O que é autoridade de domínio no SEO?

Veja como determinadas métricas podem ser suas aliadas na jornada pela conquista do seu site na primeira página do Google

A autoridade de um site é um dos temas constantemente presentes no universo do Search Engine Optimization (SEO). Ela fala sobre um conjunto de características que um site tem e que o torna mais “confiável” perante ao Google. Como consequência, uma site com boa autoridade tem mais chances se posicionar nas melhor nas páginas dos buscadores.

A autoridade de domínio está ligada às estratégias de SEO off-page, ou seja, às ações feitas fora do site que queremos otimizar. Para definir a ordem de aparição dos sites na SERP (Search Engine Results Page) – ou, em português, a página de resultados de busca – o Google precisa saber qual deles é capaz de oferecer a melhor experiência para quem está do outro lado da tela.

Conquistar autoridade envolve ações contínuas e principal delas é a aquisição de backlinks de qualidade.  Podemos dizer que o esforço vale a pela. Afinal, quem não quer ser reconhecido como referência em algum assunto? Nesse artigo, vamos explicar:

  • O que é autoridade
  • Autoridade de domínio, de página e de link
  • Como conquistar uma boa autoridade

Vamos lá?

Definição de autoridade

ilustração de pessoas interagindo com papel, lápis, livros e uma lupa, representando Principais elementos e definições

Quando você pensa em autoridade, em um contexto geral, o que vem à sua cabeça? Órgãos do governo, líderes religiosos, professores? Não é por acaso. Autoridade tem a ver com hierarquia, com ocupar uma posição de referência.

Quando trazemos essa conversa para o ambiente digital, é mais ou menos assim que ocorre. Afinal, um site com boa autoridade tende a ocupar um lugar de destaque na SERP e a empresa por trás dele logo se tornará uma referência no nicho em que atua.

O que é autoridade de domínio?

A autoridade de domínio é uma métrica que tem como objetivo calcular a força que um determinado site possui para se posicionar nas páginas dos buscadores. É importante dizer que a autoridade de domínio não é uma métrica oficial do Google.

O termo surgiu por meio de outras ferramentas que, de alguma forma, tentam simular o antigo PageRank. Um algoritmo criado pelos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, e que tinha o objetivo de atribuir uma pontuação a uma página da web.

No ano 2000, o Google disponibilizou a visualização do PageRank na barra de ferramentas. O que fez com que os profissionais de SEO estivessem sempre em busca da melhor nota possível. Percebeu-se, nessa época, que uma das maneiras de obter uma boa pontuação (e, consequentemente as melhores posições) era conquistando o maior número de backlinks.

Com a crescente tentativa de manipulação do algoritmo, a barra do PageRank deixou de ser atualizada em 2013 e retirada do ar definitivamente em 2016. Entretanto, a ideia de se ter uma métrica de referência continuou forte entre os profissionais de SEO.

Uma das primeiras empresas a criar uma ferramenta com esse objetivo foi o Moz. Com uma escala de 0 a 100 passou-se a ter uma referência de autoridade dos sites, a partir da avaliação de alguns fatores.

Desde que a Moz criou esse conceito – e uma ferramenta gratuita para medir a autoridade dos sites -, a autoridade de domínio virou um termo comum para quem trabalha com SEO. Mais do que isso: a busca pela otimização dos fatores que o Moz considera na hora de avaliar um site se tornou parte da rotina. São eles:

  • O histórico do seu domínio, ou seja, quanto tempo faz que esse domínio vem sendo mostrado na SERP, e também a relevância do seu conteúdo;
  • A popularidade desse domínio, expressa pela quantidade de links de outros bons sites apontando para o seu. Nesse contexto, esses links são chamados de backlinks.

Perceba que, nos dois fatores, são importantes a quantidade (de tempo ou de backlinks) e a qualidade (do seu conteúdo ou do site que linkou para o seu).

Os algoritmos do Google levam em consideração diversos fatores para determinar o nível de autoridade de um site na Web, com base, principalmente, na qualidade do conteúdo e na relevância dos links que apontam para ele.

Nesse cenário, os backlinks agem como um voto de confiança de um site para outro. Construir links de alta qualidade vai ajudar a fortalecer a autoridade do seu site. Ou seja, à medida que você ganha links de sites bons e confiáveis, seu potencial de classificação aumenta.

O que são métricas de autoridade?

Quando se executa um trabalho de SEO, precisamos de referências para entender a importância que nossa página e a de nosso concorrente tem na Web, além da relevância dos links que recebemos.

Podemos fazer isso por meio das métricas de autoridade. Elas desempenham um papel central na otimização de sites e conteúdos quando desejamos melhorar o nível de autoridade aos olhos do Google. É uma espécie de bússola, especialmente para o SEO Off-page.

Para que fique mais claro: quanto mais links forem direcionados às suas páginas, maior tende a ser a a sua autoridade de domínio. E aumentar a sua autoridade de domínio, em geral, aumentará a autoridade de cada uma de suas suas páginas.

Domain Rating, Trust Flow e outros

Após a popularização da métrica de autoridade de domínio, outras ferramentas também criaram seus próprios algoritmos para mensurar.

  • Domain Rating e URL Rating – métricas da ferramenta Ahrefs.
  • Trust Flow e Citation Flow – métricas da ferramenta Majestic.
  • Authority Score –  métrica da ferramenta SemRush.

De forma geral, podemos dizer que todas as ferramentas buscam mensurar a autoridade do domínio como um todo, como também de cada URL individualmente.

Diferenças entre autoridade do domínio e autoridade de página

A “autoridade do domínio” (do inglês Domain Authority- DA) refere-se à força de um domínio e a “autoridade da página” (Page Authority – PA) à força de uma única página dentro deste domínio.

Vamos a um exemplo. O nosso domínio é expertamedia.com.br.

expertamedia.com.br/blog/ é uma página deste domínio.

A autoridade do domínio é medida em uma escala logarítmica de 1 a 100 pontos, calculada por fatores como número de backlinks e domínios vinculados. A autoridade da página segue o mesmo conceito e também é pontuada em uma escala de 1 a 100.

Tanto o DA quando o PA são pontuações fundamentais para analisar a concorrência e criar estratégias para superá-la.

Autoridade de Página

ilustração de uma tela de computador com páginas de site saindo da tela

Assim como podemos avaliar a autoridade de um site inteiro, também podemos acompanhar essa métrica página por página. São considerados critérios de avaliação:

  • a idade da página;
  • a quantidade de atualizações que ela já teve (isso mostra que ela está em constante aprimoramento);
  • a quantidade de links com boa qualidade que apontam para ela.

Autoridade de Link

ilustração de personagens com características femininas e masculinas interagindo com símbolos de elementos do universo digital
fonte: freepik.com

O modo como o backlink é criado pode variar, impactando no quanto de autoridade será transmitida. Por isso, também é possível (e necessário) medir o valor de um link segundo alguns critérios:

  • a presença do atributo Nofollow (que indica se um link deve ser rastreado pelos buscadores);
  • a quantidade de links em uma mesma página;
  • a localização deles ao longo do conteúdo;
  • as palavras que serão usadas como texto âncora.

Recapitulando:

  • Autoridade de Domínio (Domain Authority ou DA): mostra o nível de relevância de um site
  • Autoridade de Página (Page Authority ou PA): mostra o nível de relevância de uma página
  • Autoridade de Link: avalia se um determinado link é capaz de transmitir autoridade do site que faz a referência ao site que a recebe.

Como verificar a autoridade do domínio ou da página no Moz

Neste post falamos especificamente de DA e PA, métricas criadas pelo software Moz. Porém, outras ferramentas de SEO, como SEMRush e Ahrefs também contam com métricas para aferir a autoridade de um site, que possuem outros nomes e formas de cálculo.

No Ahrefs elas são chamadas de Domain Rating (DR- classificação do domínio) e URL Rating (UR – classificação da URL). No SEMRush existe o Authority Score.

Se deseja saber qual é a autoridade do domínio do seu site, das suas páginas ou de potenciais concorrentes ou parceiros no Moz, você pode fazê-lo gratuitamente por meio da URL https://analytics.moz.com/pro/link-explorer/home.

Abrirá uma tela como a exibida na figura abaixo e você deve inserir o endereço do site no campo “root domain”:

Vale lembrar, porém, que a consulta pelo site no modo gratuito permite fazer apenas dez análises no período de um mês. Uma dica é instalar o Moz Bar, extensão do Google Chrome que exibe PA, DA e outras métricas sempre que você entrar em um site. Neste caso, não há limite de uso:

Como melhorar a autoridade do domínio

Uma das perguntas mais comuns com relação a este assunto é: “O que é uma boa autoridade de domínio?” A resposta não é tão simples como declarar que um site precisa ter um DA X ou Y apenas. Você precisa levar em conta como está a pontuação do seu domínio em relação a outros sites do mesmo setor. Ou seja, para fazer um diagnóstico da sua autoridade, você precisa compara-la à dos seus principais concorrentes.

Podemos dizer que é muito difícil aumentar a sua autoridade de domínio repentinamente, mas existem várias táticas de médio e longo prazo que podem auxiliar nessa jornada.

Uma das principais maneiras de melhorar suas métricas frente aos seus concorrentes é fornecer conteúdo valioso para o seu público-alvo. A qualidade é um ativo muito importante: permite que o seu conteúdo seja referenciado por outros sites, te ajuda a ganhar a confiança do público e, consequentemente, a do Google.

Outra atividade essencial para ver a autoridade de seu site subir é conquistar backlinks de alta qualidade por meio de uma estratégia de link building consistente. Lembre-se de que links que apontam de sites de qualidade são votos de confiança valiosos e te ajudam a ter mais visibilidade junto ao Google.

Recorrer ao disavow para remover os links suspeitos que apontam para páginas do seu site também auxilia na busca por maior autoridade.

Lançando mão dessas práticas, com o tempo você aumentará a sua autoridade de domínio. E possuindo uma autoridade de domínio mais alta, todas as páginas (incluindo os seus subdomínios) terão maior chance de classificação nos mecanismos de busca.

Como melhorar a autoridade de uma página

A maioria das regras que se aplicam à autoridade de domínio também servem para a autoridade de página.  Isso quer dizer que para melhorar a autoridade de uma página, você deverá, basicamente, recorrer às mesmas práticas recomendadas para aumentar a autoridade de domínio.

Porém, é importante ainda trabalhar a linkagem interna com coerência, ou seja, ligando uma página a outra de forma que faça sentido: elas devem se complementar em termos de conteúdo.

Investindo na sua autoridade do domínio, você irá colher frutos em médio ou longo prazo e, com o passar do tempo, você obterá mais tráfego, pois aumentará o potencial de classificação de várias páginas ao mesmo tempo.

Como melhorar a autoridade do seu site

Ilustração para falar sobre autoridade de domínio. Uma mulher manuseando uma espécie de régua de pontuação em uma parede

Agora que você já conhece a importância de criar autoridade de domínio e já descobriu quais são os fatores que colaboram para essa meta, vamos a algumas dicas práticas para que seu site ganhe mais autoridade e algumas posições no ranking do Google também.

Comece pelo seu site

Serp do google

Saiba mais aqui como criar autoridade na internet.

O maior impacto na autoridade do seu domínio virá por meio dos backlinks, mas isso não significa que você pode focar só nas ações off-page. O primeiro passo é fazer uma varredura no seu site para identificar oportunidades de otimização como:

  • atualização de conteúdos;
  • otimização da linkagem interna das páginas do seu site, para que uma leve à outra, de modo que a navegação fique fluida e todas as páginas possam ser acessadas através de links.

Ter um site bem construído é o primeiro passo para atrair bons links. Essa parceria funciona como uma indicação qualquer, e ninguém que decepcionar seu público.

Confira neste post quantos backlinks seu site precisa para ranquear.

Invista em link building

ilustração de laptop conectando a 3 páginas suspensas

O link building é o modo mais garantido de elevar a autoridade de um domínio. Isso porque essa estratégia leva em consideração a qualidade dos sites que vão linkar para o seu, além de garantir que essas parcerias sejam fechadas em ritmo constante.

Qualquer ganho diferente disso, como links sem relevância ou uma grande quantidade de links em curto espaço de tempo, pode ser ignorado pelo Google ou até mesmo gerar uma punição ao seu site.

Uma boa estratégia de link building vai levar em consideração o nicho do seu negócio e as métricas que seu site apresenta na hora de propor algum tipo de parceria, seja a inclusão de um link para o seu site em um artigo já publicado ou a produção de um novo conteúdo.

O cuidado também vai estar na escolha da pauta, que deve gerar interesse ao leitor, e na inserção do link, que entra como um agregador de informações e deve ser, portanto, útil. Assim, esse vínculo é feito de forma bem natural, ainda que planejada, e os resultados aparecem.

Apostar na construção da autoridade de domínio é um caminho seguro para ascender no ranking do Google, conquistando mais acessos e, consequentemente, mais conversões.

Gostou do artigo? Precisa de ajuda para melhorar a autoridade do seu site? Entre em contato com a gente!

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