Conheça 50 fatores que o Google considera para o ranqueamento

O Google considera inúmeros fatores para ranquear os sites, mas aqui vamos te mostrar os 50 mais importantes!

Última atualização:

31 de outubro de 2023

Marinella Souza
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    O ranking do Google é praticamente uma obsessão dos profissionais que trabalham com o marketing digital. Todo mundo quer que o seu cliente esteja nas primeiras colocações no Google, não é mesmo? Não é de espantar, pois há vários estudos que mostram que as pessoas tendem a clicar nas páginas que aparecem nos primeiros resultados quando fazem alguma busca na internet.

    E, como sabemos, cliques são sinônimos de possibilidades de negócios fechados, que é o que todos queremos no fim do dia. Porém, não é simples chegar lá. Há muito o que se considerar, além do conteúdo bem escrito e útil, que é um pré-requisito. 

    Neste artigo você vai entender de uma vez por todas os principais fatores que o Google considera quanto a:

    1. Página
    2. Conteúdo
    3. Domínio

    Antes de começarmos, no entanto, é importante entender que o Google usa um algoritmo complexo cujos fatores não são revelados pelo buscador na sua integralidade.

    vetor da logo do Google
    fonte: freepik.com

    Essa lista baseia-se em estudos já realizados por empresas especializadas em SEO (Search Engine Optimization) e algumas revelações que a própria empresa já fez. A ideia é chamar a sua atenção para alguns detalhes que podem passar batido na sua estratégia.

    Iremos abordar muitos termos de SEO durante neste artigo. Por isso, se você ainda não está familiarizado(a) com o tema, confira nosso Guia de SEO:


    baixar guia SEO

    Vamos lá?

    Fatores de página

     

    ilustração de um notebook com páginas saindo da tela
    fonte: freepik.com

    Embora muita gente não tenha familiaridade ou não se lembre deles na hora de produzir um conteúdo, os fatores on- page são fundamentais para que o Google identifique e priorize o seu conteúdo.

    Sim! Estamos falando do SEO, conjunto de técnicas que nos ajudam a melhorar o desempenho do nosso site nos buscadores. Os fatores de página são o que chamamos de seo on -page.

    Na prática o seo on-page nada mais é do que a parte técnica do site: códigos-fonte, URL, HTML e afins.

    Nesse sentido, é importante saber no que, exatamente, o Google está de olho:

    1. Velocidade de carregamento: esse fator começou a ganhar destaque em 2010 e de lá para cá tornou-se um dos principais pontos considerados pelo Google na hora de ranquear uma página, portanto, é importante checá-lo.

    Fatores de conteúdo

    ilustração de uma tela com uma folha escrita saindo de uma página
    fonte: freepik.com
    1. Palavra-chave na title tag: esse é um dos principais fatores on-page. A title tag – ou tag de título-  é a marcação que diz ao Google sobre qual assunto o site ou a página vai tratar. Colocar a palavra-chave neste elemento é deixar bem claro a que o seu conteúdo veio.
    2. Palavra –chave no início da title tag: quando fazemos isso sinalizamos ao Google que esse termo é importante para o nosso site. E ele gosta de ter o trabalho facilitado.
    3. Palavra-chave na meta description: trata-se de um texto resumido que tem por objetivo apresentar o assunto da página ranqueada. Não é considerado necessariamente um fator de ranqueamento, mas é muito relevante pois, muitas vezes, irá determinar se o usuário  clicará ou não em sua página/site.

    Se quiser saber mais sofre fatores de ranqueamento no Google relacionados a conteúdo, acesse nosso dicionário de SEO

    Fatores de domínio

    Conheça 50 fatores que o Google considera para o ranqueamento

    Primeiro precisamos deixar claro o que é um domínio. Domínio nada mais é do que o endereço do seu site na internet.

    O que o Google considera nesse aspecto:

    1. Idade do domínio: um site mais antigo, naturalmente, teve mais tempo de conquistar relevância, obter backlinks e receber visitantes, logo, é mais fácil para o Google encontrá-lo na web. Porém, essa não deve ser uma preocupação, o importante é tornar-se relevante ao longo do tempo.
    2. Histórico de domínio: ao adquirir um domínio é importante verificar se ele já foi penalizado em algum momento por realizar práticas de manipulação dos algoritmos. Isso conta como ponto negativo para o ranqueamento no Google, mesmo após a troca de donos.
    3. Correspondência exata do domínio: se você tem um site sobre pilates e essa palavra consta no domínio, pode ser que tenha uma vantagem no ranqueamento. Mas é importante que isso aconteça de forma natural porque desde 2012 esse fator passou a ter pouca relevância para o buscador.
    4. Palavra-chave no início do domínio: caso opte por usar a palavra-chave do seu negócio no domínio, prefira fazer isso logo no início. Isso é importante porque quando ela aparece no meio de outras palavras, o Google dará ainda menos relevância para isso.
    5. Palavra-chave no subdomínio: esse é um item de pouca relevância, mas o Google tende, sim, a checar o subdomínio para entender do que se trata o site.

    Um ponto importante que você precisa ter sempre em mente: todos esses fatores (página, conteúdo e domínio) precisam ser observados e trabalhados em cada página.

    Sabemos que é trabalhoso, mas isso é crucial para o sucesso de uma boa estratégia de SEO. Isso porque, para o Google, cada página é como um site, então, é preciso que você, dono ou responsável por um site, as considere da mesma maneira.

    Conclusão

     

    Embora negligenciados por muitos profissionais do marketing digital, os fatores on-page são fundamentais numa estratégia de SEO que pretende alcançar um bom posicionamento no ranking do Google.

    A análise precisa ser feita de forma detalhada e criteriosa. Dê preferência por profissionais qualificados para essa função.

    Lembre-se: a concorrência é grande e cada detalhe importa.

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