse processo, pois otimizam a usualidade, a acessibilidade e o desempenho. Você pode começar dando uma atenção especial aos menus, espaço onde os visitantes encontram as principais páginas do site de forma fácil. É importante que eles estejam simplificados e em ótimo funcionamento. 

Os botões de CTA (call-to-action), também são boas pedidas, já que guiam os visitantes para que eles possam encontrar as informações de forma mais rápida. Além disso, é importante que esses botões estejam visíveis e a aparência, conforme a identidade da marca.

O uso de imagens também é um ponto que, quando não analisado, pode afetar a otimização do site e a performance nos mecanismos de busca. Tome cuidado com imagens pesadas, pois podem comprometer a velocidade da página. 

Também é interessante adicionar um atributo “alt” na imagem, como uma descrição dela, para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual, por exemplo. Esse atributo substitui a imagem quando a página é lida por leitores de tela, permitindo que o usuário compreenda seu conteúdo.

Saiba mais sobre uso de imagens na otimização de site, aqui.

Além disso, no processo de otimização, é importante entender o comportamento e os interesses do seu público. Essas informações serão fundamentais para determinar o uso de palavras-chave mais eficazes para que o seu site seja entregue ao usuário desejado. 

Design responsivo e mobile-first

Um site com design responsivo é aquele que responde bem em qualquer dispositivo eletrônico, seja no computador, celular ou tablet. Esse detalhe é importante porque o dispositivo de pesquisa pode variar de acordo com o usuário e é importante que em qualquer um deles o site apresente bom desempenho. 

Conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo é parte fundamental da estratégia de SEO. Afinal, é esse conteúdo que irá fazer seu site aparecer nas pesquisas do Google. Mas lembre-se: é essencial produzir materiais de qualidade. 

Os conteúdos devem ser relevantes para o público, estar de acordo com o seu setor e deve responder às questões que se propõem. Ou seja, elabore materiais que, de fato, irão auxiliar sua audiência, pois além de conquistar os buscadores, você cria um relacionamento mais próximo com o usuário, o que contribui para a fidelização. 

Imagem: Freepik

Aposte em acessibilidade 

Um site que investe em acessibilidade garante que seu conteúdo seja compreensível para todos e ainda ajuda os bots do Google a encontrarem suas páginas mais rapidamente. Para investir nisso, você precisa seguir alguns passos como: 

  • Uso de textos alternativos em elementos gráficos; 
  • Inserção de legendas em arquivos de áudio e vídeo; 
  • Contraste de cores para melhorar a legibilidade; 
  • Adição de títulos e cabeçalhos nas páginas; 
  • Renomeação de arquivos de mídia.

Crie topic clusters

Os topic clusters são grupos de páginas interligadas que tratam de um assunto específico que ajudam os buscadores a entender a hierarquia do seu site e a sua autoridade sobre aquele tema. No geral, esses agrupamentos são compostos por três elementos: 

  1. Uma página pilar focada em um tema;
  2. Um grupo de páginas que cobrem subtópicos relacionados de forma mais profunda; 
  3. Links internos entre elas. 

Dessa forma, para criar os topic cluster, você precisa escolher um assunto principal, fazer pesquisa de palavras-chave sobre esse tema e reunir subtópicos que tragam informações semelhantes ao conteúdo pilar. 

Por exemplo: o assunto principal é “receitas salgadas” e os conteúdos secundários podem ser “empadão de frango”, “macarrão de forno” ou “torta de brócolis”. 

Pense nos featured snippets

Os featured snippets são destaques que aparecem na parte superior da página de resultados dos mecanismos de busca, acima do primeiro link orgânico. Em alguns casos, eles podem ser parágrafos, tabelas, etapas e listas que respondem de forma direta a uma pesquisa de palavras-chave do Google

Um ponto importante é que nem sempre um site que ranqueia como um snippet está classificado nas posições orgânicas mais altas. Isso significa que, na maioria das vezes, ele possui uma autoridade e relevância menor do que as páginas que aparecem abaixo dele. 

Dessa forma, o featured snippet é vantajoso para as empresas e pode ajudar a dar destaque para muitos conteúdos

Quando estiver fazendo a otimização do seu site, analise os snippets das suas palavras-chave para entender como funcionam e crie conteúdos de qualidade que respondam às dúvidas do seu público. 

De olho na canibalização

No processo de otimização, é sempre bom estar atento a alguns detalhes que possam causar impactos no sucesso da estratégia. A canibalização é um deles, um fenômeno que ocorre quando duas páginas de um site tem como foco o mesmo termo de uma pesquisa e concorrem entre si por posições nos resultados de busca.

É bom estar de olho nesse tipo de situação, pois isso não é bem-visto pelo Google. Quando duas páginas de um site direcionam para o mesmo termo, o buscador entende que aquele conteúdo é duplicado ou plagiado. Dessa forma, ele não o coloca entre as melhores posições na SERP, por imaginar que esse tipo de material não irá causar uma boa experiência para o usuário.

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