Consultoria SEO: estratégias que podem impactar sua empresa

A consultoria SEO identifica os problemas que impedem seu site de ter um bom posicionamento no Google e traça estratégias para o seu negócio. Saiba mais!

Última atualização:

8 de fevereiro de 2024

Flávia Crizanto
Índice

    Se você trabalha no ambiente digital, certamente já ouviu falar em Search Engine Optimization (SEO), uma estratégia capaz de melhorar a posição de um site nos resultados de busca do Google e do Bing por meio de otimizações específicas. O SEO é um dos principais e mais importantes mecanismos do marketing digital e busca alcançar os primeiros resultados de pesquisa orgânica, fortalecendo a marca para seu público e segmento. 

    Por esse motivo, quando esse assunto é abordado em muitas empresas, é normal ouvir dizer que a estratégia já está sendo colocada em ação. Mas será que essas organizações possuem um olhar especializado no assunto? Afinal, o SEO é uma prática que requer dedicação, atenção e amplo conhecimento. 

    Por esse motivo, ter o apoio de uma equipe especialista em SEO é a solução mais lógica para todo e qualquer negócio. Com a ajuda profissional, é possível otimizar o desempenho do seu site e aumentar a relevância da sua marca no cenário digital. Além disso, esse serviço também oferece a você mais tempo para focar em outras responsabilidades. 

    Mas afinal, o que faz uma consultoria de SEO, na prática? Como sabemos que esse é um assunto pertinente para o crescimento do seu negócio, separamos algumas informações importantes sobre esse serviço. Continue a leitura e confira! 

    O que faz uma consultoria SEO?

    A otimização de um site é, de acordo com as práticas do SEO, um processo que permite que os mecanismos de busca entendam o conteúdo de uma página da web. A partir disso, os algorítimos desses motores realizam um processo de ranqueamento nos sites e nas páginas, possibilitando a localização dos usuários conforme as palavras-chave utilizadas. 

    O trabalho da consultoria de SEO é auxiliar nesse processo, fornecendo uma análise precisa para identificar os principais erros de um site e elaborar as estratégias mais pertinentes para aquele negócio. Para isso, esses profissionais realizam uma espécie de varredura no portal, avaliando aspectos como: 

    • Arquitetura do site;
    • Conteúdos;
    • Páginas estáticas;
    • Blog posts;
    • Landing pages
    • Uso de palavras-chave;
    • E tudo o que estiver relacionado com a otimização do site para os motores de busca. 

    O trabalho é, portanto, melhorar o desempenho de um site nos mecanismos de busca na internet, “diagnosticando” falhas e apontando possibilidades de “tratamento”. Tudo isso considerando a realidade da empresa, a capacidade de investimento e a mão de obra à disposição para pôr as estratégias em ação. 

    Quais as estratégias usadas pela consultoria SEO?

    O trabalho de uma consultoria SEO é dividido em várias etapas, sendo elas: 

    • Análise de performance e concorrentes;
    • Diagnóstico e planejamento estratégico;
    • Pesquisa de palavras-chave; 
    • Elaboração da estratégia de link building
    • Produção de conteúdo;
    • Levantamento de métricas; 
    • Análise de resultados. 

    A seguir você conhecerá um pouco mais sobre cada um desses processos e entenderá como funciona o trabalho da consultoria SEO, na prática. 

    Análise de performance e concorrentes

    O trabalho de uma equipe de SEO começa tentando entender a atual situação do site e, para isso, o processo é dividido em duas partes. A primeira parte contempla a análise de performance, momento em que os profissionais estudam como está sendo feita a otimização atual da página da web. Nesse momento, já é possível identificar falhas para serem solucionadas e acertos para serem mantidos.

    Na segunda parte desse processo, os consultores realizam uma análise do desempenho da concorrência para compreender quais são os pontos fortes e os fracos do “rival”. Ambos os processos são fundamentais para criar estratégias assertivas para a empresa. 

    Diagnóstico e planejamento estratégico

    Com a análise real da situação da página da web, é mais fácil para a equipe de consultoria obter um diagnóstico completo da situação. Usando como referência a área da saúde, é como se o processo anterior tivesse sido uma série de exames e o diagnóstico, aquele momento em que o médico informa ao paciente o que está acontecendo.

    Nesse momento, é normal que os profissionais realizem um relatório, indicando as principais falhas e estratégias que podem ser implementadas durante o processo de trabalho. Além disso, é comum que eles também tracem as estimativas de resultado, que podem ser de curto, médio ou longo prazo.

    Análise das palavras-chave

    Após a análise anterior, a consultoria se dirige a outra etapa importante para a realização do trabalho de otimização de um site: a pesquisa de palavras-chave. Esse processo é um estudo que define quais são os termos de busca mais importantes para o seu negócio. 

    A importância desse estudo é que o Google e o Bing utilizam esses termos para identificar os conteúdos na internet e entregá-los para os usuários. Dessa forma, quem possui um site precisa estar atento a essas palavras, a fim de produzir conteúdos que vão ao encontro do que o público busca na internet. 

    Quando a consultoria realiza esse trabalho, ela oferece à marca a possibilidade de descobrir o caminho ideal para chegar até seus possíveis clientes, aspecto que impacta diretamente no crescimento de um negócio. 

    Elaboração da estratégia de link building

    Outra tarefa bastante comum e importante no trabalho da consultoria de SEO é o link building. Essa estratégia constrói um portfólio de backlinks de qualidade apontando para o seu domínio, mostrando para o Google a relevância da sua marca na internet

    O resultado de um trabalho de link building bem executado é observado nas posições privilegiadas na SERP dos mecanismos de busca, aspecto fundamental para a visibilidade de uma marca. Diferentes pesquisas apontam que os resultados listados em primeiro lugar na página do Google recebem aproximadamente 32% de todos os cliques, o que não é pouca coisa, não é mesmo? 

    Produção de conteúdo 

    Outro serviço que pode ser prestado pela consultoria de SEO é a produção de conteúdo. Nessa etapa, os profissionais identificam quais são os formatos, assuntos e materiais mais úteis para aumentar a relevância da marca e melhorar o tráfego orgânico

    Levantamento de métricas

    As métricas são um dos aspectos mais importantes para medir os resultados de um trabalho na área do SEO, por esse motivo, elas são acompanhadas com frequência pela equipe da consultoria. Entre os principais dados recolhidos estão: 

    • Conversão; 
    • Visibilidade orgânica; 
    • Tráfego;
    • Backlinks; 
    • CTR; 
    • Taxa de rejeição;
    • Velocidade de página.

    Análise de resultados

    A análise de resultados na consultoria de SEO é parecida com o primeiro processo realizado pela equipe especializada. Nesse momento, ela volta a estudar a performance do site para entender os impactos que as estratégias causaram no negócio. Essa etapa é fundamental para serem traçadas novas práticas e a empresa continuar obtendo resultados com SEO. 

    Como o SEO impacta a empresa?

    Agora que você já entendeu o que é e como funciona o trabalho de uma consultoria de SEO, que tal saber um pouco mais sobre os benefícios desse serviço? Confira a seguir! 

    Qualidade no site da empresa

    Um dos primeiros processos feitos por esse tipo de serviço é a análise do site da marca, buscando identificar falhas e deficiências. Tudo isso ocorre para que futuramente o portal seja otimizado e melhore não somente em termos de SEO, como também na experiência do usuário. 

    Ao entrar em seu site e perceber que as páginas são organizadas e reúnem informações de forma clara e simples, o usuário certamente permanecerá mais tempo navegando e possivelmente irá se interessar pelo produto ou serviço descrito ali.  

    Aumento da visibilidade e das vendas

    Um site otimizado é, de fato, um site com mais visibilidade. Como mencionamos anteriormente, quando um portal está alinhado com as práticas de SEO, ele recebe melhores posições na busca orgânica e possui mais chances de conquistar as primeiras páginas. 

    Quanto mais visibilidade um site tiver, maiores são as chances de as pessoas se tornarem clientes, aumentando o número de vendas. 

    Captação de leads

    Um lead qualificado é aquele cliente em potencial que está pronto para adquirir o seu produto ou serviço. Ou seja, o consumidor que sabe exatamente o que está buscando e que procura apenas uma empresa para adquirir o que procura. 

    Ao otimizar o seu site, há uma melhora no posicionamento da marca nos mecanismos de busca para palavras-chave de fundo de funil – próprias de quem sabe do que precisa –, aumentando as chances de aparecer para o lead e adquirir um novo cliente para a sua marca

    À frente da concorrência

    Nas primeiras etapas do trabalho da consultoria SEO, mencionamos que há uma análise da concorrência. Esse processo é fundamental para entender como outras marcas se posicionam e traçar estratégias que possam fazer o seu site sair na frente dos demais. 

    Com bons posicionamentos no Google e ações bem elaboradas pela equipe, seu site aparecerá em destaque, saindo à frente da sua concorrência.

    Quais análises de resultados só uma consultoria SEO faz?

    Os benefícios que uma marca ganha ao investir em práticas de SEO são diversos, não é à toa que essa é uma das estratégias mais utilizadas para quem visa ter um site mais competitivo. No entanto, é normal ver algumas pessoas investindo nesse tipo de serviço de forma independente, sem a ajuda de uma equipe especializada. 

    Ao contratar uma consultoria de SEO, além de garantir mais visibilidade para a marca, também será possível obter agilidade nos processos da empresa e análise de resultados específicos que só esses consultores especializados conseguem fazer. Ficou curioso para saber quais são? Continue a leitura! 

    Conversões

    As taxas de conversão orgânica, sejam elas de vendas ou leads, auxiliam a marca a entender os caminhos que a estratégia de SEO está tomando, pois um aumento nesse aspecto está diretamente ligado aos esforços alcançados pela otimização do site. 

    Por esse motivo, grande parte dos consultores analisam essa métrica e ainda traçam comparativos com os dados obtidos antes de iniciar o trabalho. Essa taxa permite a você analisar os resultados do trabalho e oferece aos especialistas a chance de entender se estão no caminho certo. 

    Taxa de rejeição

    A taxa de rejeição é uma métrica fundamental para saber se o conteúdo do site é relevante para as pesquisas e se está atraindo o público que chega até a página. A consultoria de SEO analisa esse dado, pois uma taxa alta significa que o domínio não está chamando a atenção dos usuários, mostrando oportunidades perdidas de conversão. 

    Essa é mais uma métrica fundamental para entender o sucesso da estratégia e serve de guia para os consultores.

    Tráfego do site

    Outra métrica fundamental analisada a fundo pela consultoria de SEO é o tráfego do site. Esse dado simboliza as movimentações de usuários que chegaram até a página, fazendo pesquisas diretamente ligadas às palavras-chave importantes para a empresa. 

    Quando o número dessa taxa é alto, significa que há uma quantidade boa de pessoas que já conhecem seu negócio, algo que demostra a relevância no segmento em que atua. 

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