Comprar backlinks – 7 coisas que você precisa saber

Comprar backlinks pode trazer resultados incríveis, mas é preciso criar uma boa estratégia de SEO e Marketing de Conteúdo antes.

Última atualização:

20 de maio de 2024

Flávia Crizanto
Últimos posts por Flávia Crizanto (exibir todos)
Índice

    Link building ajuda a criar boas referências do seu domínio para que o Google leia de forma positiva. Sendo assim, fazer link building da forma certa pode ser uma das melhores maneiras de otimizar seu ranqueamento no Google.

    Mas construir um perfil de backlinks de qualidade não é uma tarefa tão fácil.

    E existem alguns pontos que você precisa saber antes de começar a sua estratégia de conquista de links. Neste processo podem surgir dúvidas como:

    Para acabar de vez com toda confusão e desinformação, preparamos esse pequeno manual com 7 coisas que você precisa saber sobre link building. Afinal, sem seguir os passos básicos, você corre o risco de prejudicar o seu site e, em casos extremos, ter sua página penalizada pelo Google.

    Vale a pena comprar backlinks?

    A resposta mais direta é: sim. Muitas pessoas ouvem falar sobre backlinks, mas não têm noção do que são e sobre o impacto deles em uma estratégia de SEO.

    Apesar de o Google não revelar como funciona seu algoritmo e os critérios de ranqueamento, ele sempre reforçou a importância dos links. É inegável o peso que eles possuem na decisão do buscador para classificar os sites em suas páginas da SERP.

    Pesquisas feitas por empresas renomadas como MOZ e Ahrefs mostram que os sites que o Google busca ranquear bem são aqueles que possuem boa autoridade. Por isso, ele considera cada backlink como um voto para seu site.

    Assim, podemos dizer que quanto mais links vindos de sites com boa reputação você conquista, mais chances de ser considerado como uma boa fonte de reputação você tem.

    Esta é uma forma resumida de dizer que se você deseja obter as melhores posições no Google, principalmente em segmentos muito competitivos, você vai realmente precisar de uma estratégia de link building.

    Você será penalizado por construir backlinks?

    Essa é uma das principais dúvidas e mitos do link building. Entretanto, o Google geralmente penaliza sites que constroem links de forma artificial. Podemos citar uma estratégia muito comum e pouco recomendada:

    Não use esse tipo de estratégia! Outro cuidado que você pode ter é o de evitar ganhar vários links de fontes duvidosas em um único dia. 

    Quando a construção de link é pensada apenas para trazer uma relevância imediata ao site, ela não é vista com bons olhos pelo algoritmo do Google.

    Essa técnica recebe o nome de Black Hat, envolvendo práticas que “enganam” os mecanismos de busca para conquistar um melhor ranqueamento. Além dessas citadas, as mais conhecidas para a conquistar backlinks são: 

    • Link Farm: com ela é possível conquistar muitos backlinks, porém sem qualidade nenhuma. Pois, a linkagem provém de uma rede de sites que visa a troca de links;
    • Links em comentários: consiste no disparo em massa de comentários com links em sites e blogs. Nela, a ideia de conquistar backlinks é perdida, pois os comentários acabam sendo considerados spam;
    • Compra de backlinks aleatórios: ou seja, também é considerado uma forma de manipulação quando não há nenhum contexto para a linkagem, sendo o único objetivo ganhar a autoridade do site.

    Além disso, algo importante sobre link building e riscos de punição são os textos-âncora. Texto-âncora (ou anchor text) é o grupo de palavras ou expressões na qual você insere o link para uma página. De forma geral, as pessoas tendem a colocar a palavra-chave que deseja ranquear no texto-âncora. Mas se você exagerar, o Google pode entender como manipulação.

    Para prevenir que isso ocorra, varie as palavras e expressões que você usa como texto-âncora. Inclua também frases naturais, o nome da marca, além de expressões como "clique aqui" ou "saiba mais".

    Certamente, o trabalho em seguir as recomendações do Google para o ranqueamento levam muito mais tempo, no entanto, produzem resultados orgânicos que dificilmente irão desaparecer da noite para o dia

    Já com as práticas de Black Hat as consequências podem ser graves, incluindo redução da taxa de tráfego, dificuldade para conquistar um bom posicionamento futuramente e até mesmo o banimento do site. 

    Por isso, para não ter o seu site prejudicado, sempre evite o caminho mais fácil. Afinal, tudo que vem fácil vai fácil, não é mesmo?

    Quais tipos de links você deve obter?

    Ganhar links não é uma fórmula tão simples. Isso porque existe uma grande diversidade de tipos de links. Aqui na Experta já testamos vários deles e selecionamos aqueles que trazem mais resultados, de forma segura e duradoura.

    Podemos falar de dois tipos que são muito importantes para basear uma estratégia.

    • Links de sinais sociais ou de base: são links fáceis de conquistar porque podem ser obtidos por meio da criação de perfil nas redes sociais, comentários em blogs e pelo Google Meu Negócio, por exemplo. Esse tipo de link não irá impactar diretamente no ranqueamento das palavras-chave que você deseja, mas irão funcionar como um sinal para mostrar ao Google que o seu negócio é real. O que também é um sinal de autoridade.
    • Links em conteúdos ou in-content: são os links encontrados dentro de textos em sites que direcionam para outra página. É o que ocorre quando um site de jornal ou artigo de blog menciona a sua empresa e envia um link para ela.

    Quando esse processo de menção envolve sites relevantes e respeitados e você usa como texto-âncora os termos para os quais deseja ranquear, o Google entende como uma dica a ser levada em consideração na hora de decidir qual página colocará nas primeiras posições.

    Uma das maneiras de obter bons backlinks em sites de qualidade é distribuindo conteúdo útil, relevante e contextualizado para veículos que tenham afinidade com a temática que você está abordando no seu negócio.

    Assim, você aumenta as chances de conseguir ranquear o seu site para palavras-chave que realmente importam para sua marca e para a conversão das suas vendas.

    Vale a pena investir em links patrocinados?

    Para quem está na busca por resultados rápidos e dispõe de um alto valor para investimento, optar por links patrocinados pode, sim, valer a pena. 

    O Google Ads permite que você compre anúncios e apareça nas primeiras posições nas buscas. Assim, os links patrocinados vem antes do resultado orgânico (não pago). 

    Sem sombra de dúvidas, a posição privilegiada pode atrair mais cliques para a página e até mesmo aumentar a taxa de conversão. Porém, normalmente os resultados não são duradouros. Quando a campanha acabar, não há garantia que eles serão mantidos. 

    Por isso, as empresas que apostam apenas nessa estratégia precisam desembolsar bastante dinheiro para continuar colhendo bons resultados.

    Diferente do tráfego pago, o desenvolvimento de ações para a conquista de resultados orgânicos tende a ser mais eficaz. Na Experta, conseguimos observar essa diferença de perto. Apesar do tempo para obter resultados ser maior, de médio a longo prazo, eles apresentam um efeito sólido nas métricas de desempenho.

    Como você pode começar a comprar backlinks?

    Tomar a decisão de investir em um projeto de ganho estruturado e recorrente de backlinks é uma das principais questões que rondam a cabeça dos profissionais de marketing.

    Entretanto, é muito importante ter em mente que se você não conquistar links, provavelmente terá um projeto menos competitivo e sem um desempenho efetivo nos mecanismos de busca.

    Não importa qual estratégia você irá escolher para começar o seu projeto de link building. O importante é que ele seja construído de forma natural e que realmente leve o seu site a ganhar autoridade.

    Quando você decide comprar links por meio da contratação de uma agência de link building, distribuição de conteúdo ou de assessoria de imprensa digital, é fundamental que você cheque a experiência da equipe em SEO e Marketing de Conteúdo.

    Dessa forma, você terá a chance de ter resultados mais assertivos e que te permitem competir por um bom posicionamento nas palavras-chave que realmente importam para seu negócio.

    Benefícios de comprar backlinks com a Experta

    Como falamos, seja qual for a estratégia que você optar para conquistar backlinks, o foco deve ser a qualidade. Na Experta, isso é prioridade! Entre os nossos diferenciais, se destacam: 

    • Foco no tráfego orgânico: as estratégias são direcionadas para aumentar o número de visitas orgânicas que o seu site recebe. Assim, a sua empresa pode conquistar cada vez mais visibilidade online de forma mais duradoura. 
    • Ampla rede de distribuição: temos parcerias com diversos sites de notícia, blogs e outros veículos de imprensa. Além disso, nossos conteúdos são distribuídos de forma manual, permitindo um contato mais próximo com os veículos. 
    • Conteúdo útil: a produção dos conteúdos busca valorizar a experiência dos usuários, com uma escrita fácil e que desperte o interesse do público. Por isso, os textos são escritos por jornalistas, com uma linguagem natural e sem uso de inteligência artificial.
    • Relevância de sites: para o sucesso das estratégias de link building, é preciso que a linkagem aconteça em sites relevantes. Por isso, em nossas publicações, focamos em sites com tráfego real e de acordo com o nicho do cliente.

    Como funciona uma agência de backlinks?

    Basicamente, consiste no desenvolvimento de um trabalho especializado para a conquista de backlinks. Por meio de estratégias de link building, é possível elevar a autoridade de domínio do seu site. Para alcançar esse objetivo, é preciso seguir os passos abaixo:

    Mapeamento de palavras-chave

    A palavra-chave é usada para definir a ideia central dos conteúdos, pois, por meio delas, as pessoas irão fazer as buscas no Google ou em outro mecanismo de busca. Por isso, ela é tão importante e deve ser mapeada de acordo com o setor do cliente. 

    Dessa forma, é possível identificar quais são as melhores palavras-chave e URLs a serem trabalhadas nos textos. Essa seleção precisa ser analisada com cuidado para escolher o caminho certo da estratégia.

    Produção de conteúdos de qualidade

    Um bom conteúdo tem mais chances de ser publicado por outros veículos, garantindo o sucesso do link building. Por isso, os textos precisam ser bem escritos e úteis para os leitores

    Além disso, o link que direciona para o site do cliente precisa ser inserido ao longo do conteúdo de forma natural, ou seja, é fundamental que o texto-âncora (termos que abrigam o link) seja coerente. 

    Distribuição em veículos digitais

    Agências especializadas em backlinks normalmente nutrem uma boa relação com outros veículos, facilitando o processo de publicação nos sites. Essa é uma grande vantagem encontrada, pois, além de otimizar o processo, permite a negociação com páginas relevantes para a publicação.

    Assim, a possibilidade de conquistar backlinks de qualidade para os clientes é maior, melhorando significativamente o seu desempenho nos mecanismos de buscas. 

    Análise e acompanhamento de métricas

    Significa monitorar as estratégias para saber o que está funcionando ou não. O processo não se encerra com a publicação do conteúdo, é preciso saber quais são os resultados obtidos e pensar em melhorias. Por isso, a análise das métricas precisa ser realizada de forma regular. 

    Vale ressaltar a importância de entender a dinâmica de uma agência antes de contratar os serviços. 

    Por isso, clique no link para entender mais sobre o funcionamento de uma agência de backlinks!

    Quanto tempo leva para conquistar backlinks?

    A conquista de backlinks ocorre com a publicação do texto em outros sites, a partir disso basta que o crawler (robô do Google) identifique essa linkagem de referência para o seu site a fim de que a autoridade do site seja cada vez melhor.

    Quanto mais backlinks de qualidade, melhor será o seu ranqueamento. Mas, é preciso ter calma! A autoridade que o seu site recebe através das estratégias de link building não faz a sua página aparecer no topo do Google da noite para o dia. 

    O tempo que leva para os resultados aparecerem podem variar de acordo com o seu nicho, os aspectos de otimização de SEO do seu site e o desempenho dos concorrentes. 

    Então, o que podemos concluir é que o processo precisa ser contínuo para merecer uma boa posição no ranking.

    Caso você deseje se aprofundar mais sobre o assunto, confira o artigo a seguir sobre as vantagens de contar com agências que fazem este tipo de trabalho especializado com link building:

    https://www.expertamedia.com.br/link-building/vantagens-agencia-de-link-building/

    A Experta é especializada neste tipo de serviço e estamos prontas para ajudar. Entre em contato conosco caso tenha alguma dúvida ou queira entender mais sobre nosso trabalho.

    CONFIRA TAMBÉM