Category Link Building

Conheça os principais conceitos por trás da famosa estratégia de SEO no Marekting Digital, o link building.

Link Building é uma das estratégias disponíveis dentro do trabalho de Marketing Digital, mais especificamente no SEO (Search Engine Optimization). Construir uma rede de links apontando para o seu domínio é uma forma de mostrar ao Google que sua marca é uma referência.

Digo isso pois esta é uma prática comum, principalmente nos meios do marketing de busca e da assessoria de imprensa digital.

Ou seja: se uma certa quantidade de bons sites (falaremos sobre os critérios de um bom site já já) inclui em seus conteúdos um link que direciona para o seu site, o gigante das buscas entende esse movimento como um bom sinal. O prêmio? Posições mais privilegiadas na SERP (página de resultados) do Google. Acredite: não é pouca coisa.

Entendendo a importância dos links

Para compreender de verdade como a obtenção de um link é algo fundamental para o crescimento do seu site, vamos dar um passo para trás para entender como a World Wide Web funciona.

Quando alguém deseja fazer uma busca na Internet, ela utiliza um navegador, para acessar um buscador (como o Google) e, por meio dele, encontrar aquilo que procura. Nesse momento, o usuário vai seguir uma lista de interligações. É o que chamamos de navegar na internet. E essa “mágica” ocorre por meio dos links!

Se você quer ser encontrado no Google, o primeiro passo é indexar o seu site no buscador. Em outras palavras, apresentar o seu site ao Google, para começar a atrair a “atenção” de seus algoritmos. Mas isso é assunto para outro post.

Agora imagine se outros sites fornecerem a seus respectivos visitantes um link direcionando para o seu site. Muito provavelmente, seu número de visitantes aumentaria, certo?

Além do efeito prático que essa divulgação traria (o leitor de determinado artigo sentir curiosidade e clicar nesse link), existe um “prêmio” que o Google dá quando entende que o seu site serve de referência para outros: o aumento na autoridade do seu domínio, que reflete em uma melhor posição na página de visitantes.

Assim como na propaganda boca a boca, a construção de links - ou link building -  também é sobre receber boas indicações.

Link relevante: qualidade X quantidade

Logo que os primeiros esforços começaram a ser feitos por proprietários de sites e profissionais de marketing digital, o algoritmo do Google pegava bem mais leve com os critérios para o ranqueamento. Por isso, muitas formas de conquistar uma grande quantidade de links em um curto período de tempo geravam o resultado esperado e faziam sucesso.

Mas é claro que, com o passar do tempo, esse processo foi se tornando cada vez mais sofisticado.

Hoje em dia já entendemos que há outros valores envolvidos neste trabalho. Sabemos que atrair qualquer tipo de link não é mais suficiente. É preciso obter backlinks de qualidade, portanto, ir mais fundo: estudar as métricas do site que vai direcionar sua autoridade, incluir links que façam sentido e prestem serviço a quem consome aquele conteúdo e receber links com regularidade, por exemplo.

O desafio atual refere-se muito mais a firmar parcerias, investir em redes de relacionamento, do que apostar em soluções altamente tecnológicas que pretendem ser mais espertas que o algoritmo do Google.

Em primeiro lugar, sempre, deve estar a experiência do usuário. Deve haver preocupação permanente em entregar um conteúdo de qualidade para ele. Atingindo esse objetivo repetidas vezes, o Google certamente vai notar. Ao contrário, se o esforço for empregado para tentar manipular esse algoritmo, é bem provável que o resultado chegue em forma de punição. Boas práticas, sempre!

SEO Offpage e Link Building: qual a diferença?

O link building é apenas um braço de uma estratégia de SEO Offpage, que também pode incluir outras ações fora do seu site para aumentar sua relevância online. Também faz parte do SEO Offpage a menção ao seu site sem link associado, por exemplo.

O link building, como o próprio nome sugere, é uma construção. Trata-se de um trabalho contínuo para a conquista de uma reputação para o seu site. Trazendo para a prática:

O trabalho de link building consiste em conquistar espaço em sites com boas métricas para incluir um conteúdo (original e relevante). Dentro desse conteúdo, em trechos estratégicos, é incorporado um link para o seu site.

Por meio dessa simples menção com link, ocorre uma espécie de “doação” de autoridade. Ao longo do tempo, o resultado obtido é o ganho de posicionamento nos resultados que aparecem quando alguém abre seu buscador e procura por uma palavra-chave relacionada ao seu negócio.

Por que apostar em Link Building é uma boa ideia

Assim como outras práticas de SEO, o link building é um trabalho cujos frutos são colhidos a médio e longo prazo. Reputação é o que está em jogo, e ela não se constrói de um dia para outro. Por outro lado, um trabalho estratégico, consistente e regular é capaz de trazer resultados sólidos.

Muitas empresas e marcas, ao entenderem a importância dessa prática recorrem às agências de link building por não contarem com tempo ou recursos para executar a estratégia. Porém, o trabalho, para dar resultado, deve ser bem executado, respeitando todas as diretrizes do Google e, principalmente ser baseado em análise de dados. 

Quer saber mais? Acesse nosso post 4 coisas para saber antes de comprar backlinks

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