Quantos backlinks uma empresa precisa para ranquear no Google
Existe um número exato de backlinks considerado ideal? Sim, mas não é uma regra! Veja o que uma pesquisa com 11,8 milhões de resultados de busca revelou.
Última atualização:
8 de outubro de 2023
O conceito de backlink na estratégia de link building ainda pode ser confuso para muitas pessoas no universo do SEO. Uma pergunta que sempre surge é se a obtenção de links de qualidade e de fontes diversas realmente tem um impacto relevante no ranqueamento no Google.
Existem diversas informações disponíveis na internet, como “o guia definitivo”, “técnicas infalíveis”, entre outros, referindo-se a fatores de ranqueamento para chegar ao desejado 1º lugar na SERP do Google.
Apesar disso, podemos afirmar que não existe nada definitivo no marketing digital e também no Google. Esse é um mercado que está sempre mudando, algoritmos se atualizando e trazendo novidades, com as inteligências artificias, por exemplo. O que vale também quando o assunto é pensar o número de backlinks que você precisa para ranquear o seu site.
Por isso, nesse artigo vamos falar sobre:
- Quantos backlinks seu site precisa.
- Quais os fatores você deve levar em consideração para traçar uma estratégia de link building.
- O que diz uma pesquisa publicada pela Backlinko que divulgou uma análise realizada em mais de 11,8 milhões resultados de pesquisa do Google.
Número de backlinks: quantos meus site precisa?
Poderíamos começar dizendo:
A resposta é 23.
Seria maravilhoso se fosse tão simples.
Mas a verdade é que não existe uma fórmula mágica que responda exatamente quantos backlinks seu site precisa para alcançar a primeira posição no Google.
Entretanto, várias evidências e correlações podem te ajudar a traçar uma estratégia para chegar lá. O número exato de backlinks, assim como a autoridade que eles devem ter, servem apenas como um direcionador para onde seguir.
São vários os fatores que determinam o número de backlinks e domínios de referência necessários. Para além do site como um todo, é preciso avaliar cada página que você pretende posicionar e para cada uma delas será necessário traçar uma estratégia diferente.
Por exemplo, se você estiver elaborando uma campanha de link building com o objetivo de posicionar o termo plano de saúde, teremos a opção de avaliar quantos backlinks gerais o domínio na primeira posição recebe, também podemos elaborar uma estratégia avaliando especificamente a página posicionada
Comece pela força da sua marca e da sua home page
A home do seu site é como a base do seu negócio on-line. É nela que se encontram as principais informações sobre sua empresa, produto ou serviço e contato. A mesma lógica que vale para o branding e experiência do usuário, vale também para SEO.
Ao trabalhar corretamente o SEO da sua home page, automaticamente você estará contribuindo com todas as outras páginas do seu site. Caso contrário, todos os esforços posteriores podem ser frustrados.
Novamente você deve estar se perguntando?
Quantos backlinks precisam apontar para sua página inicial para o Google?
Nesse caso, quantos links forem necessários.
Um bom termômetro é checar pelo nome da sua marca na página do Google. Se outros sites ainda aparecem melhores posicionados do que o seu, é um indicativo de que sua marca ainda precisa ganhar mais autoridade web.
Na prática, você terá mais chances de sucesso se criar backlinks para sua página inicial com textos-âncora que contemplem o nome da sua marca, que podem ter a seguinte variedade:
- nome da marca,
- URL ou “nome do site + .com” como texto âncora.
Backlinks de redes sociais
Links vindos de redes sociais não são indicados para estratégias de link building. Isso porque em sua maioria são nofollow e também por serem potencialmente fáceis de manipular e o Google possui recursos para identificar tentativas de black hat.
Entretanto, quando estamos falando de sites novos ou sem nenhum trabalho de link building, é muito importante criar o que chamamos de sinais sociais. Neste contexto, as plataformas de redes sociais são fundamentais. Procure criar perfis como inserção de links para sua empresa no Google Meu Negócio, Linkedin, Youtube, Instagram, Facebook, entre outras que façam sentido.
Quanto mais competitivo seu nicho, mais backlinks você irá precisar
É comum que os negócios presentes no digital busquem visibilidade da sua marca na tentativa de aumentar as vendas. A primeira página do Google é estatisticamente um dos locais mais capazes de promover cliques e conversão em vendas. Entretanto, a concorrência por esse espaço é grande! A partir disso, criamos dois cenários de concorrência: o primeiro é o de negócios do mesmo nicho competindo entre si e o segundo cenário são esses negócios competindo em relação ao ranqueamento por meio de SEO.
Vamos de mais um exemplo:
Um restaurante não irá competir com uma livraria que aplica muito bem as técnicas de SEO. Ele terá que competir com outros restaurantes do mesmo nicho e encontrará concorrentes que têm ótima capacidade técnica para trabalhar os fatores de ranqueamento.
Após entender esses cenários, vamos para os backlinks na prática: é fundamental que você tenha em mente que a quantidade de backlinks para o seu negócio irá variar quando comparados a negócios de outros nichos.
De forma mais simplificada, negócios competitivos irão precisar de mais backlinks e uma maior variedade de domínios de referência.
Para exemplificar. Se você tem um e-commerce de flores, você não deve se preocupar se tem mais backlinks que o serviço de dedetização, mas sim se o seu e-commerce tem mais backlinks que o e-commerce concorrente.
Perfil de backlinks naturais
Este é um ponto MUITO importante para qualquer estratégia eficiente e segura de link building. Todos os links devem ser provenientes de sites reais e de qualidade.
PBN´s (Private Blog Networks), fóruns de discussão, comentários e diretórios estão entre os tipos de links que você deve evitar. Um dos motivos é que os algoritmos do Google tendem a ignorar backlinks de baixa qualidade ou de fontes ruins. Ou seja, você não é punido por esses links, mas também não tem qualquer benefício.
É comum o desejo de querer conquistar o maior número de backlinks possível para o seu site. Assim, muitos caem no erro não só de escolher fontes de backlinks ruins como também forçar uma grande quantidade de textos-âncoras com correspondência exata às palavras-chave que desejam ranquear.
Alguns estudos mostram que o Google espera que apenas cerca de 10% dos seus textos-âncora sejam de correspondência exata.
Para que as páginas do seu site tenham um perfil de backlinks naturais, eles precisam mesclar âncoras naturais, âncoras combinadas e âncoras de correspondência exata.
Quantos backlinks você pode receber por dia?
Com uma certa frequência, questionamentos são levantados sobre a frequência e a quantidade de links que podem ser recebidos por um site
Mais uma vez não há uma resposta exata aqui. O Google leva mais em consideração backlinks que venham de sites de qualidade e que tenham texto âncora que pareça natural. Até porque, se um conteúdo viral começa a ter vários links apontados para ele no mesmo dia ou em um curto período de tempo, o Google teria que penalizá-lo.
Conteúdos virais vindos veículos e sites grandes, com boa pontuação de autoridade de domínio, são válidos. Além de serem uma excelente oportunidade para crescimento do site, principalmente se a linkagem interna do site que recebe os backlinks for bem preparada, também colaboram para a reputação da marca.
No lado oposto dessa raciocínio estão aqueles site que raramente recebem links de outros domínios de referência. Apesar de não existir um número exato de quantos backlinks um site pode receber em um dia, é importante lembrar que a consistência de aquisição de links qualidade faz diferença em uma estratégia de link building.
Pesquisa: fatores relacionados ao ranqueamento
Os backlinks são itens fundamentais para a construção da autoridade de um site, que quanto maior é, mais tem potencial para se posicionar para palavras-chave competitivas no Google.
Uma pesquisa publicada pela Backlinko divulgou uma análise realizada em mais de 11,8 milhões resultados de pesquisa do Google. O objetivo foi tentar entender quais fatores estão relacionados com o ranqueamento dos sites nas primeiras páginas do Google.
O estudo destacou a relação direta da AUTORIDADE DOS SITES e dos BACKLINKS, vindos de fontes diversas, na conquista das melhores posições no buscador.
Entre os diversos fatores que chamaram atenção está a relação direta da autoridade dos sites e dos backlinks com as primeiras posições de ranqueamento no Google.
Confira alguns pontos de destaque da pesquisa:
- A autoridade geral de um site se correlaciona fortemente com as classificações mais altas. A autoridade do site foi medida pela ferramenta Ahrefs e chamada de DR (Domain rating).
- Páginas com muitos backlinks são classificadas acima de páginas que não têm tantos backlinks. O resultado nº 1 do Google tem uma média de 3,8 vezes mais backlinks do que as posições de número 2 a 10.
- Conteúdos mais abrangentes e bem elaborados superaram significativamente os que não abordam um tópico em profundidade.
- Não houve correlação entre a velocidade de carregamento da página (medida pelo Alexa) e o ranking do Google na primeira página.
- Obter backlinks de vários sites diferentes é importante para o SEO. O número de domínios vinculados a uma página tem correlação com o ranqueamento.
- A grande maioria das titles no Google corresponde exatamente ou parcialmente à palavra-chave para a qual elas são classificadas. No entanto, foi encontrada uma correlação praticamente nula entre o uso de uma palavra-chave na tag de título e as classificações mais altas na primeira página. De forma simplificada a palavra-chave na title te ajuda a chegar na primeira página, mas depois que você está lá, pode não ser um fator determinante para disputar as primeiras posições.
- A autoridade da página (PR), também medida pelo Ahrefs, tem pouca correlação com o ranqueamento.
- O resultado médio do número de palavras nos conteúdos ranqueados na primeira página do Google é de 1.447 palavras.
- Páginas pesadas têm a mesma chance de classificação que páginas leves.
- Apesar de pouca relação entre o tamanho de uma URL e o ranqueamento no Google, as URLs mais curtas ainda têm uma pequena vantagem nos ranqueamentos em relação a URLs mais longas.
- Marcação Schema não se correlacionou com um melhor posicionamento.
- Sites que conseguem reter usuários com um tempo acima da média tendem a ter uma classificação mais alta no Google. De forma mais específica, aumentar o tempo no site em 3 segundos está relacionado à classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de busca.
A pesquisa mostrou que a autoridade geral dos links de um site (medida pelo Ahrefs) se correlaciona com classificações mais altas do Google na primeira página:
Fonte: https://backlinko.com/search-engine-ranking
E, em geral, a posição média do domínio aumenta pela posição da SERP.
Fonte: https://backlinko.com/search-engine-ranking
Em outras palavras, quanto mais alto você estiver na primeira página, maior será a classificação do seu domínio.
Páginas com mais backlinks tendem a se classificar em melhores posições
Um dos pontos que Brian Dean diz chamar atenção nos resultados é o de que 95% das páginas analisadas não possui quaisquer backlinks.
Esse resultado foi de encontro a outra análise realizada pela Backlinko-BuzzSumo, em 912 milhões de postagens em blogs, que constatou que 94% de todos os conteúdos possuíam zero backlinks.
Como o número de páginas com zero backlinks começou a distorcer a análise. Eles decidiram excluir essas páginas dos resultados.
Dessa maneira, constatou-se que as páginas com maior número de backlinks tendem a ranquear melhor no Google.
Eles também observaram que o primeiro colocado nas páginas do Google tem 3,8 vezes mais backlinks dos que se classificam entre as posições 2 e 10.
A variedade de domínios de referência parece ter influência nos rankings
A diversidade de backlinks é extremamente importante, conforme sempre alertamos aqui na Experta. Quando falamos de diversidade, estamos nos referindo a receber links de sites diferentes e, de preferência, com boa autoridade.
Os estudos mostraram que a diversidade de domínios tem um impacto substancial nas classificações. De forma resumida, é melhor obter 10 links de 10 sites diferentes do que 10 links do mesmo domínio.
Assim como nos backlinks, os principais resultados tendem a ter mais domínios vinculados do que aqueles na parte inferior da primeira página.
Conteúdo abrangente se correlaciona fortemente com classificações mais altas
O estudo realizado quis colocar a prova se conteúdos mais abrangentes ranqueiam melhor. Por conteúdo abrangente, eles consideram aqueles que cobrem de forma mais completa um assunto ou tópico.
Para fazer a análise, foi utilizado um software chamado Clearscope.io, capaz de pontuar os conteúdos contidos nessas páginas de acordo com a profundidade do tópico abordado. No total, foram inseridas 11,8 milhões de URLs.
A ferramenta mostrou que conteúdos mais aprofundados e completos ocupam as melhores posições.
A autoridade da página (UR) tem uma ligeira correlação com classificações mais altas
A pesquisa realizada pela Backlinko também buscou responder a outra pergunta:
A autoridade de página influencia no ranqueamento?
Em outras palavras, é mais importante obter backlinks para uma página específica ou a autoridade de domínio geral de um site é mais importante?
Para descobrir, analisou-se a correlação da autoridade da página (medida pelo Ahrefs como URL Rating) com as posições no Google.
O resultado encontrado foi de que existe uma relação, mas ela é baixa.
Outra observação é de que as páginas classificadas nas posições 1 a 6 têm uma classificação média de URL 12. Já entre aquelas entre a posição e 7-10, é 11.
No geral, a maioria das classificações de URL é semelhante entre as 10 principais. E em todas as outras páginas do conjunto de dados, a classificação média da URL de um resultado de primeira página no Google era 11,2.
Por fim, quantos backlinks preciso para ranquear?
Apostar somente em muitos backlinks para ranquear seu site não é suficiente. É importante analisar diversos fatores que vão desde o nicho no qual você atua, o tipo de página que você deseja ranquear, a profundidade do conteúdo até uma análise aprofundada do seus concorrentes.
De forma resumida:
- Crie uma excelente confiança de marca na página inicial.
- Crie conteúdos estruturados que superem seus concorrentes.
- Crie backlinks de alta qualidade para esses conteúdos.
As informações deste artigo são bem importantes para começar a pensar sua estratégia. Mas recomendamos que você se aprofunde no assunto sobre link building para que você tenha sucesso ao colocar sua ações em prática.
Nós da Experta Media somos especializadas em link building. Entre em contato conosco e conheça melhor nosso trabalho e como nossa solução pode ajudar você.