Como conseguir os primeiros backlinks para um site?

Se você está aprimorando sua estratégia de SEO off-page, com certeza se deparou com essa dúvida. Continue lendo para saber como conquistar as primeiras posições no Google!

Última atualização:

6 de fevereiro de 2024

Natasha Caminha

Índice

    Aqui no blog da Experta, estamos sempre ensinando sobre conteúdo técnico relacionado a SEO, como link building, backlinks, atributos de links, entre outros. E não é só para quem já tem experiência e entende do assunto que esses conteúdos são direcionados.

    Colocar em prática o conhecimento técnico de SEO é bem valioso para sites novos que ainda precisam de destaque na internet.

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    Para quem está começando e tem um site novo, precisa entender bastante sobre SEO para alcançar posições cada vez melhores no ranking dos buscadores, principalmente do Google. Um fator que contribui bastante para subir rumo à primeira página é o link building.

    Mas afinal, você sabe quantos backlinks na sua estratégia de link building seu site precisa para ranquear no Google? Te contamos o número considerado ideal neste artigo:

    https://www.expertamedia.com.br/quantos-backlinks-para-ranquear/

    Agora que você já entendeu sobre o número de backlinks em sites, vamos aprender como conseguir estes primeiros backlinks. Ao decorrer deste artigo você irá encontrar:

    • o cenário atual do link building;
    • como e por onde começar a conquistar links para o seu site;
    • boas práticas para o crescimento do seu site.

    Continue a leitura a seguir para entender mais sobre cada tópico.

    O cenário atual do link building

    O link building ainda é associado a ganho de links. E, de certa forma, está correto. Mas, na verdade, existe todo um trabalho por trás para conquistar esses links de maneira orgânica. 

    Mas como conquistar esses links organicamente? Bem, aí é que está! Essa conquista é basicamente uma recompensa do seu esforço ao colocar em prática uma boa estratégia de distribuição de conteúdo.

    O princípio da estratégia é pensar nas pessoas que fazem as pesquisas nos buscadores e não apenas nos mecanismos de busca. Se queremos que nossos backlinks importem, nossos esforços precisam fazer sentido a partir da perspectiva do usuário.

    Quando você cria conteúdo valioso e de qualidade e, a partir disso, incentiva pessoas a se conectarem naturalmente de volta com o seu domínio, você está no caminho certo

    Já foi o tempo que o Google aceitava a inserção de links de qualquer forma. Hoje, ele desconfia muito quando parece um ganho “milagroso” que acontece do dia para a noite, principalmente em um site novo. A exceção seria os conteúdos virais que justificam o apontamento de links repentinos para um domínio. 

    Uma prática válida e mais recente na conquista de backlinks que vale mencionar é a feita por meio de relacionamentos. 

    Como assim???

    Calma! Tá tudo explicado direitinho aqui:

    A importância do relacionamento para uma estratégia de link building

    Como e por onde começar a conquistar links para o seu site?

    Qual o tipo de link desejamos? Um critério fundamental a ser avaliado é se o link vem de um domínio com boa autoridade. É preciso desenvolver uma abordagem mais tática e investir no trabalho de curadoria humana com o objetivo de conquistar links de sites relevantes para o seu domínio.

    Essa curadoria envolve a análise de diversos aspectos:

    Qualidade do página referenciada: Tem uma boa arquitetura do site? A navegação é fácil, rápida e intuitiva? Esses e outros aspectos de SEO on page são essenciais para uma boa classificação.

    Qualidade do site de referência: Além de uma boa autoridade de domínio (DA), o site que irá publicar seu backlink deve ter um bom tráfego orgânico. Também recomendamos não utilizar redes PBN, cujo único objetivo é publicar links.

    Relevância dentro do contexto: Não adianta sair publicando links em qualquer site, o conteúdo do backlink deve estar contextualizado dentro do texto inserido. De nada vale inserir um link sobre corrida de cavalos em um site de produtos de beleza.

    Conteúdo útil para o público: Faça artigos relevantes para o público-alvo, responda dúvidas, dê esclarecimentos, seja informativo e sempre atualizado.

    Variação de texto âncora: Já passou a época em que o texto deveria ser repleto de palavras-chave, agora, o ideal é sempre buscar variações da keyword para uma linkagem mais natural.

    Ao considerar esses aspectos, conseguimos garantir melhor que não haverá acúmulo de links indesejados em nossos portfólios de backlinks e que o Google não irá nos punir por isso.

    5 boas práticas para adotar na sua estratégia de backlinks

    Após definir a página linkada e o texto âncora, escrever um conteúdo útil e otimizado, e selecionar os sites de referência, está na hora de fazer a distribuição do seu artigo e, de fato, conquistar os primeiros backlinks! 

    Confira algumas práticas recomendadas:

    1. Tenha perfis em redes sociais

    É importante esclarecer que o Google não indexa links de sites como o Instagram e o Twitter. Mas então por que investir em presença nas redes sociais? Porque esses domínios ainda têm a capacidade de ser como um sinal social de existência da sua marca.

    Da perspectiva do usuário, ele terá acesso ao link do seu site nas redes sociais. Então, faz todo o sentido investir na promoção do seu site por meio desses canais, já que eles têm uma quantidade enorme de usuários. 

    Por isso, nós também recomendamos aplicar SEO para Instagram e outras redes sociais.

    Dessa forma, mais pessoas terão acesso ao seu conteúdo e poderão ter interesse em linkar para o seu domínio naturalmente. 

    Além disso, os sinais sociais são uma dica para o Google de que aquele site é verdadeiro e está sendo realmente utilizado.

    2. Conecte-se localmente

    Uma dica é se aproximar de empresas locais com as quais você conversa com alguma frequência, seja ela diariamente, semanalmente ou até mesmo mensalmente. 

    Que tal se unir a outras pessoas do seu bairro ou cidade para realizar um evento? Pode ser em alguma universidade local, por exemplo. Assim você poderá registrar sua marca em sites, divulgando seu evento e fazendo com que pessoas da sua região conheçam o seu negócio.

    Para contribuir com isso, não se esqueça de criar um perfil comercial no Google Meu Negócio. Assim, a comunidade local pode encontrar as principais informações do seu negócio diretamente no Google, como endereço, horário de funcionamento e o mais importante aqui, o seu site.

    3. Entreviste pessoas legais para o seu blog

    Procure pessoas interessantes em seu site ou blog. Entre em contato com elas e pergunte se elas aceitam o seu convite para entrevistá-las. Lembre-se de que essas pessoas devem ser interessantes e relevantes para o seu público. 

    Naturalmente, seu conteúdo começará a abrir portas e a oferecer mais oportunidades. Além disso, irá gerar tráfego e você ganhará links com menos esforço. Existem também outros benefícios:

    • Seus entrevistados certamente ajudarão você a promover o artigo, o que naturalmente lhe dará uma chance real de expor sua marca a um público maior, gerando mais visibilidade;
    • Como consequência do tópico anterior, você receberá tráfego novo, de um público novo, que tem um potencial de se converter em seu público, tornando seu tráfego regular a longo prazo;
    • As entrevistas têm o potencial de se tornarem virais. Se você encontrar um assunto interessante que tenha um conteúdo de qualidade, único e inspirador, as pessoas estarão mais propensas a compartilhá-lo nas redes sociais;
    • Entrevistas criam relacionamentos reais. Se a experiência de ser entrevistado por você tiver sido agradável, há uma chance maior de seus entrevistados colaborarem novamente com você em uma próxima vez.

    4. Tenha presença em outros blogs e veículos

    Escrever artigos interessantes para várias publicações ajudam produtores de conteúdo a estabelecerem ótimos relacionamentos com veículos de imprensa e outros blogs

    Além de oferecer seus conhecimentos para outras pessoas e criar sua reputação on-line, ter conteúdo produzido por um especialista da área – você – ajuda essas publicações a terem sucesso. 

    É uma via de mão-dupla em que os dois lados saem ganhando: você conquista o seu backlink e o site ganha um conteúdo de qualidade gratuito!

    Além disso, com essa relação voltada para link building com outros sites fica mais fácil você receber um convite para uma entrevista também e, assim, você terá seu domínio linkado em um novo conteúdo de qualidade.

    Quer saber mais sobre link building? Confira as principais perguntas e respostas para saber o que é link building!

    5. Monitore menções à marca

    Você sabe o que estão falando da sua marca e do seu negócio na internet? Se não sabe, você está perdendo valiosos insights!

    Caso você não saiba como fazer isso, aqui vai uma dica: Google Alertas. Crie alguns alertas do Google com seu nome, o nome da empresa ou marca, e os assuntos de mercado mais relevantes para você. 

    O monitoramento constante permite que você saiba se sua marca foi citada em algum site. Nesse caso, é uma oportunidade de você entrar em contato com o site que fez a publicação e solicitar a inserção do link para a sua home no texto âncora com o nome da sua marca.

    Como continuar conquistando backlinks?

    Receber os primeiros backlinks não é o suficiente para alcançar as primeiras posições no Google, é preciso ter uma estratégia de conquista de backlinks constante. Confira as principais estratégias para te guiar nesse processo.

    Alimente o link building

    Para continuar ganhando backlinks de qualidade, você deve criar uma estratégia de link building regular. Seja realizando uma quantidade específica de publicações ou inserções de link por semana ou mês. 

    Estabelecer essas metas (junto das análises mencionadas anteriormente) vai garantir que a sua classificação nos mecanismos de busca continue subindo de forma orgânica!

    Aposte na assessoria de imprensa digital

    O foco dessa estratégia é aumentar as menções on-line e a autoridade da marca, de modo a melhorar a sua reputação no ambiente digital. 

    Ao contratar uma assessoria de imprensa, você terá alguém responsável por monitorar as menções da sua marca, divulgar seu site ou eventos em veículos de imprensa relevantes para o seu nicho e aumentar sua visibilidade on-line. 

    Tudo isso será favorável na hora de conquistar novos clientes, considerando que quase 50% dos consumidores pesquisam sobre as empresas no Google antes de comprar

    Crie material educativo

    Realizar pesquisas de mercado, e-books, infográficos, webinários ou estudos de caso é uma ótima forma de conquistar backlinks orgânicos. 

    Se esses materiais educativos forem realmente úteis e relevantes para o público-alvo, há grandes chances de você ser citado como fonte referência do artigo em questão, com direito à menção do domínio. O que também é outra forma de melhorar sua reputação on-line.

    Conquiste backlinks de qualidade com a Experta

    Agora que você conhece as diferentes formas de conquistar backlinks, por que não contratar uma agência especializada em link building e assessoria de imprensa digital?

    Pesquisa de palavras-chave aprofundada, conteúdo exclusivo e original feito por jornalistas e distribuição manual com seleção cautelosa de sites de referência são apenas alguns dos diferenciais da Experta!

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