Estratégias básicas de link building para SEO

Existem muitas estratégias de SEO para aplicar no seu site. Apesar disso é importante se atentar as práticas básicas.

“Diga-me com quem andas e te direi quem és”. Esse antigo ditado existe para nos lembrar da importância da influência que os outros podem exercer sobre a nossa imagem. Não é por acaso que começamos esse artigo lembrando dele. No link building também é assim. Não só a quantidade de links importa, mas também a qualidade deles. E para conseguir as melhores oportunidades de linkagem, adotar uma boa estratégia é fundamental, principalmente quando falamos de SEO.

Dominar a base da estratégia do link building é importante para que você evolua na sua estratégia.

Nesse artigo, você vai descobrir:

  • Quais são as principais estratégias de link building para SEO
  • Dicas e truques profissionais para implementá-las
  • Como elas impactam no rankeamento do seu site em mecanismos de busca

Continue lendo e saiba como se destacar online investindo em estratégias de link building.

Links internos: conectando as páginas do seu site

ilustração de uma tela de computador com páginas de site saindo da tela
fonte: freepik.com

A primeira estratégia a ser adotada não vai demandar a ajuda de outros sites, e por isso mesmo é tão importante. Se você não tem uma arquitetura bem feita entre as páginas do seu próprio site, como pode esperar que outros sites te apontem como referência? “Arrumar a casa” é o primeiro passo para, no futuro ou até mesmo paralelamente, conseguir boas parcerias.

Mas atenção! Não caia na tentação de distribuir links aleatoriamente. Lembre-se que, no link building, nem sempre se trata de quantidade. Um link natural, pelo contrário, é sempre um bom link.

Comece analisando as páginas que o seu site possui. Quais delas têm relação uma com a outra? Ou melhor: como cada página poderia ser melhorada através da informação que uma outra página contém? Investigue a fundo essas oportunidades, pensando sempre na experiência do usuário. 

A navegação deve fluir de uma página para outra, sem ser necessário retornar à página inicial ou usar a lupa de busca para consumir todo o conteúdo disponível sobre determinado tema.

Uma das principais e mais recentes tendências quando o assunto é linkagem interna são os topic clusters, ou grupo de tópicos em bom português. Nesse modelo, uma página do seu site vai servir como uma espécie de pilar, falando sobre o principal tema que sua empresa aborda (ou seja, a principal palavra-chave do seu negócio) e reunindo diversos links para outras páginas com assuntos diretamente relacionados a ela.

Essa técnica simplifica a vida do usuário que está em busca de informação e garante pontos com o robô do Google, que entende a relevância do seu site para determinado assunto com mais facilidade.

Negocie a inserção de links em sites com boa autoridade

ilustração de mulher em uma régua manuseando uma espécie de régua de pontuação em uma parede
fonte: freepik.com

É bem fácil entender por que essa estratégia é super importante: é exatamente como acontece nas indicações boca a boca. Se um profissional que você gosta te indica um outro profissional para executar um determinado trabalho, é bem provável que você dê crédito a essa indicação, não é mesmo? Da mesma forma, quando um site com boas métricas linka para o seu site, sua autoridade tende a aumentar.

Já falamos aqui no blog sobre a doação de autoridade entre um site e outro por meio dos links. Leia na íntegra: 

https://www.expertamedia.com.br/o-impacto-dos-backlinks-no-ranqueamento-no-google/

Para encontrar oportunidades de linkagem, você pode:

  • listar seus principais concorrentes e abordar os mesmos sites que concederam links a eles;
  • pesquisar as menções à sua marca sem link e solicitar que ele seja inserido;
  • encontrar links quebrados (aqueles que levam a páginas inexistentes, com o famoso erro 404) e solicitar a troca por um link do seu site.

Todo esse processo pode ser feito com a ajuda do próprio Google, ao pesquisar pelo nome da sua marca, ou por meio de ferramentas específicas para SEO e link building, como o SEMRush e o Ahrefs, que também ajudam a mapear a concorrência.

Em todo caso, sugerimos que você organize seu trabalho em uma planilha, já que esse tipo de negociação pode demorar. Esse controle também vai servir para acompanhar o desenvolvimento das métricas do seu site conforme os links forem sendo obtidos.

Crie conteúdo colaborativo

ilustração de uma tela de computador com uma página aberta e duas mulheres na frente interagindo com a cena
fonte: freepik.com

Já ouviu falar em Guest Post? Essa estratégia consiste em produzir um conteúdo exclusivo para um site ou blog que não o seu. Há algum tempo, na era de ouro dos blogs, era super comum trocar conteúdos dessa forma.

No contexto do link building, funciona assim: você fornece um conteúdo inédito e de qualidade em troca do link que vai estar inserido nele. Dessa forma, é possível transportar a autoridade do site onde essa publicação será feita para o seu site. Além disso, você também atrai a atenção de um novo público para a sua marca e vai se firmando como autoridade no assunto. Afinal, quem melhor do que você e sua marca para falar sobre as dores e necessidades do seu público alvo?

O primeiro passo é listar as oportunidades de canal. Blogs especializados em assuntos relacionados ao produto ou serviço que você deseja vender são sempre uma boa pedida! Pense em todas as pessoas que podem sair beneficiadas com aquilo que você oferece e descubra onde elas consomem conteúdo.

E por falar em conteúdo, jamais subestime a importância dele quando for negociar um espaço para a publicação. Assim como você vai sair ganhando com a autoridade que seu site receberá, o canal que topar publicar o seu conteúdo terá um post de qualidade, sem nenhum esforço de produção.

Na hora de produzir, atente-se ao tom de voz do local da publicação, mas não deixe de lado a personalidade da sua marca. Fuja do discurso meramente comercial, que deixa clara as intenções de venda desde o primeiro momento. Busque se conectar com as reais necessidades daqueles que vão encontrar no seu produto uma solução. Não se esqueça de escrever uma bio interessante para assinar o post como autor.

Uma estratégia de link building forte precisa englobar um pouco desses três exemplos que citamos e, sobretudo, ser consistente. Não existe um número mínimo ou máximo de links que vai fazer o seu site saltar vários lugares no ranking. O trabalho contínuo, por outro lado, vai evitar que você perca boas oportunidades de conseguir links e vai manter o fluxo de citações sempre em dia.

Comece agora mesmo a investir na reputação do seu site através do link building! Nós da Experta Media somos especialistas no assunto e estamos prontas para ajudar você. Entre em contato!

Mariana Monteiro é jornalista e cria conteúdo desde 2013, ajudando marcas a construírem presença digital. Tem interesse no futuro, em cachorros e em cuidar do planeta. https://www.linkedin.com/in/marianaamonteiro
Publicado em 28 de maio de 2020 | Atualizado em 18 de abril de 2021
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