Como contratar uma assessoria de imprensa?

Escolher a agência de assessoria de imprensa correta é fundamental para o aumento da visibilidade do seu negócio. Confira as dicas!

Última atualização:

13 de outubro de 2023

Flávia Crizanto
Índice

    Você já se perguntou como sua empresa pode ganhar mais credibilidade nos meios de comunicação?

    A assessoria de imprensa é a resposta. Este serviço crucial na área da comunicação é dedicado a construir relacionamentos sólidos com veículos de imprensa e instituições. Isso não apenas impulsiona a credibilidade da sua marca, mas também garante que sua empresa seja notada nos meios de comunicação.

    Agora, você deve estar se perguntando como escolher a agência de assessoria de imprensa certa. Apesar da importância, nem todos os profissionais sabem escolher uma boa agência para desempenhar esse trabalho.  Seja pela abundância de assessorias no mercado, falta de conhecimento nas técnicas ou até mesmo insegurança, é normal ver empresas com dificuldade na hora de analisar as propostas das assessorias e fazer a escolha certa. 

    Preparamos um conteúdo repleto de dicas infalíveis para orientar sua escolha da agência de assessoria de imprensa ideal para o seu negócio. Vamos começar sua jornada em direção a uma maior credibilidade e visibilidade nos meios de comunicação?

    Vamos nessa?  

    Como escolher a agência certa de assessoria de imprensa?

    Quando falamos de assessoria de imprensa, é importante ter em mente que esse serviço pode impactar diretamente a imagem que a sua marca transmite para o mundo. Dessa forma, não dá para escolher qualquer profissional sem fazer uma análise criteriosa antes. 

    Apesar de parecer uma tarefa difícil, escolher a agência ideal não é uma missão impossível. O segredo está em analisar diferentes aspectos e traçar comparativos entre as propostas recebidas. A seguir, você encontrar um guia com seis dicas que vão te auxiliar nessa empreitada. Boa leitura! 

    Conheça a especialidade e a área de atuação da agência

    O processo para escolher a agência de assessoria de imprensa ideal começa já nas primeiras buscas pelos prestadores de serviço. Antes de mais nada, é preciso entender que atualmente existem diferentes nichos no mercado e que a empresa certa para o seu negócio deve ser aquela especializada em sua área de atuação.

    Se a sua marca é uma loja de acessórios femininos, por exemplo, convém buscar por agências com expertise no ramo da moda. Essa seleção criteriosa é fundamental, pois as agências que atuam no ramo do seu negócio já conhecem a fundo esse setor, sabem lidar com as etapas de comunicação e possuem relacionamento com veículos e instituições importantes para a visibilidade da sua marca. 

    Atualmente, é possível encontrar especialistas em diferentes segmentos como tecnologia, saúde, educação, finanças e esportes. Uma dica valiosa para o caso de agências que não citam sua especialidade é olhar a rede atual de cliente das empresas, o que normalmente fica exposto no site da marca. 

    Se a maioria deles for do ramo da educação, já dá para entender que essa agência possui um conhecimento maior nesse setor, podendo ser considerada uma especialista na área. Também não esqueça de avaliar a área de atuação, pois algumas empresas possuem o foco em regiões específicas do país.

    Verifique a experiência da agência

    Após verificar a especialidade e a área de atuação, é o momento de analisar se a agência possui experiência na área da assessoria de imprensa. Nesse momento, vale a pena entender a história da marca e anos de atuação.

    Isso porque ter uma assessoria com ampla experiência significa contratar uma empresa com maior habilidade para identificar as oportunidades de divulgação na mídia e com um network mais consolidado, fatores essenciais para o sucesso do projeto. 

    Análise cases da empresa

    Encontrou agências que atuam no seu ramo e que possuem experiência no serviço de assessoria de imprensa? Então, é hora de analisar os cases da marca. Se apresente e peça para a empresa o envio de trabalhos que eles já fizeram, esse tipo de solicitação é normal nessa área. 

    Dessa forma, você poderá avaliar como é o trabalho na prática, quais as publicações conquistaram, como funciona a produção de releases e com quais veículos eles já possuem relacionamento.

    Pesquise a reputação

    Além da experiência, é sempre importante verificar a reputação da agência antes de contratar os serviços. Procure no Google o nome da empresa ou entre em contato diretamente com outros clientes para verificar se há recomendações. 

    Também é possível analisar o blog da agência e as redes sociais. No site da empresa, é possível avaliar a qualidade dos conteúdos publicados e, nas redes sociais, você poderá acompanhar o posicionamento da marca e se há algum tipo de reclamação recente nos comentários. Nesse momento é fundamental dar uma de stalker e entender como está a imagem da agência de assessoria. 

    Verifique a capacidade de adaptação da agência

    A assessoria de imprensa precisa lidar com os altos e baixos de uma empresa, inclusive, os momentos de crise. Além disso, deve estar em constante evolução para acompanhar o mercado. Dessa forma, é fundamental encontrar uma agência que esteja apta a se adaptar e lidar com as mudanças que possam surgir.

    Uma assessoria de imprensa que investe em tecnologia, por exemplo, pode estar mais aberta para lidar com novidades e utilizar estratégias diferenciadas e eficientes para passar bem por momentos de crise e de mudanças. 

    Compare preços e benefícios

    Por fim, é essencial avaliar o custo-benefício de cada empresa antes de fechar o contrato. Algumas empresas podem oferecer propostas com preços mais elevados do que as outras e, por esse motivo, você precisa analisar o que está incluso nos serviços e se eles estão dentro das necessidades do seu negócio.

    Lembre-se de que contratar uma assessoria de imprensa é um investimento para aumentar a visibilidade e a reputação da sua empresa, o que pode gerar retornos significativos a longo prazo. Dessa forma, é importante escolher com atenção. 

    Expertise em assessoria de imprensa

    A Experta é uma plataforma de serviços digitais que impulsiona e sustenta resultados no Google. As soluções incluem link building, SEO, assessoria de imprensa digital e gestão de blogs, ferramentas imprescindíveis para uma estratégia assertiva de Digital PR. 

    Conheça nossa solução em assessoria de imprensa digital e Digital PR

    Você também pode marcar uma conversa com uma das consultoras.

    CONFIRA TAMBÉM