Category Link Building

Entenda como números influenciam a relevância e destaque do seu site para o Google e para a estratégia de SEO

Quando se executa um trabalho de SEO, precisamos de referências para entender a importância que nossa página e a de nosso concorrente tem na Web, além da relevância dos links que recebemos.

Podemos fazer isso por meio das métricas de autoridade. Elas desempenham um papel central na otimização de sites e conteúdos quando desejamos melhorar o nível de autoridade aos olhos do Google. É uma espécie de bússola, especialmente para o SEO Off-page.

Para que fique mais claro: quanto mais links forem direcionados às suas páginas, maior tende a ser a a sua autoridade de domínio. E aumentar a sua autoridade de domínio, em geral, aumentará a autoridade de cada uma de suas suas páginas.

Mas o que é autoridade de domínio?

ilustração de pessoas representando nicho de site
fonte: freepik.com

Autoridade de domínio é uma medida qualitativa que está relacionada à visibilidade e a classificação de um site no nos mecanismos de busca.

Os algoritmos do Google levam em consideração diversos fatores para determinar o nível de autoridade de um site na Web, com base, principalmente, na qualidade do conteúdo e na relevância dos links que apontam para ele.

Nesse cenário, os backlinks agem como um voto de confiança de um site para outro. Construir links de alta qualidade vai ajudar a fortalecer a autoridade do seu site. Ou seja, à medida que você ganha links de sites bons e confiáveis, seu potencial de classificação aumenta.

O Moz, conhecido software de SEO, criou métricas para aferir a autoridade de um site e responsável pelos termos "autoridade do domínio" e “autoridade da página”, amplamente difundidos no mercado.

Essas métricas serão o foco do nosso post. Se você quiser entender como funcionam as autoridades de domínio e de página e saber como elas fazem a diferença para conseguir melhores classificações no Google, continue a leitura!

Diferenças entre autoridade do domínio e da página

ilustração de pessoas interagindo com papel, lápis, livros e uma lupa, representando Principais elementos e definições
fonte: freepik.com

A "autoridade do domínio" (do inglês Domain Authority- DA) refere-se à força de um domínio e a "autoridade da página" (Page Authority - PA) à força de uma única página dentro deste domínio.

Vamos a um exemplo. O nosso domínio é expertamedia.com.br.

expertamedia.com.br/blog/ é uma página deste domínio.

A autoridade do domínio é medida em uma escala logarítmica de 1 a 100 pontos, calculada por fatores como número de backlinks e domínios vinculados. A autoridade da página segue o mesmo conceito e também é pontuada em uma escala de 1 a 100.

Tanto o DA quando o PA são pontuações fundamentais para analisar a concorrência e criar estratégias para superá-la.

Como melhorar a autoridade do domínio

ilustração de mulher em uma régua manuseando uma espécie de régua de pontuação em uma parede
fonte: freepik.com

Uma das perguntas mais comuns com relação a este assunto é: “O que é uma boa autoridade de domínio?" A resposta não é tão simples como declarar que um site precisa ter um DA X ou Y apenas. Você precisa levar em conta como está a pontuação do seu domínio em relação a outros sites do mesmo setor. Ou seja, para fazer um diagnóstico da sua autoridade, você precisa compara-la à dos seus principais concorrentes.

Podemos dizer que é muito difícil aumentar a sua autoridade de domínio repentinamente, mas existem várias táticas de médio e longo prazo que podem auxiliar nessa jornada.

Uma das principais maneiras de melhorar suas métricas frente aos seus concorrentes é fornecer conteúdo valioso para o seu público-alvo. A qualidade é um ativo muito importante: permite que o seu conteúdo seja referenciado por outros sites, te ajuda a ganhar a confiança do público e, consequentemente, a do Google.

Outra atividade essencial para ver a autoridade de seu site subir é conquistar backlinks de alta qualidade por meio de uma estratégia de link building consistente. Lembre-se de que links que apontam de sites de qualidade são votos de confiança valiosos e te ajudam a ter mais visibilidade junto ao Google.

Recorrer ao disavow para remover os links suspeitos que apontam para páginas do seu site também auxilia na busca por maior autoridade.

Lançando mão dessas práticas, com o tempo você aumentará a sua autoridade de domínio. E possuindo uma autoridade de domínio mais alta, todas as páginas (incluindo os seus subdomínios) terão maior chance de classificação nos mecanismos de busca.

Como melhorar a autoridade de uma página

ilustração de uma mulher pensativa trabalhando em seu laptop sob uma escrivaninha
fonte: freepik.com

A maioria das regras que se aplicam à autoridade de domínio também servem para a autoridade de página.  Isso quer dizer que para melhorar a autoridade de uma página, você deverá, basicamente, recorrer às mesmas práticas recomendadas para aumentar a autoridade de domínio.

Porém, é importante ainda trabalhar a linkagem interna com coerência, ou seja, ligando uma página a outra de forma que faça sentido: elas devem se complementar em termos de conteúdo.

Investindo na sua autoridade do domínio, você irá colher frutos em médio ou longo prazo e, com o passar do tempo, você obterá mais tráfego, pois aumentará o potencial de classificação de várias páginas ao mesmo tempo.

Como verificar a autoridade do domínio ou da página no Moz

ilustração de uma mão segurando lupa em uma tela de computador com uma página de site aberta e outras ao redor, exemplificando a relação do link building com SEO
fonte: freepik.com

Neste post falamos especificamente de DA e PA, métricas criadas pelo software Moz. Porém, outras ferramentas de SEO, como SEMRush e Ahrefs também contam com métricas para aferir a autoridade de um site, que possuem outros nomes e formas de cálculo.

No Ahrefs elas são chamadas de Domain Rating (DR- classificação do domínio) e URL Rating (UR - classificação da URL). No SEMRush existe o Authority Score.

Se deseja saber qual é a autoridade do domínio do seu site, das suas páginas ou de potenciais concorrentes ou parceiros no Moz, você pode fazê-lo gratuitamente por meio da URL https://analytics.moz.com/pro/link-explorer/home.

Abrirá uma tela como a exibida na figura abaixo e você deve inserir o endereço do site no campo "root domain":

Vale lembrar, porém, que a consulta pelo site no modo gratuito permite fazer apenas dez análises no período de um mês.

Uma dica é instalar o Moz Bar, extensão do Google Chrome que exibe PA, DA e outras métricas sempre que você entrar em um site. Neste caso, não há limite de uso:

Gostou do artigo? Precisa de ajuda para melhorar a autoridade do seu site? Entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *