Google News: o que é e como usar

Entenda como o aparecer em sites de notícias pode ajudar no SEO do seu próprio site.

Última atualização:

8 de março de 2024

Mariana Monteiro
Últimos posts por Mariana Monteiro (exibir todos)
Índice

    Mariana Monteiro
    Últimos posts por Mariana Monteiro (exibir todos)

    O Google está sempre em busca melhorias nos resultados que ele apresenta para quem realiza uma pesquisa em sua página. Dar boas respostas aos usuários é o indicativo de que ele presta um bom serviço. Foi pensando nisso que a aba “Notícias” foi incorporada à página de resultados de busca. Enquanto usuários, podemos recorrer ao Google Notícias quando queremos saber novidades sobre algum assunto específico. Mas e quando estamos pensando em SEO? Qual é a utilidade do Google News? É o que vamos descobrir no artigo de hoje:

    • O que é Google News
    • Como funciona o SEO para notícias
    • Como usá-lo a favor do seu site

    O que é Google News

    ilustração de um laptop com a página do Google aberta
    fonte: flaticon.com

    O Google News é uma ferramenta do Google que faz uma compilação automática de notícias relacionadas à pesquisa feita. É importante destacar que ele prioriza, entre outras coisas, os conteúdos mais recentes. Também são levados em conta como fator de ranqueamento a intenção de busca e o histórico do navegador de quem faz a pesquisa. São estratégias que o Google adota para mostrar resultados bastante coerentes com a pesquisa feita pelos usuários. Para ver o que o Google News mostra, basta que o usuário refine a busca, utilizando os filtros que ficam bem no topo da SERP (Search Engine Results Page). Por outro lado, para aparecer entre esses resultados, a primeira regra é que o site em questão seja voltado exclusivamente para notícias. Ter uma sessão dentro de um site de marca não é o suficiente para aparecer entre os resultados do Google News. Apesar de os resultados serem compilados de forma automática aos olhos do usuário, o processo para a escolha dos sites que vão aparecer no Google News inclui uma avaliação cheia de critérios.

    O que um site precisa ter para aparecer no Google News?

    ilustração de uma mão segurando lupa em uma tela de computador com uma página de site aberta e outras ao redor, exemplificando a relação do link building com SEO
    fonte: freepik.com

    Blogs e sites comerciais não são incluídos nessa categoria por um motivo óbvio: é grande a chance de o conteúdo publicado neles ter um tom publicitário, o que colocaria em risco a credibilidade do buscador. Conteúdos que violam as políticas do Google (com informações pessoais e confidenciais e conteúdos protegidos por direitos autorais, por exemplo), assuntos variados demais entre si e pouca atualização também são fatores que podem eliminar de um site a possibilidade de ser visto como uma fonte de informações confiável. Todos esses obstáculos podem ser um desafio para quem pensa em produzir seu próprio site de notícias, mas são um bom sinal tanto para os leitores, que se sentem confiantes ao fazer a busca, quanto para empresas que desejam melhorar a autoridade dos seus sites por meio do Google News.

    Como funciona o SEO para notícias

    ilustração de pessoas representando nicho de site
    fonte: freepik.com

    Quando um site consegue reunir todos os pré-requisitos para fazer parte do rol de notícias do Google, mais uma jornada começa: o trabalho de SEO para conquistar relevância e aparecer nas buscas, Sim! O Google também vai aplicar os mesmos conceitos de Search Engine Optimization para sites de notícias e eles serão levados em conta na hora de elencar os resultados quando uma pesquisa por algum termo for realizada. Além de cuidar da parte estrutural do site, adotando URLs amigáveis e garantindo o carregamento rápido das páginas por exemplo, é fundamental utilizar técnicas de SEO na produção do conteúdo jornalístico. Seguir a estrutura usual de uma matéria jornalística e outros detalhes editoriais que são a marca de cada veículo não deixou de ser importante, mas é preciso se adaptar ao ambiente digital, produzindo texto otimizado para SEO. Incluir palavras-chave nas matérias, atualizar conteúdos antigos, produzir novos conteúdos que podem ser acessados a qualquer momento sem perder o valor (o que chamamos de conteúdo evergreen) são algumas formas de melhorar o desempenho de um site no Google News.

    Temos um guia completo de SEO para jornalistas. Leia ou faça o download aqui: https://www.expertamedia.com.br/seo-para-jornalistas/

    Por que muitas pessoas tem investido tempo e dinheiro na construção de sites com potencial de ranqueamento para o Google News? Simples: a plataforma movimenta um imenso tráfego qualificado!

    Google News: como usá-lo a favor do seu site

    ilustração de uma mão fazendo sinal positivo
    fonte: flaticon.com

    Ainda que você não tenha a pretensão de ter um veículo digital de notícias, pode colher mesmo assim os benefícios desta plataforma. Isso porque os sites que aparecem nos resultados do Google News, depois de serem tão criteriosamente avaliados pelo Google, costumam ter um índice elevado de autoridade. Sites de notícias são, portanto, excelentes para aumentar a autoridade do seu site por meio do link building, por exemplo.

    Link building no Google News: conheça as vantagens

    ilustração de laptop conectando a 3 páginas suspensas
    fonte: freepik.com

    O link building é uma técnica utilizada no SEO off-page, em que são escolhidos sites com métricas elevadas para parcerias que podem ser firmadas de diversas formas, mas com um mesmo objetivo: incluir um link para o seu site em uma das matérias de portal de notícias. Ao analisar essa ligação, o Google passa a ver o seu site como uma fonte confiável e o recompensa com um aumento na autoridade do seu domínio. Depois de algum tempo conseguindo esses backlinks com constância, o resultado prático é a ascensão do seu site na SERP. O Google News é uma ferramenta vantajosa para quem consome notícias, para quem publica notícias e para quem pode colaborar com elas de alguma forma.

    Conclusão

    É nítida a tendência do Google em valorizar mais e mais conteúdos de qualidade. Produtores e jornalistas devem ser esforçar para entender a lógica de funcionamento dos algoritmos, pois é por meio da otimização que notícias e reportagens podem ganhar uma maior visibilidade. Quem não é produtor conteúdo, mas deseja se aproximar de sites e portais, deve ficar de olho em qual tipo de conteúdo o Google valoriza e dá relevância. Com certeza aqueles destacados pelo Google Notícias possuem algum tipo de autoridade tanto para os algoritmos quanto para os usuários. Se você deseja entender mais sobre esse universo, entre em contato com as nossas especialistas, vamos a adorar conversar com você.

    CONFIRA TAMBÉM