Como fazer parcerias com blogs e influenciadores

Fazer parceiras com blogs e influenciadores é uma ótima forma de melhorar e até facilitar sua estratégia de link building. Entenda como!

Última atualização:

8 de fevereiro de 2024

Flávia Crizanto
Índice

    O Marketing Digital ampliou e muito as possibilidades de encontrar e ser encontrado pelo público. Dentre todas as opções que ele oferece, existe uma vertente que está sendo cada vez mais explorada: o Marketing de Influência. É sempre importante lembrar que fazer parcerias com blogueiros também é um trabalho de buscar influenciadores, afinal eles exercem um papel fundamental nesse tipo de estratégia.

    Neste artigo sobre parcerias com blogueiros e influenciadores digitais, você vai ver:

    Oferecer conteúdos que atraiam, informem e encantem o público é um caminho para transformar visitantes em clientes. Os blogs e influenciadores têm um papel fundamental nessa tarefa. Eles são parte de uma cultura colaborativa na qual o processo de criação é realizado entre marca e blogueiro.

    O boom dos blogs aconteceu há quase uma década. Com o passar do tempo, o que era uma forma despretensiosa de publicar conteúdos virou uma rede capaz de formar opinião, entreter e vender. Firmar parceria entre a sua marca e os blogs da área de interesse do seu público alvo é uma estratégia que traz muitas vantagens ao seu negócio.

    Quais são as vantagens de fazer parcerias com blogs?

    ilustração de um laptop com uma folha com texto na frente e uma mulher sentada
    Ilustração: freepik.com

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    Apresenta a sua empresa ao público certo

    Na blogosfera, existe espaço para todos os temas. São milhões de blogs ativos, gerando conteúdo sobre todos os assuntos que você pode imaginar. Tamanha pluralidade é capaz de alcançar e entregar conteúdo relevante a todos os públicos, inclusive o seu!

    Ajuda a melhorar a posição no ranking de buscas do Google

    Quando um blog com uma boa autoridade menciona o seu site por meio de um link, o Google entende que ele é uma boa referência. A recompensa chega em forma de autoridade também. Ou seja: quanto mais links de qualidade apontarem para o seu site, melhor será sua posição nos resultados de busca.

    Investimento com ganhos a longo prazo

    Ao contrário de ações pontuais, como campanhas no AdWords, o investimento na parceria com blogs rende frutos por muito tempo. Uma vez que você ganha um bom link, ele não vai parar de transmitir autoridade para seu site.

    E como são realizadas as parcerias com blogs?

    ilustração de uma tela de computador com uma página aberta e duas mulheres na frente interagindo com a cena
    Ilustração: freepik.com

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    Existem diversas formas de estabelecer parcerias entre marcas e blogs. Listamos abaixo três tipos de parceria que rendem bons resultados, como aumento na taxa de visitantes do seu site e, consequentemente, ampliação das oportunidades de conversão:

    Colunas especializadas

    Ninguém melhor que você para falar sobre os assuntos relacionados ao seu nicho de atuação. As colunas especializadas são uma oportunidade incrível para que o seu negócio seja visto como autoridade no assunto. Nesse tipo de parceria, o conteúdo é assinado pela sua empresa ou um porta-voz dela.

    O segredo para acertar nessa modalidade é investir em conteúdos de qualidade, que fujam do tom publicitário e que contenham links bem construídos, direcionando para o seu site. Dessa forma, sua empresa se firma como fonte de informação, o blog ganha uma valorosa contribuição e seu site decola em autoridade.

    Resenha

    Posts no estilo resenha são formas de apresentar seu produto ou serviço, mostrando como ele funciona. É um formato muito popular não só em blogs, mas também em canais do Youtube. Geralmente, esses conteúdos aparecem como resposta em buscas como “o produto x é bom?”.

    Funciona assim: o influenciador recebe o produto, usa, documenta e posta, contando quais foram as suas impressões. Essa ação pode acontecer por meio de permuta, trocando o post pelo item que você deseja que seja avaliado. A principal vantagem é a credibilidade que a resenha transmite, já que os blogueiros têm liberdade para avaliar o item recebido.

    Conteúdo patrocinado

    Também conhecido como publipost, esse tipo de parceria é uma solução quando o objetivo é obter um link vindo de um conteúdo personalizado, que diz tudo aquilo que seu público precisa saber.

    Com ele, é possível atingir todos os níveis do funil de vendas apenas escolhendo o blog certo e moldando o conteúdo. Essa liberdade para determinar o formato do texto é possível porque o autor do blog cede o espaço para a publicação, geralmente informando no final do post que se trata de um conteúdo patrocinado.

    Estratégias para parcerias com blogs

    mãos ilustradas segurando celulares e likes e simulação de comentários na saindo das telas
    Ilustração: freepik.com

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    Para que uma parceria tenha os resultados que você espera, é preciso investir tempo na escolha de blogs que estejam alinhados à sua estratégia.

    O primeiro passo é identificar qual é o seu público-alvo. A partir dessa informação, é possível entender quais são os seus interesses e quais são os blogs que abordam esses assuntos. Essa triagem também pode ser feita descobrindo onde o seu concorrente tem conseguido publicações.

    Depois de descobrir quais são os blogs onde seu conteúdo se encaixa, é hora de avaliar as métricas de cada um deles, para garantir a eficiência da parceria. Essa análise leva diferentes critérios em consideração, dependendo de qual é o objetivo almejado.

    Blogs para link building

    Se a sua meta é obter backlinks para o seu site, os blogs que vão trazer o retorno esperado devem ter a autoridade de domínio significativa dentro do seu nicho. O Domain Authority (DA) é um indicativo da quantidade de links de boa procedência que determinado site recebeu e de quanto tempo ele está ativo. Para descobrir se a autoridade de um site é boa, a principal ferramenta utilizada é o Moz.

    Saiba mais sobre como conseguir os primeiros backlinks para o seu site neste artigo:

    https://www.expertamedia.com.br/primeiros-backlinks-para-um-site/

    Blogs para Branding

    Se a sua prioridade é tornar a sua marca mais conhecida pelo público, sem necessariamente ter o foco em alcançar as primeiras posições nos resultados de busca do Google, a melhor tática é escolher blogs com grande fluxo de acessos e redes sociais com um número relevante de seguidores.

    Uma boa alternativa também é investir em publicações em sites de notícias, de forma semelhante ao trabalho de uma assessoria de imprensa: enviando press releases sobre temas com potencial jornalístico relacionados ao nicho de atuação da sua empresa.

    O poder dos microinfluenciadores

    O sucesso dos Blogs e a frequente interação das empresas com os digital influencers fez com que muitos deles se tornassem verdadeiras celebridades. Notoriedade é importante, mas não é só a fama que garante a qualidade de um blog.

    Conteúdos interessantes e bem escritos continuam sendo o principal fator para um blog ser considerado bom, tanto pelos leitores, quanto pelo Google. Nesse cenário, os microinfluenciadores têm seu espaço garantido.

    Vantagens de fazer parceria com blogs pequenos

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    Para uma parceria ser a mais vantajosa possível, não é preciso apostar todo o seu orçamento no blog mais famoso do momento. Blogs pequenos, que ainda não alcançaram uma visibilidade expressiva dentro e fora da internet, podem trazer benefícios imensos ao seu site. Vejamos dois:

    • Métricas: blogs desconhecidos podem esconder ótimos índices de autoridade de domínio, por exemplo. Nenhuma possibilidade deve ser descartada antes de ser analisada a fundo.
    • Diversidade: com o mesmo investimento em um blog de grande porte, você consegue links de vários domínios diferentes. Excelente para SEO e para o seu orçamento.

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