SEO na assessoria de imprensa: como fazer
Aplicar técnica de SEO nos seus conteúdos de assessoria de imprensa digital podem fazer toda a diferença em sua campanha!
Aplicar técnicas de SEO para otimizar os conteúdos distribuídos pela sua assessoria de imprensa pode ser um grande diferencial, impulsionando os seus resultados, inclusive na classificação do Google. Nesse artigo, você vai descobrir:
- O que é SEO
- Qual a relação entre SEO e Assessoria de Imprensa
- Como direcionar seus esforços Assessoria de Imprensa para o meio digital
SEO: o que o Search Engine Optimization quer dizer na prática
Existem algumas formas de encontrar um site: seja digitando o endereço no navegador, clicando em um link ou fazendo uma busca a partir de um termo específico, que chamamos de palavra-chave. É sobre essa última opção que vamos falar hoje.
Dentro do universo do marketing digital, existe uma preocupação comum a todo mundo que mantém um site: conquistar um bom posicionamento no ranking de buscas do Google, o principal buscador do mundo na atualidade.
Longe de ser uma meta meramente vaidosa, conseguir conquistar uma colocação privilegiada na relação de resultados é uma forma comprovada de atrair mais tráfego para o site. Afinal, a tendência natural é que o usuário clique nas opções que aparecem primeiro. E se uma delas responde às suas dúvidas, dificilmente ele vai visitar as outras.
Quem determina a ordem de exibição desses resultados são os algoritmos do Google, que analisam as características de cada página e priorizam aqueles que têm a maior probabilidade de oferecer a melhor experiência ao usuário.
O SEO é um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas dentro (SEO On page) ou fora de um site (SEO Off page), com o objetivo de torná-lo mais adequado aos parâmetros desses algoritmos.
Pequenos ajustes na parte técnica de um site e a otimização dos seus conteúdos podem promover resultados expressivos à médio e longo prazo.
SEO e assessoria de imprensa: qual a relação entre eles?
Com a digitalização dos meios de comunicação, o trabalho da assessoria de imprensa teve que se adaptar. A necessidade de ter um mailing amplo e variado, de criar uma boa relação com veículos e desenvolver pautas com relevância ainda seguem as mesmas. Porém, mudou bastante a forma de distribuição de conteúdo e as possibilidades de aproveitamento dele.
Quando pensamos na publicação de conteúdo em um veículo digital, como um site de notícias ou um blog especializado, estamos lidando com a possibilidade de fazer com que essa matéria traga muito mais visibilidade do que pode parecer em um primeiro momento.
Um conteúdo otimizado para SEO tem potencial de receber visitas à longo prazo, ascendendo no ranking do Google ao longo do tempo.
Além disso, quando o veículo de notícias concorda em inserir um link para um site, ocorre uma espécie de doação de autoridade. É como se, com essa ação, os algoritmos fossem informados que aquela fonte é de confiança. Essa é a dinâmica de uma técnica de SEO chamada de link building.
Quer saber mais sobre link building e sua importância? Confira nosso post o que é link building e fique por dentro!
Como fazer SEO na assessoria de imprensa
Para aproveitar todas as possibilidades do SEO para assessoria de imprensa, é preciso fazer algumas adaptações no processo de produção dos conteúdos, na escolha dos sites para onde serão enviados e na negociação com os veículos:
Release: criando conteúdos otimizados
O primeiro passo para a criação de um conteúdo capaz de trazer resultados é fazer uma pesquisa de palavras-chave para entender como o público costuma buscar pelo produto ou serviço que você está divulgando.
A ferramenta mais indicada para fazer essa busca pertence ao próprio Google: é o Keyword Planner, que faz parte do Google Ads. Ele permite que você saiba a quantidade exata de buscas por cada termo em um determinado período.
Uma ferramenta alternativa ao Keyoword Planner é o Ubersuggest. Vale a pena testar!
Essas palavras devem estar presentes ao longo do conteúdo, principalmente nas partes de maior destaque como título e subtítulos. Mas não exagere: inclua esses termos de maneira natural e equilibrada.
O conteúdo deve ser original e relevante. Ou seja: precisa despertar o interesse dos leitores. Descobrir assuntos interessantes com ferramentas como Google Trends, por exemplo, pode te ajudar!
Utilize recursos multimídia como vídeos e fotos para enriquecer o material, sempre informando o texto alternativo para cada um deles. Os “robôs” do Google não são capazes de interpretar imagens, mas fazem a leitura desta descrição.
Para saber mais sobre a importância de um bom release para o link building, confira nosso artigo:
Hora de publicar: novos critérios de escolha de veículos
Um bom assessor está sempre em busca de veículos com credibilidade dispostos a publicar suas sugestões de pauta. Quando o foco é ampliado para o digital, a importância de um site passa a ser medida de acordo a autoridade do seu domínio.
Esse indicador, medido por ferramentas como o Moz, leva em consideração a qualidade e a quantidade de links que aponta para ele. Quanto maior a autoridade de um domínio, mais autoridade ele é capaz de doar ao seu site por meio de um link.
Na hora da negociação da publicação, é importante se informar sobre o que diz a linha editorial do veículo sobre a presença do link para o seu negócio ou para a empresa que você representa. Conseguir inserir esse link vai encurtar o caminho para pessoas interessadas no que você oferece – além de chamar a atenção do Google positivamente.
Assessoria de imprensa com SEO: construa a autoridade da sua marca
Quem não é visto não é lembrado! Investir em assessoria de imprensa digital e manter um relacionamento com a mídia não deixou de ser uma necessidade. Mas agora, em vez de deixar o nome da sua marca na mente das pessoas, o desafio é fazer com que os algoritmos do Google também o notem.