Topic clusters e tudo o que eles podem fazer pelo seu site

Entenda o que são os topic clusters, a forma de organização do conteúdo que está dominando as estratégias de SEO.

Publicado em: 6 de novembro de 2023
Atualizado em: 23 de julho de 2024

A forma como nos comunicamos está em constante evolução e isso não é diferente quando falamos sobre como procuramos informações nos principais buscadores. Há alguns anos, se você quisesse fazer uma pesquisa no Google, era necessário usar palavras bem específicas e se errasse um caractere, por exemplo, podia ter um resultado totalmente aleatório.  

Hoje, as coisas mudaram e as plataformas estão investindo para que os resultados sejam orientados pela intenção de busca do usuário, não apenas por uma palavra-chave. E, por conta disso, os topic clusters estão super em alta dentro das estratégias de SEO que buscam pela otimização de sites

Não entendeu o que uma coisa tem a ver com a outra? Vamos te explicar melhor! 

Nesse momento, se você jogar qualquer palavra nos buscadores, o sistema vai se esforçar para entender o que você quis dizer. Os resultados dessa busca não são mais tão engessados como antes. Na prática, é como se você estivesse dialogando com o site.  

Sugiro que você acompanhe um teste conosco para compreender melhor. 

Abaixo, fizemos a busca “fone d egatinho” e o Google automaticamente corrigiu o termo digitado incorretamente, pois entendeu o que queríamos dizer. Por isso, os resultados que aparecem são para “fone de gatinho”.

print google pesquisa fone de gatinho

Com essa mudança de comportamento dos buscadores, não é mais tão inteligente focar apenas em uma palavra-chave. Elas continuam sendo elementos essenciais para o ranqueamento, mas as técnicas de SEO devem ir além. Nesse contexto, o topic cluster surge como uma forma de organização de conteúdos úteis e relevantes

Se você ainda não conhece essa estratégia de SEO ou deseja se aprofundar, está no lugar certo. Neste mini guia, você irá aprender o que são topic clusters, sua importância para a otimização para mecanismos de busca e como você pode implementá-los de forma eficaz no seu site.

Boa leitura! 

O que são topic clusters?

Você já compreendeu a importância de novas estratégias de SEO e que o topic cluster é uma das grandes apostas do momento. Mas afinal, o que é topic cluster? 

Na tradução literal, “topic” significa “tópico” e “cluster” é “grupo”, ou seja, estamos falando sobre grupos de conteúdos que se organizam em torno de um assunto principal. Essa técnica consiste em três elementos indispensáveis que atuam de forma interconectada: 

  • Conteúdo pilar;
  • Clusters (páginas satélites);
  • Linkagem interna.

Então, o topic cluster é uma estratégia que envolve criar um conteúdo interconectado e abrangente em torno de um tópico central. Ele se difere das técnicas tradicionais de SEO que visavam a otimização de páginas individuais para palavras-chave específicas. 

Veja abaixo como o topic cluster se organiza na prática:

estrutura topic cluster

Essa estrutura de conteúdo em teia bem organizada ajuda os motores de busca a reconhecer a importância das suas páginas, melhorando seus resultados nas pesquisas. 

Se você ainda está se sentindo um pouco perdido, pode ficar tranquilo, pois vamos estabelecer um exemplo prático para te explicar tudo! 

Pense no seu site como uma biblioteca. Antes, com as estratégias SEO tradicionais, o objetivo era otimizar cada livro (ou página da web) da biblioteca para uma palavra-chave específica.

Por exemplo, um livro “receitas de sobremesas” poderia estar otimizado para a palavra-chave "receitas de bolo de chocolate". E nessa técnica cada livro funcionava como uma entidade separada e otimizada individualmente. 

Mas com o topic cluster, em vez de ter livros (ou páginas da web) individuais otimizados para palavras-chave isoladas, você cria uma estrutura de conteúdo abrangente e interligada em torno de um tópico central, chamado de conteúdo pilar

Esse tópico central é como o núcleo da sua estratégia. Nele, há um conteúdo abrangente que aborda o tópico de forma completa. No caso da biblioteca, o tópico central seria uma seção específica para agrupar todos os livros de “receitas de sobremesas”.

E aqui está o pulo do gato do topic cluster. Em torno do tópico central, você cria várias páginas relacionadas, conhecidas como páginas satélites. Elas são responsáveis por aprofundar aspectos específicos do tópico central. 

Continuando com o exemplo da biblioteca, dentro da seção “receitas de sobremesas”, haveriam livros (as páginas satélites) sobre: 

  • "Receitas de Bolos";
  • "Receitas de Tortas";
  • "Sobremesas Sem Açúcar";
  • “Doces Veganos”;
  • Entre vários outros.

Essas páginas satélites são interconectadas de forma lógica, com links que as vinculam à página principal. Dessa forma, fica mais fácil para os motores de busca seguir esses links e entender que essas páginas fornecem informações complementares e detalhadas sobre o tópico central

Assim, cria-se um ecossistema de informações no seu site, onde cada página ajuda a preencher as lacunas deixadas pelas outras, oferecendo uma visão completa do tópico.

O que topic clusters têm a ver com SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de práticas feitas para melhorar a classificação do seu site nas páginas de resultados dos motores de busca, como o Google. Um dos elementos mais importantes para o SEO é a criação de conteúdo organizado eficiente, uma vez que os motores de busca valorizam sites fáceis de rastrear e entender. 

Então, o topic cluster entra no SEO como uma estratégia de organização inteligente que oferece aos motores de busca uma visão aprofundada e bem estruturada do seu conteúdo.

Além disso, como falamos no início deste artigo, os motores de busca estão cada vez aprimorando seus algoritmos para priorizar a intenção de busca dos usuários. Para isso, o contexto em que um conteúdo se insere é muito importante. E é justamente esse o maior benefício do topic cluster para o SEO: contextualização.

Por que é importante ter topic clusters no seu site?

Agora que você já entendeu o que é um topic cluster e qual a relevância dele dentro do SEO, vamos explicar porque é importante tê-lo em seu site. Essa estratégia pode ajudar a otimizar a visibilidade e o sucesso do seu site.

Organização

O principal ponto quando falamos de topic clusters é a organização! Já pensou chegar em uma biblioteca toda fora de ordem? Isso poderia até te fazer desistir de ler um livro, por exemplo. 

A criação de conteúdo para sites funciona da mesma forma, por isso, o topic cluster pode ser um divisor de águas na otimização de páginas da internet. 

Ao criar um pilar central que abrange um tópico amplo e vincula várias páginas secundárias a ele, você estabelece uma estrutura clara e lógica. Dessa maneira, tanto os visitantes quanto os motores de busca são beneficiados. 

Qualidade para SEO

Como explicamos acima, o topic cluster tem relação direta com os resultados de SEO. Isso acontece porque os motores de busca priorizam a entrega de resultados de alta qualidade para os usuários. 

E com essa técnica de tópicos interligados, é possível adquirir maior relevância e credibilidade. A partir do momento que seu site vira uma fonte confiável de informações sobre um tópico específico, os motores de busca o classificam como uma referência. Isso acaba melhorando a visibilidade do site e, consequentemente, aumenta a probabilidade de aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. 

Criação de conteúdo direcionada

Usando o topic cluster, dificilmente você irá desviar os conteúdos específicos ao seu público-alvo. Na verdade, com as páginas satélites, é possível atender a diferentes intenções de pesquisa dos usuários. Por isso, fica mais fácil criar no conteúdo respostas direcionadas para consultas específicas. 

Essa estratégia ajuda a melhorar a satisfação do usuário, o que pode resultar em taxas de conversão mais altas. Isso acontece porque os visitantes encontrarão exatamente o que estão procurando ao buscar no Google, Bing, Yahoo ou outros. 

Maior engajamento

Quando você oferece um conteúdo completo no seu site, os leitores encontram todas as informações relevantes sobre o tópico central. Imagine entrar em um site que responde a todas suas necessidades sobre um assunto… Isso te faria passar mais tempo explorando suas páginas, certo? 

O topic cluster pode gerar um maior tempo de permanência no site e menor taxa de rejeição. Além disso, um conteúdo completo e informativo é provável de ser compartilhado nas redes sociais e outros canais on-line.

Sem contar que o tempo de permanência também é um fator de ranqueamento no Google. Além disso, quanto maior a retenção de usuários em seu site, maiores são as chances de conversão!

Como elaborar um topic cluster?

Para elaborar um topic cluster estratégico, você precisará de uma abordagem estruturada e bem planejada. 

A Experta organizou alguns pontos centrais para te explicar como dar o pontapé inicial nessa criação! Vamos lá?

como fazer topic cluster

Tema central

O tema central no topic cluster funciona como o ponto de partida, ou seja, é aquele que abrange os principais interesses da sua audiência. 

Então, na hora de criar um topic cluster, pense em temas diretamente ligados ao seu negócio, focando na sua estratégia de ranqueamento e conversão. Qual assunto seu público mais consome em seu site? Quais conteúdos geram maior conversão de leads?

Vamos pensar em mais um exemplo: o tema central sendo “fitness e saúde”. Perceba como esse assunto é vasto e pode compreender muitos aspectos de saúde e bem-estar. 

É importante que, com esse tema central, seja possível desenvolver vários tópicos subsequentes de conteúdo. Ou seja, precisa ser um tema bem amplo para que você possa destrinchá-lo nos conteúdos pilares com mais detalhes.

Para chegar nesse tema, você precisa pensar em: 

Considerar o público/persona

Levar a sua audiência em conta é indispensável. Pergunte a si mesmo: Quem é o público-alvo do meu site? Quais são os interesses, necessidades e perguntas específicas que eles têm em relação ao tema central?

No tema central “fitness e saúde”, nossa persona pode ser alguém interessado em melhorar a saúde ou adotar um estilo de vida saudável, por exemplo.

Escolher o formato

Essa é uma dúvida muito comum na hora de criar uma página pilar, até porque não há uma regra a ser seguida. Os formatos mais comuns são: landing page ou blog post.

Na landing page, você pode criar uma estrutura bem visual, basta ter uma introdução sobre o tema central e dispor as páginas satélites como achar melhor. Confira um exemplo da Experta:

print experta topic cluster backlinks

Neste topic cluster sobre backlinks, fizemos uma breve introdução sobre o tema e logo abaixo linkamos blog posts relacionados. Para deixar ainda mais completo, no final da página, há uma FAQ com as principais dúvidas sobre backlinks.print faq backlinks

Você também pode transformar um blog post em um conteúdo pilar, o próprio WordPress te dá essa opção na hora de publicar um artigo. Neste caso, os clusters vão aparecer por meio da linkagem interna. Então, todas páginas pilares devem ter um link direcionando para a página pilar e vice-versa. Se você conseguir linkar os clusters entre si, melhor ainda.

Ter todas as informações

Outro passo importante é reunir todas as informações através de uma pesquisa aprofundada sobre o tema central. Imagine que precisará se tornar um especialista em tendências fitness para conseguir colocar esse topic cluster em prática. 

Lembrando que pesquisas aprofundadas não incluem apenas as buscas na internet, mas também em livros, outros sites de referência do mesmo nicho, notícias de jornais ou até mesmo entrevistas com especialistas.

Por se tratar de um conteúdo bem abrangente, também é importante ficar atento a possíveis novidades sobre o assunto. Mantenha seu topic cluster sempre atualizado!

Idealizar temas satélites

Os temas satélites são aqueles tópicos mais específicos que se relacionam diretamente com o tema central. É como se você precisasse desmembrar o tema maior em pequenos assuntos relacionados. Eles ajudam a aprofundar e expandir o conteúdo do tema central.

No exemplo de tema fitness que estamos pensando, os temas satélites podem incluir: 

  • Exercícios de cardio; 
  • Alimentação saudável; 
  • Gestão de peso;
  • Treinamento de força;
  • Saúde mental.

E por aí vai.

Atenção: na hora de definir seus clusters, pense em tópicos relevantes para seu público, não foque apenas na palavra-chave.

Para isso, considere o perfil dos seus clientes. Quais são suas principais dúvidas e problemas? Como a minha solução pode ajudá-los?

No caso dos clusters, você também tem a opção de criar landing pages ou blog posts. Mas, por se tratar de um contexto mais extenso e detalhado, o blog post pode ser melhor de visualizar e organizar todas essas informações. Além disso, ele permite intercalar o texto com outros formatos, como imagens, infográficos, vídeos e áudios complementares.

Palavras-chave para topic cluster

Pronto, você chegou ao tema central e definiu todos os satélites. Qual é o próximo passo? 

Falamos que as palavras-chave sozinhas não são uma estratégia inteligente, mas elas ainda são indispensáveis em qualquer conteúdo. Na verdade, essa é uma etapa importante e você pode usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave para encontrar os termos mais relevantes (Ahrefs, SEMrush e Ubersuggest são algumas das ferramentas mais populares para isso). 

Para o tópico central, escolha uma palavra-chave head tail que seja abrangente e com alto volume de busca. Por exemplo, “fitness e saúde”. Apesar da grande concorrência para ranqueamento, é este tipo de palavra-chave que permite que os conteúdos pilares sejam mais específicos e detalhados.

Desse modo, para os clusters, você deve optar por palavras-chave long tail, as quais são mais específicas e possuem menor volume de busca. Elas ainda possuem maior oportunidade de ranqueamento, visto que o leitor já definiu melhor sua intenção de busca.

Por exemplo, dentro do nosso tema satélite “Exercícios de cardio”, você pode identificar os seguintes termos: 

  • Benefícios do treino cardiovascular;
  • Exercícios para queimar calorias;
  • Importância do cardio na saúde;
  • Melhores exercícios de cardio;
  • Rotina de treino cardiovascular.

Nesse caso, a estrutura do topic cluster seria assim:estrutura topic cluster fitness e saúde

Elaborar conteúdo de qualidade

Com tudo organizado e pensado, chegou a hora de começar a elaborar seu conteúdo. Vamos escolher o tema “Exercícios de cardio” como cluster para que você entenda melhor como desenvolver este conteúdo.

Uso estratégico da palavra-chave

Para esse tema, existem inúmeras possibilidades de palavras-chave que podem ser aplicadas e gerar um ótimo ranqueamento para o seu site. Mas é importante escolher aquela que terá mais contexto dentro do conteúdo, pois não adianta jogar as palavras de forma aleatória. 

Em nosso exemplo, podemos escolher o termo “rotina de treino cardiovascular”. Viu, como é fácil imaginar essa frase dentro do seu conteúdo de forma relevante? 

Direto, objetivo e com informações verídicas

Outra dica é manter seu conteúdo direto e objetivo, evitando informações enganosas ou excesso de informações que podem confundir os leitores. 

Se você vai criar um conteúdo sobre exercícios de cardio, tente buscar fontes confiáveis, como um personal trainer experiente ou até mesmo um cardiologista. 

Lembre-se: sua credibilidade é importante!

Atenção às imagens e suas legendas

Esse ponto pode passar despercebido por muitas pessoas, mas o uso de imagens na otimização de sites desempenha um papel importante na experiência do usuário

Procure sempre checar se as imagens se relacionam com o conteúdo e inclua legendas informativas. Por exemplo, no conteúdo sobre "exercícios de cardio", as imagens podem mostrar as técnicas corretas de execução das atividades.

Links internos inteligentes

Não é só de backlinks que um site vive!

Chegamos em um dos passos mais importantes para a estratégia de topic clusters, a linkagem interna! Para quem trabalha com SEO, esse termo já é comum no dia a dia, mas se você não conhece, vamos te explicar. 

Os links internos ou hyperlinks são aqueles que conectam uma página a outra dentro de um mesmo site. Eles são usados para criar uma rede de informações interconectadas, permitindo que os visitantes naveguem por conteúdos direcionados. 

Observação: note que os links internos são diferentes dos backlinks, já que os backlinks são os links externos que o seu domínio recebe de outros sites.

Dentro do topic cluster, os links internos são fundamentais para estabelecer a interconexão das páginas satélites com o conteúdo pilar e entre si. Assim, você está ajudando seus leitores a explorar tópicos relacionados de uma maneira simples e lógica, além de mostrar aos mecanismos de busca que estes conteúdos são complementares.

Dessa forma, dentro do conteúdo pilar deve haver um link para cada página satélite e vice-versa, ou seja, os clusters devem linkar para o pilar de volta. Assim, o Google entende que esses conteúdos são complementares entre si e, portanto, uma fonte de informação mais completa e organizada.

Mas como inserir os links certos? 

Ao linkar o conteúdo pilar, lembre-se de usar o texto-âncora exato. No nosso exemplo, o texto-âncora seria “fitness e saúde”. Isso significa que este termo deve aparecer em todas as páginas satélites com o link do pilar.

Já na linkagem dos clusters, utilize variações de texto-âncora e explore as opções de CTA (call to action). Dentro do pilar, você não terá espaço suficiente para desenvolver o assunto por completo, então, foque em CTAs chamativos para atrair o visitante. 

Isso deve ser feito obrigatoriamente dentro da página pilar, mas será ainda melhor se conseguir linkar as páginas satélites entre si.

Você deve considerar se o link vai direcionar seu leitor para um conteúdo que seja útil para ele. Vamos seguir o nosso exemplo de “exercícios cardio”; esse é um dos nossos conteúdos satélites. 

Imagine que, dentro dele, você pode inserir links para as outras páginas satélites relevantes sempre que mencionar tópicos relacionados. Por exemplo, quando estiver citando os benefícios do treino cardiovascular, você pode incluir um link direto para a página “benefícios do treino cardiovascular”. Esse é um tópico muito útil para quem deseja saber mais sobre esse assunto de forma geral e assim seu leitor continuará no seu site por mais tempo. 

Não se esqueça das URLs

Considerando que o foco de um topic cluster é a organização, não podemos deixar a estrutura das URLs de lado. 

Por exemplo, em nosso topic cluster de backlinks, temos:

  • URL do conteúdo pilar: expertamedia.com.br/backlinks
  • URL das páginas pilares:
    • expertamedia.com.br/backlinks/o-que-sao-backlinks
    • expertamedia.com.br/backlinks/comprar-backlinks
    • expertamedia.com.br/backlinks/backlinks-de-qualidade

Percebe como são URLs amigáveis e fáceis de compreender? Lembrando que este também é um fator que o Google considera para o ranqueamento.

Como metrificar os resultados do topic cluster?

Depois que os conteúdos estão publicados de acordo com as técnicas do topic cluster, é importante observar seu impacto. Saber analisar as métricas é indispensável para a otimização do seu site. Existem algumas formas de metrificar esses resultados: 

  • Acompanhar o tráfego com ferramentas de análise como Google Analytics;
  • Monitorar as mudanças das posições de palavras-chave;
  • Observar a taxa de conversão;
  • Acompanhar o tempo no site a taxa de rejeição;
  • Analisar os backlinks e compartilhamentos;
  • Conferir o posicionamento nas páginas de resultados de pesquisa.

Experta é a escolha certa!

Produzir conteúdos através da estratégia de topic clusters não é nada simples. Na verdade, requer muita análise e um aprendizado contínuo. 

Mas fique tranquilo, pois a Experta é a escolha certa para você! 

Somos uma plataforma de serviços digitais que impulsiona e sustenta resultados no Google. As soluções incluem link building, SEO, assessoria de imprensa digital e gestão de blogs, ferramentas imprescindíveis para o seu sucesso. 

Então, está esperando o quê? Contrate agora uma agência de link building

Escolha a Experta! 

CONFIRA TAMBÉM