Dicionário de SEO: 43 termos técnicos para você não esquecer mais

Se você está entrando agora no mundo do SEO, pode acabar se confundindo com os diversos termos que existem. Por isso, criamos um dicionário completo especialmente para você!

Última atualização:

7 de março de 2024

Natasha Caminha
Índice

    Natasha Caminha

    O nome Search Engine Optimization pode assustar logo de primeira, já que oficialmente utilizamos o termo em inglês. Para facilitar, adotamos a sigla SEO. Em português, Otimização para Motores de Busca. 

    No universo do SEO existem diversos termos técnicos. Muitos em inglês, outros já são usados na sua tradução para o português comumente, mas o significado pode ainda não ser totalmente claro para todo mundo. 

    Por isso, listamos abaixo os principais conceitos que você precisa conhecer.

    Alt de Imagem ou Alt Text

    ilustração de um campo de alt text preenchido
    fonte: freepik.com

    Campo inserido nas imagens conhecido como texto alternativo. É um fator de ranqueamento, além de ser importantíssimo para pessoas com deficiência visual, já que o conteúdo desse campo pode ser lido por dispositivos de áudio.

    AMP (Accelerate Mobile Pages)

    vetor mobile
    fonte: freepik.com

    É um formato de página otimizada para um carregamento simplificado. O objetivo é atender ao Postconceito de Mobile First, no qual a arquitetura e o desenvolvimento são direcionados aos dispositivos móveis e, em seguida, aos desktops.

    Arquitetura da informação

    domínio web
    existe uma infinidade de sites na web e os domínios nos ajudam a identificá-los e acessá-los mais rapidamente

    Organização das seções, categorias e subcategorias de um site. Uma boa arquitetura colabora para uma melhor navegação dos bots do Google. 

    Atributo do link

    atributo de link
    Um dos atributos é o “nofollow”, inserido no código HTML (a tag “nofollow” junto ao link), que indica ao Google que ele não deve segui-lo

     

    Um atributo descritivo anexado a um hiperlink para definir o tipo do link ou a relação entre link de origem e de destino. 

    Sugerimos a leitura do nosso artigo “Mudanças e novos atributos de links: nofollow, sponsored, UGC” para você ficar por dentro das mudanças ocorridas em 2020 nos atributos de links. 

    Autoridade de domínio

     

    Autoridade de domínio é uma medida qualitativa que está relacionada à visibilidade e a classificação de um site nos mecanismos de busca. Os algoritmos do Google consideram diversos fatores para determinar o nível de autoridade de um site na Web, com base, principalmente, na qualidade do conteúdo e na relevância dos links que apontam para ele.

    Atualizações do Google

    vetor da logo do Google
    fonte: freepik.com

    refere-se a mudanças que o Google faz em seus algoritmos e que podem impactar no ranqueamento de um site. As grandes atualizações possuem nomes como: Panda, Penguin, Hummingbird e muitos outros.

    Backlinks

    ilustração do que são backlinks
    ilustração por Experta Media

    São links que outros sites enviam para o seu site ou página. A linkagem entre páginas tem um papel importante. Pode-se dizer que os backlinks organizam a Internet ajudando a transformá-la em um ambiente coeso.

    Black Hat

    ilustração de uma página com sinal vermelho de proibido
    fonte: freepik.com

    Técnicas e ações para ranquear um site que vão contra as orientações do Google. Em determinadas situações, o black hat por parte dos motores de busca. 

    CMS (content management system)

    Sistema de gerenciamento de conteúdo. Um exemplo famoso de CMS é o WordPress. Um CMS permite criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo na internet,  permitindo que o mesmo seja modificado, removido e adicionado sem a necessidade do conhecimento da linguagem HTML de marcação.

    Canonical tag

    exemplo de canonical tag
    fonte: https://moz.com

    É uma tag de link HTML com o atributo rel = canonical. Uma tag canonical permite que você informe aos mecanismos de pesquisa que certas URLs possuem conteúdo semelhantes e informa qual deve ser levada em consideração. É fundamental para que o Google não considere alguns conteúdos como duplicados. 

    Densidade de palavras-chave

    tela representando busca de palavra-chave em buscador online
    fonte: freepik

    Refere-se a porcentagem ou mensuração de quantas vezes um determinado termo é inserido em um conteúdo. 

    Description / Meta description

     

    meta description resultados agencia de link building experta media
    exemplo de metas descriptions de 2 resultados de pesquisas de 2 páginas da Experta Media para “agencia de link building”

    Não é considerado um fator de ranqueamento. É um texto resumido que tem a intenção de mostrar o assunto da página ranqueada. É muito relevante, pois, muitas vezes, irá determinar se o usuário se interessará pelo assunto e se clicará ou não em sua página/site.

    Domínio

    domínio web
    existe uma infinidade de sites na web e os domínios nos ajudam a identificá-los e acessá-los mais rapidamente

    É o endereço do de um site. Exemplo: expertamedia.com.br

    Fatores de ranqueamento

    ranqueamento web
    os fatores de classificação contribuem para melhorar o ranqueamento

    São elementos que o Google leva em consideração ao determinar a posição de um URL/página nos resultados da pesquisa. Existem muitos fatores de classificação e eles consideram tanto os fatores técnicos de um site, quanto a relação com outros sites. 

    Follow

    linkagem interna
    fonte: freepik.com

    Atributo que indica aos robôs que eles devem seguir para origem de destino de um link e contar o link como fator de autoridade.

    Headings

    organizando heading tags no texto
    as heading tags organizam a hierarquia das informações no texto

    Também conhecidas como H1, H2, H3. São tags HTML utilizadas para destacar títulos e intertítulos de uma página.

    HTML

    vetor da representação de um código HTML
    HTML é a abreviação para a expressão HyperText Markup Language, em inglês, que significa “Linguagem de Marcação de Hipertexto” em português

    Linguagem utilizada na construção de páginas na Web.

    HTTPS/HTTP (Hyper Text Transfer Protocol Secure)

    url amigável
    fonte: freepik.com

    São protocolos de comunicação para transferência de dados, garantindo a segurança dos dados enviados e recebidos pelo usuário. 

    Indexar – Indexação

    indexar na web
    a indexação na web diz respeito ao conteúdo de um site ou da Internet como um todo.

    Processo no qual as informações do rastreamento são salvas em um grande banco de dados, chamada de index.

    Keyword (palavra-chave)

    chave e lupa sob uma página de site
    fonte: freepik

    Refere-se ao  termo de busca que o usuário insere nos motores de buscas.  

    Long Tail

     

    As long tails, ou palavras-chave de cauda longa, são compostas por frases que geralmente contêm mais de três palavras. Elas são mais descritivas e específica.

    Link building

    vetor de um notebook ligado a outras páginas de sites
    fonte: freepik.com

    É o processo e estratégia de construção de backlinks vindo de outros sites.

    Saiba mais em: https://www.expertamedia.com.br/link-building/historia-link-building/

    Nofollow

    Sinal de vetor sinais de alerta de perigo de alta tensão isolado em um fundo branco
    fonte: freepik.com

    O código rel=”nofollow” indica que determinado link ou conteúdo não devem ser “seguidos” pelos bots do Google.

    Mecanismos de Busca

    Google mecanismo de busca motor de busca
    O Google é conhecido como o mecanismo de busca mais famoso do mundo

    São os sites como o Google que tem o objetivo de procurar por informações na web e entregar ao usuário. São chamados também de mecanismos de pesquisa ou  motores de busca.

    Otimização

    Todo o trabalho realizado para melhorar o ranqueamento de uma página ou de um conteúdo no Google.

    PageRank

    Métrica criada pela Google e utilizada pelo Google dentro do seu algoritmo para classificar a importância que um site ou página. O PageRank deixou de ser atualizado pelo Google há alguns anos e não deve ser usado como referência. 

    Penalidade ou penalização

    É a punição do Google para um site. Ocorre quando alguma ação que vai contra as suas diretrizes é cometida. 

    Ranqueamento

    Posicionamento alcançado pelo conteúdo nas páginas do Google.

    Redirecionamento ou Redirect

    Quando uma página da web é visitada em um determinado URL, ela muda para um URL diferente.

    Responsivo

    dispositivos responsivos
    é importante que os usuários tenham uma boa experiência com seu site de qualquer dispositivo

    É um site que se adapta a diferentes plataformas (celular, tablet, desktop)sem afetar a experiência do usuário.

    Resultados orgânicos

    São os resultados que aparecem nas páginas dos buscadores de forma natural e sem pagar.

    Robôs do Google ou GoogleBots

    robot txt
    fonte: freepik.com

    Também conhecido como spiders ou simplesmente bots, são um programa que navega sistematicamente na World Wide Web para indexar e classificar informações.

    SEO Off-page

    ilustração de um notebook com páginas saindo da tela
    fonte: freepik.com

    Estratégia de SEO que visa a construção de autoridade a partir do relacionamento com outros sites.

    Saiba mais em: https://www.expertamedia.com.br/seo/o-que-e-seo-off-page/

    SEO On-page 

    vetor de uma lupa em uma página de um site
    fonte: freepik.com

    Melhorias que fazemos no próprio site e conteúdo.

    Saiba mais em: https://www.expertamedia.com.br/seo/seo-on-page/

    SERP (Search Engine Results Page)

     

    ilustração da serp
    É em uma página semelhante a esta que seus resultados de busca são exibidos

    Página de resultados dos motores de busca.

    Sitemap

    sitemap
    fonte: freepik.com

    Trata-se literalmente do mapa do seu site, no qual você indica aos crawlers do Google quais páginas deverão ser indexadas.

    Tags

    Marcações específicas de que hierarquizam os conteúdos no site.

    Texto-âncora (anchor text)

    texto âncora
    fonte: freepik.com

    Quando você navega por um texto em uma página de um site, muitas vezes você se depara com um hiperlink clicável. Por exemplo este aqui: EXPERTA MEDIA. Como o hiperlink está na palavras EXPERTA MEDIA, chamamos esta expressão de texto-âncora.

    Title – Page Title

    É uma marcação HTML que mostra o título de uma página aos  buscadores.

    URL

    É um caminho de um conteúdo de  um site.

    301

    Redirecionamento permanente que transfere a relevância da página antiga para a nova.

    302

    Redirecionamento temporário.

    404

    Página de Erro. Devemos evitar ter muitos 404 no nosso site; há formas de otimizar a página de erro. Saiba mais aqui.

    CONFIRA TAMBÉM