Entendendo o link building: como impressionar o Google e sair ganhando

Saiba como funciona o link building de forma descomplicada!

Publicado em: 2 de agosto de 2023
Atualizado em: 3 de dezembro de 2024

Falar de SEO sem mencionar link building é uma tarefa quase impossível, já que essa estratégia é uma das mais importantes para melhorar o ranqueamento de um site nos mecanismos de busca. Mas apesar de ser algo bastante conhecido pelos profissionais da área, o assunto pode ser um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. 

Afinal, você sabe o que é e como funciona o link building? 

Pensando em descomplicar o assunto de forma prática, a Experta reuniu sua fundadora Flávia Crizanto e o seu analista de link building Luiz Mehl em uma live no Instagram para abordar um pouco mais dessa estratégia, considerada um dos pilares do SEO. 

Quer aprender de uma vez por todas o que é link building e como ele pode te ajudar a potencializar o seu site no ambiente digital? Então, continue a leitura que a gente te explica! 

A importância do link building para sua marca

O link building faz parte das estratégias de SEO e tem como objetivo alcançar uma boa visibilidade para um conteúdo no ambiente digital, agregando também um aumento de relevância e autoridade de domínio nos buscadores como o Google e o Bing. Mas como isso acontece na prática? 

Para garantir mais visibilidade, essa estratégia visa a conquista de publicações em outros sites com backlinks que direcionem os leitores para a sua página, sendo uma espécie de recomendação de um portal para outro. 

As publicações conquistadas com o link building indicam para o Google que o seu site possui um conteúdo importante e relevante, dessa forma, ele passará a te indicar com mais frequência para os usuários, aumentando suas chances de aparecer na primeira página do buscador. 

“Imagine que seu site seja um livro e, como qualquer livro, ele apresenta referências embaixo, ou seja, ele possui várias fontes bacanas que fizeram o seu livro ter o conteúdo que ele tem hoje. O link building é mais ou menos isso. É você ter o seu site e buscar por grandes referências do seu setor, sendo sites com tráfego, de autoridade, com conteúdos muito bons e neles colocar links apontando para a sua página”, explica Luiz Mehl. 

Esse trabalho, a longo prazo, proporciona aumento e manutenção de autoridade de um domínio da internet. 

“Esses links servem como referências de autoridade para os buscadores como Google, Bing, Microsoft Edge, entre outros”, aponta Flávia Crizanto. 

A importância dessa estratégia ganha ainda mais significado se pararmos para pensar no mundo que vivemos atualmente. Em um ambiente cada vez mais digital, encontrar formas de aumentar a visibilidade e a relevância da sua marca é fundamental para ganhar destaque diante da concorrência. A boa notícia é que o link building pode te ajudar justamente com isso! 

Benefícios de ter uma estratégia de link building

Agora que você já entendeu mais sobre o uso de links e da sua importância, é hora de conhecer detalhes sobre os benefícios que essa estratégia pode proporcionar ao seu negócio. 

Entre as principais vantagens estão: 

  • Aumento do tráfego no site;
  • Aumento de autoridade;
  • Ganho de conversão;
  • Custo-benefício. 

Saiba mais a seguir! 

Aumento do tráfego no site

Como mencionado anteriormente, o link building pode ajudar a colocar o seu site nas melhores posições dos principais buscadores da internet. Com essa melhora no posicionamento, mais usuários poderão acessar sua página, aumentando, por sua vez, o tráfego do seu site. 

Aumento da autoridade do site

Quando falamos sobre as primeiras posições do Google, estamos tratando de sites que possuem uma boa imagem perante esse buscador. Dessa forma, quando investimos em link building, estamos adquirindo mais autoridade para o nosso site. 

Se um site é bem avaliado pelo Google e aparece no topo das pesquisas de um determinado assunto, significa que ele é uma referência daquela área. Ou seja, tanto para o buscador quanto para o usuário, esse portal possui credibilidade para falar daquele assunto, sendo assim uma autoridade na internet.  

Conversão

Com maior tráfego e autoridade, é de se imaginar que as vendas também irão se beneficiar dessa estratégia, não é mesmo? E é exatamente isso que acontece. Com mais usuários acessando e enxergando o seu site como referência no assunto, há também um aumento nas conversões de clientes. 

Custo-benefício

Um dos atrativos que mais chamam a atenção no link building é o custo-benefício, uma vez que ele não requer um alto investimento para ser implementado. Quando comparamos esse serviço com outros disponíveis no mercado, descobrimos que ele pode ser bem mais vantajoso para o bolso.

Importante ressaltar que, para garantir uma estratégia de link building bem feita, é preciso contar com o apoio de profissionais qualificados. Eles analisam os conteúdos do seu site e indicam quais links podem beneficiá-lo dentro dos parâmetros de qualidade do Google.

Entendendo o link building: como impressionar o Google e sair ganhando
Imagem: Freepik

Relação entre link building e o Google

O Google é um dos principais buscadores da internet. Com tantos conteúdos sendo publicados todos os dias, a plataforma precisa realizar leituras aprofundadas e ter formas de classificar esses links para definir quais aparecerão em destaque nas primeiras páginas de pesquisa. 

Para isso ele avalia três fatores: 

  • Confiabilidade;
  • Importância;
  • Relevância. 

Esses três pontos geram impactos diretos no trabalho do link building, que quando bem feito, contempla esses fatores e entrega um conteúdo de qualidade para o Google. É sempre bom ressaltar que, quando falamos dessa estratégia, nós estamos tratando de qualidade e não quantidade. 

Confiabilidade

A confiabilidade é um critério utilizado pelo Google no momento de fazer o rankeamento dos sites do buscador. Sendo assim, na hora de executar as táticas do link building é essencial procurar por sites confiáveis, pois assim, mais prestígio você também terá para o Google. 

Mas o que seriam sites confiáveis? Em linhas gerais, essas portais são aqueles que ajudam a construir uma web mais segura e relevante para o usuário. Para isso, o buscador considera a idade do domínio, uso de certificados de segurança e a qualidade do conteúdo publicado no site. 

Importância

Outro ponto avaliado pelo Google é a importância do conteúdo. Quando produzimos algo, é essencial que ele traga assuntos relevantes para o usuário. Sem significância para o público, menores são as chances dele ser bem posicionado e acessado na internet. 

Busque por conteúdo útil, informativo e que possua valor para o usuário. Isso fará toda a diferença para a estratégia de link building e para o Google. 

Relevância

A relevância também é um fator avaliado pelo Google. Ao produzir um conteúdo para a estratégia de link building, é fundamental que ele seja relevante para o seu segmento de atuação e para o usuário. O mesmo vale para os sites que irão fazer essas publicações, que devem possuir um bom tráfego. 

Dessa forma, para ter sucesso nessa estratégia, é importante buscar por sites confiáveis, relevantes para fazer publicações de conteúdos de qualidade, informativo e importante para o usuário. 

“Nosso time de jornalistas está sempre pronto para produzir textos com assuntos quentes, assuntos em alta. Porque a partir do momento que você colocou um conteúdo no site e ele recebe mais cliques, mais relevância ela vai ter a sua palavra-chave”, explica Luiz.

O que é link juice?

Entendendo o link building: como impressionar o Google e sair ganhando
Imagem: Freepik

Em SEO e link building, é comum ver algumas palavras diferentes. Uma dela é o link juice, termo utilizado para designar quando um domínio aponta para o outro por meio de hiperlinks e durante esse processo ocorre uma transferência de autoridade. 

“O link juice é quando você absorve a autoridade de um site para outro que está dentro do primeiro. Então, a partir daquele momento que você colocou um conteúdo em um portal, esse link já absorveu a autoridade que ele tem”, explica o analista de link building.

Diversidade de publicações

Outro aspecto que causa impactos na qualidade do link building é a diversidade de portais em que esses conteúdos serão publicados. A partir do momento que domínios diferentes e relevantes direcionam links para o seu portal, mais reconhecimento você adquire perante os mecanismos de busca. 

“Quando você absorve a autoridade de um site, você precisa também absorver de outros veículos. A partir dessa transferência de autoridade de todos os sites possíveis dentro do seu segmento, o Google vai começar a pensar: ‘Esse cara é diferenciado, tem uma referência bacana, é esse site que vou impulsionar e fazer aparecer’”, explica Luiz. 

Site nichado

Um grande problema de muitas pessoas que procuram por link building é achar que apenas sites grandiosos poderão trazer resultados para a estratégia. É preciso ter em mente que, para ter sucesso nessa tática de SEO, portais nichados são importantes. 

Os sites que irão receber os conteúdos informativos precisam ter relação com o tema abordado, mesmo que ele não seja super famoso na internet. De nada adianta investir em link building, se a sua empresa é da área da fotografia e os textos falam desse tema, mas você publica em sites de culinária. É preciso que as páginas tenham conexão com o assunto tratado. 

Deve-se levar em conta, portanto, a autoridade, confiabilidade, relevância e segmento do site no link building. Por esse motivo, o processo de distribuição de conteúdo está sempre em movimento, pois os portais que recebem o conteúdo irão variar de acordo com o assunto do texto. 

Link building de qualidade é na Experta

Para construir sua estratégia de linkagem externa e obter um ótimo perfil de backlinks, você pode contar com a ajuda da Experta! 

Nosso time é composto por profissionais qualificados que escrevem conteúdos de qualidade e preparam o seu site para performar bem no Google.

Entre em contato conosco.

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