Share of voice: tudo o que você precisa saber

Métrica de marketing que analisa a participação de marcas no mercado, mostra o percentual de visibilidade em relação aos concorrentes e ajuda a traçar estratégias.

Publicado em: 1 de março de 2023
Atualizado em: 21 de junho de 2024

Métrica de marketing analisa a participação de marcas no mercado, mostra percentual de visibilidade em relação aos concorrentes e ajuda a traçar estratégias

Você já ouviu falar em Share of Voice? E Share of Voice Orgânico? Muitos profissionais de marketing e publicidade deparam-se com os termos, mas ainda podem existir dúvidas sobre o que significa ou como aplicá-los em suas estratégias.

Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto e a importância de ferramentas online, como o Ahrefs, para aferir o Share of Voice.

A métrica é uma aliada no acompanhamento do desempenho orgânico da sua marca, facilitando a compreensão sobre como determinada brand é percebida pelo público e seus concorrentes no mercado

Acompanhe até o final e não perca nenhuma informação importante. Boa leitura!

O que é Share of Voice?

Share of Voice (SOV) é uma métrica de marketing e que também pode ser usada na assessoria de imprensa. Ela mede a participação de uma marca no mercado. Ela mostra o percentual de visibilidade da empresa em relação aos concorrentes, considerando determinada fatia do setor de atuação.

De forma tradicional, SOV é usado para mensurar a presença de uma marca em todos os canais de marketing. Ou seja, o alcance publicitário em comparação aos seus concorrentes diretos.

O SOV é utilizado para calcular o market share (fatia do mercado, em tradução livre), em que as marcas analisam a proporção de investimento publicitário em relação ao total de investimento publicitário do mercado. Em outras palavras, uma medida da presença de uma empresa na mídia.

Como é a fórmula do SOV?

A fórmula do Share of Voice é composta pelo valor da visibilidade da marca sobre o valor total de visibilidade do mercado. Assim, se uma marca possui 0,64% de SOV, ela detém 0,64% do mercado.

De modo geral, esse valor é conquistado a partir de altos investimentos em anúncios nos canais de maior alcance.

Assim, o cálculo do Share of Voice também pode ser feito dividindo o investimento publicitário de uma empresa pelo total de investimento publicitário do mercado. O resultado é expresso por uma porcentagem.

Por exemplo: se uma empresa investe R$ 100.000 em publicidade e o total de investimento publicitário do mercado é de R$ 1.000.000, o seu Share of Voice seria de 10%.

Por que é importante conhecer o Share of Voice?

Conhecer o Share of Voice é importante porque ajuda as organizações a avaliarem o sucesso de suas campanhas. Se uma empresa tem um SOV alto, significa que está investindo muito em publicidade e pode estar garantindo sua presença no mercado.

É importante ressaltar, no entanto, que ter um SOV alto não garante necessariamente o sucesso de uma campanha publicitária.

Outros fatores precisam ser considerados, como a qualidade da mensagem veiculada e o alcance efetivo da campanha.

Além disso, o Share of Voice também é útil para identificar oportunidades de mercado. Se uma companhia está investindo pouco em publicidade, mas tem um SOV baixo, pode ser uma oportunidade para aumentar o investimento e garantir uma presença mais forte.

Quais são as características do SOV orgânico?

Para que empresas pequenas pudessem competir com gigantes e abocanhar sua fatia de mercado, a fórmula do SOV passou a ser adaptada para considerar apenas a parcela orgânica da exposição.

Como o Share of Voice é a análise geral da presença de uma marca em todos os canais de marketing, para que pequenos negócios tivessem chance, os profissionais da área começaram a propor uma análise somente do SOV orgânico.

Isso porque, esse é o canal mais acessível para que empresas menores consigam uma fatia de mercado relevante.

Share of Voice orgânico, portanto, se refere à porcentagem da presença da marca em meios de comunicação, como as mídias sociais, sem o uso de publicidade paga

Algumas das suas características são:

1. Não é influenciado por orçamentos publicitários: baseado nas interações orgânicas dos usuários com a marca, não é sugestionado por quanto dinheiro a marca está gastando em publicidade paga.
  2. Mede a presença da marca nas mídias sociais, incluindo o número de menções, compartilhamentos e curtidas.
  3. Indica a autenticidade da presença da marca, pois é baseado nas interações dos usuários com a marca.
  4. Pode ser influenciado positivamente pela boa experiência do cliente, já que, quando isso ocorre, eles são mais propensos a compartilhar e mencionar a marca nas mídias sociais, o que pode aumentar o Share of Voice orgânico.
  5. Oferece uma visão ampla do mercado, porque pode ser usado para comparar a presença da marca com a de seus concorrentes, auxiliando a empresa a compreender a sua posição no mercado e a tomar decisões estratégicas.

SOV Orgânico do Google

Acompanhar o Share of Voice orgânico da sua marca é importante para entender como ela é percebida pelo público e seus concorrentes no mercado.

Além da presença on-line demarcada pelas redes sociais e interações diretas com usuários, é possível medir qual parcela do mercado uma marca domina nos mecanismos de busca, como o Google.

Nesse sentido, uma ferramenta que pode ajudá-lo é o Ahrefs!

O serviço adaptou o conceito de Share of Voice para analisar qual fatia do Google determinado domínio abocanha para certas palavras-chave – notadamente as palavras-chave relevantes para aquela marca. O SOV Orgânico que mede, portanto, qual parcela da SERP (Search Engine Results Page) um site possui.

Lembrando que a SERP é a página em que os resultados de busca do Google são apresentados, sendo, portanto, o elemento no qual as estratégias de SEO devem focar.

Digamos que um e-commerce de lingerie queira identificar qual parcela da SERP ele domina para as palavras-chave “sutiã com bojo”, “calcinha fio dental” e “conjunto de lingerie”.

Para obter o Share of Voice Orgânico do Google, basta alimentar o Ahrefs com os dados solicitados – domínio, domínios concorrentes e palavras-chave – e a ferramenta apresentará o percentual que a marca possui de SOV e quais percentuais seus concorrentes também possuem.

Ou seja, o Ahrefs fornece um percentual de SOV com base nas informações sobre determinada marca no Google. Com esse valor em mãos, você pode ter uma visão completa da presença da sua marca na web e avaliar o seu Share of Voice orgânico.

Vale a pena também conferir três pontos principais relacionados ao SOV orgânico logo a seguir.

Visibilidade

A visibilidade do SOV orgânico engloba métricas que mensuram e compreendem somente a SERP

Cálculo

Já o cálculo para encontrar o SOV orgânico é baseado no volume de buscas e no posicionamento das palavras-chave devidamente cadastradas.

Quando uma marca aparece em primeiro lugar, ela tem mais chance de receber cliques. Agora, se essa posição está na segunda página do buscador, as chances diminuem consideravelmente.

Assim, por meio do cálculo, é possível identificar qual a fatia do mercado para cada conjunto de termos.

Resultado

O resultado é composto pela porcentagem de possibilidade de cliques para o site no grupo de palavras-chave rastreadas.

Quando o posicionamento de determinada palavra-chave melhora, aumenta também a possibilidade de cliques.

Como analisar marcas concorrentes?

Para analisar marcas concorrentes, é preciso cadastrá-las no Ahrefs e comparar o quanto de Share of Voice elas possuem para aquele grupo de palavras-chave.

É possível, assim, acompanhar o avanço de outras empresas e pensar estratégias para se manter competitivo.

Share of Voice com precisão é na Experta!

Para saber o Share of Voice e outras métricas da sua marca, é importante contar com uma empresa de serviços digitais com tecnologia e expertise.

A Experta coleta informações essenciais e coloca seus clientes sempre à frente, entregando os melhores resultados no Google.

Contamos também com soluções inteligentes em Digital PR e link building para impulsionar sua presença na web.

CONFIRA TAMBÉM