O que é SEO (Search Engine Optimization)? Entenda de uma vez por todas

Entenda de uma vez por todas o que é esse tal de SEO que todos amam no mundo do marketing.

Última atualização:

3 de outubro de 2023

Flávia Crizanto
Últimos posts por Flávia Crizanto (exibir todos)
Índice

    Você começou o seu próprio negócio e sabe que ter um site é um passo fundamental para atrair mais clientes. Por isso, comprou um domínio, escolheu um pacote de hospedagem, criou um layout e colocou o site no ar. Desse momento em diante, você passou a se interessar cada vez mais por formas de fazer com que as pessoas cheguem até o seu site e até está pensando em contratar uma agência de SEO.

    O que é SEO?

    Search Engine Optimization, Otimização para Motores de Busca ou simplesmente SEO é um conjunto de técnicas aplicadas dentro ou fora de um site, com o objetivo de torná-lo mais facilmente encontrável por quem busca o conteúdo que ele tem a oferecer.

    Pense por um segundo na quantidade de sites presentes na internet hoje em dia. Uma infinidade, não é mesmo? Quando uma pessoa comum, como eu e você, vai em busca de uma informação na internet, dois caminhos se apresentam:

    • Digitamos o endereço do site que queremos acessar ou
    • Realizamos uma pesquisa, por meio de palavras-chave (no Google, por exemplo) que resumem aquilo que queremos encontrar.

    A otimização SEO está diretamente ligada a esse segundo ponto. Quando acessamos um buscador, digitamos (ou mesmo falamos) o que queremos achar e apertamos enter, em poucos segundos, uma extensa lista de resultados se abre na nossa frente.

    Essa é uma prática comum para a maioria das pessoas atualmente. Mas você já se perguntou como é definida a ordem de aparição desses resultados? Já notou que esses resultados podem ser mais gerais ou específicos, de acordo com região em que a busca está sendo feita ou a sua localização?

    Sugerimos que você leia nosso dicionário de SEO, caso não esteja familiarizado com os termos técnicos, antes de prosseguir com a leitura deste artigo.

    Entender a otimização SEO pode deixar todas essas questões mais compreensíveis. Veja no vídeo a seguir:

    Se você trabalha com um negócio que atende determinadas regiões, vale muito a pena se aprofundar no SEO local para melhorar sua estratégia e, consequentemente, seus resultados. Não se esqueça!

    A gente sabe que o processo de se construir uma estratégia de SEO não é algo barato e que, se ele não te ajuda a conseguir mais clientes, esse investimento pode ficar comprometido. Esta é uma das principais dores que escutamos sendo uma consultoria em SEO e agência de link building.

    É tentando obter resultados com seus sites que maioria das pessoas conhece o SEO (Search Engine Optimization). As técnicas são fundamentais para que um site se destaque em meio a tantos outros e entre no radar dos clientes de forma natural e orgânica.

    Se você está nesse caminho, vamos explicar de forma definitiva o que é SEO e como é possível trabalhar seus conceitos para conquistar uma presença digital mais sólida.

    Neste post, você vai descobrir:

    • O que é SEO
    • A diferença entre SEO on-page e SEO off-page
    • As otimizações que fazem diferença para o seu site

    Confira também nosso Guia de SEO:

    Para que serve o SEO?

    As técnicas de otimização SEO permitem ao Google, que trabalha por meio de algoritmos, a entender exatamente sobre qual assunto um site. A partir desse ponto, ele busca fazer o cruzamento de dados perfeito entre o termo de busca utilizado na pesquisa e o resultado apresentado ao usuário. Quanto melhor ele consegue responder essa demanda, apresentando conteúdos de qualidade para quem está por trás da tela, mais ele garante que aquele usuário vá repetir essa ação sempre que estiver procurando alguma informação. Para quem possui um site, as técnicas de SEO servem para adequá-lo a essas buscas.

    Na prática, o resultado dessas ações está na ascensão do site na página de resultados do Google, conhecida como SERP (Search Engine Results Page). O que os profissionais de marketing digital já sabem, mas talvez você não saiba, é que, quanto mais alto for o posicionamento de um site nesse ranking de resultados, maior a chance de o usuário clicar nele. É assim que a popularidade do site começa a aumentar. Logo será possível mensurar a quantidade de visitas e de conversões (como as vendas) obtidas de forma orgânica (sem pagar anúncios).

    SEO on-page e SEO off-page: definições e diferenças

    As técnicas SEO podem ser aplicadas tanto dentro, quanto fora de um site.

    SEO on-page

    Diz respeito a todas as adequações que são feitas dentro do domínio para que o Google entenda perfeitamente do se trata o site.

    SEO on-page abrange desde a parte técnica do site, como a plataforma escolhida para a hospedagem e a otimização para dispositivos móveis, até detalhes semânticos, que devem se basear no volume de buscas de palavras-chave referentes ao seu negócio. Estamos falando das URL's e títulos das páginas e dos conteúdos que elas abrigam.

    SEO off-page

    Como você deve estar imaginando, tem a ver com ações que acontecem fora do domínio, mas que trazem benefícios a ele. Acontece que o Google também leva em consideração - e muito - o relacionamento entre os sites, expresso por meio de links. O link building é a principal técnica de SEO off-page.

    Saiba mais sobre a diferença entre SEO on-page e SEO off-page.

    Como melhorar o SEO do meu site e o que não fazer?

    Você chegou até aqui já sabendo o que é SEO e como ele é importante para fazer com que o seu público vá até você. A seguir apresentaremos algumas boas práticas que você deve aplicar para que os resultados comecem a aparecer. Mas antes de continuar, precisamos te alertar.

    Nem todo esforço em SEO é válido. Existem também más práticas, como o Black Hat SEO, que você não deve utilizar na sua estratégia. Nós também não recomendamos PBN (Private Blogs Network), pois acreditamos ser uma prática mal vista no mercado.

    Para você ficar ainda mais por dentro do que não fazer, recomendamos a leitura do nosso artigo 10 erros de SEO para você não cometer.

    Agora que você já está ciente das más práticas, vamos a 3 otimizações que vão ajudar a levar o seu site ao topo:

    Arquitetura do site

    Organizar como as informações de um site serão apresentadas é importante para uma melhor experiência do usuário.

    Os algoritmos do Google fazem uma verdadeira varredura de tempos em tempos nos sites, para atualizar o ranking de resultados. Um dos fatores que ele observa dentro de um site é a sua estrutura, ou seja, a forma como o seu site é organizado em páginas. O ideal aqui é que todas as páginas do seu site sejam interligadas por meio de links, de modo que o usuário navegue de maneira fluida entre elas (sem precisar voltar à página inicial, por exemplo).

    Conteúdo otimizado

    Uma boa otimização em um conteúdo minimamente precisa ter o texto de qualidade, imagens otimizadas e heading tags adequadas.

    Quando falamos de SEO aplicado a conteúdo em sites, logo pensamos na presença de palavras-chave, que precisa ser orgânica. Ou seja: nada de repetir os termos exaustivamente pensando em impressionar. Esse truque até funcionava até pouco tempo atrás, mas hoje em dia pode render o efeito contrário. Para não cometer este erro, produza um conteúdo claro, informativo, original e encontre as palavras-chave certas através de ferramentas como o Keyword Planner. Pense sempre em ajudar a quem lê.

    Um bom conteúdo é aquele capaz de informar tanto às pessoas que visitam o seu site e também aos robôs do Google sobre o que se trata suas páginas. Dentro desse cenário, você pode unir o útil ao agradável aplicando SEO nas estratégias de Marketing de Conteúdo.

    Importante ressaltar que, quando falamos de conteúdo, temos a tendência de pensar no texto otimizado para SEO, mas é importante também lembrar das imagens. É preciso ter em mente que no SEO o uso de imagens na otimização de sites é bastante relevante.

    Link building

    É por meio do link building que se constrói um dos fatores de mais peso para o SEO: a autoridade do site. Essa técnica consiste em construir relacionamentos com outros sites, por meio de links, e mostra ao Google que seu site é uma referência no assunto que aborda. O raciocínio é simples: quanto mais sites apontando links para o seu site, maior é a sua autoridade e mais peso ele terá quando o Google tiver que decidir quem ocupará uma posição mais privilegiada na página de resultados.

    Existem várias possibilidades que uma agência de link building oferece para o seu site. Apesar disso, é preciso colocar em prática as estratégias básicas de link building para SEO primeiro. Só depois ter a base da sua estratégia estruturada é que explorar técnicas mais avançadas é recomendado.

    Conclusão

    Se você deseja que o seu site seja mais que um cartão de visitas e comece a trabalhar por você, é preciso aproveitar todo o seu potencial. Cuidar do SEO já não é mais uma opção para quem deseja conquistar uma posição de destaque. Seus concorrentes estão fazendo isso. Comece agora mesmo!

    Fundadora de Experta, jornalista e professora.
    Publicado em 3 de agosto de 2020 | Atualizado em 3 de outubro de 2023
    Categoria

    CONFIRA TAMBÉM

    CONFIRA TAMBÉM