Os impactos da nova atualização do Google de março de 2024

O novo core update do Google incorporou a atualização de conteúdo útil e promete uma redução de 40% no conteúdo de baixa qualidade nos resultados de pesquisa.

Última atualização:

21 de março de 2024

Fernanda Teodoro
Índice

    O Google lançou várias medidas destinadas a melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa a partir deste mês.

    Trata-se do core update (atualização principal) de março de 2024, no qual o sistema de conteúdo útil do Google foi incorporado ao seu sistema geral de classificação.

    Além disso, a empresa anunciou várias políticas de spam, novas e atualizadas, que começarão a ser aplicadas por meio de algoritmos automatizados e ações manuais.

    Core Update de março de 2024 - maior do que antes

    No dia 5 de março, o Google começou a implementar a primeira atualização de algoritmo do ano - o core update de março de 2024.

    Segundo Elizabeth Tucker, diretora de produtos de pesquisa do Google, a atualização ajudará a reduzir em 40% o conteúdo inútil na Pesquisa Google:

    Esperamos que a combinação dessa atualização e de nossos esforços anteriores reduza coletivamente em 40% o conteúdo de baixa qualidade e não original nos resultados de pesquisa.

    A implementação desse core update pode levar até um mês. Nesse meio tempo, vários sistemas serão renovados simultaneamente.

    De acordo com Chris Nelson, da equipe de Qualidade de Pesquisa do Google, o core update de março de 2024 é uma atualização mais complexa do que os core updates habituais.

    Como o Google está atualizando vários sistemas principais, Nelson faz um alerta:

    Haverá mais flutuações nas classificações do que em um core update regular, pois diferentes sistemas são totalmente atualizados e reforçam uns aos outros.

    Essa atualização refinou a forma como ele entende quais páginas da Web são consideradas inúteis, possuem uma experiência de usuário ruim ou parecem ter sido criadas para os algoritmos em vez de para pessoas. 

    Segundo o próprio buscador, isso pode incluir sites criados principalmente para atender a consultas de pesquisa muito específicas.

    Atualizações anteriores

    Confira a seguir uma linha do tempo dos últimos core updates realizados pela Google:

    • Novembro de 2023 – Core e Review Update 
    • Outubro de 2023 – Core Update
    • Agosto de 2023 – Core Update How-To
    • Março de 2023 – Core Update
    • Setembro de 2022 – Core update
    • Maio de 2022 – Core update
    • Novembro de 2021 – Core update
    • Julho de 2021 – Core update
    • Junho de 2021 – Core update

    Essas são apenas algumas das principais atualizações feitas. No total, o Google realizou mais de 50 atualizações desde 2003.

    Para mais informações, conheça todas as atualizações do Google.

    Helpful content update agora faz parte do core update

    Com o core update de março de 2024, o Google deixará de anunciar novas atualizações de conteúdo útil, pois este sistema foi incorporado ao sistema de atualização principal.

    O último helpful content update, em setembro de 2023, foi uma grande atualização que afetou vários sites. Espera-se que alguns sites afetados tenham alívio com a nova atualização principal, mas é difícil dizer neste momento.

    Mas os classificadores de conteúdo útil não são os únicos sistemas que fazem parte da nova atualização. 

    Na verdade, o Google disse que o trabalho para o core update de março de 2024 começou com o helpful content update de 2022 - quando houve a adição de um novo “E” para formar o EEAT (experiência, especialização, autoridade e confiança).

    O que fazer se suas classificações caírem com o core update de março de 2024?

    Aqui está o conselho que o Google deu no passado para aqueles que foram afetados negativamente por uma atualização principal:

    Não há ações específicas a serem tomadas para a recuperação. Entretanto, um impacto negativo nas classificações não indica necessariamente que há algo errado com suas páginas.

    Uma dica é responder estas perguntas para avaliar a qualidade de seu conteúdo:

    • O conteúdo fornece informações, relatórios, pesquisas ou análises originais?
    • O conteúdo fornece uma descrição substancial, completa ou abrangente do tópico?
    • O conteúdo fornece uma análise perspicaz ou informações interessantes que não são óbvias?
    • Se o conteúdo se baseia em outras fontes, ele evita simplesmente copiar ou reescrever essas fontes e, em vez disso, fornece valor adicional e originalidade substanciais?
    • O título da página e/ou da manchete fornece um resumo descritivo e útil do conteúdo?
    • A manchete e/ou o título da página evita ser exagerado ou chocante por natureza?
    • Esse é o tipo de página que você gostaria de marcar como favorita, compartilhar com um amigo ou recomendar?
    • Você esperaria ver esse conteúdo em uma revista impressa, enciclopédia ou livro, ou fazer referência a ele?

    Para os especialistas em SEO, existem ainda mais perguntas a se fazer:

    • O conteúdo apresenta informações de uma forma que faz com que você queira confiar nele, como fontes claras, evidências da experiência envolvida, informações sobre o autor ou o site que o publica, como links para a página do autor ou para a página Sobre do site?
    • Se você pesquisasse o site que produz o conteúdo, teria a impressão de que ele é confiável ou amplamente reconhecido como autoridade no assunto?
    • Esse conteúdo foi escrito por um especialista ou entusiasta que comprovadamente conhece bem o assunto?
    • O conteúdo está livre de erros factuais facilmente verificáveis?
    • Você se sentiria confortável confiando nesse conteúdo para questões relacionadas ao seu dinheiro ou à sua vida?

    Ou simplesmente aguarde outro core update. Você pode ver alguma melhoria entre as atualizações principais, mas as maiores mudanças ocorrerão após outra atualização principal.

    Em resumo, escreva conteúdo útil para as pessoas e não para se classificar nos mecanismos de pesquisa!

    Não há nada novo ou especial que os criadores precisem fazer para essa atualização, desde que estejam produzindo conteúdo satisfatório destinado às pessoas. Para aqueles que talvez não estejam se classificando tão bem, recomendamos que leiam nossa página de ajuda sobre como criar conteúdo útil, confiável e que prioriza as pessoas, explicou Nelson.

    Spam updates de março de 2024

    O Google também anunciou o lançamento de novas atualizações de políticas de spam para complementar o lançamento do core update de março de 2024.

    Desde o início do mês, o mecanismo começou a tomar medidas contra o abuso de spam por meio de sistemas algorítmicos de spam e ações manuais.

    Confira mais detalhes a seguir.

    Spam de pesquisa de abuso de conteúdo em escala

    O spam de pesquisa de abuso de conteúdo em escala é uma atualização da antiga política de "conteúdo gerado automaticamente com spam", que agora vai incluir qualquer método de produção de conteúdo em escala para fins de classificação na pesquisa.

    Segundo o Google, produzir conteúdo em escala para aumentar as classificações de pesquisa - seja com automação, pessoas ou uma combinação - é contra suas diretrizes:

    Isso nos permitirá agir sobre mais tipos de conteúdo com pouco ou nenhum valor criado em escala, como páginas que fingem ter respostas para pesquisas populares, mas não fornecem conteúdo útil.

    Dentre os exemplos de páginas que fingem ter respostas, mas não as fornecem, Tucker citou as páginas que começam afirmando que responderão à sua pergunta, conduzem você com conteúdo de baixa qualidade e nunca acabam fornecendo a resposta às suas perguntas:

    Nossa política de spam de longa data tem sido que o uso da automação, incluindo a IA generativa, é spam se o objetivo principal for manipular a classificação nos resultados da Pesquisa. 

    A política atualizada segue o mesmo espírito de nossa política anterior e se baseia no mesmo princípio. Ela foi ampliada para levar em conta métodos mais sofisticados de criação de conteúdo em escala, nos quais nem sempre fica claro se o conteúdo de baixa qualidade foi criado exclusivamente por meio de automação.

    Ele complementa:

    Nossa nova política tem o objetivo de ajudar as pessoas a se concentrarem mais claramente na ideia de que a produção de conteúdo em escala é abusiva se for feita com o objetivo de manipular as classificações de pesquisa e que isso se aplica independentemente do envolvimento de automação ou de humanos.

    Abuso de domínio expirado agora é considerado spam

    O "abuso de domínio expirado" é a prática de comprar domínios expirados e reaproveitá-los com a intenção de aumentar a classificação de pesquisa de conteúdo de baixa qualidade.

    Essa técnica pode tentar enganar os usuários, fazendo-os pensar que o novo conteúdo de um domínio faz parte do site antigo, quando na verdade não faz.

    Por isso, agora é considerado spam.

    Essa é uma mensagem específica e clara aos criadores de conteúdo para que não comprem domínios expirados com a intenção de reaproveitá-los com o objetivo de classificá-los no Google.

    Abuso da reputação do site também é spam

    O Google tem uma nova política para "abuso de reputação de site", também conhecido como "SEO parasita", em que sites hospedam conteúdo de baixa qualidade fornecido por terceiros para aproveitar o poder de classificação desses domínios.

    Por exemplo, alguém que publica um conteúdo sobre moda íntima feminina em um site de cunho jurídico confiável, apenas para obter os benefícios de classificação do site.

    Esse tipo de conteúdo com alta classificação na Pesquisa pode confundir ou enganar os visitantes, que podem ter expectativas muito diferentes em relação ao conteúdo de um determinado site.

    Essa nova política esclarece que o conteúdo de terceiros produzido principalmente para fins de classificação e sem a supervisão cuidadosa do proprietário do site é considerado spam.

    Mas nem todo conteúdo de terceiros é considerado uma violação!

    De acordo com o Google, somente aquele que é publicado sem supervisão rigorosa e que tem a intenção de manipular as classificações é considerado spam.

    O Google ofereceu este exemplo:

    Muitas publicações hospedam conteúdo publicitário que se destina a seus leitores regulares, não para manipular as classificações da Pesquisa. Às vezes chamado de 'publicidade nativa' ou 'advertorial', esse tipo de conteúdo não costuma confundir seus leitores quando eles o encontram diretamente no site ou quando chegam a ele a partir dos resultados de pesquisa do Google.

    ATENÇÃO: O mecanismo está avisando sobre essa política com dois meses de antecedência. A partir do dia 5 de maio, medidas automáticas e manuais serão tomadas.

    Por que devemos nos importar?

    Nos últimos meses, houve várias reclamações e estudos sobre a piora da pesquisa do Google. 

    O conteúdo da web simplesmente não é excelente, e o Google parece estar classificando sites grandes em detrimento de sites menores, independente da qualidade do conteúdo.

    As críticas de que a qualidade dos resultados de pesquisa do Google não está à altura não são novas. Elas ecoam o que o jornalista Danny Sullivan escreveu em 2017 em Uma análise aprofundada da maior crise de qualidade da pesquisa do Google.

    Sullivan, que agora é o contato oficial do Google para pesquisas, vem prometendo essa e futuras atualizações que abordem o problema da qualidade. 

    Em novembro, o Google nos aconselhou a "apertar o cinto", reiterou isso em janeiro e novamente em fevereiro. Será que essa é a atualização do Google que estávamos esperando?

    Para acompanhar em tempo real, você pode acompanhar o Painel de Status de Pesquisa, onde o Google publica quando as atualizações forem concluídas.

    CONFIRA TAMBÉM