Google já indexava posts do Instagram antes da liberação oficial

Descubra como os buscadores estão evoluindo e por que isso impacta sua estratégia de SEO e autoridade

No dia 10 de julho de 2025, o Instagram anunciou oficialmente a liberação da indexação de seus conteúdos no Google. A notícia foi recebida como uma grande novidade no mundo do SEO, mas a verdade é que o Google já vinha indexando posts do Instagram há mais de um ano, de forma silenciosa e progressiva. Mas, antes de entender os impactos, é sempre importante relembrar os princípios fundamentais do SEO.

Mesmo assim, a liberação oficial ganhou repercussão imediata e foi tratada como algo inédito. Porta de notícias e posts em redes sociais começaram a publicar títulos como:

“Instagram agora aparece no Google”

“Google indexa o Instagram: uma mudança radical no SEO”

“O Instagram agora aparece no Google

A cobertura do tema ajudou a amplificar o impacto da liberação, mas também chamou atenção pelas percepções equivocadas sobre o que realmente havia mudado. Por isso, preparamos esse artigo explicando com base técnica e prática:

  • O que de fato mudou
  • Como a Experta já se antecipava a esse movimento
  • Como usar vídeos curtos de redes sociais para ampliar sua presença orgânica no Google

Por que é preciso olhar além do anúncio oficial do Instagram?

A necessidade de entendimento desse cenário se tornou ainda mais evidente porque aqui na Experta já havíamos observado a chegada dos vídeos curtos das redes sociais na SERP do Google.

Quando a notícia ganhou força, em julho, a suposta novidade pareceu suspeita, mesmo com profissionais e veículos de mídia afirmando que se tratava de algo inédito.

Nesse contexto, o que restou foi fazer o que todo profissional ou usuário de internet deve fazer: checar a informação. Esse tipo de verificação, em tempos como os nossos, não é tão difícil. Mas a urgência imposta aos reféns do mundo algorítmico faz com que esse importante aspecto seja deixado de lado com uma frequência maior do que seria viável. 

Diante desse cenário, o passo mais responsável foi fazer o que todo profissional ou usuário de internet deveria: checar a informação. Essa verificação, em si, não é difícil, mas a velocidade imposta pelo ambiente digital e pela lógica dos algoritmos faz com que seja negligenciada com frequência.

O Instagram realmente começou a aparecer no Google apenas no dia 10 de julho?

A resposta é não. A verdade é que as indexações já vinham ocorrendo há mais de um ano, mas foram intensificadas no dia 31 de março deste ano, quando o Google incluiu a aba de vídeos curtos em sua aba de pesquisa, a SERP (Search Engine Results Page). Além do Instagram, o TikTok e o Shorts do Youtube também foram inseridos nesses resultados. 

A equipe da Experta acompanhava esse movimento, e já havia identificado indexações em perfis como o da fundadora Flávia Crizanto, usando dados do Ahrefs. Isso mostrava que o Google estava testando o rastreamento mesmo antes da liberação oficial. 

Na analise detalhada abaixo, foi possível encontrar alguns poucos termos indexados em 2023, com crescimento mais visível em novembro de 2024. O que indica que o Google já burlava a regra do Instagram de não indexação de seus conteúdos e que esse processo foi se tornando crescente no decorrer dos anos.

Google já indexava posts do Instagram antes da liberação oficial

Imagem retirada do Ahrefs mostrando os termos que foram indexados no Google a partir do perfil @flaviacrizanto, entre janeiro e julho de 2025

O que mudou com a liberação oficial do Instagram no Google

Embora os testes e indexações já estivessem acontecendo antes, a data de 10 de julho ficou marcada porque representou a oficialização do processo. O Instagram alterou uma configuração central que até então limitava a ação dos robôs do Google.

  • O Instagram removeu a restrição no arquivo robots.txt, permitindo que os robôs do Google rastreassem conteúdos públicos.
  • A indexação passou a incluir Reels, carrosséis e imagens de perfis profissionais (maiores de 18 anos).
  • Posts antigos, desde 1º de janeiro de 2020,  também podem ser indexados.

A alteração que gerou a grande repercussão não criou algo totalmente novo, mas autorizou formalmente um processo que já ocorria. Isso foi possível porque a plataforma removeu um dos poucos  impedimentos de indexação dos seus conteúdos que ainda que ainda existiam.

Tecnicamente, tratou-se de uma alteração no arquivo robots.txt do Instagram, que autoriza ou desautoriza quais tipos de robôs de mecanismos de busca podem rastrear o conteúdo. Até julho, os bots do Google estavam proibidos, e essa restrição foi removida.

Quais tipos de posts do Instagram podem ser indexados pelo Google?

Com a retirada da restrição, perfis e conteúdos de pessoas maiores de 18 anos que sejam profissionais passaram a ser oficialmente indexados, o que inclui Reels, carrosséis e fotos. Em comunicado do próprio Instagram, a plataforma também informou que posts antigos, postados a partir de 1º de janeiro de 2020, também podem ser rastreadoe exibidos.

Na imagem abaixo, é possível ver parte do arquivo robots.txt do Instagram, no qual é possível observar que bots de inteligência artificial seguem proibidos de fazer o rastreio. Surge então a dúvida: será que essas ferramentas respeitam essa limitação ou encontram formas de contorná-la?

Google já indexava posts do Instagram antes da liberação oficial
Imagem do arquivo robots.txt do Instagram. Robôs de IAs seguem proibidos de acessar a rede social

Como as inteligências artificiais usam conteúdo das redes sociais 

As IAs de fato usam conteúdos de redes sociais, principalmente os que são públicos, já indexados ou fornecidos via acordos comerciais. Hoje, sistemas como Perplexity, ChatGPT com navegação e até o próprio Google AI Overview buscam em tempo real conteúdos publicados em redes sociais, desde que estejam acessíveis e indexados. 

Isso não significa que eles tenham acesso a todo o conteúdo do Instagram ou TikTok. Na prática, elase conseguem capturar trechos que já foram rastreados pelos buscadores ou liberados por APIs e parcerias.

Com a liberação da indexação dos conteúdos do Instagram e de outras plataformas nas páginas do Google, a utilização de conteúdos de redes sociais pelas ferramentas de inteligência artificial se tornou mais fácil. Esse movimento fez com que o acesso a esses materiais fosse ampliado, já que muitos modelos usam o que está indexado na web aberta.

Limitações

É importante lembrar que existem regras para utilização de conteúdos. Aqueles que são privados ou fechados (stories, grupos, posts sem indexação) não entram nesse processo. Outras formas de uso, dependem de licenças e de acordos. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o Reddit e o antigo Twitter (hoje X), que venderam acesso aos seus acervos para diferentes empresas de IA.

Com a indexação oficializada, abriu-se espaço não apenas para novas estratégias de SEO e maior uso por inteligências artificiais, mas também para uma dúvida importante: se o movimento já vinha acontecendo há tanto tempo, por que o Instagram demorou tanto a reconhecê-lo publicamente?

Por que o Instagram não divulgou a indexação antes?

Se esse movimento do Instagram pareceu estranhamente silencioso, é importante reforçar que não é a primeira vez que a Meta adota essa tática.

No final de 2023, logo após o lançamento do Threads, conteúdos públicos da plataforma começaram a aparecer nos resultados de busca do Google. Mas não houve anúncio formal, comunicado à imprensa ou notificação dentro do aplicativo.

Em vez disso, analistas de SEO e profissionais de marketing perceberam a mudança por conta própria. Só mais tarde, a Meta confirmou discretamente por meio de documentações para desenvolvedores e menções indiretas que os conteúdos públicos do Threads estavam sendo indexados.

Esse padrão de “lançamento silencioso” de mudanças no backend faz parte do manual estratégico mais amplo da Meta. Eles colocam no ar, deixam a comunidade descobrir, e só adaptam a comunicação mais tarde, se necessário.

Essa postura discreta da Meta mostra que é preciso estar atento: mudanças significativas são implementadas sem alarde, deixando que profissionais e analistas descubram por conta própria. Para quem trabalha com marketing digital e SEO, isso significa estar atento às oportunidades e agir rapidamente quando novas possibilidades aparecem

Como otimizar conteúdo do Instagram para aparecer no Google?

Para aumentar as chances de um conteúdo ser exibido no Google, é essencial entender os elementos rastreáveis, como legendas, alt text e bios. Mas a base de uma boa estratégia digital continua sendo o blog, que organiza conteúdos de forma estruturada para o buscador.

  • Legendas dos posts e reels: neste conteúdo use as palavras-chave estratégicas e relacionados aos termos que deseja ser encontrado. Evite termos genéricos como “clima de segunda-feira”. Em vez disso, escreva de forma descritiva. Exemplo: “Como organizo meu calendário de conteúdo toda segunda-feira usando o Notion.”
  • Alt text (ou “texto alternativo”): é um recurso de acessibilidade que permite adicionar uma descrição às imagens que são publicadas e que agora também é rastreável. Na hora de criá-lo, seja descritivo de forma a tornar o conteúdo inclusivo e compreensível para qualquer pessoa. Exemplo: “Calendário de mídias sociais no Notion para uma marca de beleza.”
  • Hashtags: também têm peso na hora do rastreio e colaboram para a contextualização, trate-as como palavras-chave.
  • Bios: inclua termos relevantes na bio, como nicho de atuação, oferta ou localização. Exemplo: “Consultora de crescimento para startups SaaS em estágio inicial”).

Seguir essas práticas já ajuda a ganhar visibilidade nos buscadores, mas nós, na Experta, entendemos que seria necessário ir além. A indexação de vídeos curtos não representava apenas uma oportunidade pontual, mas sim uma mudança estrutural no comportamento de busca.

Como a Experta está incluindo as redes sociais nas estratégias de SEO

Desde que a equipe da Experta percebeu a chegada da aba de vídeos curtos na  página de busca do Google, uma nova metodologia passou a ser desenhada dentro da empresa e foi chamada de ENCONTRABILIDADE

O termo já é utilizado em UX (user experience) e na biblioteconomia, mas passou a ter sentido ne metodologia implementada pela Experta pois define um cenário de ampliação e desenvolvimento tecnológico que impacta diretamente a jornada dos usuários e os desejos de empresas se relacionarem com eles em diferentes momentos. 

Abaixo, uma imagem mostra como a imagem de vídeos curtos aparece na página do Google.

Google já indexava posts do Instagram antes da liberação oficial

Como a encontrabilidade amplia oportunidades no SEO

A criação da metodologia de Encontrabilidade da Experta marcou um avanço importante, mas não ficou apenas no conceito. Ela rapidamente se transformou em base prática para orientar como marcas e profissionais podem explorar as novas formas de busca.

Foi assim que toda estratégia de SEO e autoridade passou a ter foco no aumento na expansão de marcas, produtos e serviços, indo além das páginas do Google. Ao mesmo tempo, o buscador do Google continua sendo o ponto de partida estratégico para as análises, já que ainda concentra a maior parte das buscas e permanece como referência para validar resultados.

Além de ampliar as oportunidades para as marcas, a metodologia de Encontrabilidade também facilita o mapeamento de perfis que abordam tópicos e assuntos relevantes dentro das redes sociais. Esse recurso fortalece estratégias de marketing que buscam identificar e selecionar influenciadores.

Com a chegada da aba de vídeos curtos no Google, esse processo se tornou ainda mais simples. Agora, a partir de uma busca ou de uma palavra-chave, é possível encontrar conteúdos em vídeo do Instagram, Shorts e TikTok diretamente relacionados ao tema pesquisado.

Na imagem abaixo, é possível ver um exemplo de como uma busca ajuda a reconhecer perfis e influenciadores conectados a um determinado tópico.

Google já indexava posts do Instagram antes da liberação oficial

Esse exemplo mostra como a aba de vídeos curtos já se tornou um recurso valioso para ampliar a presença de marcas e criadores nas buscas. Mas as possibilidades não param por aí.

Da aba de vídeos curtos para a página principal

Os novos recursos implementados pelo Google apontam para um cenário de integração de técnicas e estratégias de aquisição de tráfego. Entretanto, a página principal segue sendo o espaço mais disputado e melhor local para aparecer quando o desejo é receber cliques e visitas, complementando outras fontes, como o tráfego direto.

Nesses casos, os vídeos também podem ser aliados, já que eles também podem alcançar a primeira página do Google e aceler o processo de ranqueamento e exibição por meio de canais que não são necessariamente o próprio site da marca

Essa foi uma experiência também aplicada pela Experta, que passou a aparecer na SERP para o termo: monitoramento de backlinks por meio de um vídeo publicado no Instagram e no Shorts.

No print abaixo, é possível ver o resultado.

Google já indexava posts do Instagram antes da liberação oficial

O case de monitoramento de backlinks mostrou, na prática, como os vídeos podem ampliar a presença de uma marca no Google, chegando inclusive à primeira página. Esse resultado não aconteceu por acaso, mas foi fruto de uma metodologia estruturada pela Experta para guiar todo o trabalho de SEO.

Pilares da estratégia de Encontrabilidade da Experta

O foco de toda e qualquer estratégia de SEO passa pelo entendimento da jornada de busca do cliente, que orienta tanto a pesquisa de palavras-chave quanto a análise de prompts utilizados pelas personas das marcas. No cenário atual, em que as inteligências artificiais ganham espaço nos processos de busca, é ainda mais essencial que esse trabalho seja feito com análise técnica, estratégia e rigor.

Por isso escolhemos realizar nosso trabalho em três pilares: diagnóstico, expansão e aceleração .

  • Diagnóstico: entendimento de negócio e análise técnica
  • Expansão: avaliação do comportamento de busca, expandido para vários canais com acompanhamento de insights e tendências.
  • Aceleração: trabalho estratégico de link building, digital PR, acompanhado de oportunidades de conteúdos para diferentes canais, incluindo distribuição de conteúdo para ampliar alcance

Após alguns testes, passamos a aplicar a estrutura para nossos clientes. Um deles, chegou a produzir 87 novos vídeos com base em buscas que também poderiam ser expandidas devido a indexação de vídeos na SERP do Google.

Foi por já percebemos essas oportunidades antes mesmo do grande boom do dia 10 de julho que também fomos fontes de matérias publicadas em veículos de notícias, como nesta matéria na Carta Capital publicada no dia 19 de maio.

Google já indexava posts do Instagram antes da liberação oficial

A experiência com clientes e a consolidação da metodologia de Encontrabilidade mostraram que a integração entre Google, redes sociais e novos formatos já é uma realidade. O que parecia apenas um teste ou uma tendência pontual se revelou um caminho sem volta para quem deseja ampliar visibilidade e autoridade digital.

Conclusão

Publicações de redes sociais sempre tiveram um ciclo de vida muito curto. Com o aumento na indexação do Google, elas ganham sobrevida. O que faz da liberação da indexação oficial do Instagram no Google não apenas um ponto de partida, mas um ponto de virada.

Com a chegada dos vídeos curtos à SERP, marcas que sabem estruturar conteúdo para diferentes algoritmos ganham vantagem competitiva. A Experta já atua nesse cenário, mapeando, testando e otimizando.O desafio agora não é apenas estar no Instagram. É ser encontrável onde as decisões começam: nos buscadores e nas IAs.

O desafio agora não é apenas estar no Instagram. É ser encontrável onde as decisões começam: nos buscadores e nas inteligências artificiais.

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