Desenvolvendo uma carreira no SEO

Saiba sobre como desenvolver uma carreira no SEO e conheça um pouco mais sobre a área!

Última atualização:

23 de novembro de 2023

Flávia Crizanto
Índice

    Flávia Crizanto

    O mercado do marketing digital está em constante crescimento, o que pode ser facilmente explicado pela popularização da internet e o aumento de marcas se posicionando no ambiente digital. Dessa forma, o setor precisou se readaptar para atender às demandas e preocupações de muitas empresas que agora desejam ter sites otimizados e uma presença bem sólida na internet. 

    Esse movimento fez com que os cargos de analista e especialista em SEO ganhassem mais destaque nos últimos anos e se tornassem fundamentais para a eficácia do marketing digital, sendo ainda considerados por muitos como uma das carreiras do futuro. 

    Mas o que faz um profissional de SEO? Apesar de parecer uma pergunta simples, ela é bastante recorrente entre jovens que desejam ingressar no marketing e profissionais que atuam no ambiente digital. 

    Se essa também é uma dúvida sua, fique tranquilo! A resposta para essa questão e outros detalhes foram abordados em uma transmissão ao vivo no perfil da Experta que reuniu sua fundadora Flávia Crizanto e Júlia Neves, head global de SEO na Oitchau, também conhecida como Júlia do SEO.

    Vamos lá!

    Como é a carreira do profissional de SEO?

    SEO é a sigla para Search Engine Optimization que em tradução livre significa “Otimização para Mecanismos de Busca”. O profissional que atua nessa área é responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias para otimizar sites e torná-los relevantes para os mecanismos de busca como Google, Bing, etc. 

    A demanda por esses profissionais cresce constantemente porque o espaço digital está repleto de conteúdos e sites que buscam por posicionamentos de destaque na internet. Mas, para isso, é preciso técnicas que tornem esses materiais mais visíveis para o público-alvo.

    É justamente nesse ponto que a estratégia de SEO entra em ação, garantindo mais visibilidade de conteúdos e, consequentemente, mais visitantes para um site. 

    Júlia Neves era estudante de biblioteconomia e entrou no SEO por acaso, por meio de um processo seletivo interno na empresa em que trabalhava. Na época, o aprendizado aconteceu na prática, com a ajuda de treinamentos internos e contato com profissionais da área. 

    Além disso, Júlia relata que criar rotas de aprendizado para o restante da equipe também foi primordial para aprender a desenvolver o interesse em se tornar uma profissional do SEO. 

    “Nesse processo de aprendizado de SEO, eu fiquei responsável por levar isso para a empresa toda, porque era uma novidade para todo mundo. E quanto mais você tem que ensinar, mas você vai aprender. Ensinar é uma das coisas que mais te faz aprender”, considera. 

    Outro ponto importante para o início de sua carreira foi o contato com outras áreas da empresa. No dia a dia do SEO, as estratégias precisam estar alinhadas em todos os setores de uma organização e, para Júlia, a rotatividade e a aproximação com diferentes profissionais foi essencial para fazê-la entender como funciona toda a engrenagem do SEO. 

    “Eu fiquei em contato com tanta área nesse processo de aprendizado que, hoje em dia, eu tenho certeza que isso pode ter ajudado as pessoas, mas me ajudou muito mais. Porque eu entendi muito como o SEO se aplica dentro do UX e que a gente tem que alinhar com o branding, por exemplo. Então, como eu estava fazendo a ponte entre o SEO e outras áreas, eu vi a importância do SEO para cada um dos times. Na minha opinião, esse é o diferencial para quem trabalha com SEO: entendê-lo como um negócio e não só ali no dia a dia”, explica. 

    Analista

    Dentro da carreira do SEO, existem algumas nomenclaturas como analista e especialista. Em linhas gerais, o analista de SEO é o profissional que utiliza a engenharia dos mecanismos de busca para melhorar o posicionamento de um site no Google

    Se pararmos para pensar, portais como Google, Bing e Yahoo são os grandes responsáveis por apresentar os resultados de pesquisa para um usuário. Dessa forma, entre os milhares de conteúdos que aparecem, são esses mecanismos de busca que escolhem quais são os mais importantes para aparecer nas primeiras páginas. 

    O trabalho de um analista de SEO é identificar quais são os parâmetros desses portais para fazer esse posicionamento. Com isso, ele se torna responsável por funções como: 

    Desenvolvendo uma carreira no SEO
    Imagem: Freepik

    Especialista

    O especialista em SEO também possui as mesmas habilidades que o analista, mas, de certa forma, ele é o responsável por gerir o setor e coordenar as estratégias. Dessa forma, ele também precisa conhecer o funcionamento dos buscadores e as práticas mais eficazes de SEO.

    O profissional que atua como especialista é aquele que faz o planejamento das estratégias e analisa os resultados obtidos. Além disso, esse profissional também precisa saber comandar a equipe, acompanhar o desempenho, fornecer trilhas de conhecimento e identificar pontos de melhoria para os analistas conseguirem aplicar as práticas de SEO com sucesso. 

    Salário do profissional de SEO

    O salário de um profissional de SEO pode variar conforme a empresa e a região de atuação. Mas de acordo com uma pesquisa realizada pelo Salário.com.br, com dados oficiais do Novo Caged, eSocial e Empregador Web, a faixa salarial das pessoas que atuam como analista fica entre R$ 3.446 e R$ 9.660,56, sendo a média R$ 4.132,88.

    Já os especialistas em SEO têm média salarial de R$ 6.373, mas a remuneração pode chegar a R$ 12.681.

    A importância do SEO em um trabalho marketing digital

    O SEO está cada vez mais presente no dia a dia do marketing digital e o principal motivo é que ele pode ajudar a alcançar diferentes objetivos de uma marca. Entre eles estão: 

    Atualmente, a presença de analistas e especialistas de SEO em agências é algo recorrente, mas, há alguns anos, isso não acontecia. A profissional Júlia Neves, por exemplo, iniciou sua carreira no setor em uma empresa lidando apenas com um cliente e só depois ela teve a oportunidade de trabalhar em uma agência de marketing digital. 

    Segundo ela, se pudesse, teria invertido a ordem, pois na agência ela aprendeu sobre o setor de forma plural. 

    “Trabalhem primeiro em agência, porque lá você aprende de tudo um pouco. Você fará uma variedade de coisas muito grande, lidando com vários clientes, plataformas e nichos de mercado. Então, são muitas formas diferentes que aceleram demais a sua carreira”, pontua. 

    Treinamentos e cursos para formação em SEO

    Para muitas pessoas, o SEO pode parecer ser um bicho de sete cabeças, mas essa não é a realidade. Em áreas como essa, a prática é a principal aliada para adquirir conhecimento. Além disso, esse setor está em constante movimento, então, é sempre bom se manter atualizado com as novidades e tendências do ramo. 

    Atualmente, muitos cursos e treinamentos trazem conteúdos didáticos sobre esse setor. Júlia Neves aprendeu muito na prática e com os conhecimentos que obteve ao longo dos anos, criou um curso para profissionais interessados em ingressar no mercado de SEO. 

    Para quem atua como especialista da área, existem também outros cursos. No caso de Júlia, conteúdos sobre liderança foram essenciais para a sua carreira. 

    “Eu fiz curso na FGV de Gestão de Pessoas e eu fui fazendo outros para aquilo que eu tinha mais dificuldade. Por exemplo, fiquei seis meses sem saber como dar um feedback para o meu analista. Eu precisei fazer muitos cursos para entender o que é gestão de pessoas e como fazer”, diz Júlia. 

    A especialista em SEO dá ainda algumas dicas de portais que podem ser fonte de conteúdos sobre as atualizações do setor. Confira alguns: 

    • Search Engine Land;
    • Search Engine Journal; 
    • Semrush. 

    Como dar o ponto de partida para a carreira do SEO? 

    O SEO vem ganhando a fama de uma área do futuro. Todos os dias surgem vagas nacionais e internacionais que buscam por profissionais qualificados e engajados para aplicar estratégias que garantam a visibilidade e otimização de um site. 

    Júlia Neves dá algumas dicas para quem quer dar o pontapé inicial nesse setor. 

    “A primeira coisa que você precisa fazer é querer. Você também vai ter que ser curioso e proativo. Segundo é que tem muito canal hoje que ensina em português que ensina o básico sobre SEO. Vá atrás de um conteúdo bacana que te faça entender como o Google funciona, quais são as diretrizes, o que o seu site precisa ter, como ele o encontra. Inclusive o próprio Google tem alguns materiais sobre isso.”

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