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Não é destino, é algoritmo! Entenda como beneficiar seu site com as técnicas de link building para ficar de olho em 2021

Traçar um planejamento com objetivos e metas  é o primeiro passo para ter sucesso em qualquer estratégia on-line. Quando o assunto é SEO, o resultado esperado deve contemplar a melhoria de posições na página de resultados do Google para palavras-chave que realmente fazem sentido para a sua empresa. Mas será que as técnicas continuam a mesma em 2021?

O link building mudará nos próximos anos?

Querer estar antenado com esses temas não é uma questão de vaidade. A visibilidade na internet realmente é capaz de gerar um fluxo de tráfego mais acelerado e garantir mais conversão. Ao final, técnicas de SEO e link building vão ser responsáveis por darem relevância àquilo que você tem a oferecer.

Por isso, começamos a analisar tudo que os principais especialistas da área estão falando sobre a temática e o que devemos (ou não) incorporar para o próximo ano.

No artigo de hoje vamos analisar:

  • As previsões para SEO em 2021

  • Como destacar sua empresa na internet

  • O papel do link building na rede

Vamos lá?

Link building em 2021: colaboração e contexto são a chave

ilustração de laptop conectando a 3 páginas suspensas
fonte: freepik.com

Alguns especialistas costumam dizer que o SEO não muda e que a base é a mesma. Entretanto, não podemos dizer o mesmo sobre link building. Desde que os links começaram ser utilizados pelo Google como fator para determinar o ranqueamento, muita coisa mudou.

No passado, não era preciso muito esforço para conseguir uma boa autoridade on-line. Assim como acontecia no Keyword Stuffing, receber referências de qualquer tipo de site, feitas em qualquer contexto, sem priorizar o leitor, costumavam trazer algum tipo de resultado.

Houve a época em que links de comentários ou de fóruns podiam trazer inúmeros benefícios. Teve também aquele momento no qual não interessava muito de onde um backlink vinha. Foi a farra da automação. Depois, o Google foi ficando cada vez mais inteligente e refinado. E hoje é quase um senso comum que os links que apontam para um site devem ser o mais naturais possível e de muita qualidade.

Já é quase 2021

O ano de 2020 começou trazendo novidades em relação aos famosos atributos rel=nofollow e rel=dofollow. A família ganhou dois novos irmãos, atributos rel=sponsor  e rel=UGC. Esses dois últimos passaram a ser utilizados como indicadores de links comerciais e de comentário, enquanto o link nofollow passou a ser visto como uma dica para transferir autoridade para outro site.

Por falar em transferência de autoridade, para quem está fazendo link building pensando em 2021, é importante pensar que as boas referências nunca foram tão importantes! No link building moderno essa é uma máxima que precisa estar sempre em mente.

Recorrência e variedade também são palavras de ordem para quem deseja investir em práticas de link building de qualidade e seguras. O comportamento robótico que traz muitos links de uma só vez ou de um só domínio pode ser um indicativo de Black Hat (aquelas velhas práticas que não surtem bons efeitos e que podem até gerar punições).

Cinco palpites rápidos para o link building em 2021. Façam suas apostas!

ilustração de pessoas representando nicho de site
fonte: freepik.com

  • Conteúdo humanizado: quem está do outro lado da tela é uma pessoa, com sentimentos e vontades. Considere isso antes de pensar somente em métricas de autoridade.
  • Reputação vem antes de influência: quer se tornar uma referência na internet? Comece a agir como uma! Não deixe de dar o crédito para as referências que você utiliza também. Seu site não perde autoridade quando faz isso.
  • Use dados, compartilhe dados: atualmente a web oferece dados aos montes. Considere buscá-los, entendê-los e transformá-los em recursos de informação e conhecimento.
  • Tenha assessoria de imprensa como metodologia: os assessores de imprensa são profissionais que compreendem muito bem o que é de interesse público. Por isso, são habilitados a fazerem a ponte entre empresas e veículos de comunicação, transformando em notícias assuntos de seus clientes. Estratégias de link building que seguem princípios semelhantes costumam ter mais sucesso.
  • Busque parcerias: o conceito de parceria se esvaiu quando as redes sociais tornaram a produção do conteúdo algo rápido de ser produzido e consumido. Mas no Google é diferente. Um bom conteúdo sempre vai encontrar o seu lugar: diante do leitor certo, de quem procura por ele. É a filosofia por trás do SEO!

SEO em 2021: o que esperar?

ilustração de um escritório com pessoas trabalhando
fonte: freepik.com

Depois da atualização dos algoritmos do Google 2003, conhecida como Florida, os sites com baixa qualidade começaram a entrar na mira do buscador. Cerca de 50% deles foram simplesmente removidos da SERP. Na época, a técnica mais utilizada era o Keyword Stuffing: lotar um conteúdo com palavras-chave, sem considerar o contexto ou a necessidade delas. De lá pra cá, a exigência dos algoritmos - assim como a nossa - só aumentou.

Por isso, se considerarmos esse marco, podemos considerar que em 2020 o SEO está completando maioridade! Sim, faz 18 anos que quem quer construir uma presença sólida na internet está trabalhando para levar resultados melhores para pessoas que realizam buscas.

Em 2020 a gente viu algumas tendências se consolidando:

  • SEO Local: investir na otimização do seu site considerando o local onde sua empresa e seu público está.
  • Otimização para celular: depois da pandemia, ficou claro que o brasileiro não vai desapegar tão cedo do smartphone. Antes dela, já tinha sido estimado que mais de 85% das pesquisas na internet são feitas por meio de celulares.
  • Experiência do usuário: o Google já anunciou uma grande atualização em seus algoritmos para 2021 e o foco vai estar estar na experiência do usuário em cada página do seu site. O nome dado para essa exigência é Core Web Vitals e eles está focadosem três pontos - tempo de carregamento, interatividade e estabilidade visual.

Destacando sua empresa na internet em 2021

ilustração de uma mulher interagindo com um rank em uma tela de celular
fonte: freepik.com

Não é nossa culpa se o que a gente falou até agora não foi uma surpresa para você! As transformações na tecnologia que envolve os buscadores também acontecem aos poucos, à medida que pessoas reais interagem com ela.

O que o Google espera da gente agora é uma conscientização do papel do criador de conteúdo dentro da rede. Ou seja: os valores da sua empresa e o modo como ela se comporta on-line já estão sendo levados em conta faz tempo.

Portanto, a fórmula para colher um bom resultado por trás do trabalho de SEO está em quem vai trilhar esse caminho com você. A reputação do site que leva um link para o seu, em linhas gerais.

Preparado para o que vem por aí?

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