Link building em 2024: como aumentar o tráfego e a autoridade do seu site?

Link building em 2024 é uma das principais estratégias de SEO. Saiba como fazê-lo corretamente!

Última atualização:

5 de janeiro de 2024

Flávia Crizanto
Índice

    Flávia Crizanto

    Pode não parecer, mas os links presentes em um conteúdo digital podem dizer muita coisa sobre um site. Em linhas gerais, as linkagens em torno das suas páginas podem mostrar para o Google e demais mecanismos de busca o tamanho da sua relevância dentro da sua área de atuação. 

    Por esse motivo, é importante ter em mente que não basta apenas criar um site com design bem elaborado, é preciso investir em estratégias de SEO off-page como o link building. Esse termo é usado para designar um conjunto de táticas que visam construir uma rede de links para uma página, direcionando tráfego e fortalecendo a autoridade. 

    Veja mais: O que é link building e qual a sua importância na estratégia de SEO?

    Mesmo estando lado a lado de vários outros aspectos do SEO, o link building é amplamente reconhecido como um dos fatores mais relevantes para melhorar as classificações nos mecanismos de busca. O mais interessante é que, a cada ano que passa, são descobertas novas tendências e técnicas para obtenção de backlinks que podem ajudar de forma significativa seu site.

    Você já conhece as técnicas mais eficazes para fazer link building em 2024? Pensando nisso, preparamos um guia abrangente com tudo o que você precisa saber para ter sucesso nessa área tão importante para o SEO. Confira! 

    Crie conteúdo útil, de qualidade e compartilhável

    Para apostar em link building em 2024, é essencial se lembrar que qualidade é sempre mais importante do que quantidade. Por esse motivo, investir em conteúdo útil é uma parte fundamental para implementar essa estratégia. 

    No geral, é essencial se atentar durante a produção desses conteúdos e se questionar sobre alguns aspectos: 

    • Ele é útil para o leitor? 
    • Responde às perguntas que se propôs a fazer? 
    • Contempla todas as informações necessárias sobre o assunto tratado? 

    Um conteúdo informativo e valioso serve como um ímã para conseguir backlinks, pois materiais de qualidade possuem mais chances de serem citados como referência com links. 

    Aposte na variação de texto-âncora

    A diversidade e a variação também são aspectos importantes no link building, principalmente quando falamos do texto-âncora. Resumidamente falando, esse termo se refere ao texto clicável usado em um hiperlink. 

    A variação desse texto é o segredo para a estratégia parecer mais natural para os mecanismos de busca, evitando penalidades por excesso de otimização. A dica é investir em variações de palavras-chave alvo ou de frases relacionadas. Só não se esqueça que elas devem estar conectadas ao assunto tratado naquele conteúdo. 

    Garanta relevância e contexto

    Outro aspecto importante para essa estratégia é a relevância. No momento de buscar por backlinks de sites e conteúdos na internet, é importante se atentar se eles possuem alguma conexão com o seu setor ou área de atuação. 

    Essa atenção é fundamental para os mecanismos de busca, pois links contextuais dentro de um conteúdo útil tem mais valor e relevância do que os colocados arbitrariamente. 

    Crie infográficos e conteúdos visuais

    Os conteúdos visuais com infográficos podem ser compartilhados de forma mais frequente e, com isso, atrair backlinks valiosos para o seu negócio. Aposte neles!
    Você pode criar conteúdos assim de forma prática na internet, mas atente-se, pois eles precisam ser visualmente atraentes e informativos para os leitores. O lado bom desses materiais é que eles podem ser aproveitados em outros canais, ampliando o alcance e a visibilidade.

    Se torne uma fonte de dados valiosos

    Apostar em conteúdos de qualidade e com informações relevantes pode resultar no ganho de credibilidade do seu negócio. A longo prazo, você pode se tornar uma autoridade naquele assunto. 

    Um fator que auxilia nisso é o uso de dados que agreguem valor aos materiais produzidos. Você pode realizar pesquisas, ouvir a opinião de outras pessoas e preparar estudos sobre determinado tema. 

    O trabalho de uma assessoria de imprensa digital ou Digital PR pode ser fundamental para o sucesso dessa estratégia.

    Com um trabalho cuidadoso, você pode se tornar uma fonte recorrente na internet sobre seu nicho, garantindo tanto menção à sua marca quanto ganho de backlinks e aumento da visibilidade do seu site.

    Engaje seu conteúdos nas redes sociais

    Não há como negar que as redes sociais são, atualmente, uma grande tendência e fonte de informação. Sendo assim, apostar nessas plataformas pode resultar em oportunidades para ganhar links e aumentar a visibilidade de um site. 

    Assim como sugerimos nos infográficos, você pode compartilhar os conteúdos úteis produzidos nas suas redes. A dica é transformá-los em notícias relevantes, curiosidades do setor e até mesmo insights descontraídos. 

    Construa relações com influenciadores

    O marketing de influenciadores também é uma tendência atual que pode te ajudar na estratégia de link building. Nesse contexto, você pode utilizar o alcance de pessoas influentes do seu setor para adquirir backlinks de qualidade e aumentar a exposição da marca. 

    É possível investir em colaborações, postagens patrocinadas e até mesmo entrevistas. 

    Ofereça seus conhecimentos a outros sites

    Outra forma de conquistar o aumento de visibilidade e backlinks é criando relacionamento com outros sites. Você pode procurar por portais da sua área de atuação para: 

    • Escrever artigos;
    • Propor contribuições;
    • Dar entrevistas; 
    • Participar de podcasts ou rodas de conversa. 

    Embora pareça algo que não irá gerar resultados, esse vínculo pode te auxiliar na criação de links confiáveis para os mecanismos de busca e fortalecer seu link building. Além de aumentar a visibilidade da marca para além do seu público. 

    Monitore seus concorrentes

    Se atentar ao trabalho dos concorrentes é uma tarefa fundamental para o sucesso do link building. Para ficar de olho nos perfis de backlinks, você pode utilizar ferramentas de SEO como: 

    • Moz;
    • Ahrefs;
    • Link Explorer. 

    Essas plataformas podem ajudar a fornecer informações sobre o cenário de criação de links de sua área. Assim, será possível descobrir novas oportunidades para o trabalho de link building. 

    Faça auditoria de seu perfil de backlinks

    A auditoria do seu perfil de backlinks é uma estratégia eficaz para minimizar erros da estratégia de link building. Realizar esse tipo de prática pode ajudar a identificar links indesejados ou aqueles que podem ser prejudiciais para o seu negócio. 

    Para isso, é possível utilizar o Google Search Console ou outras ferramentas para monitorar, analisar o seu perfil e também rejeitar links de baixa qualidade – o famoso disavow – que os mecanismos de busca devem ignorar. 

    Seja paciente e persistente

    A estratégia de link building requer paciência e persistência, pois leva tempo criar conteúdos relevantes, construir relacionamentos e ganhar backlinks. Não desanime se os resultados não aparecerem da noite para o dia e entenda que, a longo prazo, o seu negócio poderá colher bons resultados. 

    Link building e conteúdo útil de qualidade é na Experta

    Para construir sua estratégia de linkagem externa e obter um ótimo perfil de backlinks, você pode contar com a ajuda da Experta! 

    Nosso time é composto por profissionais qualificados que escrevem conteúdos de qualidade e preparam o seu site para performar bem na plataforma. 

    Entre em contato conosco e conheça nosso serviço de link building.

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