Três melhores ferramentas de automação de e-mail marketing em 2024

Ter uma boa estratégia de automação de e-mail marketing pode otimizar processos manuais e ainda garantir um melhor relacionamento com seu cliente.

Publicado em: 6 de junho de 2024
Atualizado em: 21 de junho de 2024

A automação de e-mail marketing é cada vez mais usada pelas empresas. E os números comprovam isso: 58% dos profissionais de marketing afirmam trabalhar nesse tipo de estratégia. 

Neste conteúdo, você vai entender quais são as vantagens de automatizar o envio de e-mails, descobrir como melhorar a eficiência dessa estratégia e ainda conhecer três plataformas de automação de e-mail marketing.

Continue a leitura para saber como criar uma comunicação personalizada e ágil com seus leads e clientes!

O que é automação de e-mail marketing?

Automação de e-mail marketing é uma estratégia que utiliza softwares para enviar e-mails em massa para a lista de endereçamento de uma empresa ou instituição. Normalmente, por meio dessas plataformas, o negócio consegue segmentar sua lista de contatos para enviar mensagens personalizadas, com base nos dados e comportamentos dos usuários, ou outros critérios predefinidos.

Isso permite que as empresas mantenham um relacionamento recorrente com seus clientes, oferecendo uma experiência individual, sem a necessidade de intervenção manual constante.  Além disso, também é possível o envio de conteúdo relevante e direcionado para a etapa da jornada do consumidor, seguindo o funil de vendas.

Confira alguns exemplos de uso da automação de e-mail marketing: 

  • e-mail de boas-vindas e agradecimento aos novos clientes com base em seus comportamentos, como uma assinatura de newsletter por meio de um formulário de inscrição no site da empresa;
  • e-mail de aniversário para os clientes com base nos dados de data de nascimento oferecidos por eles;
  • e-mail de confirmação após o cliente realizar uma compra no site.

Os softwares de e-mails em massa também costumam disponibilizar relatórios e análises do desempenho das campanhas. Assim, a empresa pode aprimorar suas estratégias futuras.

Vantagens da automação de e-mail marketing

O uso da automação no marketing digital já é uma realidade em muitas empresas que desejam se manter competitivas, agilizar processos manuais e melhorar a experiência do usuário. Conheça os benefícios para as campanhas de e-mail marketing:

  • Eficiência e economia de tempo: automatizar o envio de e-mails elimina a necessidade de mandar mensagens manualmente, o que libera os profissionais para atividades mais complexas;
  • Experiência personalizada: permite a criação de campanhas personalizadas, com base nos dados de comportamento e informações dos clientes. Assim, é possível aumentar a relevância das mensagens e melhorar a taxa de engajamento;
  • Segmentação: é possível segmentar a base de contatos em grupos específicos, garantindo que as mensagens cheguem ao público certo, no momento certo;
  • Consistência: a automação garante que a comunicação com os clientes seja consistente, mantendo uma presença recorrente da marca na mente dos consumidores;
  • Análise e otimização: fornece métricas detalhadas sobre a performance das campanhas, como taxas de abertura, cliques e conversões, permitindo analisar o desempenho e fazer ajustes para otimizar os resultados;
  • Engajamento e retenção de clientes: campanhas automatizadas de nutrição de leads ajudam a manter os clientes engajados ao longo do tempo, aumentando a lealdade e a retenção;
  • Aumento de receita: ajuda a identificar oportunidades de upsell e cross-sell, enviando ofertas personalizadas no momento certo, o que pode aumentar a receita.

Como automatizar e-mails de forma eficiente?

Agora que você já sabe quais são as vantagens da automação de e-mail marketing, está na hora de descobrir como implementá-la de forma eficiente. Para atingir os objetivos desejados, você deve cumprir uma série de etapas:

1. Conheça seu público

Para criar campanhas de e-mail bem-sucedidas, é preciso entender o público-alvo. Segmente seu mailing (lista de contatos) com base em dados de comportamento, interesses, histórico de compras e demografia. Isso permite enviar mensagens mais relevantes e personalizadas, aumentando as chances de engajamento e conversão.

2. Defina objetivos

Estabeleça metas para suas campanhas de e-mail, como nutrir leads, divulgar um novo produto ou serviço, promover um evento, melhorar o relacionamento com o cliente ou aumentar as vendas. Objetivos definidos ajudam a medir o sucesso das suas mensagens e orientar suas estratégias para aprimorar os resultados futuros.

3. Crie conteúdo útil

Desenvolva conteúdo que seja interessante e útil para seus destinatários. Os e-mails devem oferecer valor real, seja por meio de informações úteis, ofertas exclusivas ou conteúdos educativos. Por isso, os dados de interesse dos clientes são essenciais na hora definir temas que sejam relevantes e atrativos a cada segmento.

4. Teste e otimize

Realize testes A/B para experimentar diferentes elementos de seus e-mails, como linhas de assunto, chamadas para ação (CTA), layout e imagens. Analise os resultados para identificar o modelo que funciona melhor e otimize suas campanhas com base nessas informações.

5. Configure fluxos de trabalho automatizados

Desenvolva fluxos de trabalho automatizados que respondam a ações específicas dos usuários, como inscrições em newsletters, compras no site ou abandono de itens no carrinho. Os fluxos devem incluir e-mails transacionais, como os de boas-vindas, agradecimentos, lembretes e ofertas personalizadas.

6. Analise e ajuste

Monitore as métricas de desempenho das suas mensagens, como taxas de abertura, cliques, conversões de leads e cancelamentos de assinatura. Use essas informações para ajustar suas estratégias e melhorar continuamente suas campanhas.

7. Mantenha-se em conformidade com a legislação

Certifique-se de que suas práticas de e-mail marketing estão em conformidade com leis e regulamentos. Por exemplo, inclua opções de cancelamento de assinatura de fácil visualização em todos os e-mails enviados aos seus clientes e respeite as preferências de privacidade dos destinatários.

ATENÇÃO: Vale lembrar que, caso muitas pessoas denunciem seu e-mail, ele pode ser marcado como spam, prejudicar a reputação do seu domínio e até ser bloqueado temporariamente. Por isso, evite o envio exagerado de mensagens indesejadas e desinteressantes, e respeite o desejo do usuário de sair do mailing.

8. Utilize ferramentas de automação

Escolha uma plataforma de automação de e-mail marketing que atenda às suas necessidades. Há ótimas opções no mercado que oferecem recursos avançados para criar fluxos de trabalho automatizados, segmentar listas de contato e analisar métricas de desempenho. Continue lendo para conhecer três ferramentas que podem ajudá-lo no processo.

Três melhores plataformas para automação de e-mail marketing

A seguir, detalharemos as principais informações sobre as três melhores plataformas de automação de e-mail marketing disponíveis no mercado, explicando suas principais funcionalidades e benefícios. Confira:

SendPulse

interface de automação de e-mail marketing sendpulse
Reprodução/SendPulse

A SendPulse oferece o serviço de automação de e-mail marketing para simplificar os processos e impulsionar o desempenho dos e-mails das empresas. A melhor parte dessa plataforma é que você não precisa de conhecimentos em programação ou design para conseguir resultados atraentes e profissionais nas suas mensagens. 

Com esse software, você pode criar ou importar listas com os e-mails dos clientes do seu negócio. Também é possível elaborar e compartilhar formulários de inscrição para o seu site que, automaticamente, adiciona novos inscritos aos seus contatos e os segmenta.

Você pode criar mensagens de forma fácil e intuitiva. Para isso, basta acessar a biblioteca de modelos de e-mails pré-prontos e customizar os itens em um editor de arrastar e soltar, super acessível. Além disso, você tem acesso a um verificador de e-mails que garante a atualização constante da sua lista de contatos, excluindo e-mails inativos ou inválidos.

Brevo

interface de automação de e-mail marketing brevo
Reprodução/Brevo

A plataforma de e-mail marketing da Brevo é outra opção para a automação das suas mensagens. Esse serviço também disponibiliza modelos de e-mail para você personalizar arrastando e puxando os itens do layout. Além disso, há a opção de começar a escrever e desenvolver seus recados do zero, criando um modelo totalmente novo.

A ferramenta promete uma alta taxa de entrega dos e-mails enviados, com mensagens caindo diretamente nas caixas de entrada dos clientes e não no spam. Isso porque os servidores de e-mail da Brevo são constantemente otimizados para garantir maior entregabilidade.

HubSpot

interface de automação de e-mail marketing hubspot
Reprodução/HubSpot

Dentre as diversas ferramentas do HubSpot, há uma plataforma de automação de e-mail marketing completa para todos os tipos de negócios. Com ela, você tem todas as funcionalidades necessárias para aumentar suas taxas de abertura das mensagens e suas taxas de cliques em CTAs.

O serviço permite a personalização dos e-mails para cada assinante, já que você pode salvar os dados de seus clientes e utilizá-los para escrever suas mensagens. Outro ponto importante é a possibilidade de agendamento do envio, assim é possível programar que os recados cheguem na hora certa na caixa de entrada dos destinatários, independente do horário de funcionamento da empresa ou do fuso horário do cliente.

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