Category Link Building

Uma boa estratégia de link building pode trazer resultados incrívels. Mas é preciso saber usá-la de maneira assertiva.

Link building ajuda a criar boas referências do seu domínio para que o Google leia de forma positiva. Sendo assim, fazer link building da forma certa pode ser uma das melhores maneiras de otimizar seu ranqueamento no Google.

Mas construir um perfil de backlinks de qualidade não é uma tarefa tão fácil. E existem alguns pontos que você precisa saber antes de começar a sua estratégia de conquista de links. Neste processo podem surgir dúvidas como:

Para acabar de vez com com toda confusão e desinformação, preparamos esse pequeno manual com quatro coisas que você precisa saber sobre link building. Afinal, sem seguir os passos básicos, você corre o risco de prejudicar o seu site e, em casos extremos, ter o seu site penalizado pelo Google.

Você realmente precisa de backlinks?

ilustração de uma mulher pensativa trabalhando em seu laptop sob uma escrivaninha
fonte: freepik.com

A resposta mais direta é: sim. Muitas pessoas ouvem falar sobre backlinks, mas não tem a noção do que são e sobre o impacto deles em uma estratégia de SEO.

Apesar de o Google não revelar como funciona seu algoritmo e os critérios de ranqueamento, ele sempre reforçou a importância dos links. É inegável o peso que eles possuem na decisão do buscador  para classificar os sites em suas páginas da SERP.

Pesquisas feitas por empresas renomadas como MOZ e Ahrefs mostram que os sites que o Google busca ranquear bem são aqueles que possuem boa autoridade. Por isso, ele considera cada backlink como um voto para seu site.

Assim, podemos dizer que quanto mais links vindos de sites com boa reputação você conquista, mais chances de ser considerado como uma boa fonte de reputação você tem.

Esta é uma forma resumida de dizer que se você deseja obter as melhores posições no Google, principalmente em segmentos muito competitivos, você vai realmente precisar de uma estratégia de link building.

Você será penalizado por construir backlinks?

 

ilustração de duas páginas de um site conectadas pelo símbolo de link, como se fosse um elo de uma corrente, representando link building
fonte: freepik.com

Essa é uma das principais dúvidas e mitos do link building. Entretanto, o Google geralmente penaliza sites que constroem links de forma artificial. Podemos citar uma estratégia muito comum e pouco recomendada:

  • PBN  (Private Blogs Network) - trata-se de uma rede privada de blogs e sites feitos com o único intuito de levar links para um site.

Não use esse tipo de estratégia!

Outro cuidado que você pode ter é o de evitar ganhar vários links de fontes duvidosas em um único dia. Outro aspecto importante sobre link building e riscos de punição são os textos-âncora.

Lembrando que texto-âncora (ou anchor text) é o grupo de palavras ou expressões na qual você insere o link para uma página. De forma geral, as pessoas tendem a colocar a palavra-chave que deseja ranquear no texto-âncora. Mas se você exagerar, o Google pode entender como manipulação.

Para prevenir que isso ocorra, varie as palavras e expressões que você usa como texto-âncora. Inclua também frases naturais, o nome da marca, além de expressões como "clique aqui" ou "saiba mais".

Quais tipos de links você deve obter?

 

Ganhar links não é uma fórmula tão simples. Isso porque existe uma grande diversidade de tipos de links. Aqui na Experta Media já testamos vários deles e selecionados  aqueles que trazem mais resultados, de forma segura e duradoura.

Podemos falar de dois tipos que são muito importantes para basear uma estratégia.

  • Links de sinais sociais ou de base: são links fáceis de conquistar porque podem ser obtidos por meio da criação de perfil nas redes sociais, comentários em blogs e pelo Google Meu Negócio, por exemplo. Esse tipo de link não irá impactar diretamente no ranqueamento das palavras-chave que você deseja, mas irão funcionar como um sinal para mostrar ao Google que o seu negócio é real. O que também é um sinal de autoridade.
  • Links em conteúdos ou in-content: são os links encontrados dentro de textos em sites que direcionam para um outro site. É o que ocorre quando um site de jornal ou artigo de blog menciona a sua empresa e envia um link para ela.

Quando esse processo de menção envolve sites relevantes e respeitados e você usa como texto-âncora os termos para os quais deseja ranquear, o Google entende como uma dica a ser levada em consideração na hora de decidir qual página colocará nas primeiras posições.

Uma das maneiras de obter bons backlinks em sites de qualidade é distribuindo conteúdo relevante, útil e contextualizado para veículos que tenham afinidade com a temática que você está abordando no seu negócio.

Assim, você aumenta as chances de conseguir ranquear o seu site para palavras-chave que realmente importam para sua marca e para a conversão das suas vendas.

Como você pode começar a comprar backlinks?

ilustração de uma mão tocando em uma tela de computador com uma página de site aberta
fonte: flaticon.com

Tomar a decisão de investir em um projeto de ganho estruturado e recorrente de backlinks é uma das principais questões que rondam a cabeça dos profissionais de marketing.

Entretanto, é muito importante ter em mente que se você não conquistar links, provavelmente terá um projeto menos competitivo e sem um desempenho efetivo nos mecanismos de busca.

Não importa qual estratégia você irá escolher para começar o seu projeto de link building. O importante é que ele seja construído de forma natural e que realmente leve o seu site a ganhar autoridade.

Quando você decide comprar links por meio da contratação de uma agência de distribuição de conteúdo ou de assessoria de imprensa digital, é fundamental que você cheque a experiência da equipe em SEO e Marketing de Conteúdo.

Dessa forma, você terá a chance de ter resultados mais assertivos e que te permitem competir por um bom posicionamento nas palavras-chave que realmente importam para seu negócio.

Caso você deseje se aprofundar mais sobre o assunto, confira o artigo a seguir sobre as vantagens de contar com agências que fazem este tipo de trabalho especializado com link building :

https://www.expertamedia.com.br/vantagens-agencia-de-link-building/

A Experta Media é especializada neste tipo de serviço e estamos prontas para ajudar. Entre em contato conosco caso tenha alguma dúvida ou queria entender mais sobre nosso trabalho.