SEO para Instagram e outras redes: como aumentar a visibilidade on-line?

Saiba como o SEO para Instagram funciona e veja como essa estratégia pode conquistar novos clientes.

Publicado em: 1 de dezembro de 2023
Atualizado em: 18 de junho de 2024

Você sabia que as redes sociais influenciam nas compras de cerca de 85% das pessoas da Geração Z (nascidos no fim da década de 1990 e 2010)?

Pelo menos, é isso que dados do levantamento do Conselho Internacional de Shopping Centers (ICSC) apontam. A pesquisa ainda destaca o Instagram e o TikTok como as plataformas mais influentes.

Por isso, entender a aplicar SEO para Instagram e outras redes sociais é tão importante atualmente.

As redes sociais são como a vitrine de uma empresa, o local ideal para divulgar a presença e o posicionamento da marca. Certamente, antes de comprar em uma loja nova, você pesquisou no Google, no Instagram ou no TikTok, não é mesmo?

Apesar de as buscas no Google ainda serem mais comuns, as pesquisas em redes sociais estão em constante ascensão. Nesse cenário, aplicar estratégias de SEO para Instagram e outras redes sociais é indispensável.

Então, se você está à procura de novas oportunidades para gerar leads e aumentar seu número de vendas, continue lendo!

Como fazer SEO para Instagram?

No decorrer do texto, você vai perceber que o SEO para Instagram possui algumas semelhanças com as práticas usadas na otimização de sites e blogs. 

A maior diferença é que não é possível alterar o SEO técnico do Instagram. Além disso, a dificuldade de ranquear posts no Google é muito maior do que ranquear landing pages ou blog posts.

No caso do Instagram, o que será ranqueado e irá aparecer nos resultados de pesquisa do Google é o perfil como um todo, sendo o nome de usuário a principal palavra-chave.

Confira a seguir as principais estratégias de SEO para Instagram:

Conheça seu público

O primeiro passo para fazer SEO para Instagram e outras redes sociais é identificar onde está seu público-alvo. Por onde os usuários chegam até você: busca orgânica, Instagram, Facebook, YouTube, TikTok?

Assim, você saberá qual o melhor canal para investir seus esforços de marketing. Mas como identificar isso?

  • Crie uma buyer persona (personagem fictício que exemplifica o cliente ideal do seu negócio e identifica padrões de comportamento do público-alvo);
  •  Faça pesquisas on-line sobre os hábitos de consumo de conteúdos dos compradores;
  • Colete feedbacks dos clientes atuais (como eles conheceram seu produto/serviço?);
  • Analise as métricas que você já possui (de onde vem a maioria dos seus leads e clientes?).

Ao identificar alguma rede social como plataforma principal, você também precisa saber qual tipo de conteúdo mais interessa seu público, qual a melhor forma de interagir com eles e o que gera mais engajamento no seu perfil. Tudo isso deve ser compreendido na pesquisa do seu público.

Lembre-se das palavras-chave

Identifique a principal palavra-chave do seu negócio e coloque no nome da conta. Depois, identifique as palavras-chave secundárias para utilizar na bio, que consiste em uma breve descrição do perfil. Isso vai facilitar que seu perfil seja encontrado em buscas feitas na barra de Pesquisa ou no “Explorar”. Confira o exemplo abaixo:

print bblue.praia

O nome deixa claro o que é aquele estabelecimento + o nome da marca, já a bio mostra os principais produtos oferecidos e outras informações importantes, como localidade, delivery e o site da loja.

Além disso, é importante pensar no uso das palavras-chave nos próprios conteúdos. Faça posts que sejam interessantes e relevantes para seu público, seja respondendo alguma dúvida, trazendo inovações de mercado ou contando curiosidades.

Seguindo o exemplo de moda praia, algumas possibilidade de palavras-chave são:

  • Biquínis confortáveis;
  • Maiô plus size;
  • Chapéu de palha;
  • Óculos de sol masculino;
  • Moda verão;
  • Conjunto de biquíni;
  • Saída de praia.

Já em relação aos temas dos posts, poderíamos desenvolver:

  • Como escolher o tamanho do maiô plus size;
  • Tipos de chapéu de palha;
  • 7 tendências da moda verão 2023;
  • Os conjuntos de biquíni de cada signo;
  • As melhores saídas de praia para usar no Ano Novo.

Lembre-se de sempre inserir a palavra-chave do post na legenda! Essa estratégia vai deixar seu post um passo mais próximo de aparecer nos resultados do “Explorar”. 

Mas por que aparecer no Explorar? Bom, o objetivo deste recurso do Instagram é justamente apresentar contas que o usuário ainda não segue, então, é uma boa forma de atrair e conquistar novos seguidores.

pesquisa moda praia no instagram e resultados
Ao pesquisar “moda praia” no Explorar, por exemplo, estes são os possíveis resultados.

Do mesmo modo que o Google, ao pesquisar uma palavra-chave, o algoritmo do Instagram vai te mostrar opções de pesquisas mais comuns e alguns dos resultados mais indicados para você.

E ao clicar em “Ver todos os resultados”, ainda é possível explorar as publicações, contas, reels, áudios e tags mais relacionados com a palavra-chave em questão.

Faça uma bio atraente

A bio do Instagram é o primeiro contato que o usuário vai ter com a sua marca. Por meio dessa breve descrição, o visitante deve ser capaz de compreender do que se trata o seu perfil, que tipo de produto/serviço você oferece, qual o seu diferencial e como acessar seu site.

Parece muita coisa para incluir na bio, não é mesmo? Calma que nós vamos te explicar!

Já mencionamos anteriormente que é interessante utilizar palavras-chave secundárias na sua bio do Instagram. Mas, além disso, você deve:

  • Fazer frases curtas e diretas;
  • Separar em tópicos, se necessário;
  • Utilizar emojis, se estiver de acordo com a persona;
  • Mencionar o diferencial do seu negócio;
  • Compartilhar informações de contato (pode ser apenas o principal);
  • Responder dúvidas muito frequentes (por exemplo: frete grátis, entregas apenas no Rio de Janeiro, compras somente por WhatsApp etc.);
  • Criar um CTA atrativo, seja para acessar o site ou chamar um consultor de vendas;
  • Incluir o link para o seu site ou utilizar o LinkTree.

Você com certeza já viu um LinkTree em perfis comerciais. Trata-se de uma plataforma que permite reunir os principais links do seu negócio, já que o Instagram só permite inserir um na bio.

linktree da experta

No caso da Experta, nós selecionamos 3 links essenciais: formulário para receber nossos conteúdos, blog e link para download do e-bookTudo que você precisa saber sobre link building”. Todos eles dentro do site da Experta.

O LinkTree é uma boa prática para divulgar seu site, materiais educativos (como e-books, newsletters, infográficos), landing pages, links de contato, produtos em promoção, entre outros conteúdos que você queira dar destaque.

Não se esqueça das hashtags

As hashtags são muito utilizadas para encontrar novos conteúdos sobre um mesmo assunto. Elas promovem, incentivam e facilitam a navegação por diferentes perfis e posts sobre determinado tópico.

Incluir hashtags nas legendas permite que tanto o usuário quanto o algoritmo do Instagram localizem seus posts de forma mais fácil.

Imagine que um fã de basquete está à procura de novos sites de notícias para seguir e se manter atualizado sobre os jogos. Para isso, ele pode pesquisar a #nba e encontrar diversos perfis no Instagram que discutam o tema.

Não te lembra um pouco a forma como pesquisamos no Google? Claro que tem suas diferenças, mas é uma maneira de entender o SEO para Instagram.

Influenciadores são divulgadores

Fazer parcerias com influenciadores é uma ótima estratégia para divulgar seu perfil no Instagram.

Como o próprio título já diz, essas pessoas são grandes influências para seus seguidores (que podem ser mais de milhares). Dessa forma, a indicação deles de algum produto/serviço pode ser muito importante para conquistar novos leads e clientes.

Ao ter o perfil divulgado por um influenciador, pessoas que nunca ouviram falar do seu negócio podem começar a te seguir e acompanhar seus conteúdos. Quem sabe podem até se tornar clientes e começar a recomendar suas soluções para amigos e familiares. 

Se no link building, precisamos de uma ampla e confiável rede de parceiros para publicação; no Instagram devemos ter uma rede de influenciadores digitais com autoridade no segmento para divulgação.

Essa estratégia faz parte do marketing de influência, cujo objetivo é aumentar o conhecimento sobre sua marca e, assim, aumentar as vendas.

Texto alternativo no Instagram

O texto alternativo, também conhecido como “alt text”, consiste em uma descrição de imagem que pode ser inserida nas publicações do Instagram, por exemplo. 

Essa descrição não fica visível na publicação como a legenda, mas é um importante recurso de SEO para Instagram, visto que o algoritmo vai entender melhor a relação entre a imagem e a legenda do post

O alt text também é utilizado em imagens para otimização de sites ou blogs. Afinal, as imagens inseridas no conteúdo também devem ser úteis e relevantes ao público.

Além de servir para o ranqueamento, o texto alternativo é uma forma de garantir a acessibilidade dos seus posts para pessoas com deficiência visual. 

Os leitores de tela – softwares utilizados em celulares e computadores para capturar a informação em texto e transformar em áudio – não conseguem ler imagens. Apenas com o recurso de texto alternativo, a pessoa com deficiência visual será capaz de entender o que está naquela imagem.

Afinal, muitas legendas só fazem sentido quando relacionamos com a imagem do post.

Além de contribuir para o seu SEO e a acessibilidade digital, inserir o alt text nas publicações é uma forma de atrair mais pessoas para o seu perfil, uma vez que você oferece uma experiência do usuário mais inclusiva no Instagram.

Como adicionar texto alternativo no Instagram?

Para inserir um texto alternativo em uma nova publicação, basta clicar em “Configurações avançadas”, rolar para baixo e clicar em “Escrever texto alternativo”.

Você também pode adicionar o alt text em posts já publicados. Para isso, clique nos três pontinhos da publicação, selecione “Editar” e a opção “Editar texto alternativo” vai aparecer no canto inferior direito da imagem.

Apesar de haver a opção de ser criada automaticamente, não há como garantir que a descrição terá coerência com o conteúdo nem precisão sobre os elementos visuais descritos.

Bônus: dicas para fazer texto alternativo

  • Deve haver semântica/contexto;
  • Descrever apenas o que está aparecendo na foto;
  • Frases simples e sucintas na ordem direta;
  • Escrever para um humano, não para um motor de buscas;
  • Não encher de palavras-chave, apenas se fizer sentido com a imagem;
  • Mantenha entre 4 a 8 palavras, cerca de 125 caracteres ou menos;
  • Não utilizar gerúndio;
  • Descrever cores;
  • Não colocar “imagem de…”;
  • Não repetir texto da legenda (não ser redundante).

Por exemplo, se uma loja publica fotos de um sapato de salto alto vermelho, é justamente esse seu texto alternativo: sapato de salto alto vermelho. Não há mistério.

Publique sempre

Considerando o amplo público que utiliza o Instagram diariamente e a dificuldade de conquistar sua atenção, alguns especialistas recomendam publicar de três até 10 vezes por dia.

Mas isso envolve muito tempo e dedicação, até porque não adianta publicar qualquer coisa. Para ter sucesso nas redes sociais, também é preciso investir em conteúdo útil e relevante, assim como no Google.

Assim, o mais recomendado é publicar pelo menos uma vez por dia, seja uma foto, um carrossel, um vídeo no Reels ou um story.

Se você ainda estiver no início da sua produção de conteúdo, pode começar com três publicações por semana e ir aumentando gradualmente.

Uma dica é focar nos stories, que são mais fáceis e rápidos de produzir, deixando para atualizar o feed com menos frequência (mas também não deixe parado).

Coloque a localização

Essa técnica é indispensável para negócios com sedes físicas. Inserir a localização nas publicações aumenta as chances das pessoas da região encontrarem sua empresa no mapa.

Mesmo que a sua loja seja exclusivamente virtual, também é interessante colocar a localização de um lugar, bairro, cidade, estado ou país. Da mesma forma, sua empresa aparecerá no mapa do Instagram para os usuários.

O mecanismo é bem parecido com o do Google Maps. A pessoa pesquisa “pet shop”, por exemplo, e o mapa irá mostrar os perfis do Instagram que estão mais próximos dela, que correspondam a sua pesquisa.

print mapa instagram
Por exemplo, ao pesquisar “pet shop”, o Instagram mostra os perfis de pet shops mais próximos da sua localização.

A única diferença para o Google Maps, é que aqui só aparecem resultados de locais com perfis no Instagram.

Estude o melhor horário

Timing é tudo, principalmente nas redes sociais.

Não adianta nada passar horas fazendo uma publicação bonita e interessante, com alt text, localização e marcações, se ninguém ver. Afinal, só quem é visto, será lembrado.

Para evitar esse problema, você deve ficar de olho nas suas métricas para identificar o melhor horário para publicar.

Se você tem uma conta comercial, no Painel Profissional, você facilmente encontra esses dados. Basta clicar em “Total de seguidores”, rolar até o final da página e conferir os períodos mais ativos do seu perfil, ou seja, os períodos em que há maior alcance e engajamento.

print horários mais ativos no instagram

O horário ideal é uma parte essencial do SEO para Instagram. Tanto que o aplicativo permite você selecionar um determinado período de tempo para avaliar essas métricas, entre outras informações, como crescimento, localidade, idade e gênero dos seguidores.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Como a ordem dos stories é definida? Os posts aparecem no feed de acordo com o horário de publicação? Como são selecionadas as publicações no meu “Explorar”? 

O funcionamento do algoritmo dessa rede social ainda é um mistério para muitas pessoas. Mas, se você está trabalhando com SEO para Instagram, já passou da hora de entender.

O próprio Head do Instagram, Adam Mosseri, publicou um vídeo em seu perfil, explicando como funciona o ranqueamento. 

Ele começa falando que existem vários algoritmos envolvidos, um para cada formato de publicação (story, feed, reels, explorar) para garantir uma experiência personalizada.

De modo geral, todos têm a mesma premissa: analisar seu histórico de interações e sugerir conteúdos com a maior probabilidade de você interagir.

Nos stories, a classificação é feita com base em uma aproximação de quais contas mais te interessam. Para isso, é analisado o histórico de cliques para abrir diretamente o story, reações, curtidas ou respostas do mesmo. Em suma, a ordem dos stories tem uma relação muito forte com a familiaridade entre os usuários.

Já o objetivo do feed é te entregar o melhor conteúdo desde a última vez que você acessou o aplicativo. Isso inclui, não apenas publicações de seus seguidores, como também propagandas e sugestões de posts que podem te interessar. Aqui, a popularidade do perfil do autor também é levada em consideração.

E é aqui que o SEO para Instagram começa! 

Sabendo dessa informação, o profissional de mídia social deve se atentar a produzir conteúdos relevantes e interativos para que mais usuários curtam, comentem, compartilhem, salvem seu post ou entrem no perfil do autor. Assim, a tendência é que o algoritmo destaque seu conteúdo cada vez mais para novos usuários, que podem se tornar leads e até clientes.

Nos Reels, o algoritmo é muito similar ao do TikTok. A maioria dos vídeos que aparecem é de contas que você ainda não segue. Além do histórico de interação, também leva-se em conta os vídeos mais curtidos e vistos por usuários de gostos similares ao seu.

Agora, um dos pontos mais importantes para se atentar ao trabalhar com SEO para Instagram é a ferramenta “Explorar”. Trata-se de uma seleção de conteúdos de perfis que você ainda não segue, mas podem ser de seu interesse. A ideia é realmente o usuário descobrir novas coisas. 

O primeiro fator de ranqueamento no Explorar é a popularidade daquele post no momento, seguido pelo histórico de interação, informações do autor e o histórico de interação com esse autor.

Então, se o seu post tiver muito engajamento e viralizar, ou se alguém encontrou seu perfil ao realizar alguma busca por palavras-chave, ou se já interagiu com seu perfil no passado, as chances de a sua empresa aparecer no Explorar dessa pessoa são maiores. E quanto maior visibilidade, melhor!

No final do vídeo, Mosseri ressalta “se há uma audiência interessada no que você compartilha, é nosso interesse como negócio ajudar essas pessoas a se conectar com o seu conteúdo da maneira mais efetiva possível”.

Quais são as métricas do Instagram?

Após colocar em prática as técnicas de SEO para Instagram, é preciso saber se estão te trazendo os resultados esperados.

Da mesma forma que você deve analisar métricas de marketing para monitorar o desempenho de campanhas, você precisa analisar as métricas do Instagram para conferir o desempenho do seu perfil.

Confira as principais métricas a serem acompanhadas:

Número de seguidores

Por meio do número total de seguidores, você confere quantos usuários te seguem ou deixaram de seguir. Assim, é possível acompanhar o crescimento do seu perfil.

Como comentado anteriormente, no Painel profissional, em “Total de seguidores”, é possível fazer esse acompanhamento de forma simples.

número de seguidores no instagram

Visualizações

Trata-se do número de vezes que o seu vídeo no feed foi assistido, lembrando que um mesmo perfil pode visualizar o vídeo várias vezes.

É uma métrica interessante para saber quais conteúdos fizeram mais sucesso e quais temas geraram mais engajamento.

Alcance

Já o alcance é a quantidade de perfis únicos que acessaram sua conta em determinado período, tanto seguidores quanto não seguidores. Ou seja, ainda que um mesmo usuário acesse uma publicação diversas vezes, ele será contabilizado apenas como um.

É possível conferir essa métrica no Painel profissional, em “Contas alcançadas”, que também te mostra o tipo de conteúdo mais acessado, seja story ou publicação no feed.

Você também pode ver o alcance de publicações específicas. Para isso, abra o post que deseja analisar e clique em “Ver insights”.

print contas alcançadas
À esquerda, as contas alcançadas do perfil no geral. À direita, as contas alcançadas um post específico.

Impressões

Esse número representa a quantidade de vezes que o post foi exibido na tela dos usuários, independentemente de interação ou não.

Ao contrário do Alcance, se um mesmo usuário ver uma publicação sete vezes, serão contabilizadas sete impressões. Por isso, as impressões sempre serão maiores que o alcance.

Nos insights de cada publicação, você consegue ver essa métrica, logo abaixo das contas alcançadas.

print impressões no instagram

Aqui, ele mostra quantas vezes a publicação foi vista na página inicial (feed), dentro do seu perfil, encaminhada por outra pessoa ou através do “Explorar”.

Cliques

Número de cliques feitos no link da bio ou nas opções Ligar/E-mail, caso você tenha ativado essa opção.

Essa métrica ajuda a entender a conversão de visitantes em leads, a partir do momento que eles interagem com a sua empresa. Também indica se os CTAs (call to action) das publicações estão atrativos o suficiente para o usuário querer entrar em contato para saber mais.

Audiência

Como mencionado anteriormente, no Painel profissional, ao acessar “Total de seguidores”, você consegue ver dados demográficos dos seus seguidores: principais localidades, faixa etária e gênero.

Todas essas informações são importantes para a criação da sua buyer persona!

Engajamento

Essa é uma das métricas mais importantes de SEO para Instagram, ela mostra quantos e como os usuários interagiram com o seu perfil.

Na seção “Contas com engajamento” do Painel profissional, você vê quantas pessoas interagiram com suas publicações, stories e reels. Além disso, também é possível ver quais foram as publicações com mais interações, sendo assim:

Interações = (número de curtidas, salvamentos, comentários e compartilhamentos da publicação) – (número de descurtidas, remoções dos salvos e comentários excluídos)

Quais foram as publicações mais curtidas? Quais foram os stories com mais respostas? Esses dados ajudam a entender qual tema e formato de conteúdo mais atrai seus seguidores.

Ferramentas de análise para Instagram

A própria plataforma oferece uma ferramenta bem completa para analisar seu desempenho e engajamento: o Instagram Analytics, chamado de Insights. Falamos bastante dessa ferramenta e suas funcionalidades ao longo do texto. Ela pode ser acessada pelo Painel profissional ou no menu (logo com três linhas no canto superior direito do perfil) APENAS em perfis comerciais.

Entretanto, para quem trabalha com SEO no Instagram, é importante conhecer outras ferramentas que podem facilitar sua análise de métricas:

  • Simply Measured: apresenta o desempenho de cada conteúdo, taxa de retenção, conversões, comparação de performance com concorrentes e conhecer potenciais influenciadores para possíveis parcerias.
  • Iconosquare: o principal recurso te ajuda a entender qual a relação entre o conteúdo compartilhado e o ganho ou perda de seguidores, além de permitir o gerenciamento de suas publicações em contas diferentes (muito útil para agências especializadas em redes sociais).
  • Sprout Social: uma combinação dos recursos oferecidos pelo Instagram Analytics com ferramentas de gestão e criação de conteúdo.
  • Keyhole: oferece feedback em tempo real, testa palavras-chave e hashtags para descobrir tendências que estão começando a surgir, além de analisar o desempenho de seus concorrentes.
  • SquareLovin: o foco é a análise aprofundada dos melhores horários para publicação, com destaque aos horários para se evitar.

Qual a importância do SEO para Instagram?

Segundo pesquisa da We Are Social, o Instagram é a terceira rede social mais utilizada no Brasil, com mais de 113 milhões de usuários ativos, que dispõem de uma média mensal de uso de 16 horas.

Esse dado, somado ao fato de que cada vez mais pessoas estão se informando e comprando por essa rede social, só ressalta a importância do SEO para Instagram.

Considerando a grande competitividade no ranqueamento do Google, é preciso saber diversificar seus canais de audiência e prospecção de clientes. Diante de diversas plataformas de comunicação disponíveis e repletas de possíveis leads, não há porque depender de apenas uma.

Qual a importância do SEO para outras redes sociais?

De acordo com uma pesquisa do All INN, em parceria com a Opinion Box, 75% dos consumidores utilizam as redes sociais para busca de produtos.

Por isso, além do Instagram, é importante estar presente em outras redes sociais. Ainda mais considerando que o WhatsApp e o YouTube são as duas redes sociais mais utilizadas no país e a influência que o TikTok tem sob a nova geração.

Claro que não é possível ser ativo em todas as plataformas, a escolha vai depender de onde seu público-alvo está, para saber onde concentrar seus esforços de marketing.

Entenda as vantagens de aplicar SEO em outras redes sociais:

Aumenta alcance do conteúdo

Quanto mais canais de distribuição, maior o alcance do conteúdo compartilhado, visto que usuários de diferentes redes podem encontrá-lo.

Mas para alcançar esse objetivo, é importante implementar as técnicas de SEO nas respectivas redes sociais e produzir conteúdo útil e relevante.

Empresa vista e reconhecida

Estar presente em várias redes sociais, aumenta as chances da sua empresa ser vista por diferentes públicos e amplia as oportunidades de aparecer em resultados de buscas on-line.

Essa é uma grande vantagem competitiva, visto que você estará oferecendo diversos canais de comunicação para o cliente, facilitando o contato para realizar compras ou tirar dúvidas.

Mais confiança do cliente

Empresas que possuem perfis ativos e organizados em outras redes sociais passam uma imagem mais profissional aos potenciais clientes.

Se o perfil publicar conteúdos de boa qualidade, a empresa pode até se consolidar como autoridade e referência no assunto, tanto para o consumidor quanto para os mecanismos de busca.

Tudo isso passa ainda mais confiança e credibilidade aos consumidores, o que é essencial no processo de conquista, conversão e fidelização dos mesmos.

Melhore sua reputação on-line com a Experta!

Além do SEO para Instagram, existem outras estratégias para se destacar no universo digital. 

O Digital PR, por exemplo, é uma estratégia ligada à assessoria de imprensa para aumentar as menções on-line de uma marca e, consequentemente, melhorar sua reputação e autoridade no segmento.

Saiba como se tornar referência no mercado e veja o que a assessoria de imprensa digital pode fazer pelo seu negócio!

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