Assessoria de imprensa: tudo que você precisa saber

Entenda a origem da assessoria de imprensa, seu começo no Brasil e saiba como utilizar esta ferramenta a favor da sua marca.

O trabalho de assessoria de imprensa, hoje tão buscado por empresas de todos os portes e por personalidades para intermediar o contato com a mídia, existe desde o final do século XIX. De fato, a atividade de assessoria de imprensa se confunde com o início das relações públicas no mundo e pode-se dizer que Ivy Lee, considerado o pai das Relações Públicas, é também considerado o primeiro assessor de imprensa, no início do processo de industrialização nos EUA. 

Ivy Lee era um jornalista de redação que estava no lugar certo e na hora certa. Percebeu uma oportunidade de intermediação entre as indústrias da época e a imprensa, já que havia uma grande demanda de solicitações da mídia para esclarecimentos de uma série de denúncias sobre as rotinas nessas empresas. 

O jornalista, contatado por várias corporações, criou uma carta de princípios para nortear seu trabalho e a enviou para os repórteres nas redações, comprometendo-se a fornecer apenas notícias e ficar à disposição da imprensa para esclarecimentos, de forma honesta e verdadeira. 

Assessoria de imprensa no Brasil

Assessoria de imprensa no Brasil
Mais de 50 anos depois da fundação do escritório de Ivy Lee, a assessoria de imprensa chega ao Brasil

No Brasil, a primeira empresa privada a criar e estruturar um setor específico de assessoria de imprensa foi a Volkswagen, na década de 1960, para se relacionar com a imprensa de forma estratégica, planejada e sistematizada.

Em meados de 1970, o Brasil ganhou sua primeira agência de assessoria de imprensa, a Unipress. De lá para cá, o trabalho cresceu, tornando-se importante para os objetivos estratégicos de empresas e organizações de vários segmentos e de todos os portes. Celebridades e personalidades que recebem alta demanda da mídia especializada também dispõem de assessoria especializada. 

O que começou na área industrial como parte dos planos de relações públicas é hoje realizado em várias esferas, tanto por jornalistas freelancers, RPs, profissionais de mídia internos nas empresas, quanto por agências especializadas externas ou houses. 

Seja para atuação e construção de relacionamento com grandes veículos de imprensa, seja para um trabalho mais próximo da mídia especializada, para dialogar com meios de comunicação locais ou regionais ou para todas as alternativas anteriores, a assessoria de imprensa é um trabalho estratégico e necessário. 

Release: o principal instrumento da assessoria de imprensa

release de assessoria de imprensa
O release é a ferramenta que vai conectar sua marca a mídia

Voltando no tempo para Ivy Lee, que era jornalista inicialmente, o trabalho de assessoria de imprensa foi criado e pautado no fazer jornalístico, ou seja, apurando informações e produzindo material para tirar as dúvidas da mídia sobre as empresas assessoradas. Esses conteúdos, a princípio chamados de notas e comunicados para imprensa, depois receberam o nome de press-releases ou apenas releases. 

Os primeiros releases eram construídos sem título, como sugestões de pauta para a imprensa, contendo um lead básico escrito como uma notícia jornalística tradicional: quem, fez o que, quando, onde, como e por que. Se houvesse mais alguma informação a acrescentar, o assessor poderia incluir um ou dois parágrafos de informações adicionais. 

A ausência de título era para não “amarrar” o jornalista da redação, deixá-lo ter liberdade para pensar a notícia. Além disso, como no princípio a assessoria de imprensa era basicamente voltada para jornais impressos, havia limitações de caracteres que só poderiam ser definidas na montagem do jornal, por isso os títulos eram os últimos a serem colocados, de acordo com o espaço disponível para a matéria.

Depois, com a chegada de novos meios de comunicação, o modo de fazer assessoria de imprensa também foi mudando e os títulos passaram a se consolidar nos releases após o crescimento dos veículos de notícias nos meios digitais

Atualmente, a assessoria de imprensa envia releases com título, lead, mais um ou dois parágrafos e o boiler, que é um pequeno texto com informações sobre o assessorado. Alguns releases são maiores, dependendo do objetivo e da mídia para a qual se direciona, mas na maior parte das vezes, esse é o formato básico de texto para a imprensa. 

Press-kits

Com a evolução da assessoria de imprensa, um dos instrumentos do trabalho passou a ser o press-kit, um conjunto de materiais enviado aos jornalistas para que conheçam melhor o assessorado e para colocá-lo à disposição como fonte de informações sobre determinado assunto. 

Um press-kit normalmente é composto por uma pasta com um release mais completo a respeito do assessorado ou da ação, com panfletos, folders, plaquetes, mídias em alta resolução, amostras de produtos, materiais personalizados da empresa, e/ou outras informações ou itens que considere-se relevante. Esse material normalmente é enviado para os jornalistas responsáveis pela editoria com que o assessorado deseja dialogar, normalmente aquela que trata do seu segmento. 

Tanto o release quanto o press-kit são materiais enviados à imprensa para atrair a mídia para um assunto que tenha valor-notícia, motivar pautas ou simplesmente colocar uma empresa, instituição ou personalidade à disposição para falar sobre determinado tema. O release não necessariamente precisa ser aproveitado na íntegra; pode ser usado em partes ou para estimular a marcação de entrevistas ou a busca de informações complementares para uma pauta. 

Relacionamento com a imprensa

Todo o esforço de assessoria de imprensa, no final das contas, serve para construir um relacionamento consistente e transparente com a mídia. Manter esse relacionamento vivo e aberto é se basear sempre na confiança entre as partes, intermediada pelo trabalho responsável e ético da assessoria de imprensa. 

Com isso, é necessário ter sempre atualizado o contato com os jornalistas que estão nas redações, mantendo a proximidade e a disponibilidade para colaborar com as pautas propostas pelos veículos e também para oferecer pautas relevantes. 

Posicionamento junto à mídia

Empresas, organizações e personalidades têm buscado agências para intermediar o relacionamento com a imprensa e, com isso, tornarem-se referência em determinados assuntos junto a formadores de opinião. O trabalho de assessoria de imprensa é extremamente especializado e, por isso, é necessário buscar uma agência que tenha expertise na atividade e relacionamento sólido com a mídia. 

Um bom posicionamento junto à imprensa pode trazer resultados frutíferos e contribuir para o alcance de objetivos de negócios. A Experta Media vem atuando para posicionar seus assessorados em boas oportunidades de mídia, garantindo que as marcas que atende conquistem a credibilidade e o brand awareness que precisam para alcançar suas métricas estratégicas. 
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Produtora de conteúdo, formada em Marketing com ênfase em digital e negócios. Colaboradora da Experta Media, fundadora da Red Dot Content, entusiasta do mundo de SEO e grande consumidora de conteúdos, notícias, tendências e cultura pop. https://www.linkedin.com/in/natashascaminha/
Publicado em 25 de agosto de 2021 | Atualizado em 25 de agosto de 2021
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