A assessoria de imprensa digital conta com ferramentas do on-line para se fazer presente além do off-line.

A assessoria de imprensa é o setor responsável por criar ações e estratégias para fortalecer os relacionamentos do cliente em questão com veículos da imprensa e, consequentemente, aumentar o alcance de uma marca. 

Além disso, são esses profissionais que vão pensar em públicos estratégicos e na imagem que a empresa deseja passar.

Por muitos anos, a assessoria limitava-se a fazer com que um determinado cliente aparecesse em veículos jornalísticos impressos, na televisão ou no rádio.

Apesar desses serviços ainda serem relevantes, é inegável que ter uma presença digital é tão importante quanto aparecer em veículos offline.

Em alguns casos, dependendo do ramo do negócio, essa pegada digital deve ser ainda mais valorizada, já que menções em sites e blogs podem arrecadar mais visitas e vendas do que uma simples publicidade em um rádio, por exemplo. 

Novas possibilidades e benefícios chegam a marcas através de ferramentas digitais. E é aí que entra o importante conceito, tema do texto de hoje: a assessoria de imprensa digital

Nesse conteúdo vamos apresentar essa técnica falando sobre:

  • O que é, de fato, a assessoria de imprensa digital.
  • Quais benefícios a estratégia pode trazer para seu negócio.
  • E como o SEO pode potencializar, ainda mais, os resultados desse tipo de assessoria.

Para saber mais sobre essa tendência, que cresce no mercado, continue lendo!

O que é assessoria de imprensa digital?

ilustração de uma mulher pensativa trabalhando em seu laptop sob uma escrivaninha
fonte: freepik.com

De maneira geral, a assessoria de imprensa digital se dedica a aumentar as menções e a autoridade de sua marca no universo online. 

Assim como na assessoria tradicional, é essencial pensar em formas estratégicas de vincular um cliente na mídia.

Por exemplo, do que adianta fazer com que uma marca de doces seja citada em um site sobre automóveis? O potencial de atrair possíveis clientes é quase nulo, já que não se trata do público alvo.

Esse ideal ainda é muito importante para a assessoria de imprensa digital, que deve mapear e acompanhar veículos digitais de todos os tipos e selecionar os que melhor dialogam com seu cliente. 

Para isso, a manutenção do relacionamento com esses veículos é uma das grandes chaves para o sucesso. Ou seja, é preciso entrar em contato com os jornalistas e redatores, falar sobre o trabalho de seu cliente e mostrar-se disponível. 

Porém, para isso, é necessário muito mais do que uma troca de e-mails. O relacionamento é algo que requer muita atenção e dedicação.

O profissional precisa se mostrar à disposição dos veículos, além de estar sempre apto a oferecer pautas relevantes e quentes no momento certo. 

E isso é a base de qualquer assessoria de imprensa. 

Mas existem diferenças importantes entre a estratégia offline e a digital. Para a segunda, é essencial observar alguns fatores, um deles é a relação dessa estratégia e o impacto nos mecanismos de buscas, como o Google. 

O profissional que trabalha com a assessoria de imprensa digital precisa estar atento à própria linkagem feita pelo veículo de imprensa on-line, já que não é qualquer menção ou citação que irá necessariamente aumentar o ranqueamento do site do cliente na internet

Portanto, há todo um trabalho e dedicação para gerar backlinks dofollow e garantir menções em veículos com autoridade, para que haja bons resultados na estratégia de assessoria digital. 

Assim, a influência que a marca terá no ambiente digital será muito maior e os efeitos poderão ser observados ao longo de mais tempo.

Inclusive, essa sua característica a longo prazo, baseado em um trabalho sólido e constante, é uma das maiores vantagens da assessoria de imprensa digital. 

Ainda falando sobre o canal on-line, é possível aliar assessoria de imprensa digital com Inbound Marketing, estratégia utilizada para atrair um determinado público.

Para saber mais e se aprofundar no assunto, confira nosso post: 

https://www.expertamedia.com.br/inbound-marketing-com-assessoria-de-imprensa-digital/

Benefícios da assessoria de imprensa digital

ilustração de uma mão fazendo sinal positivo
fonte: flaticon.com

Como já mencionado, um dos maiores benefícios de se ter uma estratégica de assessoria digital é aumentar a projeção da empresa no âmbito on-line.

Atualmente, isso é essencial para o sucesso de qualquer negócio, porém, é ainda mais importante para algumas marcas específicas.

Se você possui um ecommerce, por exemplo, ter uma presença digital e autoridade no meio é a melhor forma de aumentar o número de acessos e, consequentemente, de compras em sua loja.

Uma outra vantagem desse tipo de assessoria é que ela pode oferecer serviços mais amplos para o cliente.

Por exemplo, manter um relacionamento saudável com veículos de imprensa, apesar de ser extremamente importante, não é a única forma de expandir sua pegada digital.

Uma maneira de fazer isso também é por meio de parcerias com influenciadores e blogs. Atualmente, com o grande destaque das redes sociais, os influencers e blogueiros fazem toda a diferença na hora de uma marca construir sua reputação e alcançar mais pessoas. 

Linkagens em blogs, assim como em jornais digitais, são tão importantes que podem, inclusive, ajudar a colocar sua empresa na primeira página em sites de pesquisa, já que se sabe que os backlinks são essenciais para o ranqueamento no Google

Mas, para isso, além dos cuidados já mencionados, como garantia de links dofollow, é importante aliar a estratégia de assessoria de imprensa digital com técnicas de SEO.

Assessoria de imprensa digital e SEO

ilustração de uma mão segurando lupa em uma tela de computador com uma página de site aberta e outras ao redor, exemplificando a relação do link building com SEO
fonte: freepik.com

As técnicas de Search Engine Optimization, ou SEO, podem fazer com que os resultados adquiridos pelo trabalho da assessoria de imprensa digital seja potencializado.

Nesse contexto, não se pode deixar de falar de Link Building, uma importante ferramenta de SEO. A técnica se refere basicamente ao ganho de backlinks para página estratégias de seu site.

Para isso, além do já citado relacionamento com veículos digitais, é importante também que haja a produção e divulgação de conteúdos de qualidade

É inegável que o Google prioriza trabalhos que respondem as perguntas de seus usuários de maneira eficiente e completa. Portanto, escrever um texto superficial não será muito útil na construção de sua autoridade on-line e na sua escalada para as primeiras posições do site

Outra questão relevante é a escolha das urls que serão divulgadas e do texto-âncora, que nada mais é do que o próprio termo que levará o link. 

Pode-se perceber que é um trabalho complexo, com muitas frentes. Ou seja, além de manter um relacionamento saudável com veículos previamente mapeados, é preciso produzir conteúdos interessantes e bem escritos, assim como pensar nos links e palavras-chaves apropriadas.

Ainda, uma outra tarefa importante, é mensurar todos os resultados e métricas, a fim de saber se sua estratégia está colhendo frutos positivos e como ela pode melhorar. 

Não à toa, muitas marcas preferem contratar uma empresa, especializada em assessoria de imprensa digital, para realizar esse trabalho da melhor forma possível.

Aqui na Experta Media nos dedicamos a esse ramo, para te ajudar a criar uma pegada na internet! Quer saber mais sobre isso? Entre em contato com a gente. Vamos adorar a te ajudar nesse processo.