Assessoria de imprensa para pequenas empresas: como conquistar visibilidade e autoridade

A assessoria de imprensa para pequenas empresas é uma estratégia fundamental para construir reputação, gerar visibilidade e fortalecer a autoridade da marca. Neste artigo, você aprenderá o que faz uma

Construir uma reputação sólida, gerar credibilidade, estabelecer um relacionamento estratégico com veículos de comunicação e se tornar uma autoridade em sua área de atuação: essas não são conquistas exclusivas de grandes corporações, políticos ou celebridades.

A assessoria de imprensa para pequenas empresas também é uma excelente estratégia para alcançar esses resultados. Mas, antes de explorarmos todas as possibilidades e vantagens desse serviço, você realmente sabe o que faz uma assessoria de imprensa?

Neste artigo, você vai entender como a assessoria de imprensa pode transformar a visibilidade de pequenos negócios e por que microempresários devem investir nesse serviço.

Leia até o final e descubra tudo o que sua pequena empresa pode conquistar com uma assessoria de imprensa profissional!

O que é assessoria de imprensa?

Engana-se quem pensa que o trabalho de assessoria de imprensa resume-se em atuar apenas no gerenciamento de crises do cliente. Esse serviço vai muito além disso!

A assessoria de imprensa atua para que uma empresa ou profissional seja pautado e citado em veículos de comunicação, conquistando visibilidade e credibilidade para sua marca.

Para isso, é essencial que o assessor mantenha um relacionamento constante e estratégico com a mídia, que está sempre em transformação. Esse vínculo é construído por meio de press releases, artigos, notas, entrevistas e participações em eventos.

O vínculo do assessorado com os jornalistas pode ser feito por meio de conteúdos nos formatos de press releases, artigos, notas, entre outros. Também é função do assessor de imprensa acompanhar o cliente em eventos e entrevistas.

Principais funções da assessoria de imprensa para pequenas empresas:

  • Trabalhar a imagem da empresa;
  • Criar uma relação entre a empresa e a mídia;
  • Dar visibilidade e credibilidade ao cliente;
  • Elaborar planos personalizados de acordo com a necessidade do cliente;
  • Identificar um porta-voz da empresa;
  • Transformar o cliente em uma fonte confiável para a imprensa;
  • Destacar a marca perante à concorrência;
  • Sugerir pautas;
  • Monitorar assuntos em destaque e aproveitar oportunidades.
Assessoria de imprensa para pequenas empresas: como conquistar visibilidade e autoridade
Fonte: Freepik

Por que pequenas empresas devem investir em assessoria de imprensa?

Você deve estar se perguntando: por que uma pequena empresa deverá contratar o trabalho de assessoria de imprensa? Em primeiro lugar, esse serviço trará um grande benefício a esse tipo de negócio, pois dará visibilidade à marca e contribuirá para que a mesma seja expandida em sua área de atuação. 

Por exemplo, através da assessoria de imprensa, uma pequena agência do segmento de turismo conseguirá se solidificar através de mídia espontânea, ou seja, por meio da menção da sua marca nos veículos de imprensa, proporcionando visibilidade, divulgação e também reputação a ela.

Ainda utilizando a pequena agência de turismo como exemplo, o assessor de imprensa poderá identificar um porta-voz da empresa e torná-lo uma autoridade para falar sobre assuntos relacionados a esse segmento. Virando uma referência, a empresa também tende a atrair mais clientes e aumentar o faturamento.

Benefícios da assessoria de imprensa para pequenas empresas:

  • Ampliação da visibilidade nos veículos de comunicação.

  • Fortalecimento da reputação e da confiança no mercado.

  • Posicionamento da marca como referência no setor.

  • Atração de novos clientes e incremento no faturamento.

  • Diferenciação frente à concorrência.

Benefícios da assessoria de imprensa para pequenas e médias empresas

Benefício Impacto
Aumento da visibilidade Aparecer em veículos de comunicação e alcançar novos públicos.
Fortalecimento da autoridade Construção de reputação sólida como referência no segmento.
Maior credibilidade Aproximação da marca com o público e imprensa, transmitindo confiança.
Melhor posicionamento competitivo Destacar-se frente aos concorrentes e ganhar espaço no mercado.
Geração de novas oportunidades de negócio Atrair mais clientes e parceiros por meio da mídia espontânea e presença digital.
Integração com estratégias de SEO Potencializar a presença digital com link building e melhora no ranqueamento do site.

Para que os resultados sejam consistentes, os conteúdos enviados à imprensa — textos, vídeos, imagens e infográficos — precisam ser de alta qualidade, úteis e impactantes, tanto para jornalistas quanto para o público.

Elementos indispensáveis na estratégia:

  • Conhecer profundamente a área de atuação: identificar pautas que sejam relevantes e atrativas para a imprensa.

  • Construir uma relação de confiança: entre cliente e assessor, garantindo uma comunicação transparente e eficaz.

  • Relacionamento sólido com jornalistas: conhecer veículos, editorias e a dinâmica de publicação.

  • Follow up estratégico: abordar jornalistas no momento certo, aumentando as chances de publicação.

Além disso, para que as pautas chamem a atenção dos jornalistas, é necessário que os conteúdos sejam úteis e gerem impacto na sociedade. Dessa forma, a assessoria de imprensa deve identificar pontos positivos no trabalho do seu cliente que sejam relevantes para a imprensa e também ao público final. 

Dica prática:

Reuniões periódicas entre assessor e cliente são essenciais para ajustes de estratégia, troca de feedbacks e alinhamento de expectativas.

Estratégias da assessoria de imprensa para pequenas empresas

Como mencionado anteriormente, pequenos negócios devem investir em visibilidade e a assessoria de imprensa desempenha muito bem essa tarefa. 

Então, podemos afirmar que todo tipo de estratégia de assessoria de imprensa dará resultados para uma pequena empresa? A resposta para essa pergunta é não. 

Para que o serviço funcione para esse tipo de negócio, o assessor de imprensa deverá desenvolver um plano de comunicação que contemple a valorização do produto ou serviço da pequena empresa. 

Nessa estratégia, também é importante que sejam mapeados seus principais concorrentes e as características do mercado. Também será documentado no plano de comunicação quais veículos e editorias “casam” com a proposta e serão priorizados na divulgação dos conteúdos informativos.

Conheça outras estratégias de assessoria de imprensa para pequenas empresas:

  • Conhecer perfeitamente a área de atuação do seu cliente: o assessor de imprensa deverá buscar conhecimento sobre o segmento do seu assessorado, além dos seus principais objetivos. Essa ação garantirá a identificação de pautas relevantes e atrativas para os veículos;
  • Cliente e assessoria devem ter uma relação de confiança: o trabalho da assessoria de imprensa é, geralmente, realizado a longo prazo. Dessa forma, assessor e assessorado conviverão por bastante tempo. Por isso, para transmitir imagem positiva para jornalistas, é necessária uma relação de respeito e confiança. Reuniões são ótimos momentos para fortalecer essa troca. Durante os encontros, também é recomendado que o cliente dê um feedback sobre o andamento do trabalho. Essas ações ajudarão a esclarecer dúvidas e colocar pingos nos “is”.
  • Relacionamento sólido com a imprensa: o que seria da assessoria de imprensa sem os jornalistas? Nesta função, é primordial que os assessores conheçam os veículos de imprensa e saibam como publicam conteúdos. Além disso, a assessoria deve ter um olhar estratégico e dinâmico para a mídia, pois, neste trabalho, é preciso estar atento para não perder nenhuma oportunidade.
  • Follow up com jornalistas: alcançar um excelente resultado para o cliente é o objetivo de todo assessor de imprensa. Para que isso aconteça, o trabalho de follow up é mais do que necessário. Para fazer esse acompanhamento, o assessor deve conhecer como os jornalistas preferem ser abordados e ter a percepção de qual é o melhor momento para isso. Uma abordagem mal feita pela assessoria pode levar uma excelente pauta por água abaixo!

Com essas estratégias, o trabalho da assessoria de imprensa trará excelentes resultados ao pequeno negócio!

Assessoria de imprensa para pequenas empresas: como conquistar visibilidade e autoridade
Fonte: Freepik

Assessoria de imprensa digital – Digital PR

O serviço de assessoria de imprensa tem mudado. Com o avanço da tecnologia, percebemos que é possível ir além dos jornais e revistas impressas, dos programas de rádio e de televisão.

As estratégias no digital têm ganhado cada vez mais força e o trabalho de assessoria de imprensa deve caminhar junto com a tecnologia. 

A partir disso, surge o trabalho da assessoria de imprensa digital. Esse serviço está sendo construído e não está totalmente “fechado” nas agências de comunicação.

Na Experta, a solução tem o objetivo de aumentar as menções online da marca através dos diversos canais digitais. Um dos grandes diferenciais da assessoria de imprensa digital é que as estratégias de SEO e link building são determinantes para o sucesso do cliente.

Dessa forma, o trabalho de assessoria de imprensa digital torna-se ideal para uma pequena empresa, pois, com ele, além de aumentar a menção da marca na web e crescer em autoridade, também há a possibilidade de melhorar o ranqueamento do site no Google

Assim, o trabalho de assessoria de imprensa digital é especialmente vantajoso para pequenas empresas, pois promove:

  • Mais autoridade online.

  • Melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

  • Ampliação das menções espontâneas na web.

Como contratar uma assessoria de imprensa?

Antes de contratar o serviço de assessoria de imprensa, faça uma lista sobre quais são os seus objetivos com esse serviço. 

Também é necessário fazer uma pesquisa séria sobre a empresa com que está negociando. Agências de comunicação que garantem veículos de imprensa e número de publicações no momento da venda não são confiáveis, pois não há como prever o número de matérias que serão publicadas, bem como os veículos. 

Dessa forma, ao buscar o trabalho de assessoria de imprensa, pesquise, informe-se, veja a reputação digital dessa empresa que está oferecendo o serviço.

Dicas para escolher a assessoria ideal:

  • Verifique a reputação digital da empresa.

  • Analise cases e depoimentos de clientes.

  • Entenda as estratégias que serão aplicadas.

  • Confirme se há integração com ações de SEO e Digital PR.

Na Experta, nossa assessoria de imprensa online sabe o momento certo de atuar! 

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