Como atrair clientes on-line com tráfego orgânico?

Alavanque a captação da sua loja online com estratégias digitais.

O tráfego orgânico é a solução para empresas que buscam como atrair clientes online, sem depender exclusivamente de anúncios pagos. Para isso, é necessário trabalhar estratégias de SEO, dentro e fora do seu site, garantindo consistência e presença inteligente em diferentes canais.

Neste conteúdo, vamos detalhar explicar por que o tráfego orgânico é uma boa alternativa para atrair clientes pela internet, quais são as estratégias de SEO utilizadas e quais as melhores vitrines digitais para consolidar uma presença online forte e confiável para a sua marca. Vamos juntos?

Boa leitura!

 

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Por que investir em tráfego orgânico para atrair clientes?

 

Tráfego orgânico é todo o acesso que chega ao seu site ou canal de forma natural, sem que você precise pagar por anúncios. Ele acontece quando alguém encontra a sua página no Google, no YouTube, no Pinterest, no LinkedIn ou em outros canais de busca.

E por que o tráfego orgânico é tão importante para atrair clientes pela internet? 

Porque, além de ser mais econômico a longo prazo, o tráfego orgânico constrói autoridade, melhora a reputação da marca e estabelece conexões reais com quem está buscando exatamente o que você tem a oferecer.

Dessa forma, os principais benefícios de atrair clientes pela internet sem depender de anúncios pagos incluem: 

 

  • Sustentabilidade de longo prazo: o conteúdo que você cria hoje continua trazendo resultados por meses e até anos;
  • Menor custo por aquisição: em vez de pagar por clique, você investe em presença e estrutura digital;
  • Confiança e autoridade: sites bem posicionados tendem a ser vistos como mais confiáveis.

 

É importante destacar que o tráfego pago também tem seu lugar e sua importância como estratégia para atrair clientes pela internet. Aqui, na Experta, não desencorajamos o tráfego pago: quem tem condições de investir pode trabalhar as duas estratégias de forma complementar para assegurar resultados no curto, no médio e no longo prazo. No entanto, se a sua realidade exige escolher uma dessas frentes, nossa recomendação sempre será o tráfego orgânico

Para entender mais sobre as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago, clique aqui.

 

Como atrair mais clientes pela internet usando estratégias orgânicas?

 

Para começar a jornada de captação de clientes de forma orgânica, o primeiro passo é saber quem é a pessoa que você quer alcançar, qual é o seu público-alvo

As etapas seguintes consistem em:

 

  • diagnóstico técnico do site;
  • planejamento de conteúdo alinhado com o que o seu público busca;
  • construção de autoridade. 

 

Afinal, não basta apenas estar no ambiente digital, é preciso ser confiável, encontrável e relevante. É esse trabalho que a Experta se propõe: tornar a sua marca uma referência!

 

Entenda quem é seu cliente ideal e o que ele está buscando

 

Antes de qualquer ação, pare e se pergunte: quem é esse cliente que você deseja atrair pela internet? Onde ele navega? O que o emociona? Quais problemas ele enfrenta e quais soluções busca? E, o mais importante: como ele articula essa busca na internet?

Conhecer seu público a fundo (ou seu ICP – Ideal Customer Profile) é o que permite criar conteúdos com uma linguagem capaz de conectar, acolher dores e resolvê-las.

E como entender essas dores? Comece respondendo perguntas como:

 

  • Que tipo de informação meu cliente procura antes de considerar meu produto ou serviço?
  • Quais palavras ele usaria para descrever sua dor, seu desejo ou a solução que precisa?
  • Quais canais digitais ele costuma usar para se informar e consumir conteúdo?

 

Esse mapa inicial é o que dará clareza na hora de estruturar sua presença on-line e orientar todas as suas estratégias. É o primeiro passo concreto na captação de clientes.

Quer aprofundar mais nesse assunto? Clique aqui para conferir nosso conteúdo sobre planejamento editorial!

 

Faça um diagnóstico técnico do seu site e elimine obstáculos invisíveis

 

De que adianta atrair tráfego se o seu site não está preparado para recebê-lo? Muitas vezes, o conteúdo é excelente, mas há páginas lentas, links quebrados, hierarquia confusa e/ou uma navegação que não é intuitiva. 

Esses obstáculos afastam um potencial cliente. Afinal, se tem uma coisa que o Google valoriza é a experiência do usuário.

Na Experta, sabemos que a estrutura técnica é a base para a encontrabilidade. Como a nossa fundadora, Flávia Crizanto, ressalta: 

 

“A gente não pode afirmar que um site responsivo é um fator técnico crítico. Pelo contrário, ele já é considerado um requisito básico. Um site não precisa apenas ser responsivo, ele precisa atender a uma série de critérios técnicos que sustentam sua performance, sua rastreabilidade e sua capacidade de entregar valor real para o usuário e para os buscadores.” 

 

Fazer um diagnóstico técnico significa garantir que seu site:

 

  • Seja rápido e ofereça uma experiência fluida, especialmente no mobile. Isso inclui otimizar Core Web Vitals, essenciais para o ranqueamento do Google;
  • Tenha uma estrutura semântica clara e lógica (com uso correto de H1, H2, URLs amigáveis e marcação Schema); 
  • Esteja bem rastreado e indexado pelos buscadores (com arquivos robots.txt e sitemap.xml configurados, e uma estrutura de links internos que facilite a navegação de robôs e usuários);
  • Ofereça uma excelente experiência ao usuário em todos os dispositivos.

 

Flávia complementa que, embora não existam fatores “universais” aplicáveis a todos os projetos de SEO, alguns pontos são recorrentes: 

 

“A arquitetura da informação, por exemplo, precisa estar clara e alinhada à jornada de busca do consumidor. Performance e estabilidade técnica são fundamentais para garantir uma boa experiência. E a estrutura semântica tem ganhado ainda mais relevância com a evolução dos algoritmos e das IAs.” 

 

DICA EXPERTA:ferramentas de SEO que são essenciais para o diagnóstico. A seguir, listamos algumas que estão sempre no nosso radar:

 

  • Google Search Console: para monitorar a performance do seu site nas buscas, identificar erros de rastreamento e problemas de indexação;
  • Google PageSpeed Insights: avalia a velocidade de carregamento e as Core Web Vitals, dando sugestões para otimização;
  • Screaming Frog SEO Spider: uma ferramenta de rastreamento que ajuda a identificar problemas técnicos como links quebrados, conteúdo duplicado, e problemas de meta tags;
  • Site Audit (Ahrefs, Semrush): ferramentas completas que oferecem auditorias técnicas profundas, identificando diversas oportunidades de melhoria.

 

Precisa otimizar o seu site? Fale com as nossas especialistas!

 

Planeje seu conteúdo com base na intenção de busca, não só na palavra-chave

 

O SEO não é uma repetição exaustiva de palavras-chave: é sobre responder a perguntas reais com profundidade e relevância. Se você busca como atrair clientes para sua loja, restaurante ou clínica precisa estar atento a esse ponto. 

A intenção de busca é o motor do seu conteúdo: o que a pessoa realmente quer ou precisa quando digita aquela frase específica no Google ou pergunta para uma IA? 

Com as ferramentas de IA e as mudanças na SERP, o conteúdo passou a girar em torno de contexto e relevância editorial.

Por isso, mais do que nunca, precisamos ir além do óbvio. Por exemplo: quem busca “como atrair clientes” pode estar procurando:

 

  • Dicas rápidas e superficiais;
  • Uma estratégia mais profunda e detalhada para o negócio;
  • Ou, até mesmo, uma solução pronta ou um serviço para aplicação imediata.

 

Portanto, é necessário entender essa intenção e entregar exatamente o que a pessoa espera (e, se possível, superá-la, oferecendo ainda mais valor). Só assim, podemos ser bem sucedidos na captação de clientes. 

Neste post, ensinamos como criar conteúdo que corresponda à intenção de busca.

 

Construa autoridade de forma estratégica e consistente

 

Você pode estar em todos os canais, postar diariamente e aparecer em diversas buscas, mas se o que você oferece não for percebido como confiável e experiente, o impacto será limitado. E é aqui que entra a construção da sua autoridade, algo que não se compra, mas se conquista com consistência e relevância genuína.

Para a Experta, a construção de autoridade é o que sustenta nossas estratégias. Incorporamos os princípios do EEAT (Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade) em todos os projetos: desde ajustes na arquitetura da informação e marcações Schema até validação de fontes externas. 

O EEAT, embora não seja um fator de ranqueamento direto, serve como um guia para a evolução dos algoritmos e para os avaliadores humanos

Mas como construir essa autoridade para atrair mais clientes?

 

  • Produção de conteúdo assinado: crie conteúdos com autoria clara, de profissionais ou especialistas na área, que demonstrem experiência;
  • Citações e fontes confiáveis: sempre referencie suas fontes, especialmente em temas sensíveis, pois aumenta a confiabilidade;
  • Presença estratégica em outros canais: participe de podcasts, entrevistas, artigos colaborativos e eventos relevantes no seu nicho;
  • Digital PR e Link Building: conquiste menções e backlinks de sites com autoridade. Quanto mais links de qualidade você tiver, maior será a sua autoridade e melhor será o seu ranqueamento. Isso é um “voto de confiança” do Google;
  • Depoimentos e cases de sucesso: colete e exiba depoimentos, estudos de caso, avaliações de clientes satisfeitos reforça sua confiabilidade e expertise.

 

A Flávia, que é especialista no assunto, também pontua que os critérios de EEAT não são aplicados uniformemente. 

“Eles têm peso diferente, dependendo do nicho de atuação. Os segmentos mais sensíveis, como saúde, finanças e direito, se enquadram na categoria conhecida como YMYL (Your Money or Your Life) e exigem ainda mais atenção.”

Para esses casos, a validação de fontes e a demonstração de credenciais se tornam ainda mais rigorosas. 

 

Quais canais usar para atrair clientes de forma orgânica?

 

Para saber como atrair clientes pela internet de maneira orgânica, é necessário estar nas vitrines certas. Mas, afinal, quais são elas? Confira:

 

Vitrine Papel na captação Diferenciais estratégicos Foco ideal
Google e buscadores Canal de descoberta e pesquisa Alto volume de buscas, intenção clara de compra SEO on page, SEO off page, conteúdo otimizado e autoridade
Redes Sociais Construção de comunidade e engajamento Alcance emocional, interação direta, criação de vínculo Conteúdo de valor, interação frequente e posicionamento de marca
Blog Resposta a dúvidas e construção de autoridade Conteúdo evergreen, ranqueamento, aprofundamento de temas Artigos informativos, palavras-chave estratégicas, estrutura SEO
YouTube e vídeos Humanização e alcance ampliado Alto consumo, apelo visual, conexão emocional, viralização Vídeos educativos, bastidores, conteúdo explicativo e inspirador

Fonte: Experta

 

Google e outros buscadores

 

Os motores de busca são, sem dúvida, a principal vitrine para a captação de clientes orgânicos. O Google, em especial, é o ponto de partida para a maioria das jornadas de compra e busca por informações. Mas a sua estratégia não pode se limitar apenas aos links tradicionais. 

 

Para dominar essa vitrine, é essencial olhar para a diversidade dos resultados de busca (a SERP). Hoje, o Google exibe uma variedade de formatos para oferecer a resposta mais completa ao usuário, veja os principais:

 

  • Vídeos Curtos: o próprio Google criou uma aba dedicada a ranquear vídeos curtos, o que é uma excelente oportunidade para sua marca. Vídeos postados em redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok e Shorts aparecem neste espaço;
  • Imagens: as buscas por imagens estão em alta, especialmente no segmento de e-commerce. Um bom SEO de imagens pode levar seu produto direto para a atenção de um potencial cliente. Snippets de imagem também costumam aparecer na SERP principal, quando a intenção do usuário é visualizar algo;
  • Notícias: para temas atuais e de grande relevância, estar presente nos destaques de notícias pode gerar um pico de tráfego e autoridade. O espaço é importante para criar brand awareness.

 

Estar nas primeiras posições, seja com um link de blog, um vídeo do YouTube, um carrossel de imagens ou mencionado em uma notícia, significa visibilidade e tráfego qualificado para o seu negócio. Para dominar essa vitrine expandida, o foco continua sendo o SEO on page e off page, mas com um olhar atento para a otimização de diferentes formatos de conteúdo.

Quer ver como isso funciona na prática? Um dos nossos cases de maior sucesso é com uma marca de moda que precisava se posicionar em um mercado bastante competitivo. Investimos naquilo que a Experta sabe fazer de melhor: uma estratégia de conteúdo e SEO que explorasse todos esses formatos e canais orgânicos. O resultado?

Em pouco mais de um ano, a marca alcançou um crescimento impressionante de 1.021%, somando mais de 122.855 acessos orgânicos para o site. Isso mostra que, quando a estratégia é bem executada, o crescimento sustentável é possível.

 

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Fonte: Experta/Ahrefs

 

Redes Sociais

 

Por outro lado, as redes sociais também são excelentes para construir marca, engajar a audiência e atrair clientes com tráfego orgânico. Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e TikTok são as plataformas mais usadas. 

Nelas, você deve criar conteúdo de valor por meio de posts que resolvam problemas, estabeleçam conexão e inspirem. Faça perguntas, use enquetes, promova debates. Além disso, interaja com sua audiência, sempre que possível. Seja presente e mostre que sua marca se importa.

Vale lembrar que os buscadores também rastreiam conteúdos de redes sociais e, mantendo-os em destaque por mais tempo. Explicamos isso melhor no vídeo a seguir:

 

 

Outras vitrines orgânicas (Blogs, YouTube)

 

O blog é indispensável na sua presença digital orgânica, pois funciona como uma vitrine estratégica do marketing de conteúdo que ajuda a responder às dúvidas que o seu público pesquisa no Google. 

Além disso, fortalece a autoridade da marca. É ali que você pode aprofundar temas, mostrar que entende do assunto, tornar-se uma autoridade no seu nicho e atrair quem está em busca de soluções.

Já o YouTube, é ótimo para ampliar o alcance da sua marca. Com o consumo de vídeos atingindo quase 100% da população brasileira, esse formato é ideal para humanizar sua comunicação, criar conexão real com o público e até viralizar. 

Vídeos no Youtube também são indexados na SERP principal e na aba Vídeos Curtos, com o Shorts. Portanto, investir nessa rede também amplia seu share of voice nos buscadores.

 

Atração de clientes exige presença digital inteligente

 

Atrair clientes on-line com tráfego orgânico é um trabalho que exige construir presença, autoridade e confiança, de forma consistente e estratégica.

O SEO vai muito além da SERP: requer inteligência editorial, técnica apurada e reputação validada por múltiplos sinais, inclusive os que os robôs estão aprendendo a reconhecer agora.

Quem investir na construção de presença confiável, adaptada a múltiplos formatos e canais estará à frente.

 

Conheça a Experta!

 

A Experta se destaca no mercado de SEO e crescimento orgânico por seus serviços de destaque, ranqueamento e conversão. 

Somos uma equipe múltipla, com uma missão: transformar as estruturas sociais por meio do empreendedorismo e da tecnologia para reescrever nossos futuros.

Quer melhorar o SEO do seu site agora mesmo? Então, fale com nossas especialistas. 

Oferecemos soluções completas de SEO, otimizando desde a estrutura do seu site até os conteúdos do seu blog, para garantir que você apareça onde o seu cliente está!

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