Em quais sites devo comprar backlinks?

Uma boa estratégia de backlinks depende totalmente da qualidade dos sites veiculadores, entenda mais sobre esse assunto com a Experta!

Publicado em: 7 de maio de 2024
Atualizado em: 29 de novembro de 2024

Quando se fala em compra de backlinks, sabemos que muitas pessoas optam por um caminho “fácil”. Afinal, parece muito tentador adquirir um pacote de links que promete impulsionar seu site para o topo dos resultados nas páginas de busca. 

Nem sempre, porém, o caminho mais fácil é o mais recompensador. No caso dos backlinks, optar por uma estratégia bem definida de link building é a melhor opção. Isso porque comprar backlinks pode resultar em penalizações graves por parte dos motores de busca.

Por outro lado, quando apostamos em conteúdo de qualidade, atraímos naturalmente backlinks de sites relevantes que são referência dentro do seu nicho. Os links são conquistados através do reconhecimento do valor do nosso conteúdo e não simplesmente por um pagamento. 

Na Experta, priorizamos a qualidade dos sites e dos conteúdos produzidos. Neste texto, vamos te mostrar quais os principais pontos de atenção quando buscamos por sites de qualidade para veicular nossos backlinks. 

Vamos lá!

Qualidades de um site de referência

Primeiro, vamos te explicar o que um site de referência deve possuir para ser considerado uma boa opção para veicular seus backlinks.

Links de qualidade de páginas externas

Ter links externos de qualidade é essencial para a autoridade de um site. Imagine eles como um voto de confiança que um site oferece ao outro. Ou seja, quanto mais sites de alta qualidade se vinculam a você, mais confiável e relevante você se torna aos olhos do Google e de outros mecanismos de busca. 

Nós temos total atenção nisso, pois, por exemplo, se um site de notícias respeitado vincula um link de algum artigo do seu blog, isso indica aos motores de busca que o seu conteúdo é valioso e relevante. Assim, as possibilidades de seu site ir para as primeiras posições da SERP são altíssimas. 

Métricas de autoridade 

Métricas de autoridade são aquelas que avaliam o potencial de um site para se classificar nos motores de busca. Existem duas métricas principais:

  • DA (Domain Authority): desenvolvida pela Moz, prevê quão bem um site irá classificar nos motores de busca.
  • DR (Domain Rating): desenvolvida pela Ahrefs, reflete a força do perfil de backlink de um site.

Ambas variam de 0 a 100, sendo que as pontuações mais altas indicam sites mais fortes. Também estamos sempre atentos a esses números, pois eles nos mostram a autoridade e relevância de um site para os mecanismos de busca.

Tráfego alto

Talvez esse seja o aspecto mais óbvio, mas nem por isso vamos deixá-lo de fora. Para escolher os melhores sites, cada pequeno ponto é importante. Ter tráfego orgânico alto, como muitos já imaginam, é um indicador de sucesso para qualquer site. 

Se um site recebe uma grande quantidade de visitantes diariamente, é provável que ele seja considerado um recurso útil e relevante para o Google, por exemplo. Na hora da estratégia de link building, esses sites devem ser priorizados.

DICA EXPERTA: Na hora de escolher um site para comprar backlinks, se atente tanto a autoridade quanto ao tráfego. Muitos se apegam apenas ao DA alto, entretanto, de nada adianta se o site não tiver visitantes (tráfego).

Sem PBN

PBNs ou private blog networks são redes de sites criados com o único propósito de construir links para um site específico e manipular as classificações dos motores de busca. Essa prática faz parte do Black Hat SEO e, embora possa fornecer ganhos a curto prazo, é contra as diretrizes do Google, podendo levar a penalidades severas.  

Se o Google percebe o uso de PBNs, seu site pode inclusive ser desindexado e não aparecer mais em nenhum resultado de pesquisas. Outras penalidades comuns incluem a queda nas classificações e no tráfego, geralmente, com dificuldade de recuperação. Por isso, aqui na Experta, conhecemos esses riscos, temos total cuidado e realizamos uma distribuição humanizada dos conteúdos.

Conteúdo útil e nichado

Sabemos que no SEO, o conteúdo é rei. É o que atrai os visitantes em primeiro lugar e é o que os mantém voltando. Ter conteúdo útil e nichado significa que você proporciona valor aos seus visitantes e pode até se tornar um especialista em sua área. 

Os motores de busca usam algoritmos complexos para avaliar a utilidade do conteúdo. Eles levam em consideração fatores como originalidade do conteúdo, profundidade da informação fornecida, forma como o conteúdo é apresentado e a especialização do autor no assunto tratado.

DICA EXPERTA: Investir em uma agência de SEO pode ser uma jogada inteligente para tornar seus conteúdos mais atraentes. Na Experta, contamos com jornalistas especializados em otimização de textos para SEO. 

O que é um site ruim?

Agora que você já entendeu quais são os pontos de atenção para classificar um site de referência, vamos ver o que torna um site ruim. Veja abaixo os principais erros que levam a falta de autoridade no Google:

  • Conteúdo sem qualidade que não oferece valor aos usuários. São considerados conteúdos sem qualidades aqueles que não são originais, não têm fontes relevantes, com pouca contagem de palavras, com erros gramaticais, etc.
  • Sites sem segurança que podem colocar os usuários em risco. Inclui sites que não usam HTTPS, que não têm políticas de privacidade claras ou que contêm malware. Essas características são uma bandeira vermelha para os usuários e para os motores de busca.
  • Design pobre no mobile pode levar a uma má experiência do usuário, pois cada vez mais prevalece o uso dos dispositivos móveis em todas as esferas. Ter texto pequeno, links difíceis de clicar ou rolagem horizontal no mobile são elementos que levam a uma alta taxa de rejeição (bounce rate).

Todos esses erros podem causar uma queda significativa do ranking nos resultados de busca.

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