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Entenda quais os critérios um link deve ter para ser considerado de qualidade e como são construídos dentro da estratégia de backlink

Por aqui, nós já falamos sobre o impacto dos backlinks para o seu site.

Eles podem fazer toda a diferença na sua estratégia, otimizando seus resultados em termos de ranqueamento de palavras-chave no Google.

É preciso entender que links são vínculos, votos de confiança. Por isso, é muito importante estar atento ao tipo de backlink que o seu site recebe.

Link Building - ou construção de links - não se trata de vincular o seu site a todo e qualquer endereço que se vê pela frente. Menos recomendável ainda é recorrer às práticas de black hat, que vinculam o seu site a domínios com métricas de autoridade baixas, spams ou até a endereços completamente inativos.

Em suma: backlinks de qualidade são importantes e fazem a diferença para o seu SEO. Não qualquer backlink.

Neste artigo você aprenderá:

  • Identificar links de baixa qualidade 

  • Reconhecer backlinks de qualidade

  • Construir um perfil de backlink

  • Obter backlinks de qualidade com segurança

O que é um backlink ruim?

ilustração de uma mão com o polegar apontado para baixo, indicando um sinal negativo
fonte: flaticon.com

Descubra quantos backlinks seu site precisa.

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Um backlink ruim é um link que vem de um site não confiável. E um site não confiável é aquele que não respeita as Diretrizes para webmasters do Google. Ou seja, pode ser um link que também recebe links ruins e que utiliza estratégias de Black Hat, como PBNs  (Private Blogs Network) - uma rede privada de blogs e sites feitos com o único intuito de levar links para um site, por exemplo.

Vale ressaltar que desde 2012, quando o Google atualizou o algoritmo Penguin, o os links ruins vem sendo reprimidos pelo buscador. A atualização veio, portanto, para penalizar as páginas associadas a estes links duvidosos.

Ou seja, obter links sem critério não só não ajuda como atrapalha a sua estratégia.

O que são backlinks de qualidade?

ilustração de uma mão fazendo sinal positivo
fonte: flaticon.com

Ao contrário do que ocorre nas práticas de Black Hat, o processo de construção de links de qualidade foca na criação de backlinks se utilizando de sites confiáveis e ​​com boas métricas de autoridade.

Trabalhar com boas métricas de autoridade, aliás, é um dos três principais fatores que o Google leva em conta ao ranquear o seu site. Os outros dois são a autoridade do seu domínio, os textos âncoras usados nos links e a força dos links externos.

Como são construídos os backlinks de qualidade?

 

ilustração de uma tela de computador com uma página de site aberta interagindo com elementos do universo digital
fonte: freepik.com

Um link building bem feito envolve a execução de uma série de tarefas e demanda tempo. As etapas a seguir fazem parte do processo.

Produção de conteúdo

Você já ouviu falar na expressão "conteúdo é rei"? Acredite, ele ainda é. A espinha dorsal do processo de geração de bons backlinks é qualidade do conteúdo com o qual se trabalha. É preciso focar na produção de textos realmente bons, atraentes e interessantes. Esse é um valor inegociável é corresponde ao primeiro passo.

E esse elemento envolve uma série de outras etapas, como pesquisa de palavras-chave e análise dos conteúdos da concorrência, por exemplo. O ideal é  buscar escrever conteúdos melhores do que os do seu concorrente.

Depois é hora da otimização do conteúdo: inserir os links de forma embasada, escolhendo cuidadosamente os textos-âncora. Você pode saber mais sobre o uso deles neste post.

Escolha dos veículos

Como já adiantamos, selecionar bem os sites que irão referenciar a sua página é essencial. E quando falamos em escolher bem, não se trata de olhar somente para as métricas.

Mesmo que um site tenha ótimas métricas de SEO, não significa que, necessariamente, ele será bom ou útil para o seu link building. Uma das coisas mais importantes a considerar é o contexto. Se essa linkagem não for contextualizada, você pode acabar criando um backlink ruim.

Para que fique mais claro, vamos a um exemplo. Suponhamos que você vende material de construção. Obter links de um site sobre que fala sobre séries, por exemplo, não ajudará. Portanto, é necessário verificar se o site no qual se deseja publicar cobre os mesmos tópicos que você e entender se há correspondência de nichos.

Distribuição

Já dissemos que usar táticas de Black Hat para distribuir seu conteúdo ou obter links não ajuda, certo? A palavra-chave, quando falamos de distribuição de conteúdos é relacionamento.

É preciso tornar-se próximo de contatos estratégicos de sites nos quais que você gostaria de ter o seu conteúdo publicado.

Lembre-se: trabalhar com conteúdo original e produzido exclusivamente para cada veículo são ingredientes essenciais para o sucesso da sua estratégia.

Mas afinal, como obter backlinks de qualidade?

ilustração de uma mão segurando lupa em uma tela de computador com uma página de site aberta e outras ao redor, exemplificando a relação do link building com SEO
fonte: freepik.com

Agora você já sabe que por trás de um link building feito com qualidade há um trabalho desafiador, que envolve tempo e análise de dados. E vale lembrar que essa análise necessita de softwares específicos.

E nem todas as empresas e marcas contam com tempo ou recursos humanos suficientes para tocar essa estratégia. O processo é de fato trabalhoso.

Estudos mostram que não só a qualidade dos sites, mas a variedade dos sites utilizados no trabalho é fundamental, o que exige um processo contínuo de relacionamento.

Por isso, vale a pena considerar contar com o suporte de agências de conteúdo que seja, especialistas em link building, como a Experta Media.

Por aqui, investimos a maior parte dos nossos esforços na construção relacionamentos e na análise de dados. Assim, é possível oferecer o trabalho embasado e em grande escala para diferentes segmentos.

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho? Chame a gente, vamos adorar bater um papo com você!