O que é assessoria de imprensa

Explore a fascinante jornada através do tempo que revela a evolução e o impacto da assessoria de imprensa na narrativa da história contemporânea.

Última atualização:

30 de outubro de 2023

Natasha Caminha
Índice

    O trabalho de assessoria de imprensa, hoje tão buscado por empresas de todos os portes e por personalidades para intermediar o contato com a mídia, existe desde o final do século XIX. De fato, a atividade de assessoria de imprensa se confunde com o início das relações públicas no mundo e pode-se dizer que Ivy Lee, considerado o pai das Relações Públicas, é também considerado o primeiro assessor de imprensa, no início do processo de industrialização nos EUA.

    Ivy Lee era um jornalista de redação que estava no lugar certo e na hora certa. Percebeu uma oportunidade de intermediação entre as indústrias da época e a imprensa, já que havia uma grande demanda de solicitações da mídia para esclarecimentos de uma série de denúncias sobre as rotinas nessas empresas.

    O jornalista, contatado por várias corporações, criou uma carta de princípios para nortear seu trabalho e a enviou para os repórteres nas redações, comprometendo-se a fornecer apenas notícias e ficar à disposição da imprensa para esclarecimentos, de forma honesta e verdadeira.

    Assessoria de imprensa no Brasil

    Assessoria de imprensa no Brasil
    Mais de 50 anos depois da fundação do escritório de Ivy Lee, a assessoria de imprensa chega ao Brasil

    Primeira assessoria de imprensa

    No Brasil, a primeira empresa privada a criar e estruturar um setor específico de assessoria de imprensa foi a Volkswagen, na década de 1960, para se relacionar com a imprensa de forma estratégica, planejada e sistematizada.

    Em meados de 1970, o Brasil ganhou sua primeira agência de assessoria de imprensa, a Unipress. De lá para cá, o trabalho cresceu, tornando-se importante para os objetivos estratégicos de empresas e organizações de vários segmentos e de todos os portes. Celebridades e personalidades que recebem alta demanda da mídia especializada também dispõem de assessoria especializada.

    O que começou na área industrial como parte dos planos de relações públicas é hoje realizado em várias esferas, tanto por jornalistas freelancers, RPs, profissionais de mídia internos nas empresas, quanto por agências especializadas externas ou houses.

    Seja para atuação e construção de relacionamento com grandes veículos de imprensa, seja para um trabalho mais próximo da mídia especializada, para dialogar com meios de comunicação locais ou regionais ou para todas as alternativas anteriores, a assessoria de imprensa é um trabalho estratégico e necessário.

    Release: o principal instrumento da assessoria de imprensa

    release de assessoria de imprensa
    O release é a ferramenta que vai conectar sua marca a mídia

    Voltando no tempo para Ivy Lee, que era jornalista inicialmente, o trabalho de assessoria de imprensa foi criado e pautado no fazer jornalístico, ou seja, apurando informações e produzindo material para tirar as dúvidas da mídia sobre as empresas assessoradas. Esses conteúdos, a princípio chamados de notas e comunicados para imprensa, depois receberam o nome de press-releases ou apenas releases.

    Relação com a mídia

    Os primeiros releases eram construídos sem título, como sugestões de pauta para a imprensa, contendo um lead básico escrito como uma notícia jornalística tradicional: quem, fez o que, quando, onde, como e por que. Se houvesse mais alguma informação a acrescentar, o assessor poderia incluir um ou dois parágrafos de informações adicionais.

    A ausência de título era para não “amarrar” o jornalista da redação, deixá-lo ter liberdade para pensar a notícia. Além disso, como no princípio a assessoria de imprensa era basicamente voltada para jornais impressos, havia limitações de caracteres que só poderiam ser definidas na montagem do jornal, por isso os títulos eram os últimos a serem colocados, de acordo com o espaço disponível para a matéria.

    Depois, com a chegada de novos meios de comunicação, o modo de fazer assessoria de imprensa também foi mudando e os títulos passaram a se consolidar nos releases após o crescimento dos veículos de notícias nos meios digitais.

    Atualmente, a assessoria de imprensa envia releases com título, lead, mais um ou dois parágrafos e o boiler, que é um pequeno texto com informações sobre o assessorado. Alguns releases são maiores, dependendo do objetivo e da mídia para a qual se direciona, mas na maior parte das vezes, esse é o formato básico de texto para a imprensa.

    Press-kits

    Com a evolução da assessoria de imprensa, um dos instrumentos do trabalho passou a ser o press-kit, um conjunto de materiais enviado aos jornalistas para que conheçam melhor o assessorado e para colocá-lo à disposição como fonte de informações sobre determinado assunto.

    Um press-kit normalmente é composto por uma pasta com um release mais completo a respeito do assessorado ou da ação, com panfletos, folders, plaquetes, mídias em alta resolução, amostras de produtos, materiais personalizados da empresa, e/ou outras informações ou itens que considere-se relevante. Esse material normalmente é enviado para os jornalistas responsáveis pela editoria com que o assessorado deseja dialogar, normalmente aquela que trata do seu segmento.

    Tanto o release quanto o press-kit são materiais enviados à imprensa para atrair a mídia para um assunto que tenha valor-notícia, motivar pautas ou simplesmente colocar uma empresa, instituição ou personalidade à disposição para falar sobre determinado tema. O release não necessariamente precisa ser aproveitado na íntegra; pode ser usado em partes ou para estimular a marcação de entrevistas ou a busca de informações complementares para uma pauta.

    Relacionamento com a imprensa

    Todo o esforço de assessoria de imprensa, no final das contas, serve para construir um relacionamento consistente e transparente com a mídia. Manter esse relacionamento vivo e aberto é se basear sempre na confiança entre as partes, intermediada pelo trabalho responsável e ético da assessoria de imprensa.

    Com isso, é necessário ter sempre atualizado o contato com os jornalistas que estão nas redações, mantendo a proximidade e a disponibilidade para colaborar com as pautas propostas pelos veículos e também para oferecer pautas relevantes.

    Posicionamento junto à mídia

    Empresas, organizações e personalidades têm buscado agências para intermediar o relacionamento com a imprensa e, com isso, tornarem-se referência em determinados assuntos junto a formadores de opinião. O trabalho de assessoria de imprensa é extremamente especializado e, por isso, é necessário buscar uma agência que tenha expertise na atividade e relacionamento sólido com a mídia.

    Um bom posicionamento junto à imprensa pode trazer resultados frutíferos e contribuir para o alcance de objetivos de negócios. A Experta vem atuando para posicionar seus assessorados em boas oportunidades de mídia, garantindo que as marcas que atende conquistem a credibilidade e o brand awareness que precisam para alcançar suas métricas estratégicas.

    A mudança da assessoria de imprensa com a chegada do digital

    Assim como todo fazer jornalístico e o mercado de comunicação, a assessoria de imprensa também passou por transformações com a chegada da internet e a popularização dos recursos digitais. Apesar de as transformações terem trazidos muitos desafios para os profissionais, de forma geral o mercado se ampliou e novas possibilidades de atuação foram trazidas.

    Um dos principais impactos foi a redução da hegemonia dos grandes veículos de comunicação e o aparecimentos dos buscadores, como Google, Yahoo, entre outros. A web, e posteriormente, as plataformas de redes sociais empoderaram os usuários e fizeram com que a informação fluísse de forma mais rápida e por canais diversificados.

    Novas áreas de atuação para os assessores de imprensa

    Link building

    Com solidificação do Google como o buscador mais utilizado no mundo, ter um site posicionado na primeira página passou a ser tão importante quanto ganhar uma capa de um jornal. Um dos fatores que colabora para um site estar bem posicionado e ter autoridade são os links que se recebe de um outro site, os chamados backlinks.

    Quando o Google passou a exigir naturalidade nesse processo de aquisição, os assessores de imprensa passaram a ser excelentes aliados. Já que são especialistas em pautar a imprensa e conquistar espaço informativo na mídia.

    Atualmente, a especialização nesse tipo de serviço tem sido chamada de Digital PR . Ou seja, um trabalho de assessoria de imprensa que tem como foco a marca e a aquisição de links.

    Acesse este artigo para entender mais sobre o que é e a história do link building.

    Relacionamento com influenciadores

    A facilidade de criação de blogs e sites fez com que o início do século XXI e suas primeiras duas décadas fossem marcadas pela chegada das blogueiras e blogueiros.

    Esses canais foram responsáveis por mostrar que a formação de opinião não era mais liderada somente pelos grandes veículos de comunicação. Pessoas comuns passaram a ser referência quando postavam suas resenhas e informações em seus blogs.

    Recentemente, vimos essa força migrar para as plataformas de redes sociais nas quais os chamados influenciadores ganharam visibilidade e capacidade de chegar rapidamente em uma audiência enorme ou segmentada.

    Para os assessores de imprensa esse foi mais um segmento de atuação. O que agora também pode incluir os podcasts e canais no Youtube.

    Leia neste artigo mais informações sobre Como fazer parcerias com blogs e influenciadores.

    Conclusão

    O trabalho de assessoria de imprensa evoluiu com o tempo e acabou ganhando novas possibilidades que vão além de pautar a grande imprensa. Neste novo mercado, os profissionais devem entender também de link building, SEO, branding e digital.

    Se você deseja saber mais sobre como a Experta pode te ajudar com seu trabalho de assessoria de imprensa, marque uma reunião com a gente para entender como funciona.

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