Category Link Building

Considerada a fonte de tráfego mais valiosa, o tráfego orgânico é gerado diretamente a partir dos resultados naturais dos mecanismos de pesquisa, e não por meio de anúncios pagos.

Esses resultados aparecem depois que um usuário digita uma consulta no mecanismo de busca (como o Google) e são puramente baseados no conteúdo de uma página e em sua qualidade. Em outras palavras, seu tráfego orgânico será composto por pessoas que encontraram os links do seu site nas suas consultas nos mecanismos de pesquisa.

Em uma rápida visão, o tráfego no ambiente digital pode ser dividido em orgânico e pago. O tráfego pago se concentra na geração de leads por meio de estratégias monetizadas, como por exemplo, a PPC (do termo em inglês Pay Per Click) por meio da rede de displayers do Google ou o pagamento por clique em publicidade nas mídias sociais.

Nesse artigo você entenderá mais sobre:

  • Benefícios de investir em estratégia de tráfego orgânico
  • Técnicas de SEO que beneficiam o tráfego orgânico

A lógica do tráfego orgânico

ilustração de uma página de um site em uma tela de computador com elementos de link building ao redor
fonte: freepik.com

Digamos que uma pessoa que ainda não conheça o seu negócio esteja procurando produtos ou serviços na Internet. Neste caso, é provável que ela faça essa busca usando palavras-chave ou frases apropriadas para um segmento específico.

Como resultados do mecanismo de pesquisa – SERPs (Search Engine Results Page) - são apresentados a ela um conjunto de páginas classificadas organicamente nas primeiras posições. Caso você tenha um site com conteúdo de qualidade, a chance de que o seu negócio seja listado entre os primeiros resultados exibidos é maior.

Assim, quando um usuário clica em qualquer um dos resultados orgânicos e visita um site, isso é registrado nas ferramentas de análise como tráfego de pesquisa orgânica. Para obter tráfego orgânico nos mecanismos de pesquisa, a melhor maneira – e gratuita – é classificar seu site nos resultados de busca usando SEO.

Reputação de marca

Vale destacar também que os usuários dos mecanismos de pesquisa veem os resultados orgânicos com maior confiança. Isso ocorre porque esses resultados duram muito tempo nas SERPs, em comparação com os de pesquisa paga (inorgânicos). Estudos mostram que cerca de um terço dos usuários da Web pulam os resultados pagos em favor do primeiro resultado orgânico exibido para as suas consultas. Portanto, ao direcionar o tráfego orgânico, você pode criar uma presença sólida para sua empresa e uma boa reputação para o seu negócio.

Como obter tráfego orgânico

ilustração de uma mulher pensativa trabalhando em seu laptop sob uma escrivaninha
fonte: freepik.com

De acordo com uma pesquisa da Moz, em média, 71,33% dos cliques nos resultados de pesquisa orgânica resultam da primeira página dos buscadores. Para melhorar as posições de um site ou blog neste ranqueamento é preciso otimizá-los para os mecanismos de busca investindo em marketing de conteúdo e, principalmente, potencializá-lo com atenção às práticas de SEO.

Quais são as práticas para atrair tráfego de pesquisa orgânica por meio do SEO?

ilustração de uma tela de computador com uma página aberta e duas mulheres na frente interagindo com a cena
fonte: freepik.com

Foque nas palavras-chave, elas são o ponto principal entre o que as pessoas estão procurando e o seu conteúdo.

Palavras-chave são pilares essenciais que definem a estrutura da sua classificação orgânica. Como já foi dito acima, é preciso escolher as palavras-chave ligadas à área de atuação do seu negócio e que também sejam as mais prováveis de conduzir o seu público-alvo até o seu conteúdo.

Para isso pesquise quais as palavras e frases que as pessoas usariam ao pesquisar informações, produtos ou serviços do seu segmento. Existem ferramentas para descobrir quais são essas palavras para que sua visibilidade seja maior ainda. Entre elas estão o Google Keyword Planner, Moz, SEMrush, Ubbersugest, Ahrefs, entre outras.

Uma ótima dica compartilhada por especialistas em SEO é otimizar palavras-chave com baixa concorrência, pois isso ajudará seu site a ter uma classificação mais alta em resultados orgânicos. As palavras-chave com altos volumes de pesquisa são altamente competitivas e, com o uso delas, você poderia gastar muito tempo para aparecer nas pesquisas.

Portanto, em vez de gastar seu tempo buscando algo altamente competitivo, opte por palavras-chave de baixa concorrência, criando uma pequena frase que represente uma busca mais personalizada – palavras-chaves cauda longa (“long tail keywords”) – isso significa que terá baixa concorrência para otimizar melhor e obter resultados mais rápidos.

Desenvolva conteúdo exclusivo e de qualidade

O conteúdo é um meio essencial para atrair a atenção do seu público. Conteúdo significativo e relevante é uma maneira de manter um visitante por mais tempo em seu site. Dessa forma, você precisa se concentrar na geração de conteúdo de alta qualidade, rico em palavras-chave e, o mais importante, que responda às consultas e dúvidas do seu público.

Além de garantir um conteúdo de qualidade, é importante que você não se esqueça do elemento “originalidade”. Republicar artigos de outras fontes pode prejudicar sua classificação orgânica. Neste caso, algumas ferramentas que detectam plágio podem ser usadas, inclusive para que você possa corrigir qualquer duplicação não intencional.

Publicar conteúdo novo e original não apenas atrai os visitantes, mas também fará você ganhar a confiança deles, fazendo-os retornar sempre ao seu site. Essa geração de tráfego atrai clientes em potencial, convertendo-os a consumidores dos seus produtos ou serviços.

Crie backlinks

Entre as estratégias de SEO, os backlinks ainda são uma das melhores e mais orientadas a resultados para classificar um site nas principais pesquisas orgânicas. E isso fica claro pelo fato de que quando sites com alta autoridade apontam para o seu, o Google interpreta o link como um sinal da credibilidade e confiança.

Obter backlinks de qualidade exige esforço, mas à medida que você cria um perfil sólido de backlink, suas páginas sobem na hierarquia. Portanto, procure criar caminhos e oportunidades para alcançar outros sites, blogs e influenciadores do seu nicho. Eles provavelmente vão se vincular organicamente a você se o seu conteúdo for de alta qualidade.

Crie uma forte presença nas mídias sociais para melhorar seu tráfego orgânico

Do ponto de vista do SEO, a presença otimizada em redes como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram ajudam a dar maior visibilidade e envolvimento ao seu conteúdo. Com um grande número de usuários e capacidade de segmentar públicos, as mídias sociais oferecem a chance de seu conteúdo ser visto pelo público certo e atrair tráfego.

O engajamento social é um endosso público do seu site – as pessoas confiam nas recomendações sociais. Além disso, você deve adicionar botões de compartilhamento ao seu site para que seus fãs possam compartilhar seus conteúdos nas redes e ajudá-lo a ter uma melhor classificação dentro do seu segmento.

Conclusão

Em suma, para aumentar o tráfego orgânico e competir com sucesso, você deve se concentrar na construção de um relacionamento de confiança e de longo prazo com seu público. Embora a classificação nas primeiras páginas dos mecanismos de busca envolva dedicação, paciência e tempo, se você adotar a rotina diária de criar conteúdo de alta qualidade em combinação com outras táticas de SEO, será capaz de liderar a concorrência e ter uma classificação alta nos resultados de pesquisa orgânica do seu setor.

Ao usar essas informações, você pode otimizar seu conteúdo, usar as palavras-chave certas e ajustar suas estratégias de SEO para obter melhores resultados. Ou ainda contar com a assessoria de uma equipe especializada em SEO para ajudá-lo nessa jornada entrando em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *