10 erros de SEO para você não cometer

Veja se você está cometendo algum desses erros e reajuste já para que os algoritmos do Google não prejudique seu SEO.

Última atualização:

26 de setembro de 2023

Marinella Souza
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    SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta bastante útil para fazer um conteúdo ser visto pelos motores de busca. Isso é indiscutível.

    No entanto, há muitos ruídos entre a teoria e a prática dessa técnica.  E não se atentar aos detalhes pode ser um verdadeiro tiro no pé na sua estratégia de marketing digital.

    Neste artigo, elencamos 10 dos principais erros que devem ser evitados em uma estratégia de SEO. São eles:

    1. Ausência de linkagem

    vetor link quebrado
    Ilustração: freepik.com

    Pode parecer estranho que o bom desempenho de conteúdo esteja atrelado aos links que compartilhamos, mas não é difícil de entender.

    Em nosso Guia de SEO para jornalistas e produtores de conteúdo, explicamos bem como funcionam os motores de busca.

    baixar guia SEO

    Os hiperlinks são pontes que os robôs utilizam para encontrarem os conteúdos relevantes que atendam a determinada demanda do usuário.

    Não utilizar-se desse recurso pode fazer com que você demore muito mais para obter os resultados que deseja.

    Quer ser visto pelo Google? Use links internos (que conectam diferentes conteúdos no seu site) e externos (que direcionam a outras páginas com conteúdos complementares à sua abordagem).

    O Google foca sempre na experiência do usuário, logo, ao agregar informações que completem o sentido e tragam novos dados para enriquecer a sua narrativa, ele vai entender que você também se preocupa com o seu leitor.

    E a recompensa pelo seu bom comportamento será um lugarzinho especial na SERP, a página de resultados de busca.

    2. Excesso de backlinks e/ou links de baixa qualidade

    vetor de um notebook ligado a outras páginas de sites
    fonte: freepik.com

    Backinks (aqueles links que apontam para o seu site) são ótimos, mas é preciso lembrar-se daquele conselho da vovó: até água em excesso faz mal, né?!

    Assim, antes de sair por aí pedindo links a torto e a direito, é preciso analisar, cuidadosamente, cada site parceiro. É imprescindível verificar se eles são indexados pelos motores de busca, se têm boa autoridade e se estão com o SEO on-page em dia.

    Tudo isso é importante para garantir que o resultado seja positivo. Lembre-se: marketing digital pode parecer intuitivo, mas estratégia é a palavra de ordem.

    Em resumo, uma estratégia de link building – ou seja, que trabalha com backlinks – precisa ser feita com cautela e de forma bastante segura para que o resultado não seja o oposto do esperado e o seu conteúdo acabe sendo penalizado.

    Confuso? A gente explica!

    Ao longo do tempo os algoritmos dos motores de busca foram ganhando corpo e novas habilidades. Hoje, eles já são capazes de captar tentativas de manipulação com eficiência.

    Isso significa que links inseridos aleatoriamente no texto, sem contexto e com textos-âncora arbitrários, podem ser entendidos como má-fé do produtor de conteúdo.

    Ou seja, os robôs vão entender que você está apenas querendo ser visto e não apresentar informações relevantes para o seu leitor. E uma vez que eles identificam isso, o resultado pode ser o rebaixamento e até o banimento do seu conteúdo da SERP.

    Se quiser saber mais sobre como fazer um processo seguro de construção de links, acesse nosso post melhores estratégias de link building.

    3. Palavras-chave erradas

    chave e lupa sob uma página de site
    Ilustração: freepik

    Se você já teve contato com o marketing digital e SEO em algum momento, sabe que a escolha das palavras-chave de um negócio é um dos pontos mais importantes desse trabalho, certo? É por meio delas que seu negócio será identificado e indexado pelos motores de busca.

    Por exemplo, se eu estou com um problema na minha geladeira eu tenho dois caminhos:

    1. Ou eu digito o problema específico no Google para tentar solucionar por conta própria: “luz da geladeira não acende”;
    2. Ou pesquiso por profissionais que façam o serviço por mim: “conserto de eletrodomésticos”.

    E se você é uma empresa que presta serviços técnicos de conserto de eletrodomésticos, precisa ter conteúdo para as duas situações. No mínimo, as palavras “geladeira” e “eletrodomésticos” precisam estar na sua lista de palavras-chave.

    Deu para entender?

    A ideia é pensar em tudo que o seu cliente em potencial pode vir a procurar em relação ao assunto principal do seu negócio.

    Porém é importante ressaltar que as pessoas buscam de formas diferentes. Há quem busque, por exemplo, “conserto de geladeira” e haverá que digite no Google “consertar geladeira”. Portanto, é muito importante fazer uma pesquisa de palavras-chave para saber como o seu consumidor busca e então produzir conteúdo direcionado para esses termos.

    4. Excesso de palavras-chave

    tela representando busca de palavra-chave em buscador online
    Ilustração: freepik

    Há quem pense que quanto mais uma palavra-chave aparecer no texto, melhor, pois facilitaria o trabalho do Google na hora de compreender os objetivos do nosso texto.

    Mas não é bem assim. Pelo contrário.

    Claro que elas precisam aparecer em vários momentos (de preferência no título e nas 100 primeiras palavras), mas como já dissemos, tudo em excesso faz mal.

    Aqui também é preciso estratégia para não jogar palavras-chave ao léu e acabar tendo seu conteúdo ou site penalizado em função disso.

    Lembra que falamos que os algoritmos já estão bem espertinhos? Então, eles também percebem a sutileza dessa estratégia de manipulação por meio do uso indiscriminado de palavras-chave. Essa tática equivocada tem nome: keyword stuffing (em tradução livre, encher de palavras-chave) e é altamente desaconselhada.

    O refinamento da inteligência artificial faz com que os algoritmos já sejam capazes de “pescar” as entrelinhas e as correlações semânticas entre as palavras-chave.

    Ou seja, isso faz com que não precisemos ficar repetindo sempre os mesmos termos. Sinônimos são muito bem vindos e fazem parte de uma boa estratégia de SEO.

    5. Problemas com o Robots.txt

    robot txt
    Ilustração: freepik.com

    Muita gente não sabe, não conhece ou não dá importância ao Robots.txt. Mas ele é fundamental para o seu site. Trata-se de um arquivo presente no seu servidor que serve como uma espécie de autorização para os robôs passarem ou não pelo site e indexá-lo.

    Qualquer falha de configuração nesse arquivo pode resultar em um problemão para o seu desempenho perante os motores de busca.

    Você pode, por exemplo, ter páginas privadas aparecendo nos resultados, enquanto aquelas de conteúdo, que realmente precisam ser indexadas, não aparecem na SERP.

    Portanto, é importantíssimo checar isso por meio de ferramentas específicas para testar o Robots.txt. Caso não tenha conhecimento para fazer essa checagem, peça um suporte técnico, mas não ignore em hipótese alguma esse item.

    6. Sitemap

    sitemap
    Ilustração: freepik.com

    Esse é outro ponto crucial de uma estratégia de SEO que tende a ser negligenciado por muitos profissionais.

    O arquivo sitemap.xml é um mapa do site que organiza o conteúdo e mostra para os robôs aquelas páginas que você quer armazenar e indexar no servidor.

    Esse é um recurso extremamente útil que facilita a vida do Google na hora de entender a estrutura do seu site e encontrar os resultados que você deseja que ele encontre.

    O grande inconveniente é que ele precisa ser atualizado com frequência, sempre que a estrutura do site for alterada, para surtir o efeito desejado.

    Mais uma vez, se você não consegue checar o seu sitemap, procure ajuda especializada. Assim, você garante que todas as URLs do seu site que precisam ser indexadas sejam consideradas pelo Google.

    7. LSI

    escrevendo texto para blog
    Ilustração: freepik.com

     

    Latent Semantic Indexing (Indexação Semântica Latente) está diretamente relacionada ao que falamos no item 4.

    Esse é um fator muito considerado pelos algoritmos na análise de conteúdo. A atenção precisa ser em manter uma correlação entre os termos utilizados ao longo do texto e as palavras-chave elencadas na URL e no título.

    A dica é usar sinônimos, jargões específicos do nicho em questão e deixar o conteúdo mais humanizado possível para que o Google possa interpretar corretamente a sua intenção com aquela página.

    8. Conteúdo desatualizado

    ilustração de uma tela com uma folha escrita saindo de uma página
    Ilustração: freepik.com

    Esse é um problema comum em blogs mais antigos na web. Esses canais costumam ter conteúdos que trazem bom tráfego, porém, muitas vezes, foram produzidos muitos anos atrás. Isso é um ponto que não agrada ao Google.

    O buscador prioriza conteúdos mais recentes, com dados atualizados, porque essa é uma preferência do usuário.

    Ninguém gosta de procurar informações sobre determinado aplicativo, por exemplo, e encontrar um texto de 2015 que desconsidera as atualizações que ele sofreu, certo?

    O mundo parece estar girando mais rápido e as coisas mudam em frações de segundos. Seu conteúdo precisa seguir esse fluxo se você quiser se destacar.

    Analise os conteúdos de melhor tráfego do seu site e traga dados novos, mude a estrutura do texto, confira novo frescor, sem perder a essência da mensagem. Isso fará com que o Google entenda que aquele conteúdo é tão importante para a sua audiência que você cuida dele com bastante carinho, revisando-o e renovando-o com frequência.

    9. Conteúdo duplicado

    conteúdo duplicado
    Ilustração: freepik.com

    Se o foco, como já dissemos, é a experiência do usuário, esse item não precisa de muita explicação, não é mesmo?

    Ao copiar um conteúdo, você está deixando de lado duas das questões mais importantes para o público em geral: a originalidade e a autenticidade.

    O marketing digital é feito de conexões entre pessoas. E produzir um conteúdo original, que priorize a sua audiência, é uma forma de demonstrar seu cuidado e preocupação com ela.

    Quando o Google percebe um conteúdo duplicado, vai priorizar aquele que foi publicado primeiro.

    Porém as coisas não são tão simples no SEO. Um site pode ter seu conteúdo duplicado sem saber.

    Como assim?

    Uma URL com e sem o www significa dois sites diferentes para o buscador. O mesmo ocorre com as páginas com Http e Https que também são consideradas como páginas diferentes pelo Google.

    Para resolver isso, basta acrescentar uma canonical tag para indicar qual conteúdo principal deve ser indexado pelo Google.

    10. Black Hat

    ilustração de uma página com sinal vermelho de proibido
    Ilustração: freepik.com

    Aqui tocamos num ponto bastante sensível do SEO. A web está repleta de promessas milagrosas que garantem um ótimo engajamento e o topo da SERP.

    Porém, muitas vezes são estratégias desonestas que intencionam manipular o buscador por meio de redes de blogs que linkam entre si.

    A essas práticas de manipulação dá-se o nome de SEO Black Hat. Atualmente, elas são facilmente identificadas pelo Google e podem resultar em penalizações graves.

    Além das já citadas nos itens 2 e 4, há outras como spams, comentários publicados em blogs e fóruns com o único intuito de divulgar um produto e fazer o site ser visto pelos motores de busca. Essas táticas foram muito utilizadas nos primórdios da produção de conteúdo digital, mas não fazem mais sentido atualmente.

    É bom ficar atento!

    Conclusão

    O SEO é um dos principais pontos de uma boa estratégia de marketing digital. Embora não seja um bicho de sete cabeças, está longe de ser algo que possa ser feito a toque de caixa.

    SEO requer pesquisa, estratégia e atenção minuciosa a detalhes técnicos para que o efeito seja realmente positivo.

    Negligenciar o SEO é perder a chance de ter o seu negócio no topo das páginas de resultado dos principais motores de busca.

    A Experta pode te ajudar a desenvolver a melhor estratégia de SEO para seu site. Entre em contato conosco! Vai ser um prazer te atender.

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