Como maximizar a conexão entre digital PR e SEO

Entenda como a integração de estratégias de digital PR e SEO podem otimizar a presença digital e impulsionar o reconhecimento da sua marca.

Última atualização:

14 de março de 2024

Fernanda Teodoro
Índice

    Uma estratégia de assessoria de imprensa é fundamental para gerenciar a reputação, aumentar a conscientização e criar credibilidade. 

    Embora frequentemente associadas à publicidade, as campanhas de assessoria abrangem várias táticas, que também podem incluir palestras, prêmios, patrocínios e mídia social, para formar uma imagem pública.

    Durante muitas décadas, as assessorias de imprensa tradicionais se concentraram em aproveitar terceiros influentes para construir uma reputação e validar produtos ou serviços. Seja por canais de comunicação off-line, on-line ou pessoalmente - tudo depende de onde o público consome as informações.

    Entretanto, as assessorias são comumente mal compreendidas, visto que os resultados são menos tangíveis - embora não menos valiosos - do que outras táticas de marketing e publicidade que são diretamente rastreadas para a geração de leads e vendas.

    Claro que existem métricas para medir a eficácia dessas estratégias, mas para muitas empresas profundamente enraizadas nas métricas tradicionais de marketing, pode ser difícil quantificar e qualificar uma reputação ou liderança de pensamento com precisão, especialmente para empresas menores com orçamentos limitados.

    Diante desse cenário, o Digital PR entra em cena.

    As assessorias de imprensa digital, também chamadas de digital PR, se baseiam nos mesmos princípios da assessoria tradicional, mas seu foco é a divulgação on-line e pode ser medida pelo desempenho dos mecanismos de pesquisa. 

    A conscientização, a credibilidade e a liderança de ideias são aumentadas ainda mais pelo selo de aprovação do Google, permitindo que as empresas alcancem mais pessoas e aprimorem estratégias complementares de marketing e publicidade digital.

    Diferença entre SEO off-page X digital PR

    A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é o processo de aumentar a visibilidade de um site nos mecanismos de pesquisa, principalmente no Google. Ele é dividido em três categorias principais: SEO técnico, on-page e off-page. 

    As táticas off-page são implementadas "fora" do site. Isso inclui link building, releases, menções na mídia, diretórios e mídia social. 

    Isso te parece familiar? Essas táticas também são usadas por assessorias de imprensa.

    SEO off-page e digital PR são muito semelhantes nesse ponto, mas não são a mesma coisa. Elas também são executadas por profissionais diferentes.

    Os profissionais de SEO que se concentram no link building analisam a quantidade, relevância e autoridade de domínio dos links, pois mais links para um site indica que ele pode ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa.

    Já os profissionais de digital PR, que possuem uma compreensão mais profunda da mídia e da noticiabilidade, não estão apenas tentando criar links :

    Eles estão buscando oportunidades que incluam backlinks e ajudem a construir a credibilidade de uma empresa por meio da disseminação de mensagens importantes. 

    Um link não é apenas um link - é uma oportunidade de construir uma reputação. 

    As táticas andam de mãos dadas, mas não devem ser confundidas como a mesma coisa. Fazer isso dilui a eficácia e as expectativas das assessorias de imprensa digital.

    Quando se trata de link building em geral, os links para sites de mídia e blogs populares estão entre os mais procurados devido ao tráfego e a autoridade de domínio. 

    As marcas que se concentram exclusivamente em SEO, sem integrar digital PR, não conseguem obter a mesma penetração nos mecanismos de pesquisa que obteriam com a integração de táticas.

    O papel dos releases na assessoria de imprensa digital

    O bom e velho comunicado à imprensa (release) é um dos pilares da assessoria de imprensa. 

    Ele está entre as principais formas de distribuir anúncios sobre uma empresa que sejam dignos de notícia para públicos-alvo em grande escala. 

    Os veículos de notícias têm como objetivo fornecer a seus leitores, ouvintes e observadores as informações que eles precisam e desejam, e um release é uma das maneiras pelas quais os jornalistas tomam conhecimento de novas ofertas e tendências.

    Para maximizar a exposição on-line, os releases são distribuídos por meio de newswires. Ou seja, ferramentas que permitem que as empresas enviem comunicados para a mídia de forma ampla e direta, mediante o pagamento de uma taxa.

    Por exemplo, o Press Manager, uma automação de marketing que permite enviar o mesmo release para vários  jornalistas e veículos de imprensa de uma só vez.

    Dessa forma, muitas vezes, o objetivo maior de usar um newswire é penetrar nos resultados das páginas dos mecanismos de busca (conhecidos como SERPs).

    É importante observar que a notícia em si não contribui para uma estratégia de criação de links. 

    Muitas agências de notícias de qualidade usam links nofollow. Com essa marcação, a influência dos links nas classificações dos mecanismos de pesquisa não é a mesma que a de um link dofollow.

    Entretanto, só de possuir um link em sites com uma classificação alta nos mecanismos de pesquisa, as chances do Google reconhecer o domínio como uma referência de qualidade  aumentam muito. Também aumenta a capacidade de descoberta, isto é, de alguém ver as notícias e clicar no site. 

    Vale ressaltar que o uso dos links nofollow ajuda a preservar a integridade das agências de notícias, evitando que as empresas enviem spam com notícias de baixa qualidade apenas para fins de SEO.

    Por que conteúdo qualidade é crucial

    Em qualquer iniciativa de digital PR, a mensagem é fundamental. 

    O público de uma empresa deve conhecer, gostar e confiar nela antes de comprar um produto ou serviço. Em geral, isso envolve educação e inspiração, em vez de promover externamente uma oferta. 

    Quando uma empresa ou indivíduo se torna amplamente conhecido como uma fonte confiável em seu segmento, isso é chamado de "liderança de pensamento". 

    Quanto maior for a liderança de pensamento de uma empresa ou indivíduo, maior será a probabilidade de alguém comprar seus produtos porque eles foram desenvolvidos ou endossados por especialistas.

    Uma ótima maneira de obter liderança de pensamento é por meio da criação de conteúdo - desenvolvendo artigos, blogs e vídeos que demonstrem conhecimento especializado. 

    O sucesso da assessoria de imprensa digital depende da qualidade do conteúdo produzido, de onde ele é publicado e de como é promovido.

    Por isso, suas estratégias devem aproveitar o conteúdo de alta qualidade em canais próprios, como um blog ou mídia social, bem como em canais ganhos e pagos, como blogs de convidados, releases em sites de notícias e conteúdo patrocinado. 

    Tanto o conteúdo próprio quanto o adquirido contribuem para uma estratégia de SEO bem-sucedida.

    Mensurando o digital PR

    Embora os impactos da assessoria tradicional possam ser difíceis de medir com precisão, o digital PR se baseia em métricas mais quantificáveis que comprovam sua eficácia e do SEO: 

    • Número de backlinks
    • Tipos de backlinks
    • Tráfego de referência
    • Classificações de palavras-chave
    • Autoridade de domínio
    • Engajamento nas mídias sociais
    • Leads conquistados
    • Compartilhamento de voz
    • Pesquisas de marca

    Esses números ajudam os líderes empresariais a entender o impacto da entrega e da exposição da mensagem em mercados lotados.

    O digital PR não se limita a abranger as estratégias tradicionais de assessoria e marketing digital - ela serve como uma ponte para aprimorar a eficácia geral e aumentar significativamente a pegada de uma marca, aproveitando a liderança de pensamento e a visibilidade do mecanismo de pesquisa. 

    As empresas comprometidas com estratégias de assessoria de imprensa digital podem catapultar suas reputações e esforços de desenvolvimento de negócios simultaneamente, e muitas vezes de forma drástica.

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