Como seu negócio pode obter mais resultados com assessoria de imprensa em 2022?

A assessoria de imprensa continua sendo uma estratégia relevante, inclusive no digital. Veja mais e saiba como se beneficiar dela.

A assessoria de imprensa vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. Com a pandemia, todas as relações de trabalho foram modificadas, incluindo o relacionamento com parceiros, públicos-alvo e audiência de referência, como a mídia. As relações, de modo geral, estão cada vez mais digitalizadas e com a assessoria de imprensa não foi diferente.

Construir autoridade digital nunca foi tão importante quanto nos últimos dois anos e isso vale tanto para as empresas e organizações em todos os canais possíveis, quanto também para os meios de comunicação, com presença on-line cada vez maior. 

Diante desse cenário, como aumentar a presença na mídia e ter mais resultados em assessoria de imprensa em 2022? Que estratégias são imprescindíveis para um bom relacionamento e posicionamento junto à imprensa?

Confira alguns caminhos para ter resultados otimizados com assessoria de imprensa em 2022.

Plano de pautas consistente

ilustração de um plano de pautas de assessoria de imprensa
Ilustração: vectorjuice/Freepik

O primeiro passo para bons resultados em assessoria de imprensa é ter um plano de pautas consistente. Isso norteia o trabalho do assessor e garante que a mensagem transmitida sobre a marca será alinhada com seus objetivos.

Por isso, o preenchimento de um briefing detalhado precisa ser levado em consideração, desde o início do relacionamento entre a assessoria de imprensa e a empresa/organização. Quanto mais a assessoria entender sobre o negócio, mais poder de convencimento terá junto à imprensa especializada.

Esse briefing, preenchido detalhadamente, dará à assessoria de imprensa as ideias para os releases do período e sugestões de pauta que podem ser ofertadas para os jornalistas nas redações.

Releases e sugestões de pauta inteligentes

ilustração de Releases e sugestões de pauta inteligentes
Ilustração: cornecoba/Freepik

O release é uma ferramenta essencial na assessoria de imprensa, um material elaborado em formato de notícia para que o jornalista na redação de um veículo noticioso se interesse pelo conteúdo, que pode ser publicado na íntegra ou motivar uma matéria sobre o assunto. Para isso, o release precisa ser construído de maneira inteligente e objetiva.

As redações têm menos jornalistas e centenas de e-mails chegam em suas caixas de entrada todos os dias. Por isso, o release precisa ser impecável e trazer fatos relevantes que justifiquem o tempo usado pelo profissional da redação para ler o material.

O texto deve manter todas as características jornalísticas e ser otimizado para SEO, para que o jornalista na redação tenha mais condições de aproveitar o conteúdo, com o mínimo de revisões técnicas possível, uma vez que o tempo está cada vez mais escasso em uma redação enxuta.

Diversificação das mídias

Ilustração: macrovector_official/Freepik

ilustração da Diversificação das mídias
Ilustração: macrovector_official/Freepik

A construção de uma pauta é muito importante para o seu sucesso. Por isso, dados e informações relevantes sobre o assunto são essenciais e podem fazer a diferença para conseguir bons resultados. Além disso, outros conteúdos podem ser produzidos junto ao release e oferecidos aos jornalistas na redação para diversificar o número e tipo de veículos alcançados.

Um bom release precisa ser enviado à imprensa com uma ou mais fotos de qualidade sobre o assunto em pauta. Para ofertar o conteúdo a produtores de TV, pode ser assertivo ter um ou dois vídeos já produzidos sobre o tema, para agilizar a produção da matéria. 

Se um vídeo release estiver disponível, também poderá ser a diferença na escolha do material para veiculação por parte do produtor e editor do veículo televisivo. A peça audiovisual deve ser crua, sem nenhuma cartela ou legenda.

Para rádio, é importante ter uma ou duas sonoras gravadas para oferecer aos produtores, assim como uma fonte qualificada e de boa fala para entrevistas ao vivo. 

Portais de notícia também podem se interessar por conteúdos em áudio e vídeo. Em alguns casos, blogueiros e influencers também se comportam como veículos e para esses podem ser oferecidos diversos tipos de materiais, incluindo produtos para review.

Análise assertiva de clipping

Ilustração: pikisuperstar/Freepik

O clipping é uma poderosa ferramenta de avaliação de resultados sobre a penetração de uma empresa/organização na mídia. Além de demonstrar a quantidade de vezes que a marca foi mencionada na imprensa especializada, o clipping também mostra:

  • a diversificação do tipo de veículos;
  • impressões de redes sociais relacionadas ao conteúdo noticioso sobre a marca; 
  • autoridade digital dos veículos.

O clipping ajuda ainda acompanhar o interesse dos veículos quanto aos assuntos abordados pela marca assessorada. Com uma equipe atenta às tendências e às pautas que estão sendo tratadas na mídia no período, é possível obter mais oportunidades e se aprofundar no que está acontecendo no segmento relacionado à empresa/organização. 

Além disso, a maneira como uma pauta é abordada junto à mídia ou a resposta para a mídia em determinadas situações pode ser o diferencial na gestão preventiva de crise.

Porém, essa análise precisa ser realizada e apresentada de maneira transparente. Nem sempre um resultado quantitativo alto é um sinônimo de alcance de objetivos. Em outras palavras, mais vale ser noticiado em alguns veículos com credibilidade do que em vários meios com pouca autoridade ou especialização.

Gestão preventiva de crise

Ilustração: pch.vector/Freepik

Existe um lugar-comum quando o assunto é gerenciamento de crise, associando-a à resolução de problemas depois que eles acontecem. No entanto, a gestão de crise é um trabalho preventivo e um de seus pontos mais importantes é a transparência no relacionamento com a imprensa. 

Se há alguns anos as empresas já estavam vulneráveis às crises no ambiente de negócios, a crescente presença no ambiente digital ampliou a possibilidade e a diversidade de crises possíveis. Para lidar com esse cenário de maneira correta, é necessário ter uma postura coerente e transparente no relacionamento junto à mídia

O trabalho da assessoria de imprensa deve começar muito antes de qualquer problema acontecer e ser contínuo, com o intuito de tornar a marca reconhecida do público formador de opinião.

O primeiro passo para um bom gerenciamento de crise é se antecipar a ela. Por isso, analisar os cenários e compreender o que pode acontecer a cada decisão tomada pode ser crucial para evitar problemas futuros. Transparência e acessibilidade junto à imprensa também são muito importantes e evitam agravamento de crises.

Expertise em assessoria de imprensa

A Experta Media é uma martech com soluções em link building, SEO e assessoria de imprensa, ferramentas imprescindíveis para uma estratégia assertiva de Digital PR. 

Para compreender melhor como essas ações podem ajudar a posicioná-lo melhor na internet, confira outros conteúdos no blog.

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Produtora de conteúdo, formada em Marketing com ênfase em digital e negócios. Colaboradora da Experta Media, fundadora da Red Dot Content, entusiasta do mundo de SEO e grande consumidora de conteúdos, notícias, tendências e cultura pop. https://www.linkedin.com/in/natashascaminha/
Publicado em 6 de janeiro de 2022 | Atualizado em 6 de janeiro de 2022
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