Category Link Building

Você sabia que links tem atributos e eles tem significados diferentes na sua estratégia de link building? Conheça agora os links dofollow!

Quando falamos em conquistar autoridade e levar um site às posições mais altas nos resultados do Google, dependemos de um mecanismo fundamental, que faz com que a Internet exista. Estamos falando de links.

São eles que ligam uma página a outra dentro de um site, que ligam os sites aos buscadores (como o Google) e permite que nós, enquanto usuários da internet, possamos encontrar aquilo que buscamos somente digitando algumas palavras.

Mas se você deseja se aprofundar no universo dos links e entender mais sobre eles e seus tipos, fique atento a este conteúdo. É muito importante saber sobre o assunto, principalmente no Marketing Digital, na área de SEO.

Nesse artigo, você vai ler:

  • Qual a função de um link

  • Tipos de link: Dofollow e Nofollow

  • Como conseguir links Dofollow

  • Por que investir na obtenção de links

Para que serve um link?

ilustração de uma mão tocando em uma tela de computador com uma página de site aberta
fonte: flaticon.com

Quando um link -ou, no contexto do SEO, backlink - aparece dentro de um conteúdo, sua função é trazer uma referência ao assunto que está sendo tratado, para complementar a experiência de quem está consumindo aquela informação.

Quando essa ação ocorre, todos os envolvidos saem beneficiados: o site que fez a referência enriqueceu seu conteúdo, o leitor pode aprofundar seu conhecimento e o site referenciado ganha alguns pontos em sua autoridade de domínio.

A autoridade de domínio é uma métrica que verifica se um determinado site é relevante e confiável o suficiente para ocupar um lugar de destaque sempre que uma palavra-chave referente a ele for buscada.

O resultado prático de um site com boa autoridade é a ascensão na SERP - página de resultados do Google -, com consequente aumento no tráfego e na conversão.

Nada disso seria possível sem o link e a conexão que ele gera. Mas não estamos falando de qualquer link!

Tipos de link: Dofollow e Nofollow

ilustração de duas páginas de um site conectadas pelo símbolo de link, como se fosse um elo de uma corrente, representando link building
fonte: freepik.com

Apesar de ter apenas uma finalidade para o usuário, um link pode ter efeitos diferentes para o site que é usado como referência. Isso porque, à sua maneira, o link também se comunica com os algoritmos do Google.

Link Dofollow

É o link em seu estado natural. Na hora da inserção, basta escolher um texto âncora que faça sentido e estimule o click. Nesse caso, os algoritmos do Google vão entender que o site referenciado é de confiança e levar isso em conta, reconhecendo sua autoridade.

Quanto mais alta a autoridade de um site, maior o posto ocupado no ele no ranking de resultados e mais destaque sua empresa terá.

Link Nofollow

Nesse tipo de link, é incluído no código o atributo nofollow ("rel=nofollow") que informa ao Google que a autoridade não deve ser repassada. Veículos online têm diversos motivos para tomar essa decisão. O principal deles é a inabilidade de avaliar se um site é de confiança ou não e o medo de arriscar. No caso de grandes sites de informação é comum acontecer isso.

Entretanto, assumir a postura de somente inserir links nofollow pode ser tão ou mais prejudicial que decidir dar um voto de confiança. Na verdade, qualquer comportamento padronizado gera um certo estranhamento nos algoritmos. O estado de equilíbrio se alcança inserindo links com utilidade e relevância dentro do contexto.

Falamos mais detalhadamente sobre este assunto no post "Existe benefício em marcar todos os links como nofollow?"

Links dofollow: como conseguir

ilustração de uma mulher pensativa trabalhando em seu laptop sob uma escrivaninha
fonte: freepik.com

Conseguir um link nofollow não é, necessariamente, algo ruim. Ele ainda vai apontar para o seu site, direcionando o tráfego. Mas se o seu objetivo é chamar a atenção do Google, o mais indicado é que não haja essa barreira na doação de autoridade.

Existem algumas formas de fazer com que a linkagem ocorra sem problemas, ou que você tenha maior chance na negociação. Vamos a elas:

Mantenha seu site otimizado

Se você deseja ser apontado como referência em algum assunto, é bom começar a agir como tal. Antes de buscar parcerias, dê uma geral no seu site e deixe tudo em ordem: insira palavras-chave relacionadas ao seu negócio em todos os títulos e subtítulos, atualize conteúdos, observe se a linkagem interna está fluida… Todas essas ações devem ser feitas de tempos em tempos, pois mostram aos algoritmos que seu site merece atenção.

Crie conteúdo de qualidade

Um conteúdo otimizado para SEO e de qualidade é aquele que possui informações relevantes, é original e atraente para o público que você quer cativar. Um ponto que pode ser determinante na hora de conseguir a publicação, com ou sem link, é usar um tom informativo, sem fazer propaganda daquilo que você quer vender.

Antes de apontar seu produto ou serviço como solução de um problema, experimente usar um porta voz da sua marca como fonte, por exemplo, ou divulgue dados de uma pesquisa própria. Os editores costumam ver esse tipo de pauta com bons olhos.

Invista em link building

Especialistas em link building conhecem a fórmula exata para conseguir boas publicações. Eles constroem uma relação com veículos escolhidos a partir de métricas e distribuem conteúdo otimizado em nome da sua empresa, poupando seu tempo e garantindo que os resultados vão aparecer, ainda que a médio ou longo prazo.

O que está esperando para começar a investir na obtenção de links dofollow para o seu site? Quanto antes você começar a investir na autoridade do seu domínio, mais cedo você vai alcançar a posição que você sonha no ranking de buscas!

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