Dicionário de SEO: 43 termos técnicos para você não esquecer mais

Fique por dentro dos principais termos técnicos usados na rotina de trabalho com o SEO.

O nome Search Engine Optimization pode assustar logo de primeira, já que oficialmente utilizamos o termo em inglês. Para facilitar, adotamos a sigla SEO. Em português, Otimização para Motores de Busca. 

No universo do SEO existem diversos termos técnicos. Muitos em inglês, outros já são usados na sua tradução para o português comumente, mas o significado pode ainda não ser totalmente claro para todo mundo. 

Por isso, listamos abaixo os principais conceitos que você precisa conhecer.

Alt de Imagem ou Alt Text

ilustração de um campo de alt text preenchido
fonte: freepik.com

Campo inserido nas imagens conhecido como texto alternativo. É um fator de ranqueamento, além de ser importantíssimo para pessoas com deficiência visual, já que o conteúdo desse campo pode ser lido por dispositivos de áudio.

AMP (Accelerate Mobile Pages)

vetor mobile
fonte: freepik.com

É um formato de página otimizada para um carregamento simplificado. O objetivo é atender ao Postconceito de Mobile First, no qual a arquitetura e o desenvolvimento são direcionados aos dispositivos móveis e, em seguida, aos desktops.

Arquitetura da informação

domínio web
existe uma infinidade de sites na web e os domínios nos ajudam a identificá-los e acessá-los mais rapidamente

Organização das seções, categorias e subcategorias de um site. Uma boa arquitetura colabora para uma melhor navegação dos bots do Google. 

Atributo do link

atributo de link
Um dos atributos é o “nofollow”, inserido no código HTML (a tag “nofollow” junto ao link), que indica ao Google que ele não deve segui-lo

 

Um atributo descritivo anexado a um hiperlink para definir o tipo do link ou a relação entre link de origem e de destino. 

Sugerimos a leitura do nosso artigo “Mudanças e novos atributos de links: nofollow, sponsored, UGC” para você ficar por dentro das mudanças ocorridas em 2020 nos atributos de links. 

Autoridade de domínio

 

Autoridade de domínio é uma medida qualitativa que está relacionada à visibilidade e a classificação de um site nos mecanismos de busca. Os algoritmos do Google consideram diversos fatores para determinar o nível de autoridade de um site na Web, com base, principalmente, na qualidade do conteúdo e na relevância dos links que apontam para ele.

Atualizações do Google

vetor da logo do Google
fonte: freepik.com

refere-se a mudanças que o Google faz em seus algoritmos e que podem impactar no ranqueamento de um site. As grandes atualizações possuem nomes como: Panda, Penguin, Hummingbird e muitos outros.

Backlinks

ilustração do que são backlinks
ilustração por Experta Media

São links que outros sites enviam para o seu site ou página. A linkagem entre páginas tem um papel importante. Pode-se dizer que os backlinks organizam a Internet ajudando a transformá-la em um ambiente coeso.

Black Hat

ilustração de uma página com sinal vermelho de proibido
fonte: freepik.com

Técnicas e ações para ranquear um site que vão contra as orientações do Google. Em determinadas situações, o black hat por parte dos motores de busca. 

CMS (content management system)

Sistema de gerenciamento de conteúdo. Um exemplo famoso de CMS é o WordPress. Um CMS permite criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo na internet,  permitindo que o mesmo seja modificado, removido e adicionado sem a necessidade do conhecimento da linguagem HTML de marcação.

Canonical tag

exemplo de canonical tag
fonte: https://moz.com

É uma tag de link HTML com o atributo rel = canonical. Uma tag canonical permite que você informe aos mecanismos de pesquisa que certas URLs possuem conteúdo semelhantes e informa qual deve ser levada em consideração. É fundamental para que o Google não considere alguns conteúdos como duplicados. 

Densidade de palavras-chave

tela representando busca de palavra-chave em buscador online
fonte: freepik

Refere-se a porcentagem ou mensuração de quantas vezes um determinado termo é inserido em um conteúdo. 

Description / Meta description

 

meta description resultados agencia de link building experta media
exemplo de metas descriptions de 2 resultados de pesquisas de 2 páginas da Experta Media para “agencia de link building”

Não é considerado um fator de ranqueamento. É um texto resumido que tem a intenção de mostrar o assunto da página ranqueada. É muito relevante, pois, muitas vezes, irá determinar se o usuário se interessará pelo assunto e se clicará ou não em sua página/site.

Domínio

domínio web
existe uma infinidade de sites na web e os domínios nos ajudam a identificá-los e acessá-los mais rapidamente

É o endereço do de um site. Exemplo: expertamedia.com.br

Fatores de ranqueamento

ranqueamento web
os fatores de classificação contribuem para melhorar o ranqueamento

São elementos que o Google leva em consideração ao determinar a posição de um URL/página nos resultados da pesquisa. Existem muitos fatores de classificação e eles consideram tanto os fatores técnicos de um site, quanto a relação com outros sites. 

Follow

linkagem interna
fonte: freepik.com

Atributo que indica aos robôs que eles devem seguir para origem de destino de um link e contar o link como fator de autoridade.

Headings

organizando heading tags no texto
as heading tags organizam a hierarquia das informações no texto

Também conhecidas como H1, H2, H3. São tags HTML utilizadas para destacar títulos e intertítulos de uma página.

HTML

vetor da representação de um código HTML
HTML é a abreviação para a expressão HyperText Markup Language, em inglês, que significa “Linguagem de Marcação de Hipertexto” em português

Linguagem utilizada na construção de páginas na Web.

HTTPS/HTTP (Hyper Text Transfer Protocol Secure)

url amigável
fonte: freepik.com

São protocolos de comunicação para transferência de dados, garantindo a segurança dos dados enviados e recebidos pelo usuário. 

Indexar – Indexação

indexar na web
a indexação na web diz respeito ao conteúdo de um site ou da Internet como um todo.

Processo no qual as informações do rastreamento são salvas em um grande banco de dados, chamada de index.

Keyword (palavra-chave)

chave e lupa sob uma página de site
fonte: freepik

Refere-se ao  termo de busca que o usuário insere nos motores de buscas.  

Long Tail

 

As long tails, ou palavras-chave de cauda longa, são compostas por frases que geralmente contêm mais de três palavras. Elas são mais descritivas e específica.

Link building

vetor de um notebook ligado a outras páginas de sites
fonte: freepik.com

É o processo e estratégia de construção de backlinks vindo de outros sites.

Saiba mais em: https://www.expertamedia.com.br/link-building/historia-link-building/

Nofollow

Sinal de vetor sinais de alerta de perigo de alta tensão isolado em um fundo branco
fonte: freepik.com

O código rel=”nofollow” indica que determinado link ou conteúdo não devem ser “seguidos” pelos bots do Google.

Mecanismos de Busca

Google mecanismo de busca motor de busca
O Google é conhecido como o mecanismo de busca mais famoso do mundo

São os sites como o Google que tem o objetivo de procurar por informações na web e entregar ao usuário. São chamados também de mecanismos de pesquisa ou  motores de busca.

Otimização

Todo o trabalho realizado para melhorar o ranqueamento de uma página ou de um conteúdo no Google.

PageRank

Métrica criada pela Google e utilizada pelo Google dentro do seu algoritmo para classificar a importância que um site ou página. O PageRank deixou de ser atualizado pelo Google há alguns anos e não deve ser usado como referência. 

Penalidade ou penalização

É a punição do Google para um site. Ocorre quando alguma ação que vai contra as suas diretrizes é cometida. 

Ranqueamento

Posicionamento alcançado pelo conteúdo nas páginas do Google.

Redirecionamento ou Redirect

Quando uma página da web é visitada em um determinado URL, ela muda para um URL diferente.

Responsivo

dispositivos responsivos
é importante que os usuários tenham uma boa experiência com seu site de qualquer dispositivo

É um site que se adapta a diferentes plataformas (celular, tablet, desktop)sem afetar a experiência do usuário.

Resultados orgânicos

São os resultados que aparecem nas páginas dos buscadores de forma natural e sem pagar.

Robôs do Google ou GoogleBots

robot txt
fonte: freepik.com

Também conhecido como spiders ou simplesmente bots, são um programa que navega sistematicamente na World Wide Web para indexar e classificar informações.

SEO Off-page

ilustração de um notebook com páginas saindo da tela
fonte: freepik.com

Estratégia de SEO que visa a construção de autoridade a partir do relacionamento com outros sites.

Saiba mais em: https://www.expertamedia.com.br/seo/o-que-e-seo-off-page/

SEO On-page 

vetor de uma lupa em uma página de um site
fonte: freepik.com

Melhorias que fazemos no próprio site e conteúdo.

Saiba mais em: https://www.expertamedia.com.br/seo/seo-on-page/

SERP (Search Engine Results Page)

 

ilustração da serp
É em uma página semelhante a esta que seus resultados de busca são exibidos

Página de resultados dos motores de busca.

Sitemap

sitemap
fonte: freepik.com

Trata-se literalmente do mapa do seu site, no qual você indica aos crawlers do Google quais páginas deverão ser indexadas.

Tags

Marcações específicas de que hierarquizam os conteúdos no site.

Texto-âncora (anchor text)

texto âncora
fonte: freepik.com

Quando você navega por um texto em uma página de um site, muitas vezes você se depara com um hiperlink clicável. Por exemplo este aqui: EXPERTA MEDIA. Como o hiperlink está na palavras EXPERTA MEDIA, chamamos esta expressão de texto-âncora.

Title – Page Title

É uma marcação HTML que mostra o título de uma página aos  buscadores.

URL

É um caminho de um conteúdo de  um site.

301

Redirecionamento permanente que transfere a relevância da página antiga para a nova.

302

Redirecionamento temporário.

404

Página de Erro. Devemos evitar ter muitos 404 no nosso site; há formas de otimizar a página de erro. Saiba mais aqui.

Produtora de conteúdo, formada em Marketing com ênfase em digital e negócios. Colaboradora da Experta Media, fundadora da Red Dot Content, entusiasta do mundo de SEO e grande consumidora de conteúdos, notícias, tendências e cultura pop. https://www.linkedin.com/in/natashascaminha/
Publicado em 14 de setembro de 2020 | Atualizado em 20 de maio de 2021
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