Google valida vazamento, mas aponta falta de contexto aos dados

O Google não vai comentar sobre elementos específicos do documento, a fim de manter seu sistema de classificação seguro e protegido.

Publicado em: 4 de junho de 2024
Atualizado em: 4 de junho de 2024

A comunidade de SEO ainda está desvendando e processando o grande vazamento dos documentos da Pesquisa Google. Todos têm se perguntado por que o Google não comentou o assunto.

Bem, o Google finalmente comentou. Em entrevista com o portal Search Engine Land, um porta-voz do Google respondeu algumas perguntas sobre o vazamento de dados.

Qual foi a resposta do Google?

O Google confirmou a autenticidade dos documentos vazados. Entretanto, segundo o mesmo, muitas suposições estão sendo publicadas, fora de contexto, com base em informações incompletas do vazamento de dados.

O mecanismo ainda acrescentou que os sinais de classificação de pesquisa estão mudando constantemente. Isso não significa que os princípios básicos de classificação do Google mudem – eles não mudam – mas os sinais específicos e individuais que entram nas classificações mudam.

Um porta-voz do Google enviou a seguinte declaração ao Search Engine Land:

“Alertamos para que não sejam feitas suposições imprecisas sobre a Pesquisa com base em informações fora de contexto, desatualizadas ou incompletas. Compartilhamos muitas informações sobre como a Pesquisa funciona e os tipos de fatores que nossos sistemas avaliam, além de trabalharmos para proteger a integridade de nossos resultados contra manipulação.”

O Google, no entanto, não vai comentar sobre os elementos específicos do vazamento – quais são precisos, quais são inválidos, quais estão sendo usados no momento, como estão sendo usados e com que intensidade (ponderação) estão sendo usados.

A empresa nunca comenta sobre detalhes quando se trata de seu algoritmo de classificação. Até porque, se comentasse, spammers e/ou pessoas mal-intencionadas poderiam usá-lo para manipular suas classificações.

O Google também disse que seria incorreto supor que esse vazamento de dados seja abrangente, totalmente relevante ou mesmo que forneça informações atualizadas sobre suas classificações de pesquisa.

O Google mentiu para nós?

É difícil dizer com certeza. Há alguns detalhes claros sobre sinais de classificação que o Google historicamente nos disse que não usa, que foram especificamente mencionados nos documentos vazados.

É claro que a declaração do Google diz que o que está no documento pode nunca ter sido usado, pode ter sido testado por um período de tempo, pode ter mudado ao longo dos anos ou pode ser usado. Novamente, o Google não entrará em detalhes.

Muitas pessoas da comunidade de SEO sempre acharam que o Google mentiu para nós e que você deve fazer seus próprios testes para ver o que funciona e o que não funciona em SEO.

Na entrevista, o Google disse que ainda está comprometido em fornecer informações precisas, mas não o fará com detalhes específicos em uma base de sinal de classificação por sinal.

Os dados vazados importam?

De qualquer forma, todos esses sinais apontam para a mesma coisa. Mike King, que foi o primeiro a se aprofundar nesse documento (Segredos do algoritmo: Documentação de engenharia interna da Pesquisa Google vazou no iPullRank) e ajudou a revelar os detalhes, disse que, em última análise, precisamos criar conteúdo e um site que as pessoas queiram visitar, no qual queiram passar algum tempo, no qual queiram clicar e para o qual queiram criar links.

A melhor maneira de fazer isso é criar um site e um conteúdo que as pessoas queiram gostar e apreciar. Portanto, o trabalho de um SEO é continuar a criar sites excelentes, com conteúdo excelente. 

Pode parecer clichê, mas é uma verdade que a Experta sempre conta para seus clientes:

Perseguir algoritmos é uma batalha perdida. A única estratégia vencedora em SEO é fazer com que seu site seja o melhor resultado para sua mensagem e seu público. Esse é o objetivo final do Google, e é nele que seu foco deve estar, independentemente do que qualquer documento sugira!

Para mais informações sobre o vazamento de dados do Google, leia o artigo Rand Fishkin, fundador da Moz e cofundador da SparkToro: Uma fonte anônima compartilhou comigo milhares de documentos vazados da API de pesquisa do Google; todos os profissionais de SEO deveriam vê-los.

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