Como obter mais resultados com assessoria de imprensa em 2024?

Com o grande avanço tecnológico nos últimos anos, era de se esperar que a assessoria de imprensa também fosse afetada. Por isso, saiba como atualizar sua estratégia em 2023!

Última atualização:

15 de outubro de 2023

Natasha Caminha
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    Sabia que construir autoridade digital nunca foi tão importante quanto nos últimos dois anos? Essa questão vale tanto para as empresas e organizações em todos os canais possíveis, quanto para os meios de comunicação, com presença on-line cada vez mais forte. Nesse cenário, a assessoria de imprensa ganha destaque e importância para alavancar os negócios de marcas e empresas no geral.

    A assessoria de imprensa vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. Com a pandemia, todas as relações de trabalho foram modificadas, incluindo o relacionamento com parceiros, públicos-alvo e audiência de referência, como a mídia. As relações, de modo geral, estão cada vez mais digitalizadas e, quando se trata de assessoria, essa lógica não é diferente.

    Diante desse cenário, surgem as questões: como aumentar a presença na mídia e ter mais resultados com assessoria de imprensa em 2023? Quais estratégias são imprescindíveis para um bom relacionamento e posicionamento junto à imprensa?

    Para encontrar respostas a essas dúvidas, confira agora mesmo alguns caminhos que levam a resultados otimizados a partir da assessoria de imprensa em 2023.

    Tenha um plano de pautas consistente

    Foto: mdjaff/Freepik

    O primeiro passo para obter bons resultados com assessoria de imprensa é ter um plano de pautas consistente. Isso direciona o trabalho do assessor e garante que a mensagem transmitida sobre a marca esteja alinhada aos seus objetivos.

    Por isso, desde o início do relacionamento entre a assessoria de imprensa e a organização a ser assessorada, o preenchimento de um briefing detalhado precisa ser levado em consideração. Quanto mais a assessoria entender sobre o negócio, mais poder de convencimento terá junto à imprensa especializada.

    Esse briefing, preenchido detalhadamente, dará à assessoria de imprensa as ideias para as campanhas do período, além de sugestões de pauta que podem ser ofertadas para os jornalistas nas redações. Um material rico tende a render releases mais bem aceitos na mídia.

    Produza releases e sugestões de pauta inteligentes

    Foto: DilokaStudio/Freepik

    O release é uma ferramenta essencial na assessoria de imprensa. Trata-se de um material elaborado em formato de notícia para que o jornalista na redação de um veículo noticioso se interesse pelo conteúdo – que pode ser publicado na íntegra ou motivar uma matéria sobre o assunto. Para isso, essa peça precisa ser construída de maneira inteligente e objetiva.

    As redações têm menos jornalistas e centenas de e-mails chegam em suas caixas de entrada todos os dias. Por isso, o release precisa ser impecável e trazer fatos relevantes que justifiquem o tempo usado pelo profissional da redação para ler e trabalhar a partir do material.

    O texto deve manter todas as características jornalísticas e ser otimizado para SEO. Assim, o jornalista tem mais condições de aproveitar o conteúdo, com o mínimo de revisões técnicas possível, uma vez que o tempo está cada vez mais escasso em uma redação enxuta.

    Diversificação das mídias

    Foto: sebdeck/Freepik

    A construção de uma pauta é muito importante para o seu sucesso. Por isso, dados e informações relevantes sobre o assunto são fundamentais e podem fazer a diferença para conseguir bons resultados. Além disso, outros conteúdos podem ser produzidos junto ao release e oferecidos aos jornalistas nas redações para diversificar o número e os tipos de veículos alcançados.

    Um bom release precisa ser enviado à imprensa com uma ou mais fotos de qualidade sobre o assunto em pauta, por exemplo. Para ofertar o conteúdo a produtores de TV e outros canais multimídia online, por sua vez, pode ser assertivo ter um ou dois vídeos já produzidos, agilizando a produção da matéria.

    Se um vídeo release estiver disponível também poderá ser a diferença na escolha do material para veiculação por parte do produtor e editor do veículo. É importante ressaltar que a peça audiovisual deve ser crua, sem marca ou legenda.

    Para rádio, é importante ter uma ou duas sonoras gravadas para oferecer aos produtores, assim como uma fonte qualificada e de boa fala para entrevistas ao vivo.

    Portais de notícia também podem se interessar por conteúdos em áudio e vídeo. No mundo cada vez mais conectado à internet e às redes sociais, blogueiros e influencers comportam-se como veículos e, a eles, podem ser oferecidos diversos tipos de materiais, incluindo produtos para review, por exemplo.

    Invista em Digital PR e link building

    Foto: diloka107/Freepik

    Com o avanço digital e tecnológico, a maneira como as marcas falam mudou. O relacionamento com a mídia evoluiu e envolve ser reconhecido em buscadores como Google e diversos canais digitais.

    Digital PR é uma palavra-chave nesta nova realidade. A prática – que é uma assessoria de imprensa digital – usa canais online para conquistar reputação, presença na web e autoridade para empresas, produtos ou serviços.

    Esta é, portanto, uma estratégia ligada à assessoria de imprensa para alavancar as menções de uma marca na web e a conquista de backlinks de qualidade na imprensa – links de referência que apontam para o site da organização e geram credibilidade.

    O objetivo pode ser atingido quando os profissionais responsáveis pela estratégia buscam veiculação de projetos e campanhas a partir do relacionamento com a mídia, blogs e influenciadores digitais, por exemplo.

    Assim, para o sucesso de campanhas, mapear os veículos do mundo digital pode fazer diferença. É preciso chegar mais perto dos microinfluenciadores e veículos de imprensa digital. O domínio das práticas de SEO e de link building – serviço que impulsiona a conquista de backlinks – passa a ser primordial para o resultado.

    Com ações de link building, em que são elaborados conteúdos relacionados às companhias e a seus serviços e produtos, é possível aumentar a reputação e a autoridade do site da marca nos mecanismos de busca. Para isso, usa-se um conjunto de táticas que busca adquirir links relevantes e qualificados em outros veículos, melhorando o posicionamento orgânico, ranqueamento e tráfego.

    Seja uma liderança inovadora

    Foto: Drazen Zigic/Freepik

    Diversos são os tipos de conteúdos que podem ser trabalhados em assessoria de imprensa digital. Eles incluem campanhas reativas, campanhas próprias e liderança inovadora.

    Na primeira opção, aproveita-se uma oportunidade que já está rolando na internet, repercute-se o assunto e projeta-se a empresa como fonte especialista do conteúdo, para esclarecer dúvidas, analisar aspectos ainda obscuros ou trazer informações relevantes sobre o tema em questão. Os integrantes da organização, assim como menções à marca, ganham destaque (brand awareness).

    Já em relação às campanhas próprias, quando a empresa tem um produto ou serviço a ser lançado, a assessoria identifica atributos relevantes que chamem atenção da imprensa e possam ser distribuídos adequadamente. A partir da análise desses atributos e após encontrar uma angulação perfeita para abordagem do assunto, o trabalho de divulgação é feito.

    Ser uma liderança inovadora, por sua vez, atrai uma dinâmica ainda mais frutífera de presença na mídia, autoridade e reputação. Essa circunstância pode ser observada, por exemplo, quando uma empresa lança um estudo inédito, conta com um dado relevante e essas informações despertam o interesse da imprensa.

    Quando o serviço de assessoria lança o material inédito e encontra repercussão midiática, a marca ganha autoridade dentro do contexto de campanha. O estudo e os seus resultados são noticiados e o cliente obtém projeção ao interpretar os dados. Trata-se, portanto, de uma pauta altamente qualificada e noticiada.

    Planeje uma gestão preventiva de crise

    Foto: mindand/Freepik

    O lugar-comum associa o gerenciamento de crise à resolução de problemas depois que eles acontecem. No entanto, a gestão de crise é um trabalho preventivo, e um de seus pontos mais importantes é a transparência no relacionamento com a imprensa.

    Se há alguns anos as empresas já estavam vulneráveis às crises no ambiente de negócios, a crescente presença no ambiente digital ampliou a possibilidade e a diversidade de crises. Para lidar com esse cenário de maneira correta, é necessário ter uma postura coerente e transparente no relacionamento junto à mídia.

    O trabalho da assessoria de imprensa deve começar muito antes de qualquer problema e precisa ser contínuo. O intuito é tornar a marca reconhecida do público formador de opinião.

    O primeiro passo para um bom gerenciamento de crise é se antecipar a ela. Por isso, analisar os cenários e compreender o que pode acontecer a cada decisão tomada é determinante para evitar problemas futuros. Transparência e acessibilidade junto à imprensa também são muito importantes e evitam agravamento de situações prejudiciais.

    Faça uma análise assertiva de clipping

    Foto: oatawa/Freepik

    O clipping é uma poderosa ferramenta de avaliação de resultados sobre a penetração de uma empresa na mídia. Além de demonstrar a quantidade de vezes que a marca foi mencionada na imprensa especializada, o clipping também mostra:

    • diversificação do tipo de veículos;
    • impressões de redes sociais relacionadas ao conteúdo noticioso sobre a marca;
    • autoridade digital dos veículos.

    O clipping ajuda ainda a acompanhar o interesse dos veículos em relação aos assuntos abordados pela marca assessorada. Com uma equipe atenta às tendências e às pautas que estão sendo tratadas na mídia, é possível obter mais oportunidades e se aprofundar no que está acontecendo no segmento relacionado à organização.

    Além disso, a maneira como uma pauta é abordada junto à imprensa ou a resposta para a mídia em determinadas situações pode ser o diferencial na gestão preventiva de crise.

    Essa análise, contudo, precisa ser realizada e apresentada de maneira transparente. Nem sempre um resultado quantitativo alto é sinônimo de alcance de objetivos. Em outras palavras, é melhor ser noticiado em alguns veículos com credibilidade do que em vários meios com pouca autoridade ou especialização.

    Expertise em assessoria de imprensa

    A Experta é uma plataforma de serviços digitais que impulsiona e sustenta resultados no Google. As soluções incluem link building, SEO, assessoria de imprensa digital e gestão de blogs, ferramentas imprescindíveis para uma estratégia assertiva de Digital PR.

    Para compreender melhor como essas ações podem ajudar a melhor posicioná-lo na internet, confira outros conteúdos no blog.

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