Link building e a pandemia do Coronavírus

Migrar para o digital inesperadamente devido a pandemia certamente traz desafios. Um deles é se destacar no on-line com link building.

Publicado em: 11 de maio de 2020
Atualizado em: 13 de outubro de 2023
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    A pandemia do Coronavírus chegou ao Brasil, rapidamente afetando o sistema de saúde, a indústria e todo o comércio. Assim como em outras nações pelo mundo, o país provavelmente encara uma das maiores crises de sua história.

    Para completar, o isolamento social e o regime de lockdown imposto em várias cidades brasileiras exige o fechamento de shoppings, restaurantes, cinemas. Dessa forma, lojas e comércios físicos tiveram parte ou totalidade de seus lucros comprometidos.

    Por isso, mais do que nunca, ter uma presença online consolidada pode ser a chave para um negócio bem sucedido. Não à toa, diversos empreendedores estão correndo atrás de montar seu e-commerce e, claro, fazer o nome de sua marca aparecer no Google.

    O conhecimento técnico é um poderoso aliado na jornada rumo ao todo do Google. Por isso o link building é fundamental.

    Essa preocupação faz todo o sentido. Os mecanismos de busca são a porta de entrada de muitos consumidores para sua jornada de compras. Segundo o estudo da Forrester, 74% das pessoas utilizam as pesquisas para a tomada de decisão da sua compra.

    Mas o caminho para o topo do Google não é tão fácil. É preciso muita dedicação além de contar com uma estratégia de SEO bem alinhada, para alcançar resultados bons e rápidos – afinal, em momentos de crise, não há tempo a perder.

    E por isso não podemos deixar de falar de link building.

     

    Como o link building pode ajudar sua marca

    Link building e a pandemia do Coronavírus
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    Agora que o serviço digital ganha ainda mais valor, é importante fazer sua marca presente na Internet. Nesse cenário entram conceitos como SEO e Marketing de Conteúdo.

    Porém, muitas empresas tendem a não dar a devida importância para o ganho de backlinks, focando apenas em estratégias de SEO on page.

    Isso é um grande erro, já que o próprio Google afirma que o ganho de links e menções em veículos jornalísticos é ainda uma peça chave para determinar seu ranqueamento.

    Como já falamos algumas vezes em nosso blog, uma estratégia de link building bem feita faz com que seu site e sua marca sejam mencionados em outros portais importantes.

    Essa menção funciona como um voto de confiança. Se um site X, que tem determinada autoridade no meio, menciona o site Y, é como se o X estivesse dizendo “confio nesse portal, seu conteúdo é relevante”. Assim, o Google atribui valor ao endereço eletrônico mencionado.

    E vale ressaltar: isso é um fator de ranqueamento extremamente importante. Ou seja, sem ganho algum de backlinks, é muito difícil que seu site alcance boas posições no Google.

    Mas como conseguir isso? Uma das melhores formas de ser mencionado por veículos digitais com autoridade é por meio da produção constante de conteúdos de qualidade.

    A importância de conteúdos originais e de qualidade

    Uma coisa é fato: os robôs do Google valorizam conteúdos completos e de qualidade. A ideia é fazer com que o usuário consiga achar o máximo de informações que ele procura em um só lugar. Portanto, textos vazios e pouco informativos acabam ganhando pouco destaque.

    Mas como produzir conteúdos assim em um momento que a imprensa só fala sobre coronavírus?

    Essa é uma dúvida interessante. Existem algumas abordagens jornalísticas possíveis para serem usadas em tempos de crise. A jornalista Amy O’Leary, por exemplo, que já atuou no New York Times, criou a three-pronged content strategy, ou, em tradução livre, Estratégia de Conteúdo Tripla.

    Nela, a repórter pensou em três possíveis vertentes de pautas para cenários em que os noticiários estão recheados de atualizações sobre um mesmo desastre.

    A Estratégia de Conteúdo Tripla é formada por:

    • Pautas de cobertura direta: nesse caso entram as notícias factuais sobre a crise: atualização de números, informações sobre medidas governamentais. Essa pauta é típica de um veículo jornalístico.
    • Pautas de serviço: esse tipo de pauta busca trazer informações relevantes e com utilidade prática para a vida do leitor. São matérias que buscam ajudar e solucionar questões específicas. Por exemplo, qual a maneira certa de usar a máscara, como devo saber se está na hora de procurar ajuda médica, etc.
    • Pautas de contra-programação: esse provavelmente é o tipo de pauta mais interessante para os produtores de conteúdos digitais. Elas vão na contramão do problema, como que para dar um respiro no meio de tantas notícias negativas. Além de serem importantes para a saúde mental do leitor, é uma forma do veículo manter seus acessos, já que, com o passar do tempo, as chances das pessoas quererem diminuir a quantidade de notícias tristes que estão recebendo durante a crise são grandes. 

    Então, partindo dessa base tripla de pautas, é possível pensar em ideias para textos relevantes, podendo abordar os assuntos mais diversos.

    Mas, atenção: isso não significa ignorar a pandemia e seus impactos na sociedade. Inclusive, marcas que se mostram indiferentes em momentos de crise podem ter sua imagem manchada.

    É possível mencionar o problema até mesmo nas pautas de contra-programação. Por exemplo, a Teen Vogue fez uma matéria sobre uma atriz que também era enfermeira e voltou aos hospitais para auxiliar na pandemia.

    A ideia é equilibrar os assuntos de maneira responsável na hora de pautar seu conteúdo. Escolhido o tema, a dica continua a mesma: faça um texto completo, original e que responda as perguntas dos leitores.

     

    Montando sua estratégia de link building

    Montar a estratégia de link building eficaz para o seu negócio é uma tarefa trabalhosa. É preciso separar tempo para analisar os concorrentes, os números, as métricas e ainda ter muito empenho na produção de conteúdos relevantes.

    Como se já não fosse trabalho suficiente, uma etapa muito importante do link building é a construção de uma relação com os veículos de imprensa. E isso não se dá da noite para o dia. Pelo ao contrário, é preciso ter paciência e um bocado de dedicação, já que não se trata de uma simples troca de e-mails. É necessário mostrar seu valor e potencial para os jornalistas.

    Por isso, muitas marcas acabam optando por não se dedicar a esse trabalho. O problema é que isso pode ser extremamente nocivo para sua estratégia. Não seria absurdo apostar que os concorrentes estão dedicando recursos, seja em tempo ou financeiro, para garantir um ganho de backlinks recorrente.

    Ainda há um senso comum de que um ganho repentino de links pode ser mal visto pelo Google. Mas, como já abordamos no artigo ‘Mitos do link building‘, isso não é verdade. Garantindo publicações de qualidade e contextualizadas com frequência, as chances de chegar ao topo da lista de resultados aumenta!

    Mas, como vimos, é preciso ter em mãos um planejamento muito bem elaborado. É importante juntar contexto, métricas e palavras-chaves de qualidade. É um trabalho complexo, de muitas frentes. Por isso, uma opção pela qual muitas marcas têm optado é a contratação de serviços de uma agência de link building.

    É um investimento que, além de poupar tempo e esforços de sua equipe, aumenta as chances de alcançar ótimos resultados a médio e longo prazo.

    Se você tem dúvidas ou deseja saber mais sobre como construir sua própria estratégia de link building para alcançar a primeira página do Google, fale com a gente!

     

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